Eu Sou o Mensageiro

Eu Sou o Mensageiro Markus Zusak

Resenhas - Eu Sou O Mensageiro

Jow 02/06/2010

Recomeço...
Olhar para Ed Kennedy é olhar para nossa vida insegura, falivel e erronea. Olhar para ed Kennedy é saber que UM homem pode se transformar e transformar o mundo ao seu redor. Uma frase do livro me marcou absurdamente: "Se um cara como vc Ed, conseguiu, qualquer pessoa nesse mundo pode tentar."
Entre uma linguagem divertida, cartas de baralho, jovens vagabundos e um cachorro simpático e fedorento, a lição que tiro de Eu sou o mensageiro é: Todos podemos! Basta querer, acreditar, ir além. Muitas vezes pensamos ser mensageiros, quando na verdade podemos ser a própria mensagem.

Zusak é um gênio! E esse livro eu recomendo. =D
Luh Costa 11/09/2010minha estante
Um dos meus livros preferidos!

Fran Kotipelto 30/12/2010minha estante
Acho que boa parte dos seres humanos adquiriu um hábito horrível de se inferiorizar e achar que tudo o que fazemos não é de grande valia,e Zusak mostra o contrário,por mais miserável que alguém seja,fazer o bem está sempre a nosso alcance,e eu grito pra mim todos os dias: "NÃO SEJA COADJUVANTE,SEJA PROTAGONISTA DE SUA VIDA."

Ellen veiga 04/06/2011minha estante
O mensageiro faz a gente pensar que a vida é um palco onde devemos ser os atores e jamais a platéia.

samantha 06/08/2012minha estante
Excelente!

Morgana 10/09/2012minha estante
concordo com você Jow, nunca mais serei a mesma deois de ter conhecido Ed Kennedy.

aiune 24/09/2012minha estante
Ed Kennedy todos somo um pouco de Ed Kennedy.

Ingrid 11/12/2012minha estante
Esse livro deve ser demais.
Eu tenho que ler. Espero que seja bom igual "A Menina que Roubava Livros"

Mateus.Bonomo 04/12/2016minha estante
o que acontece na segunda carta (ás de paus)?

Samy 26/02/2021minha estante
Uma linda mensagem esse livro nos trouxe ??

Evy 20/01/2011

Especial!
Se eu já gostava do autor Markus Zusak agora eu virei fã mesmo! Eu sou apaixonada pelo seu livro "A menina que roubava livros" e este não deixou nada a desejar. História super criativa, envolvente e especial. Os personagens são extremamente cativantes, a ponto de eu nem conseguir escolher qual deles eu gostei mais.

A história tem como protagonista Ed Kennedy. Um taxista de dezenove anos que perdeu o pai para a bebida e tem uma mãe amarga e extreamamente ranzinza. Ed é um solitário e a única alma boa que lhe faz companhia é um cachorro fedorento e de vez em quando alguns amigos tão fracassados como ele.

Sua vida começou a mudar quando Ed, um dia, teve a coragem de impedir um assalto a banco. Virou uma espécie de "herói" e desde então começou a receber umas cartas anônimas esquisitas que continham dentro uma carta de baralho com alguns endereços. O que eram aqueles endereços? O que tinha que fazer com aquilo? Quem morava nesses endereços? Ele só descobre quando decide ir até lá. E é aí que começa a verdadeira história do livro. Ed conhecerá várias pessoas e suas histórias nessa jornada. Descobrirá coisas importantes de pessoas que ele já conhece e acima de tudo, conhecerá a si mesmo. O final é surpreendente e traz uma mensagem maravilhosa. O livro todo carrega uma mensagem especial e a leitura é recomendadíssima.

"Às vezes as pessoas são bonitas.
Não pela aparência física.
Nem pelo que dizem.
Só pelo que são."
Lu 19/07/2010minha estante
Os livros do Zusak são especiais mesmo.

Taryne 23/07/2010minha estante
É realmente lindo e confirmou o Zusak como um dos meus escritores mais amados, adoro a esperança presente na narrativa. Ótima resenha (:

Ale 04/11/2010minha estante
Realmente!
É indescritível oq o autor consegue passar através das suas estórias... ;]
Peço desculpas pela intromissão! rs...

Gabi Pescarolo 25/04/2011minha estante
Tá linda a resenha, e o livro também é lindo, não é mesmo?
Acho que gostei mais dele do que de A Menina que Roubava Livros *se esconde*, mas, quanto a este, preciso dar uma relida, já que li com pressa e não dei a devida atenção aos detalhes.
Linda resenha, tia!
Beijos

Camila 21/06/2012minha estante
Também amei,super recomendado!Não dá vontade de parar de ler e a mensagem é linda. *-*

aiune 24/09/2012minha estante
engraçado foi a parte que mais me fisgou.

"Às vezes as pessoas são bonitas.
Não pela aparência física.
Nem pelo que dizem.
Só pelo que são

Lidi 12/01/2013minha estante
Que resenha lindaaaaa! É isso mesmo!
Pra mim, o melhor livro que já li em toda minha vida (o que não são poucos)! Esse livro é maravilhooooooso! Li em e-book e agora vou comprá-lo só para emprestar a meus amigos!

Tati 13/03/2021

Uma leitura fácil e leve, que te prende do início ao fim. Recomendo.
The Serial Reader 13/03/2021minha estante
Sou apaixonada por esse livro

DeniseSC 28/10/2021

A mensagem
O livro tem uma leitura bem fluida, ele é dividido em pequenos capítulos que facilitam a leitura.
Não tinha grandes expectativas e acabei me surpreendendo, a premissa das mensagens vindas não sabemos de onde é bem interessante, e faz o leitor querer saber que está por trás.
A forma como o autor descreve os sentimentos das pessoas com quem o Ed interage são o ponto forte do livro, faz você se importar com todos os personagens e odiar alguns.
Termina com uma mensagem bonita de nos importar com os outros, de como simples gestos podem mudar a vida de alguém e que podemos conviver com as pessoas e não conhecê-las

Claudinei 24/02/2010

Quem é Ed Kenedy? Todos nós somos Ed Kenedy !
É até dificil, começar a falar deste livro, não sei que palavra definiria melhor, tamanha qualidade encontrada nas páginas desta magnifica obra.
Na verdade no inicio, confesso que não dava nada p/ este livro, tanto que o pulei várias vezes na fila de leitura. Porém, não pude mais adiar, e comecei a ler, sem empolgação alguma. E me surpreendi, pois sem perceber estava envolvido com a trama, com os personagens, enfim com o mistério da história.
O personagem central, Ed, é um rapaz normal, cheio de medos e incertezas, que simplesmente recebe a missão de na maioria das vezes ensinar outras pessoas a vencerem esses medos e incertezas, que insistimos muitas vezes em carregar em nós.
Uma história inteligente, e que melhor ainda não deixou a desejar um final, na minha opinião tudo foi perfeito.
Ed foi amadurecendo ao decorrer da história, não estava somente ajudando aos outros mas incosncientemente a si mesmo. (torci muito por este personagem, e por seus amigos)
Porteiro é outro personagem bacana,que praticamente completou o personagem principal.
Sempre ouvimos falar algo sobre "A mensagem do livro", e neste aqui, vejo claramente a mensagem que o autor nos transmite. Não há nada mais gratificante e edificador do que ajudarmos ao próximo, deixar-mos de ser egoistas e mesquinhos pensando somente em nós mesmos, e fazermos o bem a quem precisa, muitas vezes somente uma palavra amiga é o suficiente para darmos ao próximo o estimulo p/ seguir em frente.
Por isso digo que em cada um, há um pouco de Ed Kenedy, que no decorrer da vida vai vencendo os obstaculos a frente impostos por nós mesmos!
Frannie Black 16/08/2010minha estante
Adorei a resenha!

Lu 24/01/2010

Mais um livro inesquecível de Markus Zusak. Menos triste e denso do que "a Menina que Roubava Livros", mas não menos bonito. Aliás, é através das mensagens é que a gente se dá conta da beleza que há em pequenos gestos de gentileza e compaixão. Tudo isso é acentuado pela narrativa simples e eficiente de Zusak. Não há desperdício. E os personagens, mesmo o cachorro fedorento do Ed, são memoráveis.

O leitor é conduzido pela mesma viagem que o protagonista, confuso e ansioso pelo cumprimento de cada tarefa. E o final é surpreendente, mas faz todo o sentido.

Markus Zusak já é um dos meus autores favoritos!

Paula 20/04/2010minha estante
Linda resenha. É incrível como nos dois livros Markus Zusak consegue nos cativar com seus personagens né ?!

Babi 01/05/2010minha estante
e eu fico esperando os outros livros dele tbm!!!

Gustavo.Fortes 18/05/2023

Maravilhoso
Que livro espetacular!
No princípio fiquei meio com o pé atrás. Senti que o autor estava meio que plagiando a ideia do Apanhador no Campo de Centeio, mas logo vi que não.
Ao contrário do livro citado, o personagem principal, Ed, é muito bem construído. Parece ser um vagabundo igual, mas ele está lá por um propósito.
Não vou contar nada da história aqui. Só peço que leiam, pois é aquele livro que não se lê apenas uma vez na vida.
Francy Pyller 18/05/2023minha estante
Adorooo ele! Quero reler! ?

Andy.Vasconcellos 11/09/2020

Me identifiquei muito com Ed. Saber e aceitar que você merece mais, que você merece tudo o que quiser, é mais difícil do que se imagina.

Recomendo a todos esta leitura. A jornada de amadurecimento, auto conhecimento e aceitação de Ed é uma das coisas mais bonitas que tive o privilégio de ler.
igsuehtam 11/09/2020minha estante
Verdade, esse livro foi um dos que me fez ser leitor. A história transforma a gente

Jessy 18/03/2021

Leitura leve e gostosa
Foi uma leitura bem prazerosa. História de um garoto de 20 anos que vê sua vida mudar quando recebe uma carta de baralho com endereços... e nesses lugares ele conhece pessoas comuns que com sua presença e ajuda faz a vida dessas pessoas muito melhor. Me fez pensar o tanto de pessoas que muitas vezes passamos do lado, desconhecidas que muitas vezes precisam apenas de uma palavra amiga para aliviar um problema, uma ajuda, pessoas que muitas vezes precisam de alguém e nem imaginamos.

Lorran 28/06/2010

Depois de ficar extasiado com "A Menina que Roubava Livros" fiquei bastante curioso para ler "Eu Sou o Mensageiro". Queria saber se era um acerto ocasional do autor ou se o cara é bom mesmo.

Pois o cara é bom mesmo.

Em "Eu Sou o Mensageiro", escrito antes de "A Menina que Roubava Livros", Zusak já nos traz a sua escrita peculiar. Não tive problemas com o início de "A Menina que Roubava Livros", que muita gente reclama de ser lento e/ou confuso. Mas em "Eu Sou o Mensageiro" confesso ter dado um empurrão para continuar a leitura. Mas depois que você entra no ritmo, não para mais. É contagiante.

Acho que essa dificuldade nos inícios desses livros de Zusak se dá por causa da sua escrita. Ele escreve para o leitor. Melhor, ele fala com o leitor. Ed Kennedy, o mensageiro, não apenas conta a sua história. Ele conversa conosco sobre ela. Parece que estamos lá do lado dele, vendo tudo.

"Agora eu pergunto:

O que você faria no meu lugar? Me diga, por favor, me diga!

Mas você está longe disso. Seus dedos vão girando a esquisitice destas páginas que de certa forma ligam a minha vida com a sua. Seus olhos estão seguros. A história para você não passa de mais de umas 100 páginas em sua mente. Para mim, está aqui."

Zusak não só nos faz participar de tudo, ele nos entrega também a mensagem que o livro propõe. A mensagem não é subliminar. É bem explícita. E é para o leitor.

Ed Kennedy não é o mensageiro, é a mensagem.
Fernanda2358 29/06/2010minha estante
Resenha perfeita. Concordo plenamente.

Flavia 26/06/2011minha estante
Melhor resenha que li até agora. Não poderia ter escolhido melhor trecho do livro. Parte linda!

Gabriela 14/05/2013minha estante
Mesma opinião! Quer escrever auto ajuda? Pois escreva e o mande para as prateleiras corretas da livraria. Agora vender auto ajuda por ficção não dá!

Aymee2 09/08/2015minha estante
Também achei de uma pieguice sem tamanho

Ray Cunha 12/07/2016minha estante
Ufa, estava achando que só eu não gostei.
Também fui ao final por obrigação esperando encontrar algo que me encantasse mas foi pura decepção.

eliane.romeu.7 07/01/2017minha estante
exigente hein, de que livro gostou ?

Nath 10/12/2022

Bom, mas falhou um pouco na entrega da mensagem, rs
É até irônico dizer isso, pois tudo no livro gira em torno de um personagem que tem uma aparente missão de levar mensagens às pessoas. Essas mensagens vem disfarçadas de caridade, as quais modificam, para melhor, as vidas as quais ele é destinado. A proposta não é ruim. A "mensagem" também não. Mas fiquei um pouco incomodada com a execução. Algo no desenvolvimento não me agradava, dava sempre uma sensação de bagunça. Apesar dele cumprir toda a proposta, por partes, sempre fiquei com a sensação de que tava tudo atrapalhado. As coisas boas são de fato as mensagens em si. Cada pessoa que o Ed ajudou foi tocada de maneira especial e, ao mesmo tempo o ensinou muito também. Algumas mensagens são mais tocantes que outras, mas todas foram valorosas e importantes para o crescimento do protagonista. A resolução no final, quando o "mistério" de quem enviava as cartas foi resolvido também foi bem anticlimático, mas tentei não relevar, porque aquele não era o grande ponto da narrativa (apesar do pp sempre se perguntar quem era a pessoa e nos levar junto nessa dúvida) e sim a transformação que todas as mensagens geraram nele.

Márcia 17/09/2009

Genial.
O trabalho de um gênio. Ed Kennedy está imortalizado em mim. Seu humor, sua inteligência e acima de tudo seu coração. E se Ed está imortalizado, seus amigos também estão.E todas as pessoas inesquecíveis que ele ajudou. Achei que as partes em que ele vai "entregar a mensagem" seriam maçantes, cheias de clichês chatos e "morais". Mas não foram. Muito pelo contrário. Me divertiram e emocionaram ao mesmo tempo. Eu Sou o Mensageiro toca a alma. E em relação aos palavrões e à linguagem vulgar utilizada frequentemente por alguns personagens... só fez bem à narrativa. Na minha opinião. A história tem peso, é forte, envolvente. E uma linguagem mais "rebuscada" só a deixaria densa demais. Acho que o jeito como Markus escreveu - brilhantemente - o texto, os diálogos, é que faz com que esse livro uma vez aberto seja tão irresistível. Ele foi genial! Até mesmo os títulos dos capítulos; os naipes dos "ases" [plural de "A" 'huahusa] e ,finalmente o curinga. Dá pra ver que o livro foi escrito com perfeccionismo. Construído nos mínimos detalhes. Mas é claro que nada nunca agradará a todos.

Bom, mesmo tempo gostado tanto, e particularmente da última frase, não gostei muito do que aconteceu com ele e a Audrey - não gostei dela mesmo. Eu Sou o Mensageiro é para ser DEVORADO. Se A Menina que Roubava Livros for assim também, markus Suzak entra para a lista dos meus autores prediletos.

P.S. Levei quase 24 horas para sacar o final ¬¬' [ um amigo teve que me explicar] e o que já era bom se tornou GENIAL!! Quem leu O Mundo de Sofia com certeza, fará um paralelo entre os dois finais. Eu Sou o Mensageiro é MUITO melhor, claro. Nem se compara, na verdade.

P.P.S Amei aquela história com a carta curinga :*
maria 23/10/2009minha estante
Bom, depois de ler sua resenha acho que vou ter que dar prioridade ao livro. fiquei curiosa.

Taryne 19/05/2010minha estante
Markus Suzak é autor amor na minha vida! Simplesmente amo os dois livros dele. Uma pena que apenas dois de seus livros tenham chegado ao Brasil... Ótima resenha!

Pedro 01/02/2012minha estante
me explica tbm o final

Raquel 28/01/2021

Marcante e envolvente
O livro começa meio chocando, com uma línguagem totalmente informal, cheia de gírias e palavrões. Depois de algumas páginas você se acostuma e começa a gostar desse tipo de leitura porque ele acaba te aproximando do personagem principal, que tem 19 anos.

Ed Kennedy mora no subúrbio de uma pequena cidade na Austrália, é taxista e sem nenhuma perspectiva de mudança na vida. Ele possui 3 grandes amigos que se reúnem sempre que podem pra jogar cartas, beber e falar besteira.

Tudo muda quando Ed se vê num banco sendo assaltado e, num momento extremamente oportuno, consegue render o bandido e o entregar à polícia. Dias depois, Ed recebeu um Ás pelo correio, sem identificação alguma. Nesse Ás, existem 3 endereços e logo ele deduz que deveria ir a esses endereços para fazer alguma coisa. Não passou muito tempo até ele perceber que cada uma dessas pessoas precisava de um tipo de ajuda, uma mensagem de vida.

Apesar de não saber de quem ele está recebendo as cartas, ele decide cumprir seu papel. Assim que ele termina de entregar essas mensagens, ele recebe outro Ás, porém de outro naipe. A partir do segundo, são enigmas e não endereços.
Nessa viagem pelos quatro naipes do baralho e 12 mensagens, Ed4 percebe que ajuda a si mesmo a cada vez que ajuda outra pessoa. No final, Ed descobre quem está por trás de tudo isso e chega a uma conclusão inesperada.

O autor me envolveu tanto com o personagem e sua história e me tocou tanto com as mensagens que depois que terminei de ler o livro fiquei esperando por mais uma cartinha, nem uma que fosse.

Estou com saudades de Ed Kennedy.