Eu Sou o Mensageiro

Eu Sou o Mensageiro Markus Zusak

Resenhas - Eu Sou O Mensageiro

Suzy 24/03/2021

Incrível!!
Esse autor é incrível. Amei essa história, Ed é uma pessoa boa, achei ele um protagonista maravilhoso. O decorrer da história tu fica ansioso e aflito pra saber se vai da tudo certo com as mensagens, e amém que deu. Pra mim o final foi mais emocionante, ja que é algo mais dirigido ao Ed. Acho que entendo o que o livro e o protagonista quis nos passar. Espero levar isso pra minha vida inteira também. As paginas acaba mas a vida continua.

Raquel 28/01/2021

Marcante e envolvente
O livro começa meio chocando, com uma línguagem totalmente informal, cheia de gírias e palavrões. Depois de algumas páginas você se acostuma e começa a gostar desse tipo de leitura porque ele acaba te aproximando do personagem principal, que tem 19 anos.

Ed Kennedy mora no subúrbio de uma pequena cidade na Austrália, é taxista e sem nenhuma perspectiva de mudança na vida. Ele possui 3 grandes amigos que se reúnem sempre que podem pra jogar cartas, beber e falar besteira.

Tudo muda quando Ed se vê num banco sendo assaltado e, num momento extremamente oportuno, consegue render o bandido e o entregar à polícia. Dias depois, Ed recebeu um Ás pelo correio, sem identificação alguma. Nesse Ás, existem 3 endereços e logo ele deduz que deveria ir a esses endereços para fazer alguma coisa. Não passou muito tempo até ele perceber que cada uma dessas pessoas precisava de um tipo de ajuda, uma mensagem de vida.

Apesar de não saber de quem ele está recebendo as cartas, ele decide cumprir seu papel. Assim que ele termina de entregar essas mensagens, ele recebe outro Ás, porém de outro naipe. A partir do segundo, são enigmas e não endereços.
Nessa viagem pelos quatro naipes do baralho e 12 mensagens, Ed4 percebe que ajuda a si mesmo a cada vez que ajuda outra pessoa. No final, Ed descobre quem está por trás de tudo isso e chega a uma conclusão inesperada.

O autor me envolveu tanto com o personagem e sua história e me tocou tanto com as mensagens que depois que terminei de ler o livro fiquei esperando por mais uma cartinha, nem uma que fosse.

Estou com saudades de Ed Kennedy.

c a r o l 05/08/2020

Ed Kennedy tem 19 anos. Mora de aluguel com Porteiro, seu cachorro fedorento e viciado em café, e trabalha como taxista na mesma frota que sua amiga Audrey, por quem está apaixonado. Não há muita coisa acontecendo em sua vida, é sempre a mesma coisa: trabalhar, jogar cartas com os amigos, ajudar a mãe, que não gosta muito dele e tomar cafezinho com o Porteiro. Até o dia que ele rende um bandido e essa notícia sai no jornais da cidade. Logo após esse acontecimento, Ed recebe um  Às de ouro, no qual está escrito três endereços e horários diferentes.

Ed sempre se achou um zé ninguém, um fracassado, por não ter feito nada de extraordinário em sua vida, como: Salvador Dali ou Joana D'Arc. Ele ainda não tinha encontrado um propósito para sua vida... até a chegada desse Às de Ouro.

Curti muito essa história, o autor teve uma idéia bem criativa pra passar a mensagem que queria, mas não teve a mesma criatividade para dar uma explicação do por quê Ed foi escolhido como mensageiro. A revelação foi bem bosta e confusa. Outra coisa que me incomodou foram algumas falas gordofóbicas, numa determinada parte do livro. Ah, um outro alerta é que esse livro contém muitos palavrões, mas se você não se importa com isso, então tudo certo! Agora vamos falar de coisa boa!

Não quero entrar muito nos detalhes da jornada do Ed, mas só quero dizer que quando ele se tornou O Mensageiro, teve que tomar decisões difíceis e enfrentar uns perrengues. Essa experiência serviu para ele se conhecer, amadurecer e enxergar o valor e a capacidade, que SEMPRE teve de ser ou fazer o que quisesse, não importando o lugar de onde ele veio ou onde estava.

Nem preciso dizer que com um enredo desse me emocionei demais, ri e chorei também né? Me identifiquei MUITO com o Ed. No fim, pensei em toda sua jornada, nas pessoas que ele ajudou, nos ensinamentos... Esse livro é bom demais!

Recomendo a todas as pessoas que, em algum momento da vida, se sentiram fracassadas, desajustadas, perdidas ou pressionadas pela sociedade. Conheça a história de Ed e a sua mensagem.

Rodolfo.Barbosa 02/04/2022

Excelente
Que história impressionante...
Esse romance vai fazer começar e não querer mais parar. Um suspense feito com muita qualidade... Uma história incrível... Personagens que se enquadram na nossa realidade, e nos faz referências a nós mesmos.

Lubs 22/01/2022

As vezes é melhor deixar o passado, no passado.
Li ?eu sou o mensageiro? quando era bem mais nova, por indicação de uma amiga, e achei o livro muito legal.

Resolvi iniciar esse ano relendo ele e, infelizmente, a boa lembrança que tinha acabou.

A escrita não me agradou.. achei meio ?forçado? para representar um garoto de 19 anos. Além disso, a forma como assuntos sérios foram tratados me pareceu muito superficial. Passei boa parte do livro criticando, mentalmente, algumas colocações.

As conclusões que tiro são:
1. que bom que amadureci e a forma como penso hoje é bem diferente de muitos anos atrás.
2. as vezes é melhor se contentar só com uma boa lembrança e deixar o passado, no passado.

kassya 29/11/2009

Minhas impressões.
O livro terminou, e entre todas as mensagens a que resta e ecoa neste momento é: Não adianta mudar o mundo se eu continuar o mesmo.

Você passa o livro inteiro tentando descobrir quem? Por quê? A curiosidade alimenta a vontade de terminar a leitura o mais rápido possível. Uma leitura bem fácil, linguagem contemporânea, divertido e inteligente.

Markus Zusak, esta criando uma linguagem própria, participando dos livros, uma coisa é fato, ele conseguiu me tocar, eu emocionei e também dei boas gargalhadas e, enviou diversas mensagens durante o livro, sem percebermos, mensagens que absorvemos. Perdoe, tolere, insista,lute e ame. Faça o bem e não olhe a quem!

“Isso foi quando o mundo não era tão grande e dava pra eu ver todos os lugares. Quando meu pai era um herói e não humano”.

“A gente pode até inventar desculpas pras coisas, mas acreditar nelas, não”.

“E é o coração que mais dói quando as coisas dão errado e se desmoronam”.
maria 29/11/2009minha estante
Oi, vi que esta lendo Retalhos. Eu adorei.. Humm tinha a impressão de que não ia gostar do final, mas pelo que parece... tudo vai terminar bem, não é?? Gostei da "resenha" hehe Bjs.

Gláucia Soares 26/07/2010minha estante
Perfeito!
todos podemos fazer a diferença neste mundo... não precisamos ser, basta querer... basta estar atento...
bjs,

Arsenio Meira 27/08/2012

Há personagens que, uma vez apresentados, cintilam, para sempre, em nossa memória. Ed Kennedy é um exemplo disto.
thalesrock 01/09/2012minha estante
com certeza
lí faz mto tempo mas sempre lembro dele

Tamara127 02/05/2021

Primeiramente me sinto apaixonada pelo porteiro, uma das melhores coisas do livro kk
Nem sei como explicar esse livro, só sei que eu gostei demais.

Brena Sâmela 17/10/2012

A voz dela é tão doce que chega a ser ridículo. Parece até que tem gosto de morango, sei lá.
Tenho a impressão que li este livro no momento certo, um dos livros que mais me identifiquei, Markus Zusak acertou novamente, leitura que nos faz devorá -lo tão inesperadamente de tão leve, é encantador, de uma sensibilidade que só ele possuí ao escrever é como se as palavras simplesmente não fosse apenas um detalhe, é ele inteiro, cru, sem restrições, exposto sem medo, da tamanha simplicidade de como ele escreve, não é a toa que o Zusak é um dos meus autores preferidos.

Paula 08/02/2010

Boooom
Ed Kennedy é um rapaz de 20 anos, que mora numa casa alugada na periferia com seu cachorro fedido e viciado em café que atende pelo nome de Porteiro. Tem uma mãe maluca que adora brigar com ele e falar palavrões. Um grupo de dois amigos, e uma amiga ( por quem ele é apaixonado), que sempre se reúnem para jogar cartas.
A vida de Ed é uma coisa rotineira, até que ele impede o assalto á um banco e tudo na sua vida muda. Ed, começa a receber cartas de baralho (Ases), com mensagens/ missões á cumprir.
O desenrolar do livro é um pouco "insosso", mas não dá vontade de parar de ler o livro.
A mensagem de Marv, na minha opinião é a MELHOR =)
O Final do livro é super legal...

Arthur 28/07/2020

Tem umas reflexões doídas. O autor/tradutor escrevem muito bem.

Alexandre 06/11/2010

Fantastic
Não sei o que torna melhor o livro seu final surpreendente, meio semelhante ao do MUndo de Sofia, ou seu enredo singelo, e contagioso. O livro passa uma mensagem boa, sem ser chata, e por mais vergonhoso que pareça eu meio que me identifiquei com o personagem principal, vergonhoso pois ele como ele msmo diz ele é uma "Porra nenhuma".

O livro é bom enfim, e recomendo. MInha troca pelo skoob não foi em vão.
Luiza 07/02/2011minha estante
Também me lembrei do mundo de Sofia no final.

Frannie Black 13/09/2010

♥Favorito♥
Difícil defini-lo!

Possui uma narrativa singela, agradável e humorada, o que me fez rir muito.
Com o desenrolar do enredo, o autor vai entrelaçando uma mensagem para o leitor, levando-o a refletir sobre sua própria vida.
Ed não é o mensageiro, é a mensagem. E essa mensagem mostra-nos que o simples fato de ajudar o outro, ajuda a nós mesmos, para sermos pessoas melhores.

Recomendadíssimo!

Evy 20/09/2010minha estante
Esse livro é especial!

Pri 23/11/2010minha estante
Eu não curti muito a atradução dele. Ficou um "carioques"!! rsrs

Nicoly 28/06/2021

Eu não sou o mensageiro. Eu sou a mensagem.
Esse livro me cativou muito, pois trata de pessoas comuns, de coisas muito simples, mas traz uma mensagem extraordinária! Acompanhamos a vida de Ed, que após ter reagido a um assalto totalmente sem percepção do que poderia ocorrer, vê sua vida virada do avesso ao começar receber cartas anônimas com endereços onde aparentemente ele tinha que ajudar as pessoas. Ed que se considerava uma pessoa medíocre se vê fazendo as mais diversas missões, mudando sempre a vida das pessoas sem perceber que tudo aquilo era pra mudar a ele mesmo no final das contas. E no decorrer dessa jornada nós mesmos podemos nos ver um pouco como Ed e consequentemente somos transformados. Destaque para porteiro, o cachorro dele que conquistou demais meu coração. Esse livro é um acalento no peito em momentos tão difíceis, super recomendo!

Aymee2 04/11/2013

A mensagem extraviou
Ganhei esse livro de natal de uma pessoa legal que gostava muito da história,então me senti um pouco na obrigação de ler e descobrir o que tinha de tão maravilhoso.
E não encontrei.
O livro é FRACO.Olha, não sou nenhuma critica literária nem aquelas metidas a cult nem nada mas achei o livro muito mal escrito.Não sei até onde da pra colocar a culpa na tradução,que é péssima.Mas o livro tem uns trechos do tipo "sinto o sabor do seu hálito,eu o engulo e quero mais" ou "a voz dela é tão doce que parece ter gosto de morango" que me fizeram desanimar totalmente da leitura.Não gostei do ritmo da história, que parece não levar a lugar algum.O autor pula de um trecho para o outro como se fosse um caderno de rascunhos e não uma história pronta.
Agora sobre o Ed: Eu não gostei dele.A principio é um personagem de fácil identificação devido a vida que ele leva, aos amigos e a familia. Mas o cara não tem opinião sobre NADA, é apenas um cara empurrado pra lá e pra cá pelos acontecimentos.Também perdi as contas de quantas moças o Markus Zusak colocou na história apenas para o Ed comentar da beleza delas .Achei extremamente cansativo essa feitichização.Só mulheres pro personagem achar bonito.Nenhuma pra ser importante na história.
Vi muita gente dizendo que o livro passa uma mensagem bonita.Desculpa, mas acho que o diabo está nos detalhes.O que o personagem fez foi algumas caridades meio que por acaso de uma forma que só num livro poderia se encaixar perfeitamente dessa forma.Mas o livro passa coisas que me dão ulcera de raiva.Quando uma garota diz ao Ed que o chefe tentou abusar dela ele diz que "todo homem é um pouco assim".Eu deveria ter parado de ler após essa frase.O que se pode esperar de um livro que passa um pensamento desse????Isso sem contar o final em que o cara revela ter forçado o cara a estuprar a esposa.Cade mensagem positiva? Cade bom exemplo?Juro que não entendi a logica de desgraçar a vida de um monte de gente pra provar que você "pode ser alguém na vida das pessoas"
Enfim, digamos que a mensagem que eu teria para dar ao autor não é das mais agradáveis.
dayanemg 19/01/2014minha estante
Concordo,confesso ao ler as criticas fiquei animada, porem o livro não superou nem a metade das minhas expectativas. A linguagem me desanimou, porem e uma opinião pessoal, não fez meu estilo, o que não significa que não fara de outra pessoa, claro.