A Longa Marcha

Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - A Longa Marcha

Yuka 08/10/2022

O que esperar de Stephen King mesmo sob um pseudônimo além de horror? A longa marcha representa tudo o que sempre teve nas obras de King, horror, cansaço, medo, amizade... vários sentimentos em uma única obra.
Acompanhamos Ray Garrety, um adolescente, que se inscreveu em uma competição chamada de A longa marcha, ao lado de mais 99 jovens como ele. O prêmio seria qualquer coisa que o vencedor quisesse. Mas nem tudo são flores, além de caminhar uma distância absurda, eles não podem levar mais do que 3 advertências, caso contrário receberão o bilhete azul, ou seja, um tiro, serão executados onde quer que estiverem e na frente de quantas pessoas estiverem vendo a marcha passar.
O livro nada mais nada menos trata da sobrevivência humana, onde muitos ali não sabiam exatamente do porque estavam na marcha, só sabiam que não queriam morrer... a caminhada segue desumana com expectadores do lado da estrada torcendo por seus preferidos ou, quem sabe, até para ver alguém sucumbir, tanto pelo cansaço quanto mortos por tiros dos soldados implacáveis.
No início da marcha, todos estão equipados com cantil de água e cinto com pastas de comida. Não há paradas para ir no banheiro nem dormir. Ao longo do caminho uns interagem com Garrety, apesar de ser meio óbvio quem ganha, o percurso até o fim foi desesperador. Imagina caminhar por tantos dias, sem poder trocar de roupa, calçado, se sentar por um momento sem levar advertência e o pior, saber que apenas um dos 100 sobreviverá a tudo isso. Será que vale a pena depois de ver tanto horror?
Mesmo sabendo que todos são adversários, sempre vai ter alguém com quem vamos sentir uma aproximação e conforme os números vão diminuindo, a sensação de perda e solidão vai aumentando.
Desde o início fiquei martirizada com essa marcha, não acreditei que realmente atiravam nos participantes após 3 infrações. Uma vez que eles haviam aceitado competir, não tinha mais como desistir a não ser perdendo a vida. 100 vidas ceifadas de modo tolo na minha opinião. Mas, em se tratando do terror vivenciado por esses jovens, uau, me senti cansada, com fome e com sono junto com eles, não  parava de pensar nessa jornada, queria chegar logo ao fim junto com eles.

Bruno 30/01/2023

Funcionaria se fosse parte de algo maior
O livro não funciona bem isoladamente, é um grande recorte de uma grande história nunca contada.
Sem o restante da história o livro perde sentido e o que temos é um bando de personagens jogados em uma marcha e nenhum grande acontecimento além das mortes.
Essa ausência de sentido torna a leitura arrastada, sem sentido, frustrante e tediosa.
Os típicos finais de King que geralmente me agradam apenas pioram a situação nesta obra.

Wania Cris 27/07/2021

Continue a andar...
Seguindo o projeto Lendo King em Ordem Cronológica foi a vez desse título publicado, na época, como Richard Barchman.

100 jovens são escolhidos, entre milhares de inscritos, para comporem A Longa Marcha, que consiste em caminhar até sobrar apenas uma pessoa. As regras são simples: depois de três advertências o participante leva uma multa e deixa a prova de uma maneira permanente. Várias situações podem ensejar em advertências como andar a menos de 6,5km/h, interferir na prova de outro participante. Tentar sair da estrada é infração punida com multa independente das advertências.

O protagonista Raymond Garrity nos conta o que sente e o que percebe de seus colegas de marcha ao mesmo tempo que rememora fatos de sua vida.

A narrativa é constante, mas, por vezes, cansativa. A evolução do autor é impressionante, nem parece o mesmo que escreveu a novela Fúria, o que já conta com vários pontos a mais. O final é confuso porém, não além do que se espera da trama, achei bem coerente.

Recomendo a leitura principalmente para quem quiser desbravar King desde os primórdios.

Monique355 23/06/2021

Que livro diferente! O enredo em si é muito simples: Em uma realidade distópica, anualmente acontece um marcha onde jovens se inscrevem por livre vontade e 100 são escolhidos. Esses rapazes irão caminhar pelo país até que sobre apenas um. O vencedor poderá escolher o que quiser e seu pedido será realizado. Os outros 99 são mortos durante a marcha a medida em que desistem ou não suportam a caminhada. Os diálogos são muito bem construídos, a forma como as coisas acontecem também é muito interessante. Achei a leitura fluida e muito envolvente. Só não dei 5 estrelas por causa do final. Não foi ruim, mas senti falta de uma melhor construção. Pra mim, valeu muito a pena a leitura!

Bocca 31/03/2021

Keep walking...
Vivendo sob um Estado Militar, todo ano jovens americanos se inscrevem para participar do maior evento nacional.

Uma marcha que os levarão a um destino 99% previsível, em que, deixar de caminhar e deixar de viver tornam-se uma coisa só!

Rodrigo.Artioli 21/06/2020

Angustiante e frenético.
Uma bizarra competição....

Francesco.Calderan 06/10/2021

A longa Marcha
Eu literalmente estava sentindo a caseira do caminhantes.
Uma história muito boa, vale muito a pena ler.

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Que venha o filme!
"A Longa Marcha" é um livro escrito por Stephen King sob o pseudônimo de Richard Bachman. Publicado originalmente em 1979, o livro é um thriller distópico que se passa em um futuro alternativo. A história gira em torno de um evento chamado "A Longa Marcha," uma competição brutal onde 100 adolescentes caminham sem parar até que apenas um sobrevivente permaneça.

Os participantes da Longa Marcha devem manter um ritmo constante de caminhada, e qualquer desaceleração resulta em penalidades severas, incluindo a morte. O vencedor da competição recebe qualquer desejo que desejar, mas os outros competidores sofrem as consequências fatais da marcha.

O livro explora temas de sobrevivência, a natureza humana, a brutalidade das competições e o poder opressivo do governo. "A Longa Marcha" é conhecido por sua narrativa angustiante e sombria, com personagens sendo forçados a enfrentar o pior de si mesmos e dos outros para sobreviver.

O livro faz parte da coleção de obras de Stephen King escritas sob o pseudônimo de Richard Bachman. "A Longa Marcha" é uma leitura recomendada para fãs de histórias distópicas e sombrias.

Aécio de Paula 28/01/2021

A Longa Marcha - Stephen King
100 jovens participam de uma corrida insana e absurda. Não existe nenhuma explicação plausível sobre essa corrida. O prêmio é um desejo realizado por toda a vida. Deve-se manter uma velocidade miníma de 6 km por hora. A corrida se estende pelas rodovias dos EUA, passando por cidades e assistido por transeuntes locais. Ninguém pode parar de correr em definitivo, ou desistir e quem tentar a fuga é executado. Durante a corrida, dezenas de jovens vão perdendo a vida. São três advertências e em seguida o bilhete azul, que é a execução a tiros, por militares, em jipes, que vão vigiando os corredores. Além do personagem principal, Garraty, um jovem virgem bem otimista, nós conhecemos outros jovens e suas conversas de adolescentes, seus desejos, as palhaçadas que eles fazem, as encrencas. Achei o livro é bem angustiante.
Bárbara 28/01/2021minha estante
Me influenciou rs

Aécio de Paula 29/01/2021minha estante
Espero que goste rsr

Marilanaa 02/04/2023

Zona de conforto mandou lembranças.
Como o próprio título diz, esse livro está fora de tudo o que eu costumo ler. Uma narrativa distópica, com personagens desprovidos de "humanidade" e que, antes de começarem a Longa Marcha, não tinham nada a perder (era o que eles pensavam). Esse livro cumpriu bem o papel que o Bachman queria: me dar ansiedade e provocar em mim um horror psicológico e dramático. Mas não quero que você pense que isso é algo ruim (calma, vou explicar). Esse foi um dos poucos livros que eu tenho lembrança, que me fizeram pensar nele enquanto eu trabalhava, eu já queria chegar em casa e ver aonde tudo isso ia dar. Ele instiga sua curiosidade ao mesmo tempo que te causa uma montanha russa de sensações. Já adianto, não possui um final feliz (obviamente, considerando a quantidade de baixas e agonia que se seguiram por tantos quilômetros), mas você pode interpretar se foi triste, amargo, confuso, pois é um final aberto. Enfim, apesar de tudo, esse livro merece a nota que dei para ele. Me aproximou mais das distopias e pretendo incluí-las em minhas leituras. Recomendo fortemente esse livro. Leia e se apaixone/sinta raiva/fique agoniado com o estilo sádico e inteligente de Stephen King. Ou melhor, de Richard Bachman.

Verena.Rodolpho 31/12/2020

A Longa Leitura
Lendo algumas críticas, percebi que é um livro bem 8 ou 80 para os leitores. Ou você ama ou você odeia. Consigo dizer que estou pendendo mais para a segunda opção.
A obra conta uma história focada em Ray Garraty, um garoto de 17 anos que se inscreveu na "Longa Marcha" e conseguiu uma vaga para participar dela.
Mas o que é essa "Longa Marcha"? É uma competição nessa sociedade distópica (porque só pode ser distópica para conseguir permitir isso), onde 100 garotos caminham, sem parar m, pela estrada até que reste apenas um. Mas o que acontece com os outros 99? Eles morrem. Resposta simples e direta. Conforme eles diminuem a velocidade para um valor abaixo do permitido, se tropeçam, se caem, se sentam, se saem da estrada, se abaixam para amarrar o cadarço, se encostam em alguém que está assistindo a competição, etc. A cada erro, uma advertência é dada, mas se o caminhante conseguir continuar por mais 1h, essa advertência é retirada, e assim por diante. Porém, se o competidor acumular 3 advertências e receber mais uma, essa última será o seu "bilhete azul", ou seja, um tiro na cabeça.
Mas então porque milhares garotos se inscrevem nessa competição insana? Porque o ganhador, aquele que ainda estiver caminhando depois das outras 99 mortes, receberá tudo o que desejar, por toda a sua vida.
É algo compreensível de se querer, mas o ganhador sai tão abalado da caminhada que talvez nem dure o bastante para aproveitar o prêmio.

A narrativa não é em primeira pessoa, mas é focada em Garraty, o "favorito do Maine", que acaba fazendo amizade com vários outros garotos, como McVries, Stebbins, Baker, Abraham e outros.
Para mim, McVries e Stebbins ganham o pódio da narrativa. São personagens muito interessantes, muito melhores do que Garraty, na minha opinião. Eu acho que de certa forma eles salvam um pouco do cansaço dessa leitura.
Eu não via a hora de acabar os capítulos, porque parecia que eles eram sempre muito parecidos, e isso foi me saturando um pouco. Do começo até o meio, é bem parado, e do meio para o final, acho que o King estava com pressa, porque tudo acontecia muito rápido, mas sem muitas explicações, então acabou ficando confuso.

E o final, nunca perdoarei o King por isso. Era algo que eu já esperava, mas ficou meio estranho, talvez tenha algo de sobrenatural ali, mas não sei se consegui captar direito o que é. Achei vazio, parece que "ficou no ar". O parágrafo havia acabado e eu fiquei decepcionada.

Infelizmente, não é uma obra que consigo indicar. Deu para passar o tempo, mas não é algo fantástico e que valha a pena.

Claudia 11/07/2022

Stephen King é o rei dos livros de terror todo mundo já .
Mas quando o cara decide escrever um livro de drama e suspense não tem pra ninguém..
Esse livro daria um ótimo roteiro de filme e se vc chorou assistindo "Conta comigo" ou "A espera de um milagre" com certeza choraria se tivesse um filme desse livro.
É angustiante conforme a marcha vai transcorrendo e o personagem principal vai se dando conta ( juntamente com seus companheiros de caminhada) a furada que ele se meteu...
E quando os jovens começam a levar o bilhete azul sério eu comecei a chorar por cada um deles que ia morrendo.
Livrao King é rei mesmo sendo apenas Richard Beckman .

Mick 28/02/2015

Brutal, angustiante, impactante...
"A Longa Marcha" de Stephen King é uma história que eu desejava ler há muito tempo. O que dificultava é que eu queria ler no livro físico, mas o que não estava sendo possível por esta história fazer parte da coletânea Os Livros De Bachman, que por ser um livro esgotado, não se encontrava para comprar, a não ser por preços exorbitantes, e ainda assim continuam atualmente. Dessa forma, eu resolvi ler mesmo o e-book no celular.

Em a Longa Marcha se conta a história de um evento anual que reúne cem rapazes. É uma competição futurística cujo prêmio é um desejo realizado, seja qual for. As regras são simples: durante todo o percurso não se pode parar, e aquele que for advertido três vezes por andar numa velocidade abaixo da requisitada é eliminado da corrida no sentido literal!

Um ponto muito positivo nessa é história é o fato de apresentar um enredo original. Outra coisa é o fato de causar emoções conflitantes no leitor... Ao mesmo tempo em que nos faz apegar aos personagens no decorrer das páginas, ao ir conhecendo suas histórias, imaginando as suas dores e o desespero daqueles que sucumbem diante das dores musculares, do cansaço e da fraqueza, faz com que nos revoltássemos e nos antipatizássemos com alguns "vilões" da história ao ponto de torcer que eles sejam "eliminados"...

As duas coisas que, para mim, não foram positivas no livro foi o fato de ser um tanto longo e repetitivo, tornando a leitura um pouco cansativa, e o final, o qual eu esperava um pouco mais... No entanto, é uma história que vale muito a pena ser lida, principalmente por ter sido algo que foi escrito por Stephen King ainda com 18 anos.
Luciana 23/11/2015minha estante
Eu acho que a história fica repetitiva às vezes de propósito, pra gente perder a noção de tempo, como os participantes da marcha.
O que logo me chamou a atenção no livro foi a idéia que todo ser humano tem: a de que as coisas ruins acontecem só aos outros, e não a si. São 100 participantes, só 1 vencedor, e claro que cada um acha que os outros é que não vão conseguir, e não ele.

Mick 30/12/2015minha estante
Observação interessante, Luciana!
Verdade, cada um pensa que será o vencedor... Mas, mesmo tendo fé em mim, eu não participaria de uma marcha dessas! rs
Obrigado por comentar!