A Longa Marcha

Richard Bachman

Resenhas - A Longa Marcha

Eder 31/05/2013

A Longa Marcha Richard Bachman
A Longa Marcha é o primeiro livro que Stephen King escreveu sob o pseudônimo de Richard Bachman, que eu leio. É uma novela que se passa alguns anos após segunda guerra mundial, onde os Estados Unidos se tornaram um governo militar.

A Longa Marcha, que dá nome ao livro, é uma espécie de maratona, televisionada e transmitida ao mundo todo, onde cem rapazes, dentre eles Ray Garraty, personagem principal do livro, testam sua resistência. Tudo normal, exceto que essa competição tem um ponto de início, mas não uma linha chegada. A corrida termina quando restar somente um rapaz vivo. Cada competidor deve manter certa velocidade média de caminhada, 24 horas por dia, e se reduzirem demasiado essa velocidade recebem uma advertência. Caso o competidor acumule três avisos, ele recebe sua dispensa: uma execução publica. O sobrevivente da competição, como prêmio, tem um desejo realizado.

Quando eu peguei o livro para ler, eu não tinha muita informação acerca do mesmo, a não ser que se tratava de uma história sobre pessoas caminhando. Não é uma premissa lá muito motivadora, então não sabia muito bem o que esperar da obra, mas confiei no nome do autor e meti a cara. Com alguma surpresa, me vi fascinado pela história daqueles rapazes em seu jogo mortal, atravessando o país em uma caminhada em que apenas um deles pode sobreviver.

A princípio, todos estão ali, com a certeza que eles serão os vencedores daquela caminhada mortal. Os planos de cada um, que aos poucos vamos tomando conhecimento. Um livro a ser escrito, casamentos a serem consumados, filhos para criar, namoradas que os esperam, etc. Não é difícil percebermos que, logo que os primeiros começam a cair, e com eles, todos os seus planos, aquela confiança expressa antes da caminhada começar não passava de disparate e daquela coragem estúpida que toma os jovens, de vez em quando. A sensação que os fazem sentirem-se os protagonistas da vida, e intocáveis. Não me ficaram dúvidas de que se muitos pudessem imaginar o quão implacável a marcha pode ser, muitos não teriam sequer pensado em participar.

Mas logo que a marcha é iniciada não é possível desistir, não há descanso, não há piedade. Tudo o que resta àqueles meninos é a estrada e o desejo de sobreviver. Durante a leitura, me questionava sobre o que realmente move o ser humano. Certamente não é um "prêmio", mesmo que este tenha sido o objetivo inicial. O autor evidencia que os homens menosprezam suas vidas e só dão o real valor quando percebem que ela esta para lhes ser ceifada a qualquer momento. A partir de então, poder viver mais um dia sequer já pode ser considerada uma verdadeira dádiva.

Os cenários e a trama são sacrificados em favor de uma profunda análise dos personagens e do comportamento humano frente às imensas dificuldades que os homens enfrentam durante suas vidas. É um livro sobre tornar-se adulto e perda da inocência.
Luciana 23/11/2015minha estante
Também percebi essa característica típica dos jovens, de ter confiança exacerbada e não dar ouvidos aos conselhos de ninguém. Ao longo da marcha vem o arrependimento, e a consciência do disparate que foi inscrever-se na marcha.

Klebia.Silva 18/08/2020minha estante
Estou começando o livro hj.. No começin não consigo entender .. Mais tomara que mude...

Eder 20/08/2020minha estante
Boa leitura, Klebia! Li esse livro há 7 anos. Talvez, se eu lesse hoje, minhas impressões seriam diferentes. Depois me diga o que achou.

Klebia.Silva 20/08/2020minha estante
Estou detestando ,horrivel.. Palavrões imundo... Estou com varias duvidas .. Pq soldados fazia aquilo... Que finalidade tem...etc... Parece o da serie jogos vorazes...

Luciana 20/08/2020minha estante
Os rapazes se dispõem a fazer essa caminhada até o fim, até que o ultimo morra, tem um prêmio, não lembro qual. Ao longo do livro você vê as reflexões do personagem principal acerca do que vai acontecendo. É uma coisa horrivel mesmo, mas dos palavrões não lembrava rsrs

Stephen King é assim, bruto

Klebia.Silva 20/08/2020minha estante
Os palavrões são pesados.. Visse... Mais vou ler .. Só para dizer que li..???

Luciana 20/08/2020minha estante
Kkkk se você não está curtindo, pare. Tem tantos livros legais pra ler.

Klebia.Silva 20/08/2020minha estante
Nada... Parar jamais.? não quero ficar com curiosidade ,para saber o final.. Fazia isso.. Mais sempre ficava com a pulga atrás da orelha... Ai tinha que reler.tudo..

tg.martinz 28/11/2023

"Não é porque acontece em um mundo que não existe que é um conto de fadas"
Que difícil falar sobre esse livro.
Eu comecei essa leitura com expectativas erradas. Comprei a ideia de um mundo distópico e imaginei que encontraria aqui muita ação e aventura. Mas não. Esse é um livro profundo, um livro cansativo e lento, como a Marcha que os personagens enfrentam.
Por possuir uma variedade curta de ambientações e cenários que poderiam ocorrer, a história por vezes se faz repetir, por isso da a impressão de nos arrastarmos pelas páginas junto com os competidores. Sendo assim, o que capta o leitor são os diálogos entre os personagens, ou seus embates internos, buscando força para vencer além dos limites do corpo e da mente.
É possível tirar desse livro, diversas analogias e interpretações diferentes(comparando com a vida, com a guerra que ocorria ou ate mesmo com o mercado de trabalho). Assumindo esses fatos, a leitura ganhava uma grandeza sempre que eu parava para pensar.
Um dos fatos mais explícitos e que plantou uma sementinha de crítica na minha cabeça, foi essa atração quase cega que o ser humano possui pelo sofrimento do outro. Fiz diversas comparações dos espectadores da Marcha com a nossa sociedade e seus hábitos, e não há muita diferença além do grau de seriedade implícito. Além deste, devido a Marcha representar um reflexo da vida real, encontramos diversas pequenas críticas, introduzidas de uma forma a fazer o leitor pensar por conta própria sobre o certo e o errado, como a banalização da morte e da crueldade, o valor do dinheiro, xenofobia, a valorização tardia da vida, abuso e agressão, dentre outros.
Não achei a leitura perfeita, apenas por sentir falta da construção aprofundada de personagens que o King sempre dispõe a criar, mas não tiro o valor de ser sua primeira grande obra e ser uma premissa extremamente limitante, que ele ainda conduziu com maestria. (Não consigo pensar em outro autor que conseguiria)
A leitura se encerrou para mim ganhando todo um significado de reconhecimento de seu limite, do que viveu e aceitação de seu destino. (uma das diversas interpretações rs)

"Garraty finalmente soube.. Como se fosse natural. E é natural. De certa forma, é a coisa mais natural do mundo.
Por um momento enevoado e fugaz,pensou ter visto uma pessoa que conhecia, que conhecia tão bem quanto a sí mesmo..
Garraty estava muito cansado, mas não estava mais com medo. Sentia-se calmo. Sentia-se bem."
Gabriel.Grejo 29/11/2023minha estante
Parece q vou gostar ou desgostar mt, pois talvez a ausência de ações e ambitanções me faça desanimar em relação à leitura, mas por os diálogos serem complexos, é possível q eu me divirta

Gabriel.Grejo 29/11/2023minha estante
8 ou 80

tg.martinz 30/11/2023minha estante
Amigo, acho que vc vai odiar kkkkkk

Gabriel.Grejo 30/11/2023minha estante
Aff kkkkk

Myllene Felix 26/10/2021

encontrei a lanterna do meu ranking do King
Olha, pra considerar esse livro muito bom, tem que ser muito "cadelinha do Stephen King" mesmo, porque é um livro todo defeituoso. Gosto do cara? Gosto, mas procuro criticar com imparcialidade.

Claramente esse desse ter sido uma das primeiras obras que ele escreveu, embora tenha publicado alguns antes. Por que eu acho isso? Porque a escrita é bem imatura e como sigo a ordem cronológica, fica claro que foi escrito bem lá atrás na sua juventude. (Acabei de confirmar no Wikipedia, realmente foi o primeiro romance escrito.) Enfim, o fato é que a escrita é bem confusa, às vezes desconexa. Lógico que essa edição que eu peguei não contribuiu, espero muito que a Suma publique no futuro, mas aqui foi a primeira vez que não enxerguei o rei da construção de personagens. Ainda que ele tenha desenvolvido um pouco os caminhantes, foi de uma forma singela.

A minha maior ressalva é em relação ao excesso de diálogos desnecessários, que me incomodaram bastante, uma vez que foi escrito lá pela década de 1960 e tem como protagonistas adolescentes do sexo masculino, ou seja, dialogos regados de sexismo, racismo, homofobia, capacitismo, entre outras coisas, que são coerentes para a época e personagens, porém descem quadradas lidas atualmente. Mesmo desconsiderando esse incomodo, a obra é tomada por conversas triviais.

A ambientação também careceu de um desenvolvimento maior, por vários momentos as cenas não faziam sentido, tendo em vista a missão de andar sem parar. A trama foi extremamente previsível, o King podia ter ousado mais.

O ponto alto do livro é a base do enredo, de fato foi bastante original, acho que muito por isso não abandonei na expectativa de que ele pudesse me surpreender, o que não ocorreu. Considerando também a densidade do autor, foi um livro fluido.
(A segunda metade é bem melhor que a primeira.)

Concluindo, acho que todo mundo tem direito de errar, ainda mais no primeiro romance. Não se assuste com a imaturidade na escrita, caso queira embarcar.

Sendo bastante justa, não recomendo. Acredito que seja melhor esperar a adaptação que já está confirmada.
jonathanrausch 26/12/2021minha estante
Primeira vez que vim ler as resenhas até de terminar a obra e concordo com tudo. Fico feliz em saber que foi o primeiro romance escrito pq tá difícil de engolir muita coisa da história, sendo que outras obras, pela cronológia, foram extremamente melhores, principalmente Salem. Vou terminar só para cumprir a meta de ler todos os livros do autor.

jonathanrausch 26/12/2021minha estante

Myllene Felix 26/12/2021minha estante
Foi sim. Ele demorou pra publicar, mas escreveu bem na juventude. Nossa, eu adoro Salem. Sou suspeita. Melhor romance ate entao pra mim. Kkkk

Suelen 23/11/2022

A Longa Marcha
Que livro horrível! Do início ao fim eu li tentando imaginar o que passava na cabeça do Stephen King ao escrever esse livro, SÉRIO!

Achei a história perturbadora!
Jeff.Jammer 15/01/2023minha estante
Olá? Horrível porque o livro é ruim?

Suelen 15/01/2023minha estante
A história é horrível! Perturbadora!
A escrita como sempre eu achei ótima!

Jeff.Jammer 19/01/2023minha estante
Legal! Tirou minha dúvida. Obrigado Suelen.

Aécio de Paula 28/01/2021

A Longa Marcha - Stephen King
100 jovens participam de uma corrida insana e absurda. Não existe nenhuma explicação plausível sobre essa corrida. O prêmio é um desejo realizado por toda a vida. Deve-se manter uma velocidade miníma de 6 km por hora. A corrida se estende pelas rodovias dos EUA, passando por cidades e assistido por transeuntes locais. Ninguém pode parar de correr em definitivo, ou desistir e quem tentar a fuga é executado. Durante a corrida, dezenas de jovens vão perdendo a vida. São três advertências e em seguida o bilhete azul, que é a execução a tiros, por militares, em jipes, que vão vigiando os corredores. Além do personagem principal, Garraty, um jovem virgem bem otimista, nós conhecemos outros jovens e suas conversas de adolescentes, seus desejos, as palhaçadas que eles fazem, as encrencas. Achei o livro é bem angustiante.
Bárbara 28/01/2021minha estante
Me influenciou rs

Aécio de Paula 29/01/2021minha estante
Espero que goste rsr

Matheus 18/01/2013

Distopia interessante criada pelo mestre do horror. Apesar de os personagens serem jovens, o clima é bem pesado, diferente das distopias que estão tão na moda hoje em dia, feitas sob medida para que os jovens leitores achem aquele mundo convidativo, em nenhum momento sentindo apreensão pela vida do personagem principal. Aqui o perigo existe, com a permissão da sociedade, que não vê problema em assistir a morte de jovens pela televisão. Obra muito interessante!
Luciana 23/11/2015minha estante
Exatamente! Tudo acontece sem dó nem piedade!

Sidnei 24/11/2015minha estante
Convém lembrar que são voluntários, por mais horrível que seja participar daquela carnificina, estão lá por opção.

João 04/01/2022

Caminhe ou....
Até agora o livro mais pesado do King que eu já li.
100 Jovens entram numa caminhada organizada pelo governo, o objetivo é caminhar até que os outros 99 desistam, e sobre apenas um, o vencedor pode escolher qualquer coisa no mundo como prêmio.
Esse foi um livro difícil de ler, até certo modo torturante. King como sempre desenvolve muito bem os personagens, fazendo o leitor se apegar a eles, sendo esse o terror do livro. Ver a dor, a agonia e sofrimento que eles passam são bem pesados. Mais um livro que prova que Stephen King é o rei do horror.
Vini 04/01/2022minha estante
Será minha próxima leitura do King e essa resenha só me deixou mais curioso!

João 05/01/2022minha estante
Se prepara que é bem tenso kk

Mick 28/02/2015

Brutal, angustiante, impactante...
"A Longa Marcha" de Stephen King é uma história que eu desejava ler há muito tempo. O que dificultava é que eu queria ler no livro físico, mas o que não estava sendo possível por esta história fazer parte da coletânea Os Livros De Bachman, que por ser um livro esgotado, não se encontrava para comprar, a não ser por preços exorbitantes, e ainda assim continuam atualmente. Dessa forma, eu resolvi ler mesmo o e-book no celular.

Em a Longa Marcha se conta a história de um evento anual que reúne cem rapazes. É uma competição futurística cujo prêmio é um desejo realizado, seja qual for. As regras são simples: durante todo o percurso não se pode parar, e aquele que for advertido três vezes por andar numa velocidade abaixo da requisitada é eliminado da corrida no sentido literal!

Um ponto muito positivo nessa é história é o fato de apresentar um enredo original. Outra coisa é o fato de causar emoções conflitantes no leitor... Ao mesmo tempo em que nos faz apegar aos personagens no decorrer das páginas, ao ir conhecendo suas histórias, imaginando as suas dores e o desespero daqueles que sucumbem diante das dores musculares, do cansaço e da fraqueza, faz com que nos revoltássemos e nos antipatizássemos com alguns "vilões" da história ao ponto de torcer que eles sejam "eliminados"...

As duas coisas que, para mim, não foram positivas no livro foi o fato de ser um tanto longo e repetitivo, tornando a leitura um pouco cansativa, e o final, o qual eu esperava um pouco mais... No entanto, é uma história que vale muito a pena ser lida, principalmente por ter sido algo que foi escrito por Stephen King ainda com 18 anos.
Luciana 23/11/2015minha estante
Eu acho que a história fica repetitiva às vezes de propósito, pra gente perder a noção de tempo, como os participantes da marcha.
O que logo me chamou a atenção no livro foi a idéia que todo ser humano tem: a de que as coisas ruins acontecem só aos outros, e não a si. São 100 participantes, só 1 vencedor, e claro que cada um acha que os outros é que não vão conseguir, e não ele.

Mick 30/12/2015minha estante
Observação interessante, Luciana!
Verdade, cada um pensa que será o vencedor... Mas, mesmo tendo fé em mim, eu não participaria de uma marcha dessas! rs
Obrigado por comentar!

Arthur Mota 31/12/2021minha estante
Essa resenha fui eu todinho kkkkkkkk

Dani Sousa - @eulieulerei 31/12/2021minha estante
Kkkkkkkkk

Igor.Camilo 17/07/2020minha estante
Melhor resenha ??

Carola Shimoki 18/07/2020minha estante
Vc é suspeito! ?

edisik 28/02/2023

O King sendo king. A história é interessante, tem muitas questões que são apresentadas enquanto a história é desenvolvida. Mas quando chega o final, decepciona.
Nazli.Dias 28/02/2023minha estante
Poxa, estou ansiosa para ler esse... Que pena

edisik 28/02/2023minha estante
O final é muito ruim.

Arthur439 02/09/2023

Eu não entendi esse final, meu deus do ceeeeeeu (sério será que dá pra alguém me explicar por favor?)
Nry 02/09/2023minha estante
Mas é bão?

Arthur439 02/09/2023minha estante
Depende kkkk

July! 25/01/2023

Não gostei
Eu renomeei o livro na minha cabeça como "A marcha lenta", de tão arrastado que achei.
Foi minha primeira experiência com o autor, e sinceramente não sinto vontade de arriscar uma próxima.
Lily.Lyli 28/01/2023minha estante
Tenta com A espera de um milagre

Nelson.Junior 22/12/2022

A longa marcha/ leitura
Apesar de ser um livro pequeno, cerca de 200 páginas, o livro de torna longo. Se você nunca leu King e não conhece a escrita dele não leia esse livro primeiro.
Fernando Ferreira 23/12/2022minha estante
Eu te disse q era ruim

Rafael 14/06/2020minha estante
Quando acabei, pensei exatamente isso "um livro que eu não quero reler"