A Longa Marcha

Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - A Longa Marcha

Amanda Lavinea 25/05/2024

Mais um Stephen King pra conta. Esse livro é muito doido e meio sem sentido, me lembrou muito a vibe de Jogos Vorazes e Alice in Borderland em que juntam um monte de jovem e só um pode sobreviver. É muito doloroso ver eles fazendo amizade entre si e se ajudando sabendo que só um não vai morrer, todas as vezes que o McVries e o Garraty se ajudavam eu queria morre por dentro. Pra mim o pior momento foi a morte do Olson, extremamente desconfortável ler aquilo ele andando ainda vivo com as tripas de fora. Enfim num geral eu achei uma boa metáfora pra vida, ao longo do livro o King deixa isso bem claro de que era exatamente essa a intenção que ele tinha. Não consigo deixar de pensar que esse livro muito provavelmente inspirou sim Jogos Vorazes, Battle Royale e outros.

skuser02844 16/05/2024

Livro com uma premissa legal, porém a execução...
A história é muito maçante e tem um final sem sentido. Apesar de tudo, os personagens são legais e o livro tem algumas reflexões sobre a vida e a morte bem legais.

Suzana 13/05/2024

Dá para entender porque King usou pseudônimo aqui. Apesar de ser um livro apavorante, foge muito do SK que eu adoro. É um livro cheio de reflexões, com final aberto, os personagens não tem suas histórias totalmente definidas... Muito diferente dos livros que deixaram o autor famoso. Adorei o livro, mas não é o meu preferido de King.

Ingrid664 12/05/2024

Humanamente cruel
O livro demonstra uma realidade distópica, apresentando 100 jovens que decidem participar de uma " longa marcha" que é uma caminhada sem linha de chegada, o vencedor é o último a cair, caminhando em uma jornada que parece infinita. Neste leitura o escritor apresenta vida e morte, mas principalmente questiona os motivos destes jovens ter aceitado participar, o prêmio é poder ter qualquer coisa até o final da sua própria vida, mas ao longo da caminhada notamos que nenhum deles tem um real motivo para participar, conforme os pés sangram, o único desejo é sentar-se, mas a morte após 3 advertência é a única certeza .
Os personagens demonstram muita complexidade, fazendo torcer por alguns e odiar outros, a forma que cada jovem decide se relacionar com os participantes é específica e questionável, pois só vai sobrar um, mas o protagonista é vulnerável, fazendo amizades reais, se fosse em outro momento seriam bons amigos, alguns se distanciam emocionalmente, sendo agressivos e distantes . Além de ter plateia para ver está autodestruição, fazendo pensar o quanto o autor estava a frente de seu tempo, apresentando uma temática de reality show de sobrevivência em 1979, sendo comum atualmente, no início os jovens sente-se celebridades, sendo aplaudidos, mas com o suor, sangue e mortes percebem o sadismo da plateia, assistir jovens que escolheram morrer, apesar da monótona chance de vitória, em minha percepção, o desejo e impulso de morte foi o real motivo destes jovens escolherem participar de uma jornada de um único sobrevivente, comportamento autodestrutivo .

Marielle 07/05/2024

Angustiante
Longa marcha narra a história de 100 meninos que se inscrevem em uma competição, cujo objetivo é caminhar a maior distância possível. O vencedor ganha o que quiser para o resto da vida.
É um livro com uma premissa muito interessante, a leitura te prende para saber até onde isso vai chegar. É uma experiência, é possível sentir a angústia, a tensão e o medo de cada participante. Mas o meio do livro é um pouco cansativo e acaba repetindo algumas coisas.
Terminei o livro e não soube dizer o que senti, fiquei bem reflexiva.
Mas no geral eu gostei, foi o primeiro que li do King, quero ler outros.

hk.liv 16/04/2024

Não sei....
Não sei por que, mas esse livro eu não consigo digerir, tem algo nele que não me agrada, não sei se é essa história.... talvez seja, mas enfim duas estrelinhas.

MARTA CARVALHO 01/04/2024

Uma distopia onde 100 garotos, de forma voluntária, se inscrevem em uma competição de resistência, caminhando sem destino, mantendo uma certa velocidade sem parar para descansar, expostos a intempéries, sob esforço físico excessivo ao ponto de sentirem dores excruciantes, sofrendo psicologicamente pelo estresse até o limite de não aguentarem e/ou infringirem as regras, sendo eliminados sem piedade até que sobre somente um, a quem será dado como prêmio o que ele desejar pelo resto de sua vida.
O livro foca no personagem Garraty e suas interações com os outros competidores, seu desgaste físico e mental gradativo, até o desfecho da competição. Durante o trajeto os competidores são tratados como celebridades, mas ninguém está preocupado com o destino deles, suas desventuras são expostas como mero entretenimento.
Em alguns momentos a leitura fica morosa por não haver muita dinâmica, em contra ponto com outros bem tensos, descritos de forma tão detalhada que dão agonia. King sendo King.
Acredito que a obra (de 1979) tenha, de alguma forma, inspirado outras distopias como Jogos Vorazes, Maze Runner, Divergente...
No meu ponto de vista achei o livro bem vago sobre alguns aspectos da própria marcha, sobre aquela realidade alternativa em que tudo acontece e o perfil de alguns personagens, tirando isso podemos refletir sobre vários assuntos pertinentes como: espectativas de vida, a forma como encaramos vida e morte, o fascínio das pessoas em acompanhar momentos tensos de outras pessoas em realities e os limites da mente e do corpo humano levados ao extremo.

Rafael.Fires 14/03/2024

Bachman, sempre decepcionando
De todos os livros do pseudônimo Richard Bachman, faltava apenas A Longa Marcha para ler.
E... que livro chato.
Essa distopia tem uma ideia muito interessante e uma crítica ao que as pessoas estão dispostas a fazer por um super prêmio e tudo mais, mas...
Faltam tantos detalhes de dor, de laceração corporal, ninguém fica lelé das ideias, variam, tem alucinações, etc... deu a impressão que caminhar mil quilômetros é fácil.

Pollyanna Reis 22/01/2024

A LONGA MARCHA
?????????????? Cem garotos em uma cruel competição, onde terão que caminhar incessantemente até que apenas um permaneça vivo. Ao vencedor ?qualquer coisa que ele desejar, pelo resto da vida?. Aos competidores que acumularem mais de três penalidades ?um bilhete de despedida?.

Durante essa jornada, os participantes enfrentam exaustão, desespero e dilemas morais, enquanto são observados por uma audiência sedenta por entretenimento.

A Longa Marcha é um thriller distópico com uma atmosfera sombria, bem angustiante e reflexivo. King soube tecer uma narrativa bem intensa, explorando temas como a natureza humana, a brutalidade da competição e as consequências psicológicas extremas.

Um detalhe que gostei bastante é que essa obra, diferente das outras do autor, não é carregada de descrições exageradas. Também achei que a escrita do King, como Richard Bachman está bem mais cruel e letal. Gostei da experiência de conhecer um novo lado do King, mesmo que o final no estilo ?interprete? tenha me incomodado. Não é um estilo que aprecio muito, prefiro os mais explicadinhos ? e nessa hora sentir falta do King ?minucioso?. ?

Uma leitura angustiante e digo mais, é impossível só observar essa jornada, pois o leitor sofre junto e sente toda tensão dessa longa marcha. A exaustão e o desespero são papáveis! A experiência foi impactante e por isso deixo aqui minha recomendação de leitura.

Jenni 03/01/2024

"Ande ou morra, essa é a moral da história."
Este é um livro para passar o tempo. Não notei muita diferença na escrita entre o pseudônimo e o King; talvez os personagens sejam mais realistas em suas situações, mas no quesito mortes é bem parecido com outras obras que já li.
O livro, de modo geral, é um pouco arrastado. Sabemos como vai terminar, já que é bem previsível. Aqui, há uma competição, a Longa Marcha, onde 100 garotos são escolhidos para andar por estradas do país até que reste apenas um. Eles recebem um passe (morte) caso andem abaixo de uma certa velocidade, parem completamente ou tentem fugir. O ganhador pode escolher o que quiser como prêmio.
Ao longo do livro, vamos conhecendo a história pessoal de alguns competidores próximos do protagonista, enquanto outros são apenas uma nota de rodapé. Existem mortes chocantes e outras que viraram rotina para todos ali.
O mais interessante é tentar entender quem, em sã consciência (talvez faltasse isso neles), se inscreveria para participar desse assassinato em massa. Alguns motivos ficam claros, suicídio com holofotes, enquanto outros permanecem em aberto no final do livro.

Helô 26/12/2023

Incrível! Um livro muito impactante e imponente, nem consigo acreditar que foi escrito pelo Stephen King (as outras obras que li dele não me agradaram nenhum pouquinho, mas essa super me conquistou). Super releria ou recomendaria :)

Victor 08/12/2023

Gostei, mas?
Eu peguei esse livro sem muita expectativa e acertei ao fazer isso.

É um livro que, apesar de curto, é um tiquinho lento. Afinal, é só uns doidos andando.

Não é um livro com plot twist até porque o final é bem óbvio desde o começo da leitura, porém acho que vale a pena a leitura para quem já conhece o King.

Juliana1637 05/12/2023

Eu particularmente não gostei do livro. Criei muitas expectativas nele
Achei muito cansativo e não entendi o final.

tg.martinz 28/11/2023

"Não é porque acontece em um mundo que não existe que é um conto de fadas"
Que difícil falar sobre esse livro.
Eu comecei essa leitura com expectativas erradas. Comprei a ideia de um mundo distópico e imaginei que encontraria aqui muita ação e aventura. Mas não. Esse é um livro profundo, um livro cansativo e lento, como a Marcha que os personagens enfrentam.
Por possuir uma variedade curta de ambientações e cenários que poderiam ocorrer, a história por vezes se faz repetir, por isso da a impressão de nos arrastarmos pelas páginas junto com os competidores. Sendo assim, o que capta o leitor são os diálogos entre os personagens, ou seus embates internos, buscando força para vencer além dos limites do corpo e da mente.
É possível tirar desse livro, diversas analogias e interpretações diferentes(comparando com a vida, com a guerra que ocorria ou ate mesmo com o mercado de trabalho). Assumindo esses fatos, a leitura ganhava uma grandeza sempre que eu parava para pensar.
Um dos fatos mais explícitos e que plantou uma sementinha de crítica na minha cabeça, foi essa atração quase cega que o ser humano possui pelo sofrimento do outro. Fiz diversas comparações dos espectadores da Marcha com a nossa sociedade e seus hábitos, e não há muita diferença além do grau de seriedade implícito. Além deste, devido a Marcha representar um reflexo da vida real, encontramos diversas pequenas críticas, introduzidas de uma forma a fazer o leitor pensar por conta própria sobre o certo e o errado, como a banalização da morte e da crueldade, o valor do dinheiro, xenofobia, a valorização tardia da vida, abuso e agressão, dentre outros.
Não achei a leitura perfeita, apenas por sentir falta da construção aprofundada de personagens que o King sempre dispõe a criar, mas não tiro o valor de ser sua primeira grande obra e ser uma premissa extremamente limitante, que ele ainda conduziu com maestria. (Não consigo pensar em outro autor que conseguiria)
A leitura se encerrou para mim ganhando todo um significado de reconhecimento de seu limite, do que viveu e aceitação de seu destino. (uma das diversas interpretações rs)

"Garraty finalmente soube.. Como se fosse natural. E é natural. De certa forma, é a coisa mais natural do mundo.
Por um momento enevoado e fugaz,pensou ter visto uma pessoa que conhecia, que conhecia tão bem quanto a sí mesmo..
Garraty estava muito cansado, mas não estava mais com medo. Sentia-se calmo. Sentia-se bem."
Gabriel.Grejo 29/11/2023minha estante
Parece q vou gostar ou desgostar mt, pois talvez a ausência de ações e ambitanções me faça desanimar em relação à leitura, mas por os diálogos serem complexos, é possível q eu me divirta

Gabriel.Grejo 29/11/2023minha estante
8 ou 80

tg.martinz 30/11/2023minha estante
Amigo, acho que vc vai odiar kkkkkk

Gabriel.Grejo 30/11/2023minha estante
Aff kkkkk

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Que venha o filme!
"A Longa Marcha" é um livro escrito por Stephen King sob o pseudônimo de Richard Bachman. Publicado originalmente em 1979, o livro é um thriller distópico que se passa em um futuro alternativo. A história gira em torno de um evento chamado "A Longa Marcha," uma competição brutal onde 100 adolescentes caminham sem parar até que apenas um sobrevivente permaneça.

Os participantes da Longa Marcha devem manter um ritmo constante de caminhada, e qualquer desaceleração resulta em penalidades severas, incluindo a morte. O vencedor da competição recebe qualquer desejo que desejar, mas os outros competidores sofrem as consequências fatais da marcha.

O livro explora temas de sobrevivência, a natureza humana, a brutalidade das competições e o poder opressivo do governo. "A Longa Marcha" é conhecido por sua narrativa angustiante e sombria, com personagens sendo forçados a enfrentar o pior de si mesmos e dos outros para sobreviver.

O livro faz parte da coleção de obras de Stephen King escritas sob o pseudônimo de Richard Bachman. "A Longa Marcha" é uma leitura recomendada para fãs de histórias distópicas e sombrias.