Normal People

Normal People Sally Rooney

Resenhas - Normal People

Isabella.Roesler 16/05/2024

Eu precisei ver a série enquanto lia o livro, e os dois fizeram muito mais sentido juntos?nessa história em específico (considerando que a série é MUITO boa) foi o melhor a se fazer. {p.s. eu coloquei na minha cabeça que Scott Street é a trilha sonora dessa história e ninguém vai me convencer do contrário}

Elisiário 12/05/2024

Situação esquisita
A história não é nada de especial e a escrita é um bocado confusa, não se percebe muito bem quando estão a dialogar

Mas até q gostei de o ler, divertiu-me e entreteu-me.

Penso q com o tempo, a minha classicação pode vir a descer.

Alicedarko 09/05/2024

De pessoas normais só o título
É um livro muito bem escrito por mais que a parte dos diálogos seja feita de uma forma diferente do q a q eu estava acostumada no geral eu consegui me acostumar e a leitura foi bem fluída, mas não posso ignorar o fato de q os personagens se colocam em muitas situações desnecessárias e o final simplesmente não existe
Você passa o livro inteiro esperando por uma evolução que simplesmente não vem
O livro na minha opinião seria melhor se tivesse de fato mostrado que eles evoluíram com os erros e tivesse de fato dado um desfecho pro relacionamento deles

wiz 09/05/2024

Chatão
O livro conta a história de duas personagens, que se conhecem no fim do Ensino Médio e vai contando o desenvolvimento dos mesmos nesses primeiros anos de vida adulta na faculdade, de relacionamento e de várias mudanças decorrentes de lugar, posição social, questões emocionais e etc.
Achei legalzinho. Não achei um livro tão bom porque parece um relato, esperei mesmo um grande plot e um bom final. Mas só recebi mini plots durante os capítulos, nada mais...
Me chamou a atenção a maneira como a autora descreve as situações, muito boas. E o seu uso de expressões e palavras bem distintas, aprendi bastantes delas durante a leitura.
Acredito que seria uma indicação se alguém me lembrasse muito de alguma situação do livro, se não fosse o caso, pouparia o tempo dela.

Monica Assis 08/05/2024

2,5 = 50% = sim/não
Bem, uma coisa que já fiz bastante foi abandonar livros. Algumas vezes no primeiro capítulo. Não perco tempo, pulo pra outro e fim. Esse foi um exemplo, mas por algum motivo eu voltei.

Escrevi isso aqui no bloco de notas do celular - "tem nove dias que acabei de ler Normal People, consequentemente, tem NOVE dias que não paro de pensar o quão drogada uma pessoa precisa estar para ter este tipo de ideia, essa clareza, sobre o simples fato de existir e coexistir com o que é "seu".
Gostar, definitivamente não foi uma opção aqui, e depois desses dias assimilando o final mais *escroto* e *real* possível, eu entendo que só vai doer em quem já se envolveu aqui fora em algum dos cenários.
As coisas são como precisam ser.
O que é genuinamente seu, acha, de alguma forma, o caminha de volta.
PS.: não leia de novo, por favor"

Thats it :)

yasmin 07/05/2024

Real
Demorei pra ler por motivos de uma ressaca literária enorme, mas achei que esse livro cabe mto no meu atual momento, eu sofri com marianne; me apaixonei por connel, vivi as emoções intensas que eles passaram, enfim um livro bem jovem e com certeza mto relacionável com tudo, eu achei uma leitura agradável e que vale a pena

Jadekkjkjj 06/05/2024

Foi significativo mas não mudou minha vida?? 3 não é pra ser uma nota ruim, nem uma nota boa, é so uma notakkk juro
Lembro que quando comecei esse livro me perguntavam sobre o que era e eu respondia "literalmente sobre pessoas normais".
E é exatamente sobre isso, Marianne e Connell, jovens normais que estão criando maturidade e apesar de se amarem não conseguem trazer o amor para o físico da palavra (da pra entender isso ou eu to viajando??)
Eu sinto que eles realmente não sabem nada de nada e não conseguem se encontrar sabe.
Se vc esta procurando um livro pra impactar ou ter um plot definitivamente esse não é para vc, assim como talvez esse livro não fosse pra mim e talvez se eu for ler em outro momento da minha vida eu sinta ele de uma forma diferente pq é assim que funciona a literatura.
No mais, amei a escrita da autora muito tranquila e eu estava querendo um livro desta forma para começar a ler em inglês então foi exatamente oq eu procurava

Leo J. 05/05/2024

É impossível ser indiferente
Sinceramente, eu não sei o que pensar sobre a conclusão, o tom escolhido, mas acho que isso não importa muito.
O livro é ridiculamente cativante, me apaixonei completamente pela escrita dessa mulher. Mesmo que talvez chegue à conclusão que não concordo com o final, há muito de sincero ao longo da obra, no olhar que ele lança sobre o mundo, uma força, uma sensibilidade. Não dá pra ignorar isso e isso é o que permanece, no final.

streliitas 30/04/2024

Pessoas Normais
Comecei o livro com uma expectativa muita boa sobre a escrita da autora e realmente ela sabe fazer colocações incríveis e montar os personagens de um jeito único. O que me deixou incomodada foram os personagens e como existe uma narrativa deles que faz o livro ficar cansativo e nos faz perder a paciência, mas ao mesmo tempo traz a reflexão do próprio nome do livro.

Connell e Marianne são pessoas confusas cheias de questões, ele extremamente depressivo e ao mesmo tempo sem perceber um pouco egoista, me irritava muito como ele pensava algumas coisas sobre ela. Marianne extremamente insegura e triste, um pouco perdida. Entendo as escolhas e como eles não são protagonistas para nos agradar.

Espero poder apreciar outras literaturas da sally, pq apesar de ter demorado para terminar, como citei, ela tem um jeito muito bom de nos fazer entender os personagens.

PS: Eu li o livro sem ver a serie e depois de terminar não quero ver nem um episódio ?

maclaracl 23/04/2024

Estou devastada?. se é que é possível sentir outra coisa depois que termina esse livro
definitivamente não quero encontrar o amor se for pra ser difícil assim

Kauê 21/04/2024

????????1/2
?A vida oferece esses momentos de alegria apesar de tudo.?

A primeira vez que li esse livro em 2018 eu estava tão envolvido com os personagens e suas vidas e com minha preocupação por eles que ignorei todo o resto. Para mim, esta era a história de Connell e Marianne e nada mais, e embora adorasse os dois, perdi a infinidade de nuances, temas e símbolos em jogo. O tratamento do privilégio e da riqueza, o exame do capitalismo através dos relacionamentos, a visão do que significam o amor e a autoestima, a submissão e às vezes a humilhação que é o amor.
Este é um livro lindo e lindamente escrito, e a segunda leitura dele me encantou tanto que vivi na história por uma semana. Recomendo ?

Tayanne Lobão 20/04/2024

Ser considerado um fenômeno literário já é demais?
Na capa do livro tem essa descrição e convenhamos que exagero. O livro é de fácil leitura de fato, a forma que os diálogos são escritos me incomoda, ex: nossa, ele disse.
A relação entre os dois personagens principais é bem problematica. Então assim, acho que da pra ler de boas, rapidinho, mas não é um livro que eu recomendaria animada.

luiza lima 20/04/2024

Como sempre, escolhi esse livro desprenteciosamente e sem saber muito sobre a premissa. Tinha uma ideia que seria um romance YA comum e bobinho, algo que eu queria pra dar uma pausa de leituras mais densas.

Comecei o livro e achei que ia ser justamente isso, a premissa ser o o desenvolvimento do casal principal e só, aquele tipo de leitura bem fanfic, etc., o que logo de cara me lembrou o porquê eu ter parado de ler esse tipo de história, porque acho cansativo e chato.

Normal People, no fundo, é sobre o relacionamento dos protagonistas. Mas também é muito mais que apenas isso.

Marianne e Connor servem como guia para uma reflexão sobre vários aspectos da nossa sociedade, desde problemas contemporâneos sobre tecnologia e política, até questões mais profundas e psicológicas, como o impacto do ambiente da criação de cada um influencia sua personalidade e visão de mundo. Também aborda e discute diferentes tipos de relacionamentos, não só o romântico (algo que sinto falta no gênero YA)

Confesso que comecei achando chato, mas terminei gostando muito. Foi uma leitura que me ajudou a ficar mais consciente sobre relacionamentos sociais de forma geral, e também foi uma janela aberta para ver o cotidiano de outras pessoas e refletir sobre o meu próprio. Eu senti que os personagens eram muito vivos, muito reais, muito… Normais. E eu achei isso muito interessante. Por conta dessa normalidade, acredito que alguém que busca uma narrativa mais clássica, com desenvolvimento e conclusão/moral claras possa se frustrar, mas acho que isso que me fez gostar tanto desse livro. São pessoas normais, e pessoas normais não tem um arco de desenvolvimento como em narrativas ficcionais. Esse livro é apenas um recorte da vida de pessoas que poderiam ser qualquer conhecido seu e esse foi o maior apelo pra mim, a reflexão que isso me trouxe. Foi uma leitura muito interessante!

Julia 19/04/2024

Resolvi conferir o livro porque gosto muito da série e porque me falaram que algumas questões não tão trabalhadas no audiovisual eram melhor desenvolvidas aqui.
Gosto da forma como a autora consegue descrever aquela sensação de intimidade, compreensão e conforto que só conseguimos sentir com poucas pessoas na vida.
Apesar de ter gostado muito do livro, tive a impressão de que alguns elementos da história foram apresentados de forma abrupta e um pouco rasa. Fiquei com a impressão de que o personagem de Connell, por exemplo, foi desenvolvido com mais profundidade do que o de Marianne. Sinto que consigo entender mais as motivações e a forma de pensar dele do que dela. Gostaria de ter lido mais sobre Marianne.