Normal People

Normal People Sally Rooney

Resenhas - Normal People

Clara 23/02/2024

O normal as vezes parece estranho
Esse livro me deu MUITA RAIVA, mas foi um dos livros mais ?normais? em relação a relacionamentos q eu já vi, claro que tem coisas no livro que apesar de serem bizarras infelizmente acontecem muito. Marianne é uma garota ?ordinariamente? profunda. Com ?muita raiva? digo por que ambos os personagens Connell e Marianne possuem um grande problema de falta de comunicação, eles conversam sobre tudo, mas nunca sobre o que importa, assim como na vida real, muitas vezes acabamos deixando coisas e pessoas passarem por falta de comunicação. Esse livro me impactou bastante e eu confesso que chorei em algumas partes (mas eu sou muito sentimental então talvez isso seja uma coisa mais minha). Esse livro é muito bom se lido pelas pessoas que precisam lê-lo não sei explicar muito bem, mas basicamente as vezes é bom ler sobre a vida de forma mais crua e realista, principalmente quando tudo parece o fim do mundo.
Estou dando quatro estrelas porque me emocionou muito e fiquei bastante engajada na leitura.

Luiz.Buarque 23/02/2024

Nossa mas essa foi uma ótima escolha pra me tirar de uma ressaca literária imensa, me envolvi tanto que era cada capítulo associando uma música diferente da taylor swift com a história e já tava querendo entrar no livro e arrastar eu mesmo esses dois pra uma terapia logo nas primeiras páginas

(opiniao: achei a série ainda melhor que o livro... tipo assim paul mescal e daisy edgar-jones inventaram a química, lamento

aline. 22/02/2024

Esse final me deixou depressiva! obrigada aos envolvidos.

agora falando sério, que livro incrível. consegui me conectar tanto com os personagens que me via neles em algumas situações.

(fiz dessa leitura minha personalidade durante a semana e agora que acabei to me sentindo vazia... quero mais deles!!

enfim mudou minha trajetória de vida! amo eles
Ricardo Fontenele 22/02/2024minha estante
Tá na minha fila! Quero

Isadora 19/02/2024

Traz uma sensação única!
Este é com certeza, um dos meus livros favoritos! Essa foi uma reeleitura, dessa vez em inglês que me trouxe mais uma vez uma conexão muito profunda com os personagens. Lembre que na primeira vez em que li, demorei a me acostumar com a falta de aspas, mas passei a adorar a combinação dessa falta com o estilo da escrita! Um dos livros mais realistas que já li, acho que me tornou mais empática do que já era antes de lê-lo e me deu perspectivas diferentes de ver o mundo. 5 estrelas com toda a certeza! Recomendo muito mesmo! Mas é um livro que pode ser meio pesado, carregado de sentimentos, creio que não seja para todo mundo.
Isadora 19/02/2024minha estante
lembro*

Ju Ghiaroni 18/02/2024

Livro ou Série? O que vale mais a pena?
Confesso que fiquei um pouco frustrada com o livro. Esperava que me prendesse mais do que o que aconteceu e muitas vezes me via lendo mais por obrigação do que por prazer. Talvez possa ter sido uma grande influência da série, que, apesar de ser um pouco parada também, conseguiu ser melhor.
Não culpo o livro em si porque tem sim personagens bem construídos mas muitas vezes me via lendo a mesma coisa, os mesmos detalhes, as mesmas questões sempre e sempre.
Se a série foi um sucesso, definitivamente foi por conta dos personagens bem construídos do livro, mas creio que só o livro em si não conseguiria carregar tanto sucesso assim.

@carolcdlc 17/02/2024

Livro profundo sobre o simples cotidiano
Logo no início, em poucas páginas, já senti todos os tipos de sentimento. É tão triste pensar que há pessoas maldosas da forma como o livro retrata e realmente perversas. A história de Connel e Marianne é simplesmente um retrato extremamente fiel da realidade, em que as coisas não são como em contos de fadas e nem tudo termina do jeito que queremos e imaginamos. Esse livro traz esperança às "Mariannes", que se veem alheias ao mundo e submissas a qualquer um que chegue perto demais, ao mostrar que suas próprias decisões são o que realmente importa. Apesar de a depressão do Connel não ser muito bem aprofundada no livro, é possível perceber que isso não é banalizado e traz algum conforto para as pessoas que lutam contra o mesmo problema. Mesmo não sendo uma das minhas leituras favoritas, fui profundamente tocada por esse livro, que representa a realidade do quão insignificantes somos nesse vasto mundo. Recomendaria para aquelas pessoas que precisam "botar o pé no chão" e se situar na realidade.

luvsanah 15/02/2024

Finalmente acabei.
Então. eu demorei dezesseis dias para terminar de ler ?normal people? o que é simplesmente constrangedor (eu li ?a little life?, um livro de 720 páginas, em dezenove dias kk).

gostaria de poder dizer que demorei tanto para terminar o livro porque era ?muito bom? e porque ?eu não queria que terminasse?, mas infelizmente esse não é o caso. muitas vezes me vi pensando ?senhor, só quero que esse livro acabe?? o que me deixou confusa porque muitas pessoas amam e idolatram esse livro.

não é um livro sobre o qual você vê pessoas falando mal e até mesmo muitos influenciadores de livros que conheço e confio adoraram esse livro, mas acho que simplesmente não me conectei com ele.

este livro é sobre sentimentos e pessoas, mas não me fez sentir nada além de tédio. não sei se é porque às vezes se aproxima demais da minha realidade ou só porque é chato mesmo. a escrita é boa, não vou negar, e há muitas citações boas, mas é literalmente isso.

agora falando dos personagens: Marianne e Connell. realmente, os kingos do tédio. Marianne é cheia de questões que nem ela mesma consegue entender e eu acho que até aí, tudo bem; ninguém, literalmente ninguém neste mundo tem suas paradas resolvidas. mas ela não se entendia e ainda esperava que as pessoas a entendessem? filha, aí nois fica como?

Connell. mesmo que eu tenha me identificado com ele muitas vezes, ainda acho que ele é um chatonildo (será que eu estou indiretamente me chamando de chatonilda?) porque não tem como. juro.

eu tinha grandes esperanças pra esse livro e honestamente pensei que essa seria uma das minhas leituras favoritas deste ano, mas foi simplesmente terrível. sem falar no fim dessa coisa. nem sempre temos finais felizes, mas finais não confusos são sempre bem-vindos - o que não aconteceu neste livro.

enfim. ainda bem que acabou ne. beijos
alefrocha 15/02/2024minha estante
Mulher tu tem coração? Eu levei 1 ano e meio pra ler uma vida pequena, isso porque antes dos diss felizes eu precisei de uns 6 meses pra tomar coragem de pegar o livro na mão denovo (achei que não ia conseguir nem isso)

Claudia.M 15/02/2024minha estante
Senti algo muito parecido com o que você descreve. Nada de conexão com o livro ou personagens. Li já faz algum tempo e ainda não entendi pq tanta gente gosta dele. Sinceramente.

natri 15/02/2024minha estante
assiste a série, prometo q é mil vezes melhor, amei a série e desgostei do livro

Fefe.leal 15/02/2024minha estante
Tenho a mesma opinião que vc sobre o livro

luvsanah 15/02/2024minha estante
@alefrocha eu amei tanto esse livro que não conseguia parar de ler ele ? chorei muito inclusive

VanAbia.Maria 15/02/2024minha estante
Eu com certeza teria abandonado ? tenho essa perseverança não

luvsanah 15/02/2024minha estante
@natri vou assistir e espero que seja melhor!!!

Thyago 13/02/2024

Gostei bastante. em alguns momentos agoniante. são escancaradas todas as contemporaneidades e incongruências de relacionamentos "no strings attached". fingir que não tem sentimentos se relacionando só machuca mais e mais. duas conversa ou duas refletida sobre a própria situação teria salvado muita coisa aqui. mas, é um drama que ilustra o que precisa ilustrar. essa linguagem seca e poética ao mesmo tempo deixa os personagens muito reais mas também muito simbólicos. eles são personagens muito bem construídos, a gente fica próximo deles, fiquei triste pelos dois.

Kamille41 08/02/2024

So... this book. This reminds me of young people (not necessarily but) who don't have that maturity to deal with feelings, but, I stay connected with the characters.
I LOVE Maryanne. Her personality is incredible, unique, outside the norm, at times even funny to me. She is not predictable. I love people like her. She's not like me, but she's like the people I'd love to have as friends.
I didn't like their choices, but I found it very interesting to see what was happening (especially because I wanted to know how Maryanne would behave).

I liked this book. And I read this more to develop my English.I felt that I developed my ability to read better and understand better too. It was a good experience

anna 07/02/2024

Marianne answers the door when Connell rings the bell.
Um livro que narra os encontros e desencontros ? de uma maneira linda, realista e poética ? de duas pessoas que conseguem ser, ao mesmo tempo, complementares e opostas. O Connell e a Marianne tem uma conexão entre si que é tão intrínseca a eles que é inevitável você não sentir um gosto agridoce com o final, mas, ao mesmo tempo, é onde está toda a beleza da trama. A autora não se preocupa em ocultar os defeitos e preocupações dos personagens, e todos os seus pensamentos mais profundos (e até mesmo feios) são verbalizados. O connell, desde sempre tão preocupado com a imagem que as pessoas poderiam ter de si, encontra refúgio na Marianne, que é despreocupada e age como bem entende. A diferença de classe social, a comunicação ineficiente e os problemas psicológicos de ambos é o que torna o livro tão real, dolorido e bom, e eu daria tudo para reler novamente como se fosse a primeira vez

"Marianne, he said, I?m not a religious person but I do sometimes think God made you for me."
emy 07/02/2024minha estante
lindooooo!!!!

emy 07/02/2024minha estante
a resenha tão linda quanto o livro

Gabriela 07/02/2024

Um releitura para a vida
Primeira leitura e releitura do ano, já sabendo que eu amo esse livro e que ele vai me marcar pelo resto da minha vida, não importando a minha idade ou a fase em que eu vá estar.

Daniel 05/02/2024

Livro incrível, a melhor história de romance do século, todo o jeito que os sentimentos são apresentados e a forma como a dificuldade de comunicação é apresentada é genial. Pra sempre entre os meus favoritos

Gimenes 04/02/2024

Gostei do livro, só não sou muito fã do jeito que a autora escreve, o que faz ficar um pouco confuso.