Normal People

Normal People Sally Rooney

Resenhas - Normal People

leticiacybis 15/03/2024

Sensível, triste e ordinário
Eu demorei pra pegar no tranco, tinha detestado os personagens no começo, mas no meio eu já tava tão envolvida que não consegui parar de ler. O nome é bem a vibe do livro, são pessoas normais, tendo vidas normais, com problemas ordinários. Os personagens são bem complexos, mas afinal, não somos todos? Amei a divisão dos capítulos. Fiquei refletindo 20 minutos sentada na plataforma da estação barra funda.

joaoviittr 15/03/2024

Normal people
Instigante e cansativo ao mesmo ponto.
ao que diz respeito ao desenvolvimento da história achei tão monótono em grande parte do livro. os saltos temporais, as mudanças de cenas repentinas e a FALTA de travessões/aspas para os diálogos é algo que de certo ponto me fez não ter um apego a essa leitura como tenho habitualmente com outros livros do mesmo gênero.
realmente gostei da forma como foram trabalhados os sentimentos dos personagens em meio as mudanças de suas vidas e como eles reagiram a tudo, mas de certa forma por mais que o livro retrate toda a ideia de pertencimento e anormalidade da vida de ambos personagens senti a falta de um climax na história tanto de connel com marianne, quanto de marianne com sua família (que ao meu ver tem um impacto muito grande nos comportamentos de marianne). o sentimento que tive ao finalizar o livro foi como se algo muito importante estivesse faltando para concluir a história, não que esperasse um final feliz, mas algo concreto.

samostied 14/03/2024

QUE LIVRO!!!!! Demorei bastante tempo pra conseguir terminar esse porque não é muito meu estilo de livro mas ainda sim, achei incrível como a Sally conseguiu encaixar a simplicidade na genialidade que resulta nessa obra prima!!!

leticia2513 13/03/2024

Um puro soco no estômago. é visceral como a relação do connor e da marianne é real, dolorosamente real. angustiante do início ao fim. é intrigante e causa muita inquietude quando espectamos as decisões que são tomadas, as palavras que são ditas. complexidade e sentimento. a intimidade muito bem construida, fácil de sentir e experienciar, achei a escrita muito boa, o jogo de cenas e a interlocução presente-passado, a escolha do que detalhar, do que não detalhar. a dor se instala no peito daquilo que é real.

Laura 13/03/2024

Meudeus, o que foi isso?

nunca imaginei que um livro teria tanto impacto em mim.

demorei bastante pra ler, porque nao queria que acabasse. simplesmente maravilhoso, acho que posso dizer que esse é o melhor livro que eu já li. a separação de capítulos, como ele retrata a vida do connell e da marianne, os pensamentos deles, uma experiência magnífica.

tem que ter uma mentalidade forte pra ler, esse livro traz temas muito importantes, mas extremamente difíceis!

enfim, recomendo demais!

Gustavo.Mazuchi 13/03/2024

Parabéns aos criadores
Desde o início me senti totalmente dentro da história e da vida dos personagens, queria saber de cada segundo e interação entre eles e desejava que o livro não tivesse fim, e isso só se intensificou com o passar das páginas. Achei toda a trama muito real e intensa até nos momentos mais tranquilos entre os protagonistas, o que me fez ser totalmente compreensivo com as decisões e escolhas feitas por eles, mesmo aquelas que julgava como erradas. No final acho que o que faz uma história ser boa é o quanto ela pode ser verdadeira e nos fazer sentir dentro dela e nos provocar todo tipo de sentimentos e reflexões durante ela toda, e esse livro é uma grande aula de uma boa história.
bucof 13/03/2024minha estante
Bela crítica, nunca decepciona nas suas opiniões..

Rmello 10/03/2024

Life offers up these moments of joy despite everything.
Este livro vai gerar opiniões divergentes. Quero dizer, acho que gostei. E quando digo "gostei", quero dizer que me deixou muito miserável. É um estudo de personagem silencioso, quase um romance jovem adulto, mas não exatamente, e é uma história de amor profundamente solitária e deprimente.

Não comecei gostando dele. "Pessoas Normais" acompanha dois personagens - Marianne e Connell - desde a adolescência até o início da idade adulta, e eles começam sendo o tipo de adolescentes superprecoces que leem Proust e Marx por diversão. Demorou um pouco para eu me envolver na história deles. Minha primeira impressão foi de que isso ia ser uma espécie de John Green para adultos, o que não é algo que me agrada particularmente.

Sem perceber totalmente, porém, esse livro se enraizou silenciosamente sob minha pele. O relacionamento entre Marianne e Connell é angustiante, com certeza, mas parecia dolorosamente real. Eles são tão falhos, marcados por características pouco simpáticas, e ainda assim, eu não conseguia parar de me importar com eles.

A história realmente se resume aos dois e ao relacionamento deles. No ensino médio, Marianne é uma garota inteligente e rica, mas é ostracizada socialmente e abusada emocionalmente em casa, enquanto Connell é da classe trabalhadora, mas muito popular. A mãe de Connell trabalha como faxineira para a família de Marianne. Eles iniciam um relacionamento sexual secreto que desmorona quando Connell teme que seus amigos descubram. A dinâmica envolvente entre eles conduz a história - questões de classe e status social causam muitos conflitos.

Na faculdade, os dois se encontram novamente. Desta vez, Marianne é popular e Connell está se sentindo cada vez mais deprimido. Os dois se apoiam repetidamente enquanto atravessam um mundo social cheio de expectativas sociais.

Há uma clara crítica à nossa necessidade constante de impressionar e nos apresentar para os outros em um mundo que se torna cada vez mais conectado. Muitas das tragédias que acontecem com Marianne e Connell são causadas por outras pessoas, pressão dos colegas e expectativas sociais. É muito triste pensar que alguém possa desistir da pessoa que mais ama porque não consegue lidar com como isso os faz parecer para os outros.

A incapacidade do casal de se comunicar adequadamente é frustrante, mas parece realista. Eu estava à beira de arrancar meus cabelos com todas as coisas não ditas neste livro, mas acho que foi um bom tipo de frustração. O tipo que vem de se importar demais.

Sinto que poderia ter odiado "Pessoas Normais" por inúmeras razões, mas não odiei. Na verdade, até meio que amei. É um romance estranho, constrangedor e deprimente sobre uma conexão formada entre duas pessoas muito diferentes que encontram exatamente o que precisam - e talvez muito do que não precisam - uma na outra.

manooks_ 10/03/2024

Ai gente que loucura não sirvo pra ler livro assim tô estressada com os personagens com as narrativas com a sensação de injustiça?

Fabiana.Ribeiro 09/03/2024

Esse livro precisar ser lido em pequenos goles e na hora certa.
Havia lido pessoas normais há alguns anos atrás e não consegui me identificar e muito menos entender as atitudes e as permissões dos protagonistas.
Hoje, relendo o livro com uma percepção totalmente diferente, pude me envolver de uma forma profunda e consegui entender (mas não concordar), com as atitudes do Connell e entender ( mas não concordar) as submissões da Marianne.
Hoje, favorito esse livro e coloco ele na lista dos meus impérios romanos.

Mel 06/03/2024

Calafrios
Eh mttt bom.
Eu já tinha visto a série para falar a vdd, não mudou mtt, oq mudou ficou melhor na série.
Diferente que a série tem mttt putaria, o livro não tem hot! Foca mais na história mesmo

gtiemi 03/03/2024

Contrariando o que muitos dizem eu amei a forma como os diálogos são escritos!! o livro realmente fala sobre pessoas normais e por isso consegui me identificar demais com os 2 protagonistas e com a forma que eles lidavam com certos acontecimentos
apesar disso confesso que esperava mais do livro pelo hype que ele tem :( mas foi uma leitura bem legal

i v f 02/03/2024

Não sei o que pensar sobre, de verdade.
O livro começa do nada, a história corre, a escrita é toda direta (não separa o tempo direito, não separa diálogo de pensamento e tudo mais) e o livro acaba do nada, assim como começou. Eu entendi a ideia e a mensagem do livro, mas eu acho que ele poderia ter o mesmo efeito sendo escrito de outro jeito. Não é ruim, mas tem que ter bastante atenção e paciência para ler, ainda mais em inglês.

aghirlanda 28/02/2024

O livro é um pouco angustiante em alguns momentos mas nos faz refletir sobre as pessoas que temos sorte de ter encontrado nessa vida

sofiab_2001 25/02/2024

Achei lindo, principalmente por ser tão real. Foi uma leitura gostosa e me causou algumas reflexões. Vale a pena

Izabel172 24/02/2024

Marianne uma coitada e connell um bunda mole. a escrita da autora é uma chatice e a série é 400x superior.