Normal People Sally Rooney

Resenhas - Normal People

jadeflx 28/03/2024

Pessoas doidas
Bom, vi a serie primeiro e vi umas 4x (ta que a partir da 2° vez, eu tava vendo so pelo paul mescalkkk) e ja peguei o livro sabendo muito bem da história.

achei a adaptação muito fiel e eu simplesmente AMEI o livro. a escrita da sally é bem diferente e no começo é até meio confuso, mas depois tudo funciona e flui mto tranquilo.

a historia é irritante e apaixonante na mesma medida. o final me quebra todas as vezes e eu sinto que nunca vou superar esses dois.

eu amo ler romance, mas amo mais ainda quando parece real assim. os personagens passam longe da perfeição. não existe mocinha(o) e vilão, existem só ~pessoas normais~

acho que virou uma das minhas histórias favoritas ?

Luh 27/03/2024

Normal People
Eu acho que esse livro é bem ?se você entende, você gosta, mas se não entende, vai achar chato?, porque ele é literalmente sobre pessoas normais, tendo relações normais e vidas normais.

Gostei muito do jeito que a Marianne e o Connell crescem juntos como pessoas e acabaram se ajudando nessa jornada de autoconhecimento individual. Ela ajudando ele com a depressão e falta de confiança, encorajando ele a fazer o que gosta, que é escrever. E ele ajudando ela com a solidão e autoaversão que ela sentia consigo mesma por conta da maneira que foi tratada na infância.

Tudo que faltava pra eles serem felizes desde o começo era comunicação!!!! Se eles soubessem comunicar desde o início, tudo seria diferente. Eu poderia citar milhares de frases diferentes desse livro, mas essa foi a que mais mexeu comigo.

?Marianne had the sense that her real life was happening somewhere very far away, happening without her, and she didn't know if she would ever find out where it was or become part of it.?

antonellasousa 26/03/2024

Normal People
Gostei muito do livro, é perceptível a falta de comunicação de ambos, talvez por isso a falta de travessões e aspas. Chorei muito com esse final?

raíssa. 23/03/2024

So boring!! Nem sei como tive força pra terminar, achei que pro final melhoraria, porém...
Ao contrário do que o livro propõe, demarcando a passagem do tempo, parece que os personagens continuaram adolescentes e nunca amadureceram, e todas as situações eram mais do mesmo, acontecendo em looping.

marina516 19/03/2024

Precisei refletir durante umas horas para escrever isso. pessoas normais é sobre literalmente pessoas normais, com situações normais e relações normais. é um livro simples, sensível e comum e ao mesmo tempo é fantástico. a escrita de sally rooney parece como se ela estivesse dando várias garfadas numa comida e do nada vomitasse. o livro é cheio de reflexões e quotes LINDOS que vou levar pra vida. a falta de comunicação dos personagens faz as situações parecerem ainda mais reais e cotidianas. connell e marianne não funcionam e todas as páginas são sobre isso: o não funcionar. eles serem praticamente feitos um pro outro mas sempre estarem desiguais na vida, não estão em sincronia. a escrita é genial, os personagens, a história, tudo. favoritado e com certeza devo continuar pensando nele durante um bom tempo ainda.

Karlitas 19/03/2024

Simplesmente dolorido
Esse livro é para aqueles que gostam, literalmente, de histórias com pessoas normais. A falta de comunicação dos personagens traz uma reflexão acerca dos nossos relacionamentos e sentimentos. A forma como o texto aborda a depressão e os problemas familiares dos escritos nos conectam com a realidade de muitas pessoas. Livro lindo, coloquei como dor porque é uma quebra de expectativa a cada mês que se passa no enredo. Perfeito para quem busca um drama cheio de coisas reais e não idealizadas.

AndrA65 17/03/2024

Durante todo o livro fiquei bem apegado à leitura, gostei bastante da escrita da autora, da história e dos personagens. Ao mesmo tempo algumas decisões dos personagens são extramente frustantes, pois não parecem o que uma pessoa real faria, mas também esse é meio que o ponto do livro, de que muitas histórias de amor não ocorrem por falta de comunicação, mesmo quando duas pessoas são feitas uma para outra.

carol beltrame 16/03/2024

Esse livro é muito bom, mas também poderia ser chamado de: ?talvez você deva conversar com alguém? porque os personagens definitivamente precisavam de terapia

leticiacybis 15/03/2024

Sensível, triste e ordinário
Eu demorei pra pegar no tranco, tinha detestado os personagens no começo, mas no meio eu já tava tão envolvida que não consegui parar de ler. O nome é bem a vibe do livro, são pessoas normais, tendo vidas normais, com problemas ordinários. Os personagens são bem complexos, mas afinal, não somos todos? Amei a divisão dos capítulos. Fiquei refletindo 20 minutos sentada na plataforma da estação barra funda.

joaoviittr 15/03/2024

Normal people
Instigante e cansativo ao mesmo ponto.
ao que diz respeito ao desenvolvimento da história achei tão monótono em grande parte do livro. os saltos temporais, as mudanças de cenas repentinas e a FALTA de travessões/aspas para os diálogos é algo que de certo ponto me fez não ter um apego a essa leitura como tenho habitualmente com outros livros do mesmo gênero.
realmente gostei da forma como foram trabalhados os sentimentos dos personagens em meio as mudanças de suas vidas e como eles reagiram a tudo, mas de certa forma por mais que o livro retrate toda a ideia de pertencimento e anormalidade da vida de ambos personagens senti a falta de um climax na história tanto de connel com marianne, quanto de marianne com sua família (que ao meu ver tem um impacto muito grande nos comportamentos de marianne). o sentimento que tive ao finalizar o livro foi como se algo muito importante estivesse faltando para concluir a história, não que esperasse um final feliz, mas algo concreto.

samostied 14/03/2024

QUE LIVRO!!!!! Demorei bastante tempo pra conseguir terminar esse porque não é muito meu estilo de livro mas ainda sim, achei incrível como a Sally conseguiu encaixar a simplicidade na genialidade que resulta nessa obra prima!!!

leticia2513 13/03/2024

Um puro soco no estômago. é visceral como a relação do connor e da marianne é real, dolorosamente real. angustiante do início ao fim. é intrigante e causa muita inquietude quando espectamos as decisões que são tomadas, as palavras que são ditas. complexidade e sentimento. a intimidade muito bem construida, fácil de sentir e experienciar, achei a escrita muito boa, o jogo de cenas e a interlocução presente-passado, a escolha do que detalhar, do que não detalhar. a dor se instala no peito daquilo que é real.

Laura 13/03/2024

Meudeus, o que foi isso?

nunca imaginei que um livro teria tanto impacto em mim.

demorei bastante pra ler, porque nao queria que acabasse. simplesmente maravilhoso, acho que posso dizer que esse é o melhor livro que eu já li. a separação de capítulos, como ele retrata a vida do connell e da marianne, os pensamentos deles, uma experiência magnífica.

tem que ter uma mentalidade forte pra ler, esse livro traz temas muito importantes, mas extremamente difíceis!

enfim, recomendo demais!