Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

duda.mens 14/12/2022

Gostei bastante
Demorei um tempão para terminar esse livro por que estava lendo outras mulheres coisas mas sempre que pegava ele eu lia umas 50 páginas muito rápido, a história me pegava. A história da virya foi a que mais mexeu comigo, e eu gostei bastante da proposta do livro

Karina Greco 10/12/2022

Talvez eu quisesse saber o meu dia final!
Um livro que mistura diversos estilos literários: tem muito hot na vida de Simon, tem um quê de drama na de Klara, um lado policial investigativo na de Daniel e uma sensação de ficção científica na de Varya.

São tantos os temas difíceis de abordar: sexualidade, carreira profissional, crenças e religião? E ainda assim a autora conseguiu sair do outro lado de forma muito satisfatória.

Senti dificuldade de me conectar com a história no início, mas quando a história de Simon teve início, não consegui largar o livro. Chorei muito, me enxerguei nos dramas de todos e senti muito por tudo no final. Um livro
que divide opiniões, mas na minha, vale muito a pena a leitura por toda reflexão que ele nos deixa. Pra pensar por muitos dias!

thalitamirom 28/11/2022

Li esse livro para uma leitura compartilhada com algumas amigas.

Talvez eu teria abandonado se não fosse por isso pois, o começo foi um pouco arrastado. Depois, eu passei a entender melhor a premissa e me envolvi muito com a história de cada irmão e trazendo algumas partes para minha própria realidade. É um livro mais denso e é preciso apreciar com calma algumas partes.

JAssica.L.S.P 18/11/2022

Eu gostei demais!!

Me levou muito à reflexão. Além claro, da morte em si, mas também como reagimos diante de fins, quando sabemos que estão próximos.

Assim como no livro, na vida real há pessoas que se perdem no caminho, seja para tentar reverter a "profecia", seja para tentar aproveitar ao máximo antes que se cumpra.

Cada pessoa se comporta de uma forma e ainda surge o paradoxo: o destino estava mesmo traçado, ou a simples hipótese do fim possibilitou escolhas e um estilo de vida que culminaram a realização da predição?

Leitura fluida, personagens bem reais, com defeitos e qualidades, que fazem a gente se identificar e engatar na leitura. Um ótimo Livro!

Am'oonchild 16/10/2022

O poder do Saber
Eu tenho muitos elogios a esse livro.

A começar que a fluidez dele é impecável, os capítulos pulavam sobre os meus olhos e eu absorvia cada pedaço da história com prazer, entre as idas e vidas dos anos tudo se alinhava muito bem. Isto foi um dos principais motivos de eu ter lido tão rápido, pois ao saber que seriam quatro personagens com narrativa temi que passaria muito tempo para sair de um e ir para o outro, que a história se estenderia cansativamente e foi total o contrário! Eu começava a ler sobre um, o entendia, entrava na sua linha de raciocínio, quando acabava me sentia abalada e achava que o próximo não conseguiria me prender, mas o ciclo ia se repetia.

Os quatros irmãos são todos interessantes. Todos funcionando de um jeito diferente, com ligações, contextos e sentimentos diferentes, mas todos se amando e não sabendo como expressar. Foi doloroso ver eles afastados com angustias no peito e na cabeça, porém, sem dividirem uns com os outros.

No que diz respeito aos personagens secundários, em cada arco foram introduzidas pessoas incríveis, que traziam uma bagagem diferente, que nos apresentavam uma perspectiva mais ampla de vários assuntos que os protagonistas eram alheios e, de determinada maneira, até ignorantes sobre. Logo, essas pessoas foram acréscimos muito importantes que tornaram o livro melhor ao fomentar discussões raciais, politicas e religiosas.

E, essa premissa de saber a data de sua morte, é incrível. Eu refleti bastante ao perceber como o simples fato deles saberem, deles terem essa informação instalada em suas cabeças isso os conduziu a viverem suas vidas de certas formas. É surreal enxergar o poder que nossa mente tem para nos sabotar, para nos fazer tomar decisões, para nos impulsionar. Um dos pontos que mais me pegaram foi perceber que Simon que tinha tido uma previsão de morrer jovem, se jogou de cabeça no que desejava de verdade, fugindo de tudo que esperavam dele. Ele se permitiu ser quem era e se descobriu muito mais no processo. Ele pode experenciar coisas que de longe teriam sido reais se ele tivesse ficado parado. Em contra partida, Varya que recebeu a previsão de morrer mais velha que todos desenvolveu um TOC que a impedia de viver, como se qualquer coisa fora do controle a fosse sentenciar a morte, ela se privou de inúmeras coisas e na sua parte da história há um paralelo super interessante com sua pesquisa de longevidade em primatas. Klara e Daniel também não ficam atrás, ambos sofrendo com consequências de ter essa ideia implantada em suas cabeças, bem lá no fundo os mexendo de algum forma e há um contraste forte entre suas mortes que mostra como isso os consumiu no fim.

Mas, ao mesmo tempo fica o questionamento de "se eles tivessem feito diferente o resultado ainda poderia ser o mesmo, não?". Simon ainda poderia ter morrido cedo ao contrair AIDS num relacionamento escondido da família em Nova York, Klara ainda poderia ter problemas com álcool e ficar fragilizada, Daniel poderia ter saído de casa de cabeça quente e ter batido o carro.

E essa é a beleza da vida, a gente nunca tem certeza, tudo que fazemos é tentar. Acho que essa é a mensagem que fica quando Varya se ver confrontada por tudo o que guardou em si durante anos e anos e, por fim, quebra. Não tem essa de recuperar o tempo perdido, mas o respirar fundo e aprender que só podemos seguir vivendo um dia após o outro.

Talita | @gosteilogoindico 10/10/2022

Resumo x realidade
A premissa do livro é muito interessante, mas a história nem tanto. A sensação que eu tive é que li a premissa de outro livro.
Não consegui criar conexões nem com os personagens e nem com a história, infelizmente.

lipelimma 05/10/2022

Da série promisses
Gente então assim pra começar a capa do livro é belíssima e quando vi a sinopse na Amazon pensei preciso! Mas depois da primeira parte que foi até chocante demais (hot feat disaster) foi bem enrolado e um tanto confuso, não encontrei muita relevância para a trama e no final deu uma melhorada mas foi isso. É bom, mas prometia ser ótimo!

anaartnic 28/09/2022

É sobre o livro ser mediano e está tudo bem?
'Os Imortalistas' oferece um enredo interessante e um questionamento que te faz refletir ao longo da leitura: Se você soubesse a data de sua morte, como viveria a sua vida?

Partindo disso, Chloe Benjamin apresenta a história de quatro irmãos que recebem de uma vidente a data de suas respectivas mortes, a história se desenrola a partir de como esta informação impacta suas vidas, gerando um paradoxo interessante: Se eles não soubessem, sua vida teria sido melhor? Pior? Eles caminhariam desta forma?

O paradoxo da vidente é o que de fato deixa a história interessante, no entanto o determinismo inserido na mesma tornou a história um tanto engessada e pouco envolvente. Algumas questões individuais dos irmãos acanam tendo pouca profundidade também, são criados muitos pontos, mas não há um ligação satisfatória ao final.

Das quatro histórias, a que mais me gerou reflexões de fato foi a de Varya, justamente por trazer um recorte sobre como a nossa civilização não está pronta para o fim, com isso remediá-lo seria o suficiente? Parafraseando o que disse a Klara, uma das irmãs, talvez não seja sobre evitar a morte.

Fiquei surpresa sobre o quanto este livro conseguiu ser incrivelmente mediano, mas recomendo a leitura para quem gosta das chamadas histórias da vida comum e refletir sobre paradoxos, pois considero que a relação firmada com esta história deve estar mais ligada com as suas próprias vivências e pensamentos sobre o conflito central.

A leitura é simples e você consegue engatar na história rápido, mas não espere muitas surpresas.

Laiza 11/09/2022

Os Imortalistas - Chloe Benjamin
Nova York, East Side, 1969. Os irmãos Gold - Simon, Klara, Daniel e Varya - ouvem boatos sobre a chegada de uma vidente capaz de prever a data da morte de qualquer pessoa. As crianças decidem então sair escondido dos pais para descobrir seus destinos. A profecia que cada um recebe marcará profundamente suas vidas, e o curso que ela pode ou não seguir.

"Se a profecia é uma bola, sua crença é uma corrente; é a voz em sua mente dizendo corra, dizendo mais depressa, dizendo, acelera." p.81

Se você soubesse a data da sua morte como viveria a sua vida? Saber o dia que tudo termina é bom ou ruim? Será que a vidente acertou? Será que saber nos condiciona a um destino ou nos possibilita contorná-lo? São essas reflexões que perseguem os personagens e suas jornadas, e é claro que o próprio leitor entra nesses questionamentos.

"Ele acredita em más escolhas; acredita em má sorte. E ainda assim, a lembrança da mulher na Hester Street é como uma minúscula agulha em seu estômago, algo que ele engoliu há muito tempo e que flutua, indetectável, exceto por momento quando ele se move de certa forma e sente uma espetada." P.208

Narrado em terceira pessoa, o livro se divide em 4 partes - cada uma focada em um dos irmãos. Cheios de personalidade e muito diferentes entre si, cada parte é uma história única. Mas para além de contar a jornada de cada irmão e irmã, as partes se complementam a partir do elo familiar entre eles, e em como o encontro com a vidente os marcou e os uniu/afastou.

É a saga de uma família, então há um tom íntimo e emocional bem forte. Conforme os anos passam, as memórias ficam, a distância aumenta, cada um segue seu rumo.... Há muito essa sensação familiar, que é mostrada de forma bem sensível, enquanto eles se questionam dos erros e acertos, do que não foi dito, do que queriam ter falado ou feito....

"- Algum dia vou encontrar alguém que eu ame como você? (...)

- Você vai encontrar alguém que vai amar muito mais." p.39

E é muito, muito interessante, que a história se passa entre 1969 e 2010, então acompanhamos a vida da família e de como a passagem do tempo e cada década e seus eventos e marcos se relacionam com as vivências e jornadas dos personagens. E eu adoro muito ler sobre como a história e a vida comum se relacionam, então é bem interessante e realista.

" - Não me importo com relevância. Me importo com a família. Há coisas que você faz para as pessoas que fizeram isso por você.

- E há coisas que você faz por si mesmo." p.78

Como são quatro histórias que se conectam, é normal que você se apegue mais com umas do que com outras, e o mesmo vale para os personagens. E isso aconteceu um pouco comigo. Algumas partes me interessaram e me envolveram mais do que outras, então tive um pouco de quebra de ritmo conforme avançava.

"A verdade é que ela não quer saber; a verdade é que ela não tem espaço para a dor de mais ninguém". p.236

Por mais que a grande questão do livro seja envolta na morte e do encontro com a vidente, Os Imortalistas não é uma história repleta de reviravoltas ou grandes acontecimentos ou com uma pegada fantástica muito forte. É na verdade um livro sobre a vida comum. Personagens humanos que seguem seus caminhos entre erros e acertos. E por causa disso, é muito fácil a gente se enxergar neles.

Conheça meu insta literário @possosurtaragora e meu blog :)

site: http://laizafsiqueira.blogspot.com/2022/03/livro-os-imortalistas-chloe-benjamin.html

Alex.Estremia 30/08/2022

Aaaa
Não sei o que pensar só sentir muitos sentimentos sentidos e sensações sentimentais e chorei muito mesmo

Toninha 18/08/2022

Gostei muito desse livro, apesar de às vezes ser um pouco parada, a história é bem original. Me senti completamente imersa cada vez que eu lia, e cada irmão teve uma história profunda e interessante. O final me pareceu um pouco ?solto? em relação ao resto do livro, mas não foi ruim. É uma boa leitura.

Maju 09/08/2022

A sinopse é perfeita e chama atenção, mas o livro em si não é lá essas coisas. Entendi o que a autora quis trabalhar ao longo das partes do livro, mas muito chato...... Esse tinha potencial mas falhou e muito.

Rafael 28/07/2022

O Paradoxo da Vidente
Os Imortalistas é baseado na simples premissa, "se você soubesse a data de sua morte, como seria sua vida?", acho todo mundo já se fez essa pergunta alguma vez. E foi essa premissa que eu me fez querer ler esse livro.
Apesar de ter uma premissa interessante, na realidade não era o que eu estava esperando. A cada vez que eu passava por uma das quatro partes eu me perguntava pra onde esse livro estava me levando e quando terminei ainda estava em dúvida da mensagem que ele queria me passar.
Eu terminei a leitura com um saldo muito negativo, pois a progressão é confusa e a autora não soube desenvolve a histórias de uma maneira que não me deixasse extremamente cansado.

Larissa 26/07/2022

O livro é dividido em 5 partes; a primeira é a apresentação dos 4 irmãos e sobre o dia em que eles encontram com a vidente e ela diz o dia da morte de cada um. As outras partes nos mostra a vida de cada um deles até o dia da sua morte.
As duas primeiras partes foram as minhas preferidas. Já logo de cara me emocionei com as motivações e sonhos do Simon e Klara, acho que a forma como foi mostrado a vida deles pra mim foi mais incrível.
A terceira parte que era do Daniel, foi boa mas foi completamente normal, tipo assim "ata, legal, próximo".
Agora a última parte que foi a da Varya eu estava em piloto automático, não via a hora de terminar logo, achei muitoooo chata.
Desde o começo na parte do Simon eu já não do Daniel e da Varya, então quando chegou a parte deles eu já tinha minha opinião formada e não mudou conforme lia a vida deles.

Kaylaine 13/07/2022

“Se você soubesse a data de sua morte, como seria sua vida?”.
Esse livro foi uma surpresa para mim, eu fui atraída pela bela edição e pela frase “se você soubesse a data de sua morte, como seria sua vida?”.

Eu gostei bastante do livro, foi uma boa leitura que me trouxe algumas reflexões, eu demorei um pouco para ler e entrar no ritmo, mas quando isso aconteceu a leitura fluiu muito bem.

O livro é sobre essa frase, ele discuti e nos mostra como saber essa data afetou a vida dos quatro irmãos, como afetou as suas decisões.

No geral, achei uma boa leitura.