Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

Jeff Lima 23/06/2022

Se você soubesse a data de sua morte, como seria a sua vida?
Os Imortalistas narra a vida de 4 irmãos: Simon, Klara, Daniel e Varya. Quando crianças, eles são movidos por uma genuína curiosidade e vão atrás de uma estranha vidente que promete saber o dia de suas mortes. Apavorados com as respostas, eles tentam viver suas vidas alheios a essas informações cruéis. Mas, com o passar dos anos, é impossível não questionar se mulher estava certa e a única maneira de descobrirem isso é morrendo... Ou vivendo além da data que lhe foi dada.

O livro é dividido em 4 partes, cada uma dedicada a um dos irmãos e sua vida a partir do momento em que foram informados da suposta data de sua morte. A autora consegue fazer com que os cenários e o contexto histórico se tornem muito significativos na trama, ela realmente mergulha na mente dos personagens e se aprofunda em suas vidas e em seus conflitos individuais. Simon passa a morar em San Francisco nos anos 70, palco do movimento Gay e da violência com os LGBTs em uma época que a AIDS começa a aterrorizar o mundo. Klara recria a fantasia dos grandes mágicos do século XX em uma Las Vegas em ascensão. Daniel é um médico militar que precisa aprender a viver em um mundo depois do 11 de setembro. E Varya é cientista e encarna a eterna busca pela longevidade. Durante toda a leitura, esse mistério que envolve a previsão dessa vidente é o combustível que faz a leitura fluir, porque a todo o momento esperamos que esses personagens morram, é agoniante.
Foi difícil não me apegar a esses personagens tão cativantes, me emocionar com os dilemas de Simon e Klara, torcer pelas conquistas do Daniel ou pela superação de Varya diante de seus medos. Com o passar dos anos, vemos cada um tentando reescrever seu destino.

A escrita da Chloe Benjamin é impecável, a carga emocional que a ela colocou nesse livro é surreal! A forma como descreve o medo que temos da morte, os cenários e os conflitos internos desses irmãos, fez com que o livro me marcasse tanto, sua escrita conquistou minha admiração desde a primeira página!
Essa é uma história que arranca lágrimas e com muitas reflexões sutis, que nos faz questionar as escolhas que fazemos. É sobre seres humanos: frágeis, às vezes egoístas, sensíveis, perdidos, assustados, mas sempre realistas. Isso faz com que tenhamos uma visão diferente da vida. Acho que ainda não consigo expressar a avalanche de sentimentos que essa leitura despertou em mim, simplesmente amei!!!
Uma leitura intensa, emocionante com toque de suspense e um final emocionante. De fato, esse livro foi uma grata surpresa pra mim.

"Talvez a questão não seja resistir à morte."
Thaina 24/06/2022minha estante
Uauuuu!!! Esse livro me deixou curiosa e com vontade de ler

Jeff Lima 28/06/2022minha estante
Apenas leiiaaaa, por favoooor!

thelumoon 22/06/2022

A vida foi feita para ser vivida
Sobre vida, família e escolhas. O livro se resume em narrar histórias de vida e é justamente essa simplicidade que torna o livro poderoso. Tirando o fato de que os 4 irmãos sabem o dia de sua morte, teoricamente!!! o livro não tem nada demais. É contado brevemente a vida de cada um, suas escolhas, sucessos, fracassos, sem nada milagroso? A morte (e tudo que a cerca) é o fio condutor da história, mas, na verdade, a trama é muito mais sobre a vida e a forma como escolhemos vivê-la. Um retrato das consequências de nossas escolhas, do nosso apego ao passado e fixação com o futuro incerto.
Será que saber a data da sua morte influenciaria no rumo da sua vida? Será que o destino é certo ou podemos reescrevê-lo com nossas escolhas?
No fim, fica o clichê: a vida foi feita para ser vivida.

@entre.as.paginas 17/05/2022

Vi muita gente falando mal do Simon e Klara, mas gostei muito mais da história dos dois. Nas duas primeiras partes fiquei ansiosa e PRECISAVA ler tudo. Daniel e Varya são mais sóbrios, calmos e ensinam, mas a leitura se torna mais morna. Por fim, gostei bastante do livro, uma temática diferente.

Lari - @LitteraLari 03/05/2022

O livro é dividido em cinco partes, começa em 1969 quando quatro crianças visitam uma vidente capaz de dizer o dia exato em que irão morrer, em seguida temos em cada parte a narrativa de uma das crianças, sua evolução como pessoa e seu crescimento. Como a visita a vidente afetou seus relacionamentos e suas decisões. Conhecemos suas histórias do momento em que deixam a vidente até o momento de suas mortes, onde descobrimos se ela acertou ou não.

“Sua realidade contra minha fantasia. Mas o que eu percebi, o que eu acho que ele já sabia, é que nós acreditávamos ma coisa. Pode chamar de alçapão, compartimento escondido, ou pode chamar de Deus; um espaço reservado para o que não conhecemos. Um lugar onde o impossível se torna possível. Quando ele recitava o kidush ou acendia as velas no Shabat, ele estava fazendo mágica.”

Esse livro me lembrou muito uma cena de Matrix, quando Neo conheçe o Oráculo e ela diz para ele não se preocupar com o vaso, e depois diz “O que vai realmente fritar seus miolos é: você o teria quebrado, se eu não tivesse dito nada?”. Pois ao longo do livro é esse questionamento que nos resta, eles teriam morrido ou vivido dessa forma se não fosse pela vidente?

Um livro recheado de reflexões, a narrativa nos prende do começo ao fim e mesmo sabendo o fim de cada um por causa da previsão, não sabemos o como tudo acontece, como a vida de cada personagem se desenrola.

vivi 30/04/2022

pretencioso
Péssimo, horrível. Tive que fazer leitura dinâmica pra conseguir riscar essa leitura da minha lista.
Achei que seria um livro lírico e delicado sobre vida e morte, mas na real é só mais um contemporâneo genérico bobo. Não poderia me importar menos com os personagens desse livro e suas vidas entendiantes.

NOTA DÓ

Ju 29/04/2022

Bem aleatório
O livro começa MUITO bem, a parte do Simon me deixou super a fim de continuar a ler e me fez pensar em onde isso iria parar
Mas a partir daí é um infinito de histórias aleatorias e você continua lendo achando que tudo vai se conectar ou que as coisas vão melhorar em algum momento e aí o livro acaba
Entendo, apesar de não gostar nem um pouco, do que ele quer passar no fim, mas mesmo isso foi mal construído

Maisa @porqueleio 08/04/2022

Como viver, sabendo quando a morte vai chegar?
Simon, Klara, Daniel e Varya são irmãos. Crianças curiosas, ouvem falar de uma vidente que dizem apontar o suposto dia de sua morte, e eles resolvem procurá-la. Parecia uma brincadeira sem maiores consequências, mas acabam ficando com assustados com as respostas.

A partir desse momento, tentam viver a vida, de certa forma fingindo que não levam com seriedade a previsão, mas ao mesmo tempo, essa data vai moldar os caminhos e as escolhas dos irmãos Gold.

Confesso que comprei esse livro por me encantar com a capa – uma edição caprichada em capa dura, e com o toque de magia que parecia envolver a vidente. Mas, não é só uma carinha bonita...

Os capítulos vão se alternando entre os quatro irmãos, trazendo suas escolhas, sucessos e fracassos. Sabemos a data da morte de três deles, e isso por si só já nos aproxima dos personagens. Porque a reflexão vai passar inexoravelmente sobre o impacto que saber a data de sua morte – mesmo sem acreditar, pode acabar ditando os caminhos escolhidos. O que esses irmãos teriam sido, se não soubessem? Eles se moveram em uma direção, por conta de acreditar? Ou de não acreditar?

Além disso, o panorama histórico é fantástico. Simon é o irmão caçula, que resolve sair debaixo das asas da mão direto para a San Francisco dos anos 70, palco do movimento gay e da violência para com homossexuais em uma época que a AIDS começa a aterrorizar o mundo – foi assustador revisitar esse momento. Klara recria a fantasia dos grandes mágicos do século XX e de uma Las Vegas em ascensão, e vive o luto de uma forma bem dolorosa. Já Daniel é um médico militar, vivendo em um mundo depois do 11 de setembro, descrente das previsões, e que se afasta da família. E Varya é uma cientista que trabalha com a eterna busca pela longevidade em uma sociedade que não sabe lidar com a morte eminente.

Com uma escrita fluida, é um livro sobre família, vida e escolhas. Sobre escolher viver a vida que temos, e buscar mudar o que queremos ter.

site: https://www.instagram.com/p/CcGiU6Rurv5/

Jussara 01/04/2022

E se vc soubesse a data da sua morte?
Essa premissa norteia todo o livro... quatro irmãos visitam uma vidente q prevê a data de suas mortes...e o q essa informação faz com eles, como cada um reage a isso é o q dá humanidade e profundidade aos personagens, te faz sentir empatia por eles, faz com q vc se importe com eles se preocupe. E te faz pensar "como eu usaria essa informação?"...viveria mais intensamente o tempo q te resta? Tentaria fugir desse destino hipotético? Sequer acreditaria na previsão? Como vc viveria a sua vida se soubesse a data da sua morte?!

Juliete 18/02/2022

Esses personagens definitivamente colocaram minha empatia para trabalhar sksksksk, não concordei com eles o tempo todo, teve momentos que não gostei deles, mas no final eu amei como a autora conseguiu retratar perfeitamente uma família, o quanto eles se amavam....
A que eu menos gostei foi sem dúvida a Klara, no final a autora acaba o livro muito abruptamente dando a sensação de que faltou mais coisas que para escrever.

Heloísa 10/02/2022

Ajuste suas expectativas antes de começar
Uma capa lindíssima, uma premissa interessante e várias boas indicações. Mas já no começo me senti incomodada. A narrativa cheia de vai e vem da autora até em um mesmo parágrafo me incomodou. O resultado não ficou inovador, só confuso e cansativo. Em partes ela parece querer apenas chocar de forma gratuita usando o obsceno. Apenas um dos personagens pareceu, de fato, real. E ao chegar no fim fiquei com a impressão de que a autora desistiu de concluir. Cheguei a avançar nos agradecimentos finais e voltar para confirmar se não tinha deixado algo passar. Enfim, para mim foi decepcionante.

Patricia 06/02/2022

Com o passar dos anos eu comecei a gostar muito de livros como esse. Nesse livro não temos um vilão a ser derrotado, um heroi/heroína, muito menos um nobre objetivo a ser alcançado. O que temos em livros como esse são personagens tentar viver a vida da melhor forma possível. Pessoas como nós, com problemas, desafios, sonhos, amores, derrotas e sofrimento. E por isso é tão fácil se identificar e ser afetado pelas histórias deles. Ok, nesse livro temos o fator "vidente que diz a data da morte", mas esse livro não é sobre a morte, é sobre a vida. Então esse pequeno toque sobrenatural, não passa disso, de um pequeno toque. O livro vai muito além disso.

Jussara 31/01/2022

Os imortalistas é um ótimo livro, a leitura é bem fluida, acabei me apegando a todos os personagens, a gostei muito do modo como a história se desenvolve com cada irmão lidando com a morte de uma maneira diferente.

Angie 25/01/2022

O custo da solidão é alto, mas o custo da perda é maior.
Confesso que me interessei por esse livro por conta da capa, que é maravilhosa. A história parecia interessante também, porém têm algumas falhas.
'Os Imortalistas' conta a história das crianças Gold ? quatro adolescentes, Simon, Klara, Daniel e Varya que estão começando a conhecer a si mesmos e um dia saem de casa sorrateiramente para saber sua sorte com uma vidente que se diz capaz de informar a qualquer um a data de sua morte.
Até aí beleza, a premissa é boa. O livro é dividido em quatro partes, cada uma contando sobre cada irmão, porém, me incomodei muito com o caminho que a história tomou, não consegui me apegar aos personagens com essa narrativa corrida, achei o livro sem um propósito. Me deu a impressão de ser vazio, são histórias trágicas sem fundamento e acredito que isso tornou a compreensão mais difícil pois parece não ter sentido. Eu continuava lendo cada passagem dos personagens e me perguntava "Ok, mas é só isso? Todo esse sofrimento?".

É um livro pesado, emocionante, mas maçante. Tem alguns plots no livro que foram incoerentes, você lê na expectativa que algo diferente vai acontecer, mas parece que a autora queria colocar uma ação que acabou ficando deslocada.
Não sei dizer se a autora entregou o que propôs, já que não entendi/sei qual era o propósito da história.

Amanda.Rech 25/01/2022

que livro incrível, cara.

a escriva é fantástica tanto que eu sabia que todos os irmãos iriam morrer e mesmo assim chorei na morte deles, principalmente na do Simon e da Klara que foram meus preferidos.

os personagens são super bem desenvolvidos e o livro debate questões bem importantes de uma maneira leve e flúida.

eu amei muito a leitura e super recomendo.

e definitivamente não quero saber a data da minha morte hahaha