Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

Renata.Fagundes 01/07/2021

Amei a premissa mas esperava muito mais
A sinopse do livro me chamou muita atenção, assim como o nome e capa. Mas achei a escrita muito picotada e a história muito superficial.
A autora aborda temas muito interessantes, mas por serem muitos ela acaba não desenvolvendo nem aprofundando em nenhum.
A construção dos personagens, apesar de abordar pautas interessantes, não foram bem evoluídos.

Camila 25/06/2021

Uma leitura interessante, diferente.

O livro é dividido em partes, e conta, individualmente, a experiência de cada um dos quatro irmãos (Simon, Klara, Daniel e Varya) após uma visita a uma vidente que os informou a data de suas mortes.

Em cada parte é possível entender a forma que essa informação atingiu cada um dos irmãos, como eles resolvem levar a vida depois de descobrir sua possível morte, e o quanto a mente pode ser decisiva se tratando de viver mais um dia, ou não.

Em alguns momentos, achei a história um pouco lenta, mas definitivamente é um livro envolvente que explora a linha tênue entre destino e escolha.

Julia4515 24/06/2021

O que você faria? Você teria coragem de perguntar? Acreditaria na resposta?
Em “Os imortalistas” vamos acompanhar a vida de 4 irmãos (os Golds/Imortalistas), Varya, Daniel, Klara e Simon, o livro é dividido em prólogo - onde os irmãos ainda crianças de 13 a 7 anos vão atrás de uma vidente para saber o dia da morte de cada um - e depois em 4 partes onde cada parte conta a história de cada irmão e como essa “profecia” afetou sua vida e comportamento. Já no início foi fácil embarcar na leitura, Chloe tem uma escrita bem fluida e a curiosidade das crianças Gold passa a ser a nossa sem nem percebermos.
Não existe uma grande reviravolta ou plot complexo, vamos acompanhar basicamente 4 crianças que tiveram a ideia de ir atrás de uma vidente para perguntar o dia da morte de cada um sem se preocupar com a resposta.
A verdade é que todos obtiveram respostas, a princípio ninguém conta pra ninguém a data que recebeu da vivente e eles vão levando a vida dentro de uma família judaica bem religiosa, os aspectos da cultura judaica são bem presentes e se você procura diversidade religiosa esse livro é uma boa fonte de curiosidades. É a morte do pai acaba que acaba desencadeando ainda mais o afastamento dos irmãos.
Anos depois da visita a vidente, Klara convence Simon a ir embora de Nova Iorque para São Francisco, os dois que ainda moravam com os pais, deixam a mãe viúva em casa e “fogem” para viver a vida numa cidade nova, os dois mais velhos Varya e Daniel que estavam na faculdade desaprovam a atitude nada prática dos mais novos e assim passamos a acompanhar individualmente a vida de cada um deles.
Simon, o caçula, é sem dúvida o personagem mais egocêntrico; no auge da adolescência foge com a irmã para uma cidade que fervilhava com as revoluções sexuais, o garoto que se sentia reprimido na cidade em qual nasceu faz dessa nova cidade sua casa, construindo uma personalidade completamente diferente, buscando amor desesperadamente e vivendo intensamente experimenta tudo o que tem vontade; apesar da falta de responsabilidade e muita imaturidade misturada com egoísmo é um personagem fácil de se apegar porque fica claro que embora ele faça de tudo para esquecer a data que recebeu, essa é exatamente a vida que decidiu que pode levá-lo ao fim da linha.
Klara desde criança queria ser mágica, vasculhou o passado da família e descobriu que a avó refugiada da Hungria para os USA morreu durante um número performático, depois de mais de uma década em São Francisco decide por seus sonhos em prática, a cada dia que passa torna se mais obcecada pela perfeição deixando uma linha muito tênue entre o que é fantasia e o que é realidade, fazendo com que a gente a odeie por algumas atitudes ao mesmo passo que a gente compreende sua agonia.
Daniel sempre foi muito prático, estudou, casou-se, se tornou médico e deixou grande parte da vida transcorrer sem arriscar nada que abalasse minimamente seus planos, Daniel é o irmão que eu menos gostei por conta de todas as atitudes contraditórias que vão direcioná-lo ao ponto alto da história dele.
Varya que teve a ideia de ir a vidente quando criança tornou-se cientista e estuda sobre o envelhecimento com todo rigor, é uma cientista prestigiada e que tem mais reviravolta durante a sua história, a maneira com que ela encara o peso de ter procurado a vidente é a mais lógica, mas isso não significa que é melhor maneira.
Com cenários muito bem descritos passamos por uma São Francisco dos anos 80 que nos descreve uma epidemia ainda desconhecida, mas que sabemos ser a AIDS, nos faz questionar o cenário machista de uma Las Vegas dos anos 90 onde mulheres talentosas eram reduzidas aos tamanhos da saia, nos traz de volta a nova Iorque dos atentados às torres gêmeas, tudo servido de pano de fundo para a saga de uma família onde a ciência questiona a religião e a crença desafia a lógica.
A maneira que a “profecia “ afeta os irmãos é o que costura as 4 histórias fechando a trama, há grandes questionamentos durante a história, mas nenhum deles é imposto, são sutis e ainda assim incômodos, o que vale mais a pena viver ou sobreviver? Eu fiquei deprimida com alguns desfechos e surpresas com outros.
Saúde mental, homossexualidade, luto, família são tão bem abordados que até os personagens secundários são interessantes.
Terminei a leitura com a impressão que o fim foi um pouco corrido, algumas situações com pontas semi-soltas, mas ainda assim foi uma experiência de leitura que mexe bastante com a questão do E, se fosse comigo? E, se eu soubesse a minha data? Você viveria exatamente como está vivendo agora se soubesse que morreria na próxima semana?

resenhasdajulia 14/06/2021

Me fez refletir.
Os irmãos Gold, Daniel, Simon, Klara e Varya ficam sabendo que tem uma vidente na cidade que prevê o dia em que a pessoa irá morrer. Então, eles decidem ir até lá para descobrir. E é a partir daí que a história se desenrola.

Eu gostei do livro, mas acho que não li em um bom momento. Talvez eu releia, para ver se tenho uma experiência diferente.

becca39 10/06/2021

Li esse livro esperando que ele abordasse outra coisa, então me decepcionei um pouco porque as expectativas estavam bem altas. Se não fosse por isso, eu teria gostado muito mais.
Eu gostei muito de como o livro foi dividido, porque isso permitiu que eu entendesse um pouco da visão de cada irmão. Acho que isso me fez refletir muito sobre se colocar no lugar do outro, já que no último capítulo nós descobrimos muitas coisas dos outros irmãos que não sabíamos antes. Percebi o quanto foi possível entrar dentro de cada personagem, porque a cada capítulo eu já estava defendendo com unhas e dentes cada um deles, ficando com raiva de um irmão porque o outro se chateou, e etc. Pra no final perceber que todos eles eram humanos, com suas dificuldades e problemas que se tivessem dividido um com os outros, teriam sido poupados de muita coisa.
A ideia de saber a data da minha morte foi algo que me fez pensar muito, depois de ver como cada irmão levou suas vidas, fiquei pensando em como eu levaria a minha... porque cada um teve um tempo diferente pra "aproveitar" a vida, mas todos já sabiam o seu fim e viveram de formas muito distintas... acho que vou refletir muito sobre isso ainda...

Livro açucarado 08/06/2021

Não vale nem uma resenha digna, livro péssimo, só enrola a gente e quando pensamos que vai acontecer alguma coisa de tão importante não acontece nada ?
Decepção total.

Dri 05/06/2021

Que livro diferente... Nem sei descrever o que foi essa leitura pra mim, só digo que vale à pena.

A autora aborda assuntos bem diversos, de uma maneira bem direta, ampla e sem receios. Basicamente, nós somos apresentados à trajetória de vida de quatro irmãos, os quais, ainda criança, descobrem por meio de uma cigana a idade que cada um iria morrer. Então crescem com essa informação pairando sobre eles, uns se importando mais e outros menos, mas todos conscientes do que lhes foi revelado ainda muito jovens.

Através da história de cada um deles, a autora consegue falar sobre diferentes e importantes contextos e instiga a nossa reflexão e percepção sobre muitos assuntos: o medo de viver certas coisas; a ansiedade e necessidade de algumas pessoas vivenciarem tudo intensamente, sem pensar no amanhã; os julgamentos gerados por nossos comportamentos; as consequências dos nossos posicionamentos/das nossas atitudes; a cautela que, por vezes, precisa existir; o perigo da impulsividade; a chance de se permitir experienciar certos momentos, certas situações; de arriscar e lutar por algo que sonha; de ter coragem e ser simplesmente você.

Eu gostei da linguagem, da escrita da autora e achei a história incomum, original. Recomendo!!

sandim_steh 01/06/2021

RESENHA NO IG: @PAPEANDOSTEH
?Conversar é como tentar chegar à superfície de um oceano. Mais e mais é como vagar
para o fundo, como se ele soubesse o que há lá embaixo, apesar de não conseguir explicar para ninguém em terra.?

{RESENHA: "Os Imortalistas - Chloe Benjamin"} Tudo começa em Nova York em 1969, onde somos apresentados aos irmãos Gold: Simon, Klara, Daniel e Varya; ao saberem que na cidade se encontrava uma vidente que podia dizer a data de sua morte, os quatro logo ficam curiosos e como toda criança curiosa os
quatro não perdem a chance de ir atrás e ver se tudo aquilo é real.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

Gio 24/05/2021

Quem decide o nosso futuro?
4 irmãos vão na cartomante e descobrem o dia que irão morrer, essa a sinopse bem por alta
O livro nos faz seguir a história de cada irmão, começando com aquele que vai morrer primeiro, e segue com a gente vendo como eles lidam com a vida
Aquele que morre jovem quer viver o máximo que pode da vida, não quer ir pra faculdade pra conseguir um diploma, ele quer viver o mundo
Enquanto o que morre mais velho segue tudo pelo ?livro?.
O verdadeiro questionamento que resta é: A vidente realmente estava certa? Ou foi as escolhas dos próprios jovens que os levaram a sua morte.
Eu gosto muito da primeira metade, e depois achei q ficou um pouco mais fraco, ainda sim uma boa leitura

Fernanda 19/05/2021

Os Imortalistas
Os Imortalistas foi um livro difícil pra mim abandonei uma vez, li outros livros e voltei pra ele pra terminar e consegui...
Foi difícil porque foi um livro real, com decisões reais e que me deixaram com raiva em várias partes do livro.
A história em vários momentos me deixou triste pelas tomadas de decisão dos próprios irmãos, pela loucura estabelecida através do ponto de partida da história mas em vários momentos me mostrou o quanto nossa mente pode ser influenciada.
Amei Simon e Varya mesmo sem entender e nem concordar com algumas decisões porém tenho que levar em consideração a época que estava sendo vivida, Klara eu gostei também mas de uma forma diferente quase como pena e Daniel não me desenvolveu nenhum sentimento.
Se é possível ou não mudar nosso destino eu não sei mas mudar como pessoa sim isso é possível e foi isso que eu aprendi aqui mais uma vez!

Jana.Nunes 25/04/2021

Sensacional
Adorei a historia e o desenrolar dela. Você fica se perguntando se cada escolha dos irmãos não levaram ao resultado da morte deles. Suspense que adorei

Amanda Fidelis 18/04/2021

Os 4 irmãos visitam uma mulher misteriosa que é capaz de dizer a data exata do dia da morte de alguém. Cada um conversa com a mulher sozinho e a cada um é dado uma data. No decorrer do livro, vemos como essa visita influenciou a vida de cada irmão. Sendo o livro dividido em 4 partes, uma para cada, primeiro temos a história do jovem e apaixonado Simon, depois a da fantasiosa Klara, na terceira parte nos deparamos com a historia de Daniel que aborda um pouco mais sobre quem é a mulher misteriosa e, por último, conhecemos um pouco mais sobre a vida de Varya que ao buscar a longevidade da vida, acabou esquecendo de vivê-la. Por fim, compreendemos que Simon, Klara, Daniel e Varya na busca pelo futuro, se aproximaram das profecias da vidente.

nifontana13 14/04/2021

Interessante, leitura que prende. Algumas partes pouco desenvolvidas e com situações sem contexto, mas no geral um bom livro de fácil leitura.