Os Imortalistas

Os Imortalistas Chloe Benjamin

Resenhas - Os Imortalistas

LaysMareco 06/06/2023

A história de vida de Simon, Klara e Daniel são maravilhosas. Dei nota 5 por essas três e estou tentando esquecer a história da ?V?, pois fechar esse livro maravilhoso com essa história meia boca da ?V? foi uma paulada no leitor.

Livro maravilhoso, porém, um final horroroso.

Ainda bem que não prolongou até a morte de ?V?, não aguentava mais tanta encheção de linguiça. Infelizmente ficou bem vago a história e o desfecho.

Juliana3206 22/04/2023

Não foi um livro que gostei muito.
Eu achei o máximo essa ideia de saber quando você vai morrer.

Pensei que o livro ia ter muito mais coisas referente a isso mas depois que eles ficam sabendo da data das suas mortes o livro vai ladeira a baixo.

A história do Simon, particular achei muito pesado tudo que foi acontecendo já que ele era tão novo.

Depois o livro não me prende mais achei que faltava todo o mistério da revelação da data da morte, enfim. Só depois de mais da metade do livro que começou a ficar bom pra mim.

Eu não recomendo, eu fui pela capa pelo que achei que seria a história e no final nao foi nada do que eu pensei que seria, não é todo ruin mais não foi um livro que me prendeu.

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 20/04/2023

Os Imortalistas, por Chloe Benjamin
Se você soubesse a data de sua morte, como viveria sua vida?

"Os Imortalistas" aborda a morte, como sendo a provável e maior inquietação dos seres humanos, pois como seria se cada um de nós soubéssemos a data da morte. Como seria e como viveríamos nossas vidas?

Há quem se atreve a desbravar o desconhecido e há ainda os que se entregariam para a descrença dessa possível profecia e não se deixaria abalar, afinal, a morte é ainda nosso grande, senão maior, calcanhar de Aquiles, afinal, ela chega sem avisos, não tem critérios determinados e pode levar qualquer um a qualquer momento. Inclusive a quem está lendo isso agora. Assim é a morte.

"Os Imortalistas" aborda a vida de quatro irmãos da família Gold, cuja data de falecimento foi apontada por uma misteriosa vidente quando ainda crianças que teriam uma vida longa pela frente. E tudo mudou na vida de casa um deles. Eles acreditando ou não na mulher que se diz vidente, o futuro de cada um dos quatro irmãos vai se moldar exatamente como ela previu. E ambos aprovai taram suas vidas a sua maneira da melhor forma que lhes convém.

Inegavelmente, Chloe Benjamin, autora de "Os Imortalistas", nos apresentou a vida de Simon, o caçula, gay portador do vírus HIV que busca o verdadeiro significa do amor nos 1980 em São Francisco, Klara, uma ilusionista em Las Vegas, Daniel o médico do exército após os atentados de 11 de setembro, e Várya, amante dos livros cujo passado é repleto de conflitos e segredos ocultos, além de ter o TOC como seu companheiro para toda vida.

Com o propósito de viver intensamente suas vidas, os quatro irmãos construíram suas trajetórias influenciados por aquela previsão e a forma que a obra é conduzida, nos leva a pensar em como vivemos nossos ciclos de vidas ao lado de quem amamos, sem muito questionar como será a partida dos nossos familiares. Daqueles que vivem conosco e nos vemos, ou nem sempre, todos os dias.

Por fim, "Os Imortalistas" é um livro sobre relações familiares que se entende às nossas vidas e quão similaridade fazemos como nossos círculos familiares. Uma obra que trata da beleza que a vida nos proporciona e da importância em viver todos os dias como se fosse o último.

Da maneira que a família Gold mantém suas vidas, seus dramas, tremores e realizações, assim fazemos da nossa vida o melhor que ela pode nos proporcionar: viver intensamente mergulhando nas transformações que impactaram a sociedade e a vida de cada um de nós, mesmo que o nos leva ao individualismo e – cada vez mais – para o universo virtual e a falta de apoio, contato, afeto e abraço. Viver é não deixar de fazer nada para amanhã. Viva o hoje. Viva o agora!

Resenha completa no blog Irmãos Livreiros

site: irmaoslivreiros.com.br/os-imortalistas

Keila 18/04/2023

O que fazer quando sabemos o dia exato de nossa morte?
Os irmãos Gold, de família judia, ficam sabendo sobre uma cigana que revela o futuro das pessoas, e que está morando próximo a eles.
Com a curiosidade que só crianças e adolescentes possuem, juntam suas economias e toda coragem para se consultar com ela.
Nesse dia fatídico, um por um entram em seu apartamento e recebem a data exata de sua morte.
E o que acompanhamos nesse livro, é o que esses 4 irmãos fazem com essa informação e como decidem levar suas vidas.
Acreditando em seus destinos ou não, Simon, Klara, Daniel e Varya Gold, cada um com suas personalidades, individualidades e particularidades, crescem, se separam, e o que vai acontecendo com cada um, deixa uma reflexão para o leitor.
Simon com sua liberdade conquistada, Klara seguindo seu sonho peculiar, Daniel com sua responsabilidade e Varya com sua vulnerabilidade e coragem mostram o que poderia ter em qualquer uma das famílias que convivemos, mas principalmente nos faz pensar mais sobre o luto, a morte, na verdade, sobre o que fazemos da vida até que a morte, inevitável, chegue.
O quanto eu busco realizar? O quanto eu sou quem quero ser? O quanto estou disposto a entender o outro e perdoar? O quanto me perdoo?
E principalmente, o que fazemos com as informações que recebemos do universo?

Passando pelo ?boom? e descoberta da AIDS até os dias atuais, estamos diante de uma leitura sensível, um pouco triste, mas de grande valia.

Silvia124 07/04/2023

Lento
Estava com esse livro na estante faz um século e sempre fui adiando pra ler então comecei ele sem grandes expectativas. Achei que era um livro sobre morte mas era sobre a vida e como nossas escolhas definem nosso futuro.
O livro é dividido em partes como nome de cada irmão, a minha história preferida foi a de Simon e a que mais arrastei a leitura foi a última, da Varya.
A proposta do livro é ótima mas em alguns momentos acaba sendo uma experiência cansativa por não acontecer nada no livro além de retratar a vida.

livrosdalooh 02/04/2023

Razoável
Vou ser sincera eu super me deixei levar pela capa do livro, o conteúdo em si é bem meio termo. Existem algumas reflexões bem legais no livro porém elas se torna bem massante, pois a história do livro em si é sem graça. Tanto que não me apeguei a nenhum personagem e estava só esperando todos morrerem. O primeiro capítulo pra mim foi uma atrocidade sem fim, pq ela tava descrevendo umas coisas absurdas q o Simon fazia sendo q ele era de menor, mas enfim l. Todos os irmãos mortos menos a Varya pq o livro terminou e eu não entendi nada do que aconteceu com ela.

Nay M. 01/04/2023

Os Imortalistas
"Se você soubesse a data da sua morte, como viveria sua vida?"
?????????
Nova York, 1969. Quatro irmãos, ainda crianças (Varya, Daniel, Klara e Simon) resolvem ir até uma vidente, que segundo alguns rumores, consegue dizer a data exata da morte das pessoas. A partir daí vamos acompanhar o desenrolar das suas vidas nas próximas décadas. ?????????
?????????
O livro é dividido em quatro partes, cada uma retratando a vida de um irmão Gold. Vamos acompanhar os esforços de uns em fingir não acreditar na previsão e a escolha de outros em viver a vida até o seu limite, sem arrependimentos, se por acaso a previsão se torne verdadeira. ?????????
?????????
Os Imortalistas é com certeza um livro fascinante e vai muito além da vida dos quatros irmãos. A obra também aborda assuntos de suma importância como a homossexualidade, depressão, TOC, relação familiar, fé, sem contar com acontecimentos históricos, culturais, políticos e científicos que ocorrem no trajeto natural dos anos.
?????????
Um livro que nos faz refletir e questionar. Nos fala sobre a inevitabilidade da morte e nos carrega em meio a várias reflexões, principalmente espirituais, pois como não nos apegamos a crença que só Deus sabe a nossa hora? Cloe constrói personagens fascinantes e reais. Com seus medos, suas inseguranças, suas ambições e personalidades únicas é impossível não nos conectarmos de alguma forma com pelo menos um deles. ?????????
?????????
Uma obra um tanto inquietante, que nos faz pensar em como estamos vivendo nossas vidas. E se talvez viveríamos diferente se soubéssemos a data da nossa morte. Será que correriamos para vivenciar o máximo possível? Iríamos mudar a forma de tratar as pessoas ao nosso redor? E será que as escolhas feitas a partir da previsão, foram as que nos levaram ao dia fatídico?
?????????
E vocês, como viveriam se soubesse a data que iriam morrer?

Luana.Praxedes 29/03/2023

Gostei bastante! Achei que pudesse ser um livro muito focado na morte, mas na verdade é sobre a vida e nossas escolhas, mostrando o que cada um dos quatro irmãos fez a partir do momento que souberam a data em que iam morrer. Faz refletir! Vale a pena!

Aline 11/03/2023

Surpreendente
Foi uma leitura muito gostosa de se fazer, apesar de não acontecer nada de muito inesperado você espera pelo que vai acontecer. Cada pedacinho da vida desses quatro irmãos são pedacinhos das nossas vidas, ou das vidas que queríamos ter, o cotidiano deles, suas brigas, temores, problemas.
A parte da Klara é a minha favorita. E Ruby você tem meu coração ?

Paulo Victor 24/02/2023

Desastre
Há uma coisa boa nesse livro: A capa. Uma tortura, terrível, que história deprimente, que perca de tempo, que terror. Como alguém acorda um dia, lê essa terrível história e pensa: "hum, isso é bom, vou publicar". Com certeza há corrupção nesse processo, pois não é possível. A premissa até chega a ser boa, mas a partir disso em diante é só ladeira abaixo, história vaga e inverossímil, além de uma escrita tão terrível que me encoraja a tentar ser um escritor, pois se a autora conseguiu, quem sou eu pra não conseguir também? Horrível. Chernobyl. Passem longe.
Mireille 24/02/2023minha estante
Poxa ?

gabi 18/02/2023

?Vidente, drama, reflexão?
Antes de tudo devo dizer que li diversos comentários ruins sobre esse livro, acerca da leitura ser um pouco demorada, capítulos longos e acontecimentos desnecessários. De início, achei que nada disso se adequava a experiência do livro, mas, depois que o Simon morreu( não é spoiler.

A premissa do livro é a morte dos 4 irmãos), achei a narrativa bem densa, principalmente na parte da Klara. Achei muitos detalhes desnecessários, um final aberto sem sentido algum ao enredo, falta de desenvolvimento para a história em si e os personagens. No entanto, considero um livro bom pois a premissa da história é bem interessante, te faz refletir em alguns momentos com frases marcantes ao ponto de tirar algumas lágrimas.

Vanessa99 12/02/2023

Até que ponto devemos acreditar no misticismo?
Eu imaginava que a história fosse mais um drama familiar onde eles iriam se unir após anos separados e aprender o valor da família e etc, já que eles só tinham uns aos outros. Mas é a história de 4 irmãos completamente diferentes, que tem propósitos distintos para o futuro e que seguem seus caminhos após ouvir de uma vidente as datas de suas mortes.
Eu gosto de como a autora mexe com essa questão de previsões para o futuro e como isso moldou a vida deles, afinal eles não só sabiam que iam morrer, algo que todos sabemos, mas sabiam as datas exatas e isso despertou neles uma ânsia de conquistar o futuro principalmente aqueles que morreriam mais jovens segundo a vidente.
No fim os 4 tinham apenas 2 escolhas, viver tudo que queriam e aguardar a data que lhes foi dada, ou ter uma meia vida e ficar buscando soluções ou meios para se distanciar dela. Mas eu me pergunto se eles só tinham mesmo essas 2 escolhas, ou era mais confortável pensar desse modo?!
Não acredito em profecias ou nada do tipo, na verdade tento não acreditar, elas são uma benção e uma maldição ao mesmo tempo. Mas esse livro mexeu com minha cabeça, principalmente porque o que aconteceu na vida deles foi moldado pelas escolhas que eles tomaram e isso criou o caminho que levou até o fim. Então é inevitável não me perguntar se teria sido diferente se eles não soubessem da profecia. A história de Klara foi a que mais me fez pensar dessa forma, um turbilhão de coisas se passavam na cabeça dela enquanto a vida real acontecia, não posso deixar de pensar que a história dela teria sido diferente.
Tenho algumas ressalvas com a história, achei cronologia bagunçada o que deixou a leitura cansativa e confusa em alguns momentos, e como as histórias de Simon e Klara estavam interligadas houve uma linha do tempo interessante, porém quando chegou em Daniel e Varya, o salto no tempo foi grande então eu queria ter visto mais deles no momento dos acontecimentos que marcaram suas vidas. Apesar disso, amei o livro, os personagens e as sensações que eles me causaram, com certeza é favorito.

Cibele75 11/02/2023

Experiência um tanto conflitante
Por ser uma história dividida em 4 partes, sendo cada uma delas o ponto de vista de cada um dos irmãos, tem a questão de vc se identificar mais com alguns personagens do que com outros (e consequentemente achar algum(s) do(s) pov mais chato ou mais interessante), então esse foi um dos principais motivos pra eu ter sentimentos conflitantes com esse livro.

Essa leitura teve influência da Tamirez (Resenhando Sonhos), de um vídeo que ela fez falando de livros subestimados- o que me fez ficar com expectativas meio altas, então assim que vi o vídeo comprei o livro, porém isso foi há quase 1 ano e só agora consegui pegar pra ler, então nem lembro direito o que ela falou no vídeo que me deixou tão interessada em ler o livro kkkkkk.

Apesar de ter entendido a mensagem que a autora quis passar, acredito que seria melhor ter adiado mais essa leitura pra quando eu estivesse com uma mentalidade mais amadurecida, digamos (mas também pode ser só que essa escrita não faça muito o estilo que eu gosto/estou acostumada, e tudo bem).

Tassi.Oliveira 11/02/2023

?Klara não será a mulher que é serrada ao meio ou presa em correntes ? nem será resgatada ou salva. Ela vai salvar a si mesma. Ela será a serra.?