Sangue de Tinta

Sangue de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Sangue de Tinta

Ana 06/06/2023

Um tijolo de qualidade inegável
Assim como seu antecessor, esse livro entrega absolutamente tudo que promete. Apesar das descrições um pouco arrastadas devido a grande quantidade de núcleos que a história apresenta no começo, aos poucos tudo se conecta e passa a ter uma dinâmica mais fluida.
Apesar disso, o final é anticlimático e não amarra alguns conflitos da narrativa. Decepcionante se comparado ao final do primeiro livro e até mesmo a alguns capítulos finais que apresentam muito mais profundidade e emoção.

Flavoca 11/05/2023

Minha nossa, eu não estava preparada
Na continuação de Coração de Tinta, temos uma inversão de realidades. Enquanto no primeiro as personagens foram arrancadas de suas histórias para o "mundo real", nesta temos eles entrando (ou voltando) para o Mundo de Tinta. E, cara, que jornada maravilhosaaaaaaa!

A Cornelia Funke conseguiu me surpreender e me chocar com vários plots durante a história. Eu ficava sem palavras e ao mesmo tempo querendo saber como tudo ia acabar. E o final, o que dizer desse final? Sim, não é final final porque tem o terceiro livro, eu sei. Mas as reviravoltas foram intensas, abruptas e me fizeram chorar muito!

Ansiosa pelo próximo e já me preparando com lencinhos porque o título já é assustador kkkkk A história evoluiu bastante, assim como seus personagens. E, parando para pensar filosoficamente, tive a mesma sensação de quando li O Mundo de Sofia e assisti Matrix: será que a realidade em que eu vivo é realidade mesmo ou a história que alguém está lendo ou vendo? Fica aí o questionamento, não é mesmo? Independentemente, amo o livro demais!!!! Quem gosta de aventura e boa escrita, pode se jogar de cabeça nesse universo!

Heloisa.Froes 24/04/2023

Estou apaixonada
Já esperava bastante do livro para ser sincera, ele conseguiu me surpreender de forma positiva apesar de não ser o que esperava e imaginava. Por exemplo, eu imaginei que nesse livro a Maggie focaria mais em ela mesma se tornar uma escritora, o que não chegou nem perto de acontecer, mas isso não me deixou chateada.
A Maggie (e todos os personagens menos Elinor) vai realmente para dentro do universo do livro Coração de Tinta, pelo qual está apaixonada. Novos problemas e vilões surgem, e com eles nossas amadas personagens crescem, amadurecem ou mostram uma nova face (boa ou não). Gostei muito de conhecer a fundo a fantasia, paisagem, personagens e a historia planejada por Fenoglio e todas as reviravoltas que se desenvolveram por conta pópria e ele não esperava (ô velhinho orgulho viu).
Algo que com certeza não esperava é toda a história envolta de Gaio e Mô, algo que eu adorei.
A partir daqui:
!SPOILER!
!!!SPOILER!!!
Um personagem que eu gostava, mas tinha um pé atrás é Dedo Empoeirado. Esse finalmente mudou por completo com a morte dele. Para mim uma das partes mais significativas do livro com toda a certeza, Eu imaginei que ele fosse morrer nesse livro diversas vezes, quando Farid foi atingido inclusive, pensei que ele o tivesse protegido com o próprio corpo. Ainda bem que não foi assim, o modo ele que se sacrificou totalmente consiente do fato trocando a sua vida pela dele com as Damas Brancas foi muito mais especial.
Flavoca 11/05/2023minha estante
Um ato de extrema coragem e amor de um personagem que se julga covarde em diversos aspectos. Achei isso sensacional! Ele não conseguiu salvar a própria filha, mas salvou Farid.

Karinha 19/04/2023

Continuação de Coração de Tinta e apesar de eu ainda achar o primeiro muito melhor, mais emocionante e cativante, Sangue de tinta não fica tão atrás. O livro é fantástico, sempre que me recomendarem um livro de fantasia genuína recomendo essa trilogia. Senti muita falta de alguns personagens que apareciam mais no primeiro livro, mas vale a pena. Em breve vou ler o terceiro livro.

Maria 25/03/2023

Coração de tinta é uma das minhas fantasias preferidas e ler mais desse universo incrível foi muito bom.
Eu amo os personagens de coração de tinta e amei que a autora aprofundou mais a relação do Farid e da Meggie neste livro. Eu também gostei muito de ter aparecido o mundo de tinta e personagens que antes só eram citados. Por mais que eu tenha gostado um pouco mais de coração de tinta, essa leitura com certeza valeu a pena.

SaraBorges 24/03/2023

Melhor que o primeiro
Demorei um tempo até engatar na leitura, mas depois fluiu bem. Daria pra resolver várias situações com o poder da Maggie, mas a autora criou vários labirintos que não deixaram a trama soar falsa, assim, acabamos não sentindo que seria muito mais fácil ela ler algo e solucionar tudo.
Dedo Empoeirado era um personagem que eu não gostava muito, mas no final desse livro ele mostrou como eu estava enganada a seu respeito.
Final emocionante. Até chorei!

gibbs0 20/03/2023

Sangue de tinta
Sangue de tinta, segundo livro da trilogia de Cornélia Funke, retrata, em mais de 70 capítulos e em 552 páginas, a trajetória de Meggie e outros personagens da sequência ao entrar no livro Coração de Tinta, a obra fantasiosa de Fenóglio.
O início do livro se passa 1 ano após a morte de Capricórnio, no primeiro livro. Dedo Empoeirado consegue entrar na história, mas acaba deixando Farid e Gwin no nosso mundo. Farid, preocupado com o amigo e com o final destinado a ele na história, pede à Meggie que o leia para a obra, mas essa só o faria caso pudesse ir junto. Não muito depois, Mo e Resa também são lidos para a história, no intuito de procurar sua filha.
Meggie e Farid vivem um romance, que no começo é ingênuo e, no começo, é visto como fofo, porém não é de nenhum objetivo maior do que apenas fazer os personagens ficarem juntos. A relação não tem química e, caso fossem amigos, não haveria mudança alguma na trama.
No final da obra, vemos muito Dedo Empoeirado e sua paixão por Resa, fato que é presente desde o primeiro livro, mas nunca foi realmente utilizado. Entretanto, em quase todos os momentos em que temos tais sentimentos citados, Roxanne, esposa de Dedo Empoeirado, aparece quase que instantaneamente. A quebra de expectativa causa um aperto no leitor, que não consegue ingerir os sentimentos do dançarino de fogo por Resa sem sentir a culpa de que este tem uma esposa e filhos e, também passou 10 anos tentando voltar para sua família na história.
Do lado de fora da história, temos Elinor e Darius, que estão no nosso mundo sendo mantidos em cativeiro por Orfeu, o homem que leu Dedo Empoeirado de volta para Coração de Tinta. A impressão que tive sobre a participação de Elinor foi de que a autora teve outras intenções para ela, mas acabou não sabendo desenvolvê-la ou apenas esqueceu de sua existência, proporcionando-nos o final do livro como meio de mostrar que os poucos capítulos em que Elinor aparece não foram em vão.
Quanto a Dedo empoeirado, o leitor também passa alguns apertos ao perceber q o personagens está próximo de Basta, já que este apunhala o Cuspidor de fogo na história original de Fenóglio. Entretanto, o final proporcionado a ele é muito mais emocionante do que o leitor espera.
Em geral, a leitura de Sangue de tinta foi uma montanha russa. No início, me vi animada ao perceber que entraria na história de Fenóglio, porém o meio do livro é extremamente lento, não importava quantas páginas eram lidas, a história tinha mínimas mudanças, permanecendo quase a mesma, o que gerou muitas pausas na leitura.
Os capítulos finais, todavia, valem a pena e tornam o leitor ansioso para o terceiro e último livro, já que, ao contrário do primeiro livro, temos a insinuação de uma nova trama, deixando o leitor imaginando tudo que pode acontecer no final da trilogia.

livinglegend 20/03/2023

"Essa história vai acabar bem. Eu juro"
CA.
RAM.
BA.
QUE LIVRO!
Sinceramente, acho que eu nunca chorei tanto por um livro como no final de Sangue de Tinta!
A históriaé super envolvente, personagens muito bem desenvolvidos, enredo fantástico, muita fantasia, um love love surgido....
Maravilhoso! Não supera coração de tinta, mas chega perto. Favoritado

Caroline 12/03/2023

Instigante
Realmente muito bom, uma continuação instigante, da muitos detalhes sobre o mundo de tinta, e desperta curiosidade para o próximo livro

silvah_annah 09/03/2023

Sangue de tinta
Quando lemos Coração de tinta pensamos que não poderia ficar melhor, e aí a Cornélia vem e nos impressiona trazendo o mundo de tinta até nós. Acho que o livro poderia ser mais objetivo, não ter tantos personagens e tantos fios soltos mas quero acreditar que isso ocorre por ser um livro de conexão, feito pra conectar o primeiro ao terceiro. Enfim, o livro nos trás um sabor doce mas também amargo, eu fiquei meio que entorpecida com toda a fantasia e com os acontecimentos... No geral, o livro me envolveu muito, mas foi como ele me dar um abraço e me apertar demais, porque confesso que chorei lendo... Sempre senti que coração de tinta tinha algo poético nele, algo mágico... Ao ler sua continuação eu só confirmei mais ainda essa teoria haha

O livro nos mostra como estão os personagens 1 ano depois do que aconteceu no livro passado. Meggie, Mo, Resa e Darius agora moram com Elinor e cada vez Meggie fica mais encantada com o mundo de tinta, tanto que seu pai está preocupado. Eles brigam quase sempre... Certo dia Farid aparece lá todo machucado e diz que Dedo empoeirado conseguiu entrar em seu livro mas que Basta está de volta e jurou se vingar de todos. Ele então pede para Meggie lê-lo para dentro do livro, pra que ele possa avisar Dedo empoeirado sobre Basta, e ela aceite, só que com uma condição... Ela entrar junto com ele.

berbigtata 08/03/2023

Palavras
Essa trilogia mostra como as palavras tem poder, tanto no mundo de tinta quanto no nosso mundo, quando li coração de tinta me encantei e apesar de entrar uma ressaca literária (não por causa deste livro) enquanto lia sangue de tinta me trouxe o mesmo sentimento, de conforto.
eu particularmente gosto da escrita com muitos detalhes pra mim isso torna a leitura mais imersiva, apesar de que com isso o livro se torna longa, mas a riqueza de informações faz com que eu me sinta em paz em Ombra, ou que lute pela minha vida no castelo da noite, estou ansiosa para ler morte de tinta.

Weiiirdo 07/03/2023

Imaginem que Coração de Tinta é um livro solo, sem continuações
A autora nem sequer parece a mesma. Daquela agradável criadora do primeiro livro, resta a mulher que sabe como descrever, na medida certa, cenários visíveis, bonitos e que te sugam para dentro da história; também há a amante de encadernação de livros que, quando fala de sua paixão, cativa qualquer um para o assunto. De resto, é uma bagunça digna de uma amadora sem habilidade. Aqui e ali vamos achar uns toques poéticos e dramáticos no texto, mas são bastante raros.

O livro já começa chatíssimo. Os personagens são emburrecidos para que o enredo possa progredir; por esse e por outros motivos, as coisas acontecem de um jeito forçado e o leitor é induzido a achar o que a autora quer, em vez de "seduzido pelo poder das palavras" como ela tanto gosta de aludir. A escritora também pegou a mania de dar informações ao leitor principalmente por monólogos de personagens, o que dá a impressão de que se lê um artigo da Wikipédia em vez de uma história de ficção. Mais pela frente do enredo, há uma melhora, ele começa a envolver, comover, mas isso não se sustenta, pois a negligência narrativa derruba essa construção frágil, que termina com o leitor sentindo direitinho o desperdício do seu tempo e do seu dinheiro.

Já falei da burrice generalizada nos personagens. Agora comento também quão artificiais são suas relações, inconsequentes suas ações e sem carisma quase todas as suas personalidades. Os vilões, aliás, parecem tirados do desenho animado mais ridículo de uma manhã de sábado, incapazes de qualquer profundidade, muito mais constrangedores do que intimidantes. Como se não bastasse, o desenvolvimento é praticamente inexistente tanto em protagonistas quanto antagonistas. Quem começou negligente, assim continua. Quem começou impulsivo, assim continua. Quem começou carente, assim continua. E não importa que a história "puna" por essas características, porque de repente a mensagem virou que a vontade dos sonhadores não têm limites e a impotência deles é mais falsa do que a ficção de suas obras favoritas.

Eu poderia escrever um artigo sobre outros defeitos deste livro: a repetição irritante das palavras (que nunca acaba!), a indecisão de tom, o absurdo e a insensibilidade nas decisões dos personagens principais... Mas já disse que perdi tempo, perdi dinheiro. Não perderei mais. E se perdi isso tudo foi só porque já tinha comprado a obra fazia anos. Não cometam o mesmo erro.
Ana Usui 09/03/2023minha estante
Esse é o tipo de resenha que me salva a vida toda vez. Não basta a galera só falar que amou demais ou odiou a obra, tem que falar da escrita mesmo, do desenvolvimento, da técnica. Já vi algumas resenhas negativas dessa trilogia, mas geralmente era algo na linha "a autora perdeu a mão ou a vontade", agora eu posso finalmente me desapegar a ideia de ler essa trilogia pq tenho certeza que vou odiar e não vai valer o meu tempo. Obg ?

Weiiirdo 12/03/2023minha estante
Ana, o pior é que no terceiro parece que melhora kkkkkk
Ainda assim, você teria de passar por esse para chegar nele, e este DEFINITIVAMENTE não vale a pena, então talvez seja melhor ficar só no primeiro, se quiser. O final dele é quase fechado.

Ana Usui 12/03/2023minha estante
Y. Y que rolê, é mais provável que eu só desista mesmo ?

emillyvnn_ 07/03/2023

De certa forma, me surpreendeu
Escrita impecável, narrativa interessante, história maravilhosa e (muito) criativa. Gostei do fato de que quase todos os personagens narram a história, logo ficamos sabendo do ponto de vista de todos. Isso tudo compensa as muitas páginas, os muitos capítulos imensos, a letra miúda, o começo extremamente cansativo e a atitude de certos personagens (MEGGIE E FENOGLIO!).

Eu fui muito burra e não li o primeiro livro (Coração de Tinta), só assisti o filme, por isso foi bem difícil de entender tudo no início. Não cometam o mesmo erro ridículo! ?

Apesar de ter assistido o filme e gostado, eu não estava esperando muito para esse livro. Fiquei surpreendida com a forma de como eu devorei as páginas do livro depois de certo ponto da leitura. Eu não conseguia parar de ler, mesmo depois de eita atrás de vish a cada novo capítulo. Recomendo, com certeza.