Sangue de Tinta

Sangue de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Sangue de Tinta

ZafiraGonzaga 25/04/2024

Simplesmente incrível
Não importa quantas vezes eu retorne pra esse mundo, ele é sempre perfeito. Como eu amo esse universo

s.ac0 21/04/2024

Envolvente!
Me senti dentro da história! Gostei muito de descobrir mais sobre o mundo que eu fiquei tão curiosa em descobrir no primeiro livro. De alguma forma eu esperava esse tipo de final, mas fiquei ainda mais entusiasmada pelo próximo livro.
Não sei por qual motivo mas achei os últimos capítulos um pouco atropelados, mas nada muito grave.

Recomendo com toda a certeza!
(mas é bom lembrar que não tem um livro no mundo que combine com todo mundo)

Juliana.Bragiato 19/04/2024

Sangue de Tinta da sequência a história narrada em seu antecessor, Coração de Tinta.
Após conseguir derrotar Capricórnio e seus capangas, Mo e sua família se mudam para a casa de Elinor, que também convida Darius para morar com eles.
A vida segue normalmente até a chegada de Farid, que conta a eles que Dedo Empoeirado encontrou outro leitor, chamado Orfeu, que assim como Mo e Meggie, consegue dar vida as palavras lidas. Esse outro leitor mandou Dedo Empoeirado de volta para as páginas de Coração de Tinta, mas para desgosto do menino não cumpriu o trato e deixou Farid de fora da leitura, para piorar, esse leitor estava de conluio com Basta e Mortola, que buscam vingança contra Mo por ter acabado com a vida de Capricórnio.

Farid consegue convencer Meggi a ler ele para dentro da história e ela aceita com a condição de ir com ele, pois, ela está obcecada com o mundo de tinta que sua mãe descreveu. Como se não bastasse essa imprudência da menina, Basta e Mortola aparecem na casa de Elinor, fazem Orfeu lê-los, juntamente com Mo e Resa para dentro do livro Coração de Tinta.

Eu continuo dizendo que estou lendo esses livros com a idade errada. Talvez, se eu tivesse conhecido esse livro aos 13/14 anos, eu teria amado a história, mas agora, como adulta, não consigo me conectar com os personagens, que tem a profundidade de um pires.
Meggie segue sendo uma das crianças/adolescentes mais chatas que já li. Mimada e imprudente, que faz as coisas sem pensar nas consequências, achando que tudo é simples e fácil de se resolver.
Tirando Mo e Dedo Empoeirado, não encontrei mais nenhum personagem interessante a ponto de me prender, para saber o que vai acontecer no próximo capítulo.

A história em si não é ruim. A escrita da Cornelia é fácil de assimilar, mas a impressão que tenho é de andar em círculos, pois, não chegamos a lugar nenhum e quando há algum desenvolvimento, ele é mínimo.

Como disse, talvez minha opinião seja um tanto quanto desanimadora, por não ser o público alvo. Creio que crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos irão amar o livro.

14/04/2024

Na verdade, o fim de "Coração de tinta" foi uma grande surpresa para mim. por que, geralmente, as trilogias possuem um núcleo, representando por alguns personagens, que partem em direção de algo, seja externo ou interno; sempre existe algum mistério, segredo, que vai aos poucos sendo desvendado. Geralmente esta busca fica mal resolvida nos primeiros livros e encerra-se no último, onde todas as respostas são dadas. Coração de tinta não foi assim. Ele teve começo, meio e fim. Lógico que "Sangue de Tinta" é sua continuação, mas são os mesmos personagens numa nova aventura, o que adorei!

Bom, mas para quem não leu o primeiro livro algumas atualizações: Mo é um encadernador de livros que possui um inusitado dom, ele consegue fazer com que os personagens saiam de dentro dos livros e ganhem vida, apenas ao lê-los. Meggie é sua filha, agora uma pré-adolescente, e no primeiro livro eles se vêem as voltas com um terrível vilão lido por Mo do livro "Coração de Tinta" - que também nomeia o primeiro livro da trilogia.

Esse vilão é Capricórnio, que aprisiona Mo no primeiro livro para que leia fortunas para fora das páginas, e é morto no fim pelas palavras escritas pelo seu autor, um velho chamado Fenoglio, que no fim acaba desaparecendo, provavelmente tragado para dentro das páginas do livro. Esta é outra característica peculiar da estória: sempre que alguém/algo sai das folhas do livro, algo/alguém desaparece na troca. Foi o que aconteceu com a mãe de Meggie, que no fim do livro é descoberta na cidade de Capricórnio.

Há alguns personagens que retornam neste livro: Dedo empoeirado, que só pensa em voltar para casa; Mortola, criada de Capricórnio que na verdade é sua mãe; Basta, o fiel braço direito de Capricórnio; Elinor, tia da mãe de Meggie, na casa de quem todos vão morar ao fim do primeiro livro; Farid, um aprendiz de ladrão saído de um dos livros lido por Mo e que vira a "sombra" de Dedo Empoeirado; e Darius, um leitor assim como Mo, mas tão atrapalhado que consegue ler as pessoas para fora dos livros sempre com pequenos "defeitos" (a mãe de Meggie volta sem voz).

Em "Sangue de Tinta" seremos apresentado a um novo leitor, Orfeu, um apaixonado pela trama de "Coração de Tinta" e por seus personagens e que, apesar de sua extrema falta de modéstia, conseguirá realizar o impensado: escreverá e lerá as palavras certas, que mandarão finalmente Dedo Empoeirado de volta para casa, para seu mundo de tinta.
Por um instante, Dedo Empoeirado teve a sensação de que nunca estivera ausente, como se tudo tivesse sido um sonho ruim, e as lembranças dese sonho apenas um gosto insosso na língua, uma sombra no coração, nada mais ... De repente tudo estava ali outra vez, os sons tão familiares e nunca esquecidos, os cheiros, os troncos das árvores, sarapintados pela manhã, as sombras das folhas em seu rosto ... Ele quase esquecera quão grande podia ser uma árvore, quão grosso e alto seu tronco, a copa tão ampla que todo um exército de cavaleiros poderia se abrigar ali.
Mas nem tudo são flores. Por simples capricho, Orfeu não enviará junto Farid que fica desconsolado por ser deixado para trás, e que ainda acaba se deparando com Basta, que está de alguma forma aliado a Orfeu e também quer ser mandado de volta. Farid precisa desesperadamente avisar à Dedo Empoeirado que Basta também vai voltar, e só pode fazer isso de uma forma: entrando no livro. Assim, vai em busca de Mo para que este o ajude. Acontece que é Meggie, que descobre ter o mesmo dom do pai, quem o lê para dentro de "Coração de tinta", com uma condição: que ela possa ir junto.
Meggie ficou ainda um bom tempo entre os livros de Elinor, folheando ora um, ora outro, em busca de frases que encobrissem seus próprios pensamentos (...)
Não posso fazer isso, ela pesou, enquanto o vento soprava as folhas das árvores e as carregava consigo como um brinquedo colorido. "Não, não vai dar cderto! Vão morrer de preocupação e Mo nunca mais falará uma palavra comigo, nunca mais."
Sim, Meggie pensou em tudo isso, pensou muitas vezes. E ao mesmo tempo sabia, bem no fundo, em seu íntimo, que sua decisão já estava tomada.
Os pais de Meggie nem tem muito tempo para desesperarem-se pelo que aconteceu, pois Mortola os encontra com o novo leitor, e se faz ler junto com eles para Coração de tinta, onde acredita que seu filho ainda vive, e onde planeja ter sua vingança.

Ianara8 26/03/2024minha estante
Droga, agora eu quero continuar essa série

DANILÃO1505 26/03/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!

Isabele.F 26/03/2024minha estante
KKKK, se vc gostou do primeiro vc vai amar o segundo (e acaba em suspense, ent é bom ter o terceiro livro quando acabar o segundo)

gabiblioteca401 25/03/2024

Depois de anos peguei essa continuação, do melhor livros sobre livros que ja li.
Não foi ruim, mas excepcional também não, Cornelia é muito detalhista e sua escrita tem muitos adjetivos, deixa a leitura mais lenta. Em comparação ao primeiro caiu, pra mim.
Mas fora as descrições, eu chei uma boa história, queria mesmo conhecer o mundo de tinta, achei as resoluções dos problemas 'interessantes'.

Doug 14/03/2024

Uma leitura muito cansativa,achei meio desnecessário essa continuação,N acho que precisava. Mas apesar disso,esse livro expande o Mundo de Tinta,nos mostra MUITOS personagens. Não sei como vai ser o terceiro livro,mas espero que seja o melhor dos três.

Rubens 08/03/2024

Leitura cansativa
Comecei a ler esse livro ano passado, logo depois do primeiro, mas o segundo se mostrou muito mais chato, confuso e até desnecessário. eu deixei ele de lado muito tempo pois não aguentava mais e resolvi terminar de ler só porque estava perto do final. não sei nem o que falar direito sobre o enredo, pois é muito cansativo e poderia ser cortado em 1/3. mas sei que vou acabar lendo o último só pra saber o que acontece e se melhora.

Boo_ 16/02/2024

O medo e o sonho de todo leitor.
"Conheço essa sensação. E mesmo muitas vezes me imaginei dentro dos meus livros favoritos."

Você já se imaginou sendo devorado por um livro? Saindo da sua realidade e entrando em uma história cheia de aventura, fantasia, morte e magia? Combatendo seres em um mundo tão antigo e cheio de criaturas míticas? Se a resposta for sim, então esse livro é perfeito para você, e meus amores, ele é tão fantástico e divertido quanto foi o primeiro.

Várias vezes eu desejei ser também tragada para dentro dessa história, e várias vezes também eu desejei que isso aconteça nunca. Afinal o mal espreita em todos os lugares, e por mais que as palavras estejam na ponta da sua língua, de nada adiantam se não estiverem escritas pelo seu autor.

São tantas emoções despertadas nesse livro, são tantas novidades, e autora tem uma genialidade para resolver problemas que aparecem. e para criar novos também. Todas as lendas e canções são muito bem amarradas a histórias, não ficam pontas soltas, e a medida que os acontecimentos se desenrolam percebemos o propósito de cada personagem, e como sua própria história contribui ou interfere no decorrer dos acontecimentos.

"Corajosa como uma loba"

"Neste mundo, só existe um homem que dá ordens ao fogo, e não é você."

"Tudo bem, enquanto doer, estou vivo"

"Por quem você morreria?"

"Ele se instalou de mansinho em seu coração do mesmo jeito que no meu."

"Ternura, amor e dor."

"Coração. Sangue. Morte."

Manuel 09/02/2024

No meio do caminho
Sangue de tinta é o segundo livro de uma trilogia, trilogia longa, diga se de passagem, mas muito boa, completa, cheia de detalhes, poderia fácil ser colocada ao lado de As crônicas de Nárnia, O Hobbit, e muitos outros clássicos, porém é uma literatura um tanto quanto mais adulta, menos poética. Mas não menos encantadora.
Dá sim, e muito, o gostinho de quero mais, de estar no meio do caminho, porém não promete melhorias na história.
Daqui pra frente é só pra trás.
Dedo Empoeirado, why??? Why????

Rafaela Tulino 16/01/2024

Disparadamente 10x melhor que o primeiro livro.

No segundo livro da trilogia, os personagens de coração de tinta realmente entram dentro do livro e é incrível a quantidade de detalhes do cenário, dos personagens, das aventuras.
Dá realmente a impressão que você está lá dentro do livro junto com as personagens.

A única coisa que já estava fritando meus nervos é que toda hora o povo se desencontrava!!!! Meu Deus, que nervosoooo

Estou um pouco preocupada com o enredo do próximo? Com certeza
Mas acho que confio que a Cornélia vai dar um fim digno a história então bora lá!

Luh2201 07/01/2024

Eu achei que não podia ficar melhor!
Normalmente segundos livros são terríveis, mas esse foi melhor que 90% dos livros de trilogia que eu já li.
Foi maravilhosa a história e tudo que acontece, me apaixonei pelo dedo empoeirado e já peguei ranço pelo menino árabe.

Suzane10 30/12/2023

Fraco
Bem fraquinho, maçante e só da um up depois do meio pro final.. e o pior é que ainda tem o livro 3 pra finalizar de vez a história. Queria saber de Dedo Empoeirado sim, mas não sei quando..