Sangue de Tinta

Sangue de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Sangue de Tinta

Rafaela Tulino 16/01/2024

Disparadamente 10x melhor que o primeiro livro.

No segundo livro da trilogia, os personagens de coração de tinta realmente entram dentro do livro e é incrível a quantidade de detalhes do cenário, dos personagens, das aventuras.
Dá realmente a impressão que você está lá dentro do livro junto com as personagens.

A única coisa que já estava fritando meus nervos é que toda hora o povo se desencontrava!!!! Meu Deus, que nervosoooo

Estou um pouco preocupada com o enredo do próximo? Com certeza
Mas acho que confio que a Cornélia vai dar um fim digno a história então bora lá!

Luh2201 07/01/2024

Eu achei que não podia ficar melhor!
Normalmente segundos livros são terríveis, mas esse foi melhor que 90% dos livros de trilogia que eu já li.
Foi maravilhosa a história e tudo que acontece, me apaixonei pelo dedo empoeirado e já peguei ranço pelo menino árabe.

Suzane10 30/12/2023

Fraco
Bem fraquinho, maçante e só da um up depois do meio pro final.. e o pior é que ainda tem o livro 3 pra finalizar de vez a história. Queria saber de Dedo Empoeirado sim, mas não sei quando..

Rayssa828 28/11/2023

Eu não tenho nem palavras pra descrever esse livro, demorei pra ler, mas valeu muito a pena.

Ele é impecável, assim como o primeiro volume (coração de tinta).

Esse final foi de partir o coração... Ansiosa para o 3 livro.

Xiumes0 24/10/2023

Esse livro só serviu pra eu pegar ranço do Fenoglio.
Uma enrolação sem tamanho. Bem parecido com o primeiro livro, só que mais maçante.

Aline MSS 19/10/2023

Boa sequência! O mundo se expandiu demais!
A sequência é mto boa, apesar do livro ser um pouquinho cansativo. Mtos personagens foram inseridos e o mundo se expandiu DEMAIS. Gostei!

O diferencial desse livro em relação ao primeiro é a quantidade de reviravoltas. O primeiro livro teve uma insistência no mesmo plot e nesse segundo a autora teve mais personagens pra desenvolver e desenrolar a historia.

Oq me fez gostar dessa trilogia é a quantidade de vilões e como suas histórias se entrelaçam. É uma história infanto-juvenil, mas é mto bem construída e merecia ser adaptada por um desses milhares de serviços de streaming. ?

O final foi TRISTE (de tristeza msm e ñ pq foi ruim) e ficou em aberto...terei q ler o próximo. ??
Fabio 20/10/2023minha estante
Ótima resenha, como sempre, Aline!???

Aline MSS 20/10/2023minha estante
Obrigada, Fabio. Livro do meio de trilogias é sempre méh pra resenhar.?

Fabio 20/10/2023minha estante
Eu te entendo, mas a resenha ficou impecável!

Aline MSS 21/10/2023minha estante
Obg. ???

Thaisa 11/10/2023

Se em "Coração de Tinta" conhecemos uma história focada na realidade com alguns toques de elementos mágicos, aqui a magia é constante: no primeiro livro da trilogia "Mundo de Tinta" acompanhamos Mo Folchart, um encadernador, e sua filha, Meggie, sendo sequestrados por um terrível homem de nome Capricórnio. É assim que saberemos que Mo tem um poder especial que consiste em, ao ler um livro em voz alta, ser capaz de trazer, aleatoriamente, personagens da história para o mundo real e, em troca, pessoas acabam parando dentro do livro. Foi assim que, quando Meggie era pequena, ele acabou perdendo sua esposa e trazendo vilões da obra "Coração de Tinta" para nosso mundo.
Já em "Sangue de Tinta", Meggie, que herdou o dom do pai, resolve se ler para dentro do livro afim de conhecer esse universo tão mágico... e extremamente perigoso.
Trilharemos as ruas de Ombra, veremos as apresentações dos saltimbancos, conheceremos elfos de vidro - tudo ao lado de personagens incríveis e amados, enquanto fugimos de grandes vilões que buscarão conquistar o poder de todas as formas.
Esse sempre foi o meu livro favorito da trilogia e continua sendo; no entanto, a primeira surpresa que eu tive foi não favoritar essa obra, pois o final apressado tirou um pouco do impacto de todas as reviravoltas que acontecem. Ainda assim, que leitura maravilhosa e, principalmente, necessária: se nas vezes anteriores que li "Sangue de Tinta" me encantei com esse mundo, dessa vez eu entendi os seus horrores... Há temas extremamente pertinentes como a forma com que os mais poderosos tratam o povo, as minorias, os pobres, as mulheres, tornando esta uma fantasia que vai bem além, trazendo dezenas de reflexões.
Outras temáticas fortemente representadas foram a saudade e a morte - ambas bem trabalhadas e multifacetadas, me emocionando bastante (e com frequência) durante a leitura.
A escrita de Funke continua fascinante e brilha ainda mais aqui, em um universo tão rico onde ela explora aspectos positivos e negativos da sociedade, de cada indivíduo e até do dom das palavras. A narrativa é fluida, bela e carrega uma melancolia enorme ao lidar com a figura do duplo de diversas formas ao longo do enredo.
Li e reli esse livro muitas vezes ao longo da vida, me apaixonando, cada vez mais, por "Sangue de Tinta"; agora, adulta, com mais bagagem de vida, essa paixão continua fortíssima, não por causa da magia fantasiosa, mas pela realidade que, hoje, conversa diretamente comigo.
Não é a toa que tenho uma tatuagem vinda de uma ilustração encontrada nessas páginas, representando meu amor pelo duplo, pela literatura e por essa história tão importante na minha vida: o "Mundo de Tinta" sempre esteve lá por mim quando eu mais precisei - e posso dizer, com o coração aberto e cheio de felicidade, que ainda está.

Maria 06/09/2023

O sonho de todo Leitor
Acho que desde que entendo por gente sonhei em poder viajar para dentro das realidades fantásticas dos livros e dos filmes, e a Maggie tem a chave para isso. Ler a si mesma para dentro de um livro, quando nenhum outro língua-encantada havia aparentemente conseguido, foi realmente um feito e tanto. Espero que no próximo livro ela se torne mais confiante quanto a própria escrita, se a Maggie dominar a escrita e a leitura como língua-encantada, nada poderá para-la. Tive uns mini infartos com essa parte final e com os plots, mas REALMENTE espero que "corrijam" a morte de certa pessoa.

bieussauro 13/08/2023

Bem-vindos ao mundo de tinta!
Cornelia Funke no segundo livro da série nos apresenta ao mundo de tinta e seus detalhes e lugares incríveis, levando o leitor numa jornada repleta de aventura e drama com seus personagens incríveis.

Julinho 08/08/2023

Assim como em "Coração de tinta", me encantei por "Sangue de tinta". A escrita de Funke é lindíssima - marquei e anotei uma infinidade de passagens de ambos os livros - e é muito identificável como ela fala dos livros, com muita sinceridade e amor (também sou um humilde leitor e quis estar em alguns dos universos que li, não todos).
Uma das críticas à obra de Funke é a falta de complexidade de seus personagens, principalmente os vilões. De fato, Capricórnio e Basta são personagens bem planificados, o que não é um demérito, levando em conta o que a história espera deles. Mortola e cabeça de víbora eu já acho que ambos tem o seu vislumbre cada, de um pouco de complexidade: o amor pelo filho (morto) da gralha e o medo da morte do outro. Orfeu não sei ainda se pode ser considerado um vilão, mas dentro do que foi apresentado até aqui, têm também seus vislumbres de claridade em sua escuridão.
Mas realmente, complexo e cheio de camadas, é o nosso anti-herói dedo empoeirado: impossível não se emocionar com sua relação com Farid, seu amor por Roxane e os sentimentos pela família de Meg. E o que descobrimos no segundo livro, trouxe novas dimensões à suas ações no primeiro livro da trilogia. O final deste livro é arrebatador!

Bruna Coutinho 29/07/2023

Ódio e cansaço e ódio e... Nossa, que ódio!
Tem muito tempo que li o primeiro livro. Me lembro vagamente de algumas coisas, me lembro dos atores do filme, mas é só isso. Quando comecei a leitura desse livro, não sabia que o personagem mencionado era novidade ou se já apareceu antes. Mas enfim...

O que quero dizer é que não lembro se gostei do primeiro livro e, definitivamente o segundo livro não foi a minha leitura favorita até agora. É cansativo ler uma história em que os personagens principais não tem um minuto de folga. Toda hora algo dá errado e quando algo parece dar certo eu já sabia que o problema viria logo logo.

Todo mundo que conhece o mundo que Fenoglio inventou não quer ir embora ou sonha em voltar pra lá. Na verdade, acho que a única exceção são um personagem (que talvez seja spoiler falar o nome) e eu. Caramba, nada dá certo nesse lugar, só tem gente escrota, toda hora alguém é preso, ameaçado, mutilado ou assassinado. "Mas no nosso mundo também é assim", é, eu sei, mas o Mundo de Tinta ainda tem o agravante de ser uma versão fantasiosa da idade média, ou seja, não tem saneamento básico, não tem água encanada, eletricidade, não tem nem medicina de verdade! Um cara vai arrancar um dente e quase morre porque o "médico" ao invés de ser chamado de barbeiro deveria ser chamado de açougueiro!

Assim, eu sei. Todo mundo já falou que gostaria de ir para algum lugar fictício que conheceu em um livro. Até hoje um sátiro não apareceu pra me levar para o Acampamento Meio-Sangue. Mas se eu tivesse uma chance real de ir pra lá, no máximo iria querer fazer uma tuor e voltar. Não faz sentido alguém querer viver num lugar que sabe que é perigoso.

E Fenoglio? Nossa, que ódio. Toda vez que ele aparecia a raiva aumentava. Ele é tão sem noção. Criou uma penca de personagens mas é incapaz de ver as coisas do ponto de vista deles.

É muita frustração e o final me deixou mais revoltada ainda! Cheguei ao ponto de pensar em abandonar o livro, mas insisti e terminei, agora tô na dúvida se vou ler o terceiro. Não sei se quero ler mais 500 páginas só pra passar raiva.

Sem estante 26/07/2023

Que continuação boa
É raro livro que é continuação ser bom, mas esse aqui tá de parabéns. Eu confesso que tava com expectativa muito alta, devido amar demais o livro anterior, e no começo da história me decepcionei um pouco, entretanto no decorrer do livro eu me apaixonei, até racionei a leitura para durar mais ?

Amo a história e os personagens e dá pra fazer um bom paralelo com a nossa vida, muitas vezes ficamos tentando montar a situação ideal e tudo só piora, sendo que o ideal as vezes é só deixar acontecer como tem que ser.

Daiane.Nascimento 22/07/2023

Volume dois
O segundo volume da trilogia mundo de tinta, traz um novo enredo, novos personagens e, para espanto de todos, a imersão dos antigos em um novo mundo, ocorrendo o oposto do primeiro livro.

Eu particularmente gosto bastante dessas questões medievais, que fazem parte desse mundo para onde os personagens vão. Confesso que a leitura foi um pouco cansativa, mas me apeguei bastante aos personagens. Ansiosa pelo terceiro e último volume da série.

Zoi puxado 19/07/2023

Livro mt bom, da vontade de ler tudo de uma vez!
Gostei muito de coração de tinta e com sangue de tinta não foi diferente, e com esse final eu estou ansiosa demais para ler morte de tinta.
Narrativa que prende do começo ao fim e não dá vontade de parar nem se quer um instante, é muito legal ver a mudança desde coração de tinta e como a Meggie, apesar de tudo, é apaixonada no mundo de tinta e infelizmente isso a trouxe algumas consequências. Gosto muito da forma como a autora escreve, intercalando entre personagens e mostrando bastante dos seus pensamentos, isso me fez gostar da trilogia mesmo que eu não curta tanto literatura infantil, Cornélia Frankie é uma exceção! Acho que nunca vou me decepcionar com um livro dela, apesar de ja ter lido outros de sua autoria confesso que eu tenho um apreço particular pela trilogia coração de tinta e concerteza não irei me decepcionar com morte de tinta.

Hanns 08/07/2023

Sublime
É poético do início ao fim, de um jeito que eu não consigo sentir raiva de nenhum personagem, exceto Basta e Mortola vocês deviam apodrecer, simplesmente um livro tão bem construído que você vai parar no mundo de tinta com tanta rapidez que acaba sentindo cada partícula de magia empregado na escrita.