Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Jessi Barbieri 26/01/2024

Que universo bem pensado, mas confesso que fiquei confusa um pouco com visualização de milhares de pessoas morando dentro desse silo.
amém que existe uma série para matar um pouco mais da minha curiosidade.

Fabiana.Canuto 07/04/2024

Acho que um dos poucos livros de ficção que li é que conseguiu me prender. Uma mistura de aventura, suspense e futuro. Extremamente envolvente e nem é meu gênero favorito.

Dime 11/09/2023

Um livro de ler em uma sentada só
Eu fiquei fascinado com a série e não pude esperar pela segunda temporada na Apple TV. Comprei o livro em um dia e nos dois seguintes tudo que fiz foi me aventurar junto a Juliette, a.k.a, a Rainha do Silo!!!! Muito bom, muito envolvente e viciante. Muito bem escrito e pensado. O autor está de parabéns. Um querido.
Marcelx.books 18/10/2023minha estante
Oq eh a.k.a?

Juliana3206 02/05/2023

Incrível
Confesso que deixei esse exemplar um bom tempo na minha estante.
Foi um livro que me surpreendeu de mais muito bom, bem escrito, fácil de ler e compreender você entra naquele mundo visualiza sabe.
Sem falar que Juliette é uma personagem incrível, você vai torcer por ela até o último minuto, vai se emocionar, vai chorar, vai vibrar de emoção.
Eu gostei de mais, eu não consigo escrever muito bem, mas leia é um livro muito bom, tenho certeza que vai gostar.
Ah pra quem gosta de romance, tem um, mas não é o foco.

Lido em 26/02/2023.

Thiana 07/06/2020

Reli e amei de novo
Quando li Silo pela primeira vez la? em 2014, achei muito diferente de tudo que ja? tinha lido, principalmente porque na e?poca as #distopias comec?avam a ganhar mais forc?a e uma roupagem as vezes menos futurista e mais focada em temas que sa?o as vezes muito atuais.

De forma beeem resumida, Silo de Hugh Howey e? um livro que conta a histo?ria de pessoas que vivem dentro dessas construc?o?es, que originalmente foram criadas para armazenar gra?os. Mas a diferenc?a desse silo e? que eles sa?o subterra?neos e abrigam pessoas e alguns animais.

Ningue?m sabe o motive de viverem nesse local e pelo que vamos percebendo gerac?o?es e gerac?o?es ja? viveram ali, mas sabem que o ar fora dele e? venenoso e mata qualquer um que saia de la?. Inclusive sair e? proibido, ate? mesmo falar que quer ir la? fora. Quando se comente um crime muito grava ou deseja sair, a pessoa e? mandada para a limpeza dos sensores que possibilita ver uma parte do mundo fora do silo.

Nesse universo temos como protagonista Juliette, que vive nas profundezas do silo no setor da meca?nica. Com a morte do Xerife, ela e? convidada a se tornar a nova representante da lei, pore?m na?o podia cogitar que essa seria uma func?a?o mais perigosa do que imaginava.

Eu adoro esse livro, acho que ele e? extremante misterioso e com uma escrita viciante, narrado em terceira pessoas vamos conhecendo muito mais do que apenas a protagonista. E Juliette, apesar de ser uma mulher fechada, acaba conquistando a simpatia dos leitores. Reler foi um pouco castigador, ja? que queria logo que chegassem nas partes que mais me cativaram na leitura, mas tambe?m me fez perceber que em alguns pontos o autor poderia ter retirado ou ate? resumido mais. OU talvez isso seja apenas uma sensac?a?o da releitura.

Arthur Peixoto 31/12/2021

Uma distopia interessante...
O livro traz a história de Julliete, que vive em um silo subterrâneo, pois o ar na Terra está cheio de toxinas, se tornando um lugar inabitável. Julliete vê sua vida virar do avesso com fatos que vão ocorrendo no seu lar. Com muitos plots durante o livro, a história se torna interessante e com muita ação. Há momentos ao meu exagerados, mas são atrapalha o gostar pela história. Recomendo e lerei a continuação com certeza.

Fran289 18/05/2023

Impossível parar de ler!
Comecei a ler o livro depois de assistir dois episódios da série produzida pela Apple TV porque fiquei simplesmente encantada e curiosa pra saber o que a saga guardava.
Não me decepcionei! O livro e a série se complementam apesar de terem algumas diferenças, e tem momentos em que o livro acaba demorando um pouco pra desenrolar algo, mas parece ser proposital, porque a gente fica agoniado pra saber o que está acontecendo.
Os capítulos terminam de um jeito que instigam a gente, diversas vezes eu me peguei boquiaberta e chocada com os plots.
Já comprei os próximos livros porque amei o que o primeiro apresentou mas mal posso esperar pra conhecer mais desse universo.

Sem estante 08/11/2023

Bom como poucos
Eu tô chocada com o tanto que eu amei esse livro. A história, os personagens, os cenários, absolutamente tudo é envolvente de um jeito que não dá vontade de largar o livro pra nada.
Minha única ressalva é a quantidade de detalhes, oq tem capítulos enormes só descrevendo o ambiente ou acontecimentos que não são assim tão relevantes pra história e eu reconheço que essa particularidade é um gosto meu.

Mas cara, amei Julliete e Lukas, amei o fato de a história fazer voltas do tipo que a gente acha que o trem vai pra um lado e muda tudo.

Um livro de fato surpreendente e com alguns pequenos plots que só melhoram a experiência.

Agora quero ler a continuação...

Anaíse 26/01/2024

Aos amantes de distopia: Leiam Silo
Sempre gostei do gênero distopia, porém só conheci Silo através da série -de mesmo nome- produzida pela Apple TV, como o final me deixou bastante curiosa, resolvi ler o livro.
E que leitura agradável, leve e dinâmica, alguns detalhes foram um pouco diferentes da série, mas nada a ponto de mudar o enredo, inclusive, acredito que todas as pequenas modificações deixaram a série ainda melhor.
O livro é realmente muito bom, conta com alternância de capítulos entre alguns personagens, o que contribui para deixar o suspense ainda melhor e aumentar a nossa curiosidade sobre os acontecimentos.
O final foi incrível e me deixou com mais vontade de terminar a trilogia (Silo, Ordem e Legado), então, aos fãs do gênero: leiam, vocês também vão gostar :)

Resenhando Com Luke ® 12/08/2022

Gostei do livro. Ele começa muito bem, com muitos mistérios sobre o lugar e sobre o que aconteceu. Mostra uma protagonista incrível chamada Juliette e o fim veio com chave de ouro.

Nota 7,5

Foxback 26/11/2023

Otimo Primeiro Volume da Trilogia
Confesso que so tive interesse no livro apos assistir a (otima) primeira temporada da serie baseada na trilogia. Mesmo com algumas diferenças ( o livro vai bem alem ), ambos sao de alta qualidade. Li na versao ebook, pelo kindle no celular e achei bem rapido. Apesar de preferir as versoes fisicas das obras, estou começando a gostar das digitais tambem. Resumindo, Silo entra para a minha lista de favoritos desse ano. Os 2 volumes finais serao lidos somente em 2024, mas ja estou ansioso para saber o que ira acontecer com esse intrigante grupo de pessoas, isoladas do mundo, em um abrigo subterraneo...

Gramatura Alta 25/06/2023

Http://gramaturaalta.com.br/2023/06/25/silo-distopia-sombria-e-claustrofobica/
Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora. Juliette é uma dessas pessoas. E talvez seja a última.

SILO é uma distopia que leva o leitor para um mundo pós-apocalíptico sombrio e claustrofóbico. A narrativa é envolvente e a atmosfera é intensa, recheada de mistérios, com uma sequência de revelações surpreendentes que ajudam a manter o interesse na leitura sequencial dos capítulos.

A história se desenrola em um futuro distante, onde a humanidade é forçada a viver em um enorme silo subterrâneo, com centenas de níveis, devido a um mundo devastado por condições tóxicas. A vida no silo é governada por regras rigorosas e uma sociedade estratificada, onde cada nível tem sua função específica. O acesso ao mundo exterior é impossível pela incapacidade de sobrevivência. E a expulsão do silo é a maior das punições.

Embora seja impossível a sobrevivência fora do silo, é dada às pessoas a liberdade de escolherem. Basta a pessoa pedir para sair, que é imediatamente atendida. Uma vez do lado de fora, é pedido que a pessoa limpe as lentes das câmeras para que as imagens transmitidas dentro do silo permaneçam com qualidade. Todas que saem, ou porque pedem, ou por punição, desempenham essa limpeza, para logo depois morrerem.

A protagonista, Juliette, é uma mecânica encarregada de manter as engrenagens mecânicas do silo funcionando. Essas engrenagens proveem energia para tudo dentro do silo, inclusive ar limpo. Quando um importante membro da comunidade morre em circunstâncias suspeitas, Juliette se vê envolvida em uma trama de segredos e conspirações que podem abalar as bases do silo. Conforme ela desvenda os mistérios por trás do funcionamento do mundo em que vive, sua vida passa a correr perigo, bem como daqueles que a ajudam.

Além de Juliette, também acompanhamos Bernard, o prefeito, o antagonista dúbio de Juliette. Ele carrega o peso das responsabilidades de liderança e é um defensor incondicional das regras que governam o silo. Tem uma personalidade autoritária e toma decisões controversas em nome do bem-estar da comunidade. É a representação da pessoa que sucumbe diante do poder e perde a noção do certo e errado, além das consequências morais e éticas.

Troy, o chefe da segurança, é um personagem intimidador e enigmático. Ele é o executor das punições do silo e, à primeira vista, parece ser um homem implacável e frio. No entanto, à medida que a história se desenrola, sua motivação e a complexidade de suas ações são reveladas, desafiando a visão inicial que o leitor pode ter dele.

Outro personagem que vale destacar é Lukas, um dos amigos mais próximos de Juliette. Ele é atormentado por um segredo e é através de sua perspectiva que somos apresentados a algumas das camadas mais sombrias do silo. Sua jornada pessoal e sua relação com Juliette trazem um senso de urgência e intensidade adicionais à história.

Uma das maiores qualidades de SILO é a habilidade de Hugh Howey em criar uma atmosfera opressiva e cheia de tensão. A descrição detalhada do ambiente, suas regras e limitações, transmite uma sensação palpável de claustrofobia e desesperança. O autor nos faz sentir a constante pressão psicológica enfrentada pelos personagens, bem como o desejo de descobrir a verdade que se esconde nas profundezas do silo. Verdade essa que é facilmente decifrada pelo leitor, mas sem perder o interesse pela história, principalmente devido à curiosidade de acompanhar o que acontece com Juliette.

SILO é um livro que nos faz questionar o poder, a lealdade e a natureza humana em um mundo onde a sobrevivência é tudo. Com sua trama instigante, personagens envolventes e atmosfera opressiva, Hugh Howey entrega uma distopia que agrada.

E a série?
A série homônima é bastante fiel à narrativa do livro, com pequenas modificações. Rebecca Ferguson (Missão Impossível – Fallout) interpreta Juliette com perfeição. Ela consegue passar para a personagem a dualidade que está no livro, de uma mulher frágil diante da opressão do mundo em que vive, mas extremamente forte nas suas convicções e corajosa para procurar respostas, mesmo colocando sua vida em risco.

Tim Robbins (Um sonho de liberdade) faz um Bernard misterioso e perigoso. O ator consegue transmitir uma expressão doce ao mesmo tempo que usa o olhar para demonstrar sentimentos escondidos, que nem sempre condizem com o que fala ou com o que faz.

A série da Apple TV+ estende alguns dos acontecimentos do livro para conseguir criar mais episódios, e modifica a ordem de outros, mas sem afetar o sentido da história original. O ambiente reproduz com certa fidelidade a claustrofobia descrita no livro, mas mantém uma inconsistência que não é muito bem explicada: a dimensão dos níveis e das escadas do silo. No livro, como na série, para uma pessoa ir de um andar para outro mais distante, poderia levar dias. Mas visualmente na série, isso não fica evidente, uma vez que as escadas são bem curtas e, principalmente na descida, seria possível descer ou subir dezenas e dezenas de níveis em poucos minutos.

Essa dúvida é igual no livro, uma vez que o autor não usa de metragens para conseguir explicar a dimensão do ambiente, dos andares ou das escadas. A sensação que fica é a de que o silo é gigantesco, com uma separação de níveis de quilômetros e não de poucos metros. Essa dimensão cria alguns problemas, uma vez que algo tão gigantesco, seria muito difícil de ser administrado e ter uma locomoção a pé, algo que não acontece na história.

Mas de maneira geral, a série consegue criar um clima de mistério que consegue prender a atenção de quem assiste, embora a maioria dos segredos sejam facilmente desvendados antes de serem apresentados na tela, bem como acontece no livro. É mais uma distopia de suspense, com perseguições e mortes. Vale assistir, mas sem expectativas demais. Da mesma maneira que o livro.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/06/25/silo-distopia-sombria-e-claustrofobica/

Carla 16/07/2023

História ótima...
Nesse livro temos a história distópica de um mundo pós apocalíptico em que as pessoas vivem em um grande Silo subterrâneo de 140 andares. Separados em extratos sociais de acordo com os andares e sob a administração de algumas poucas pessoas. Falar sobre o mundo exterior é proibido e os que desafiam o sistema são mandados para a rua para limpar as lentes das câmeras que permitem o vislumbre do mundo destruído.

Cheguei nesse livro a partir da série. Fiz o caminho oposto ao que, normalmente, se faz: vi a série e depois li o livro.

Achei impressionante como a série melhorou alguns aspectos do livro e tornou a história ainda mais instigante.

Mas a leitura do livro traz profundidade para a relação entre a sociedade do silo e a sociedade em que vivemos e para relacionar o papel da protagonista no desenrolar dos fatos que fazem tudo desmoronar.

A série corresponde a cerca de 40% do livro é o que vem depois é ótimo tbm. Curiosa para ver como a série vai desenrolar os fatos e o que vai modificar.

Não dei 5 estrelas pq o livro tem muitos trechos explicativos e ficou longo. Ao mesmo tempo, alguns personagens ficaram rasos e o autor podia ter aprofundado suas personalidades.

O livro é o 1° de um trilogia.

Maitê Kp 30/06/2020

Achei o livro bom. Difícil de entender no início. Até engrenar a história vai algumas boooaaas páginas. Mas depois a coisa só vai.