Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Magghy 19/11/2014

Reflexiva!
O Silo me encantou desde a capa e a sinopse só me instigou a lê-lo. É um livro, uma ficção cientifica que narra uma discreta distopia. Não é uma distopia clássica, mas algo que talvez já esteja sendo pensado para acontecer em algum lugar do planeta!. Isto é um fato. A luta pela sobrevivência sempre nos faz ter impulsos que desconhecemos. E pensar o mundo como um sistema onde somos manipulados por outros sistemas é uma compreensão verossímil. Este livro é recheado de reflexões sore a vida, a forma como a encaramos, sobre sobrevivência, relacionamentos humanos, controle de natalidade, ganância e vaidades humanas, confinamento...e principalmente sobre esperança. Talvez seja um alerta a nós, os tão sabidos e racionais seres humanos que estamos destruindo nosso próprio planeta em nome de vaidades e ganâncias sem medida. Talvez existam muitos "silos" espalhados por ai, e não percebemos. Talvez sejamos um "silo" quando nos contemos e nos omitimos e nos fazemos de surdos, quando uma voz em nossa consciência nos suplica para sermos diferentes... Talvez confinamos muitas outras pessoas em um 'silo' quando as desprezamos, quando não as enxergamos, quando somos arrogantes e não reconhecemos o respeito e a dignidade que todos merecem... Os governos corruptos e capitalistas tem produzido 'silos' ao longo das décadas para nós manter sob controle...
Bem, esta leitura me moveu a encontro de mim mesmo. Fez-me refletir sobre minha vida, minha família e o planeta. E o que seria um livro se não nos despertasse da letárgica rotina que nos consome, e aquilo a que chamamos de vida? Ou sistema? Ou Silo?

site: sobrevivência, preservação do planeta, esperança
Blackpantoja 03/12/2014minha estante
? Gostei da sua ampla visão sobre o livro Silo Magghy, não interpretando como uma simples saga distópica, mas sim uma como uma profunda mensagem ao ser humano. Fico feliz em compartilhar de sua opinião, parabéns pela ótima resenha e pela ótima leitura ???

Blackpantoja 03/12/2014minha estante
Gostei da sua ampla visão sobre o livro Silo Magghy, não interpretando como uma simples saga distópica, e sim como uma profunda mensagem ao ser humano. Fico feliz em compartilhar de sua opinião ,parabéns pela ótima resenha e pela ótima leitura !

Jadinha 04/12/2014minha estante
Parabéns Magghy... tivemos visões parecidas... gostei muito desse livro...

Magghy 04/12/2014minha estante
Own... grata Black e Jádia.. deixei um comentário, também, a respeito do Silo, no Blog de Jádia. Beijos!

Homero 20/03/2023

Cheio de altos e baixos.
Uma Distopia pós apocalíptica de uma sociedade vivendo presas em um "Silo"

Inicia eletrizante, depois uma calmaria, seguida por uma grande guinada e logo depois outra calmaria, para encerrar muito bem e com boas perspectivas.

O muito é uma grande curiosidade que me gerou como leitor, mas os personagens não são muito bem trabalhados, um romancezinho mequetrefe sem química e diria até que desnecessário, faz o livro descer um degrau.

Mas por fim, a sensação foi positiva, com mais momentos bons do que cansativos. Logo continuarei a trilogia.

Acad. Literária 05/05/2015

RESENHA - Silo
O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo?
Se sua vida dependesse de seguir regras rígidas, quase tirânicas, onde o simples fato de desejar a liberdade pode te condenar à morte?
E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade?
Essa é a história de Juliette.
Esse é o mundo do Silo.
Silo, obra escrita pelo autor Hugh Howey narra a história de Juliette, uma mecânica residente dos níveis mais inferiores do Silo. O mundo criado por Hugh mostra um cenário futurista pós-apocalíptico: a terra é um mundo dominado por toxinas mortais. Um ambiente hostil onde nenhum tipo de vida sobrevive. Os humanos, sobreviventes da catástrofe, foram abrigados em um gigantesco complexo chamado Silo, onde uma grande comunidade vive sob regras rígidas. A construção é basicamente um enorme prédio, só que enterrado no chão, com 144 níveis de profundidade, dividido em 3 seções de 48 andares com escadas estreitas ligando os andares. Os cidadãos são divididos em camadas e cada um exerce uma função especifica por toda a vida. Temos desde o representante máximo – o prefeito –, os técnicos intermediários da tecnologia e os mecânicos dos níveis inferiores.
No início somos apresentados a Holston, o Xerife do Silo. Sua história é marcada por perdas e dúvidas que o fazem tomar uma decisão que o sentenciaria a morte: ele pediu para sair.
No Silo, quando uma pessoa expressa seu desejo de liberdade, é condenada a limpeza, que nada mais é do que uma sentença de morte. O procedimento é realizado da seguinte forma: a pessoa condenada veste uma roupa especial, própria para que ela consiga sobreviver do lado de fora do Silo. Uma vez lá fora, a pessoa limpa as câmeras que mostram do lado de dentro como está o ambiente lá fora. Minutos depois o traje não suporta a pressão e se rompe, matando a pessoa.
Sempre que uma pessoa é enviada para fazer a limpeza, os residentes do Silo vão até o primeiro andar para conferir com seus próprios olhos se o mundo lá fora mudou, nem que fosse só um pouco. Essa checagem é uma espécie de ritual, uma forma de evitar que enlouqueçam e uma forma de mostrar que existe algo além do sufocante confinamento que é o Silo, para então voltarem às suas casas cientes de que tudo permanece igual. Então surge a pergunta que todos fazem a si mesmos, mas ninguém jamais obteve a resposta: porque todos fazem a limpeza, mesmo quando afirmam que não o farão?
Com a morte de Holston, a prefeita Jahns precisa de um novo Xerife. Aí que a história de Juliette começa.

Impressionante, é o que eu tenho a dizer sobre essa obra. O autor criou todo um universo dentro de um prédio subterrâneo. Suas descrições são riquíssimas em detalhes, proporcionando uma imersão tão completa que às vezes parece que você se sente confinado no mesmo mundo que os personagens. A sensação de claustrofobia é constante e quase palpável.
Imaginem nascer, viver e morrer confinado, sem nunca, jamais poder sair dos limites que o Silo impõe. Para nós é algo assustador, mas para quem não sabe o que é o mar, o que é uma floresta, um lago ou mesmo uma cidade, o Silo é tudo o que as pessoas podem chamar de lar e todo o resto é apenas morte certa. Imaginem viver em um mundo onde uma criança só nasce se alguém morre e pior ainda, casais só podem ter filhos se conseguirem ganhar na loteria (sim, do mesmo modo que a Mega-Sena). Imaginem viver em um complexo tão enorme que para que uma pessoa vá do primeiro andar até o último sejam necessários de dois a três dias para fazer o percurso. Imaginem viver em um lugar onde não existem livros e o papel é um item caríssimo. Onde você precisa pagar para enviar uma simples mensagem em computador e o valor sobe a cada letra inserida. E imaginem viver num mundo onde o simples fato de desejar a liberdade pode te condenar a morte. Tudo isso é Silo.
Curioso notar o quanto o ser humano pode estar próximo dessa realidade. Vivemos uma época em que se fala muito em aquecimento global, destruição do meio ambiente, falta de água. O universo criado pelo autor não está tão distante assim da nossa realidade e isso faz com que o leitor veja e perceba que por mais que a história se trate de uma ficção, ela pode sim num futuro ser a realidade da raça humana.

A trama da obra é muito bem construída. Os personagens são cativantes, as intrigas são muito bem elaboradas, as mentiras são bem exploradas, as verdades são cruéis ao ponto de pensarmos “e se fosse comigo”, as reviravoltas então, são de cair o queixo. O leitor, à medida que a história avança, fica tenso e aflito com tudo que esta acontecendo e acaba por sofrer junto aos personagens, muito pelo fato de que a história pode sim vir a se tornar uma realidade para nós.
A obra é narrada em terceira pessoa. A fluidez da narrativa é tranquila no que diz respeito às palavras usadas. O que pega mesmo são as descrições usadas pelo autor. Imaginar um mundo como o Silo é um trabalho desafiador para algumas mentes. Isso não é um ponto fraco na obra, de forma alguma! Só que o leitor pode perder muitos minutos imaginando certas estruturas descritas pelo autor. Acredito que vale a pena a viagem. A narrativa é truncada, apresentando pontos de vista de mais de um personagem, embora a personagem central da história seja Juliette. Os personagens são muito bem construídos e apesar de serem muitos, cada um desempenha um papel que se encaixa dentro da trama perfeitamente. Agora, o ponto negativo vai para a revisão. Há alguns erros de ortografia e formatação na obra. O pior mesmo são os erros de concordância. O pessoal responsável pela tradução não tomou o devido cuidado em certos trechos, porém nada disso desmerece o quão épico é essa publicação. A arte capa é bem trabalhada, passando a ideia (ao menos para mim) de que foi corroída pelo tempo e precisa de uma limpeza. O livro é dividido em 5 partes, contendo vários capítulos, alguns bem curtos, proporcionando uma leitura mais ágil e menos desgastante aos leitores que adoram “ler só mais um capítulo”.
Hugh Howey nasceu em 1975 na Carolina do Norte, passou alguns anos vivendo em um barco e, mais tarde, trabalhando como capitão de iate. Foi durante uma viagem que conheceu a esposa, que o convenceu a baixar âncora e comprar uma casa. Ele escreveu “Silo” enquanto trabalhava em uma livraria, dedicando ao manuscrito suas manhãs e as horas de almoço ao longo de quase três anos. Originalmente publicado em e-book de forma independente, “Silo” teve sucesso repentino, e foi após ouvir pedidos dos leitores que Howey resolveu desenvolver e aprofundar a narrativa. O livro entrou na lista de best-sellers da Amazon e do The New York Times, e a história de seu sucesso foi destaque em veículos como Entertainment Weekly, Variety e Deadline Hollywood. Atualmente, Howey mora em Jupiter, na Flórida, com a esposa, Amber, e a cadela, Bella.
Como já afirmei antes, “Silo” é uma das mais impressionantes obras que retratam o mundo pós-apocalíptico que eu já li. É leitura obrigatória para os fãs do gênero. Recomendo também para os curiosos que desejam saber como poderia ser um mundo pós-apocalíptico. Às leitoras de plantão, Juliette é uma personagem forte, decidida, carismática e inteligente e, provavelmente, irá agradá-las. E claro, aos que gostam de perder o fôlego com descrições detalhadas e uma trama envolvente. “Silo” é para todos vocês.
Hugh Howey criou um universo riquíssimo em detalhes que não deixa a desejar em momento algum. O autor ainda deixou muitas perguntas em aberto que certamente farão os leitores irem atrás do segundo volume da série: “Ordem”.
Já considero Silo uma das melhores obras que eu li esse ano. Aproveitem a leitura e muito cuidado com o que pensam; vocês podem ser os próximos a realizarem a limpeza.

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2015/05/resenha-silo-hugh-howey.html
Bradley 22/07/2015minha estante
Ótima resenha.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/06/2023

Nesta ficção científica futurística, o futuro é hostil e a Terra se encontra inabitável. Os sobreviventes deste cenário de destruição resistem confinados em um gigantesco silo subterrâneo, onde homens e mulheres lutam pela sua existência num mundo de segredos e mentiras, firmemente regulado por aqueles que o dominam. Para continuarem no silo, que é dividido em diferentes pavimentos, os sobreviventes precisaram seguir à muitas regras, e a principal dela é que eles não devem, em hipótese nenhuma, desejar sair. E sair do silo também é a maior das punições. Nesta comunidade, há quem se recusa a seguir estas regras e ousam sonhar e ter esperança, espalhando um otimismo há muito tempo perdido.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580574739

Sam 01/06/2015

Assim que terminei de ler este livro tive certeza de que deveria escrever algo sobre ele...
É tudo tão intenso que sinto dores pelas pernas, falta de ar, de sol, de liberdade.
Já se imaginou vivendo abaixo da terra? Vivendo sob regras e valores repreensíveis? Em um mundo separado por castas, fechado por concreto e terras?
Um mundo tão aparentemente estável mas que ao menor ruído social pode vir abaixo como um grande móbile de cartas...
Um mundo apocalíptico, cercado de mistérios, palavras sussurradas, histórias escondidas; morte, dor, fome de sobrevivência. Este livro conta a história de uma história ainda mais antiga, com vários universos paralelos que coexistem, parecido a uma grande flor arquitetônica bolada por uma mente capitalista e doentia.....Afinal de contas, quantas vezes é preciso repetir uma mentira para que ela passe a ser encarada como suprema verdade?
A Ordem está aí.......
Silvana Barbosa 02/06/2015minha estante
Eta ! Gostei .

Sam 02/06/2015minha estante
É bom demais Sil...muita intriga, suspense...e cada lance muito doido....parece ficção científica....

Danyelle 09/06/2015minha estante
Quero muitooo ler!!!!

Sam 12/07/2015minha estante
Oii Dani....e aí já leu?...
Gostou assim como eu?...
bjim

mikakuamoto 18/04/2023

Para aqueles que ousam ter esperança
Já tinha lido esse livro alguns anos atrás, mas decidi reler ele pois quero assistir a adaptação da AppleTV e não lembrava muito da história.
O que senti foi que estava lendo ele pela primeira vez, não lembrava de todos os personagens e fiquei muito triste com a partida de alguns.
Não sei até que parte do livro a adaptação vai mostrar, mas já estou pensando em reler os outros livros da séria também...

Andria 02/07/2017

Um Livro que leva o leitor para um universo que ainda não havia sido explorado.
Muito bom, ação e emoção desde o início. Texto dinâmico, surpreendendo o leitor em vários momento, personagens consistente e inteligentes envolvidos em uma história interessante. Nos leva apensar como o ser humano pode levar o mundo a destruição e também pode achar uma nova maneira de viver bem como este novo mundo pode ser tão frágil quanto ao antigo.

kally5 10/03/2023

Surpreendente!
Eu estou muito feliz por ter achado esse livro, ele é MUITO bom!
ele foca mais no mistério, no suspense, que eu amo de paixão, o autor sabe muito bem o que ele ta fazendo, além de escrever de um jeito muito bonito.
eu não esperava que tivesse partes tão tristes, me fez pensar muito na nossa sociedade e no que o ser humano esta disposto a fazer por medo?
pra quem ama mistério e ficção científica, tenho certeza que vai ser uma leitura incrível! a cada capítulo era um segredo desvendado com outro segredo aparecendo, muitas reviravoltas, e o melhor de tudo, todas elas fazem sentido, tem coerência!
super recomendo, com certeza um dos melhores livros do ano!
Izzie 14/03/2023minha estante
amiga, pode me dizer se tem romance ou hot? e quais são os gatilhos??

Joseane 19/04/2023

Um livro bem viciante
Eu gosto muito de filmes e séries pós apocalíptico, tipo The 100, mas é a primeira vez que leio um livro sobre o tema e o resultado foi bom.
A minha crítica é que eu achei que os personagens são muito pouco trabalhado e, não sei se algumas pontas soltas serão explicado pelos três próximos.
Mas é um livro que te prende, mas que não permite que sua mente voe até o local que eles estão pela falta de uma narrativa descritiva do autor.
Mas, quero ver a série que será lançada pelo Apple+

Dan 10/08/2018

"O que nós fazemos define quem somos."
Sem palavras para descrever o livro. O enredo me prendeu do início ao fim, mesmo com a narrativa em terceira pessoa, não ficou arrastado como muitos acabam ficando.

E outra, ele têm estória, não ficou acrescentando coisas que não tinham nada ver com o contexto. E acima de tudo, o autor soube construir bem os seus personagens, desde a Juliette até aquele maldito do Bernard.

Agora espero seja/continue tão bom quanto esse, porque só de ler o trecho pude perceber que será bem punk, pois finalmente vou poder saber o que aconteceu que tornou o mundo tóxico e outros segredos que que permeiam o silo. E só um adendo, espero que os segredos não seja uma coisa óbvia.

hércules 17/01/2019

LEITURA CANSATIVA
Nas páginas iniciais de Silo, você de cara percebe que aquela não será uma leitura fácil, e ao decorrer de uma boa parte dele ela é chata, porém necessária, pois precisamos entender a estrutura do silo e como funcionam e a importância dos níveis. À medida que avançamos na leitura, porém, a história fica mais interessante e com mais ação, não deixando de ser extremamente detalhista, e uma cena que poderia ser descrita em poucas páginas acaba sendo descrita em muitas.

A nota dada ao livro é referente à sua escrita muito bem executada e à sua originalidade, apesar de cansativa. Além disso, não consegui me conectar direito com a personagem principal, Juliette. Sabe quando você simplesmente não consegue se indentificar? Essa é a situação.

Porém, para quem gosta de ficção científica e de ideias inovadoras em livros, essa é uma boa escolha.
Larissa @daestantepromundo 18/02/2019minha estante
Eu abandonei a leitura por enquanto, realmente ela é cansativa demais :/

hércules 05/03/2019minha estante
Larissa, se você achou essa cansativa, não chegue perto dos outros dois kkkk

Larissa @daestantepromundo 05/03/2019minha estante
Kkkkk quero nem terminar esse

hércules 08/03/2019minha estante
comece outra leitura, recomendo kkkk

hércules 08/03/2019minha estante
se quiser posso resumir os três livros em uma frase pra você

Larissa @daestantepromundo 08/03/2019minha estante
Kkkkkkk resume ai

hércules 08/03/2019minha estante
O ar do exterior não é envenenado e alguns dos silos 18 e 17 conseguem escapar.

Larissa @daestantepromundo 08/03/2019minha estante
Imaginei que não fosse kkkkk

Thatiane.Cristina 04/06/2023

Uma história envolvente. Surpreendente. Me peguei ansiosa pelo próximo acontecimento por várias vezes. Ansiosa acabei achando algumas partes descritivas longas demais. Mas com certeza um ótimo livro cheio de detalhes.

J. K. Martins 19/11/2019

Distopia de Qualidade
O futuro aqui é aterrador. A humanidade foi obrigada a se esconder em Silos (Enormes estruturas subterrâneas), devido à superfície estar imprópria para a vida.
Conspirações. Companheirismo. Traições. Aqui, Hugh Howey nos apresenta a humanidade em um momento frágil, onde a sobrevivência significa romper com certas regras.
O final é um grande soco no estômago e um ponta pé certeiro para o próximo volume.

J. K. Martins

site: https://www.instagram.com/autorjohnk/

Felipe Lima 25/02/2020

Após tres anos, finalmente eu consegui terminar Silo. A proposta do livro é boa, as personagens sao cativantes: Julliete é uma personagem incrivel que me cativou desde o inicio da historia, Lukas foi um bom par romantico e o autor soube construir bons personagens secundarios como Knox, Walker e Shirly. Meu grande problema foi quando Jules chega ao silo 17, a partir daquele momento a historia comecou a se arrastar um pouco e somando a constante mudanca de narrativa (Jules-Lukas-Mecanica), ficava dificil se envolver com a historia. Fora isso, é bem provavel que eu leia o segundo capitulo da saga em algum momento para tentar entender como nossa sociedade chegou a realidade claustrofóbicado Silo.