Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Regis 19/08/2023

Uma Grata Surpresa
Silo é um livro que foi lançado em 2014, eu só cheguei até ele por causa da série da Apple TV, e imediatamente quis fazer essa leitura; parte porque a série só abrange 40% do primeiro livro e parte porque essa foi a segunda série que vi nos últimos tempos que despertou muito meu interesse (a primeira foi Ruptura).

Fiquei sabendo que inicialmente esse livro era apenas um conto, mas foi tão apreciado que o autor voltou e transformou em um romance... inclusive ele primeiro lançou o livro por conta própria e só depois do sucesso encontrou uma editora.
A escrita é muito fluída e a história é recheada de mistérios, a todo momento está acontecendo alguma coisa e algo novo sempre está sendo revelado; isso torna os capítulos instigantes e a leitura bem rápida.

O gancho deixado no final me deixou bem curiosa para ler o próximo volume.
Gostei bastante do livro e não falei nada do enredo de propósito para não dar spoilers: pois acho que iniciar essa leitura sem saber muita coisa (assim como iniciei a série) torna tudo mais instigante, mas vou dizer que a personagem principal, Juliette Nichols; é ótima assim como Knox, McLean e Walker...
A alternância de capítulos entre os personagens torna a leitura dinâmica e rápida. Depois dos 40% devorei as páginas em sequência sem nem ver o tempo passar.
Teve uma ou duas coisas que diferiram da série no início do livro e que não apreciei muito, mas isso não tira o mérito da leitura e no geral tive uma grata surpresa ao descobrir e ler essa distopia.

Recomendo para todos que são fãs do gênero.
Dona Erica 20/08/2023minha estante
Amo suas resenhas ??

Regis 20/08/2023minha estante
Obrigada, Erica! Fico feliz que goste. ??

Foxback 20/08/2023minha estante
Comecei a ler por causa da Serie tb.

Regis 21/08/2023minha estante
Eu gostei bastante da primeira temporada, Fábio. ?

Cleber 21/08/2023minha estante
Adorei a resenha! Esse livro está na minha lista faz tempo, comecei ver a série mas ainda não tinha me empolgado para pegar os livros, mas agora estou louco para ler também.

Regis 21/08/2023minha estante
Obrigada, Cleber! Se gostou da série, creio que vai achar a leitura bem mais dinâmica. ??

HenryClerval 04/09/2023minha estante
Que bom que gostou tanto do livro. Assistir a série foi ótimo e estou curioso para saber o destino da Juliette depois daquele final. Vou fazer como você e ler. Kkk ?

Regis 04/09/2023minha estante
Faça isso, Leandro. Obrigada por ver a série comigo. ??

isaikki 28/03/2024minha estante
Ótima resenha, comecei a gostar dessa história pela série também, e agora estou também lendo o livro rsrsrs

Regis 28/03/2024minha estante
Estou esperando a segunda temporada para poder iniciar o próximo, isaikki. ?

hércules 17/01/2019

LEITURA CANSATIVA
Nas páginas iniciais de Silo, você de cara percebe que aquela não será uma leitura fácil, e ao decorrer de uma boa parte dele ela é chata, porém necessária, pois precisamos entender a estrutura do silo e como funcionam e a importância dos níveis. À medida que avançamos na leitura, porém, a história fica mais interessante e com mais ação, não deixando de ser extremamente detalhista, e uma cena que poderia ser descrita em poucas páginas acaba sendo descrita em muitas.

A nota dada ao livro é referente à sua escrita muito bem executada e à sua originalidade, apesar de cansativa. Além disso, não consegui me conectar direito com a personagem principal, Juliette. Sabe quando você simplesmente não consegue se indentificar? Essa é a situação.

Porém, para quem gosta de ficção científica e de ideias inovadoras em livros, essa é uma boa escolha.
Larissa @daestantepromundo 18/02/2019minha estante
Eu abandonei a leitura por enquanto, realmente ela é cansativa demais :/

hércules 05/03/2019minha estante
Larissa, se você achou essa cansativa, não chegue perto dos outros dois kkkk

Larissa @daestantepromundo 05/03/2019minha estante
Kkkkk quero nem terminar esse

hércules 08/03/2019minha estante
comece outra leitura, recomendo kkkk

hércules 08/03/2019minha estante
se quiser posso resumir os três livros em uma frase pra você

Larissa @daestantepromundo 08/03/2019minha estante
Kkkkkkk resume ai

hércules 08/03/2019minha estante
O ar do exterior não é envenenado e alguns dos silos 18 e 17 conseguem escapar.

Larissa @daestantepromundo 08/03/2019minha estante
Imaginei que não fosse kkkkk

Narri Chan 02/07/2014

Superestimado.
Não costumo fazer resenhas de livros no Skoob porque algum dia pretendo fazer um blog para isso. Mas desse livro eu simplesmente tenho que escrever agora mesmo.
A nota ideal para esse livro na minha opinião é 3 estrelas e meia, mas como só pode arredondar, resolvi por simplesmente 3 estrelas.

Muitos que já leram, falam que é uma história bastante original, mas isso não é verdade. Existe um livro chamado A Cidade das Sombras (City of Ember em inglês. Também foi lançado um filme baseado nesse livro) que tem mais ou menos a mesma base do Silo: uma cidade subterrânea, que existe já há centenas de anos, mas poucos falam sobre o que tem do lado de fora, ou porque estão ali. O decorrer da história vai ficando diferente do A Cidade das Sombras, mas em cada canto notamos alguma semelhança. E, particularmente, gosto mais do Cidade das Sombras.
Mas, foi exatamente essa semelhança com o livro de Jeanne Duprau que me fez ter vontade de ler Silo. Eu praticamente sou desesperada por livros assim, sem falar que adoro distopias. Bastou então eu achar o livro em promoção, que pronto, levei pra casa. Mas foi uma grande decepção.

A história começa despertando nossa curiosidade muito bem. Mas só COMEÇA assim, as primeiras páginas MESMO. Quando acaba aquele epílogo, começa uma jornada de páginas cansativas de se ler. Primeiramente, os personagens apresentados não nos cativa, e na verdade, não apenas os primeiros a serem mostrados, mas todos no livro. É difícil criarmos algum carinho por eles.
Depois, o autor derrama informações sobre nós, informações que podem até ser importantes para a história mas que poderiam muito bem ter aparecido em outro momento do livro. É muita coisa, e não fazemos ideia do que imaginar direito, nos perdemos.
Por falar em informações, temos a questão de detalhes do cenário. Eu sinceramente não sei como o autor conseguiu imaginar um cenário como o Silo. É extremamente complicado imaginar esse lugar. Não consigo visualizar o cenário se em "2D", ou seja, não é um cenário em que consigo imaginar como "natural", como se pudesse estar dentro dele. É difícil ter alguma noção de profundidade, de tamanho, e visualizar onde se encaixam as coisas. Chega a ser cansativo, especialmente nas 100 primeiras páginas, pois só o que fazem é descer as escadas.
Isso das escadas me leva a falar de outro problema: descrições de ações. Muita gente tem dificuldade para ler alguns livros porque alguns desses livros dá detalhes desnecessários sobre algum objeto ou alguma ação. Eu particularmente não costumo me incomodar com isso, mas nesse livro foi demais até para mim. Era muita informação desnecessária e pouca informação útil para ajudar a imaginar tudo aquilo de um jeito mais fácil. Aconteceu de ter até mesmo uma descrição repetida, que era importante mas não havia necessidade de aparecer duas vezes, uma na descida e outra na subida, bastava aparecer na subida!
Foi bem difícil aguentar mais de 100 páginas com tudo isso que citei, além de uma tremenda enrolação com: continuaram a descer... bengala prendendo nas escadas... todos aqueles degraus e mais degraus...
Sério, foi um saco. Pensei SERIAMENTE em parar de ler o Silo. Tanto que até vim aqui ler algumas resenhas pra saber se melhorava em alguma parte. E ainda bem que fiz isso, porque de fato, melhora.

O livro só começa a realmente ficar bom pelas páginas 130, por aí, mas só começa a MELHORAR quando já está quase na metade. Então, se está pensando em parar, sugiro que faça um esforço de ler até a metade e só então decidir isso ou não.
A história demora, mas começa a ficar intrigante. São várias páginas que não queremos parar de ler. E cenas feitas para perdermos o fôlego, bem, elas funcionam. Perdemos MESMO o fôlego. O decorrer da história se torna muito bom, mas mantendo algumas das falhas que citei acima, além de surgir uma nova: romance aguinha com açúcar. Eu até esperava que tivesse algum romance, mas achei ridiculo o jeito que isso aconteceu. Foi quase uma contradição a respeito da Juliette, e que aliás, nem foi a primeira contradição dela. Pra alguém que insiste que amava ficar lá embaixo, não estando nem aí para o que havia acima, ela mudou de ideia bem rápido.

Mas, concluindo: o livro tem suas muitas falhas mas não é um caso perdido, se torna muito bom em um certo momento. Só que nem as boas cenas foram o suficiente para aumentar minha nota. Tem coisas que certamente não consigo engolir e, infelizmente, uma história que eu estava tendo grandes expectativas, está repleta delas.
Eu pretendo continuar lendo, mas não estou nem um pouco desesperada por sua continuação.
Glauber 15/07/2014minha estante
Legal. Gostei da sua resenha. E farei um esforço pra chegar na metade. Mas confesso que ler as 130 primeiras páginas foram muito, mas muito difíceis. Achei muito desnecessário aquele monte de descrição de escadas também. De fato a história só começa mesmo quando a Jules sobe.

Maurinho 04/08/2014minha estante
Só agora consegui terminar o livro. E realmente, ele tem bons momentos,...mas é difícil, o leitor tem que perseverar, pois existe muita enrolação, muita descrição inútil.

Andrea 04/08/2014minha estante
Costumo ler rápido mas este livro está difícil chegar na pagina 100! Falta ritmo e muita coisa descrita sem necessidade....estou quase abandonando :/

Lorena 25/08/2014minha estante
Meu Deus...eu pensei exatamente a mesma coisa. Ou seja: nunca mais eles vão terminar de descer essa escada? Ou de subir? Estou na parte que você diz que melhora, então SÓ POR ISSO, vou continuar...rs. Vi tanta gente falando bem aqui que me senti "fora do silo" (ok, piadinha infame) por não achar nada dessas coisas todas...rs

Felipe 31/07/2015minha estante
Acho que eu demorei uns três meses para conseguir terminar de ler, e concordo em tudo com sua resenha. Eu não me importo com descrições, acho bem necessárias, mas nesse livro tava um saco. Sem falar do cenário que você não definir ele, eu ficava lendo e pensando o tamanho do pé direito de um andar no silo pra demorar dias só subindo e descendo rs. Também pretendo continuar, mas acho que vai demorar um pouco pra eu engatar no próximo.

Dreamer 09/05/2016minha estante
Achei bem chatinho tb. Melhora, mas não empolga, não tenho vontade de ler o segundo. Apesar de, diferentemente de vc, conseguir imaginar o cenário e até entrar nele por causa dos detalhes dados, tb achei muito descritivo. Tb não achei que os personagens cativem, são chatos. E o livro todo eu percebi que o interesse do autor é que façam um filme dele e não que ele seja um bom livro e qd percebi isso me deu mais raiva. Enfim, decepção é a palavra para Silo.

Magghy 19/11/2014

Reflexiva!
O Silo me encantou desde a capa e a sinopse só me instigou a lê-lo. É um livro, uma ficção cientifica que narra uma discreta distopia. Não é uma distopia clássica, mas algo que talvez já esteja sendo pensado para acontecer em algum lugar do planeta!. Isto é um fato. A luta pela sobrevivência sempre nos faz ter impulsos que desconhecemos. E pensar o mundo como um sistema onde somos manipulados por outros sistemas é uma compreensão verossímil. Este livro é recheado de reflexões sore a vida, a forma como a encaramos, sobre sobrevivência, relacionamentos humanos, controle de natalidade, ganância e vaidades humanas, confinamento...e principalmente sobre esperança. Talvez seja um alerta a nós, os tão sabidos e racionais seres humanos que estamos destruindo nosso próprio planeta em nome de vaidades e ganâncias sem medida. Talvez existam muitos "silos" espalhados por ai, e não percebemos. Talvez sejamos um "silo" quando nos contemos e nos omitimos e nos fazemos de surdos, quando uma voz em nossa consciência nos suplica para sermos diferentes... Talvez confinamos muitas outras pessoas em um 'silo' quando as desprezamos, quando não as enxergamos, quando somos arrogantes e não reconhecemos o respeito e a dignidade que todos merecem... Os governos corruptos e capitalistas tem produzido 'silos' ao longo das décadas para nós manter sob controle...
Bem, esta leitura me moveu a encontro de mim mesmo. Fez-me refletir sobre minha vida, minha família e o planeta. E o que seria um livro se não nos despertasse da letárgica rotina que nos consome, e aquilo a que chamamos de vida? Ou sistema? Ou Silo?

site: sobrevivência, preservação do planeta, esperança
Blackpantoja 03/12/2014minha estante
? Gostei da sua ampla visão sobre o livro Silo Magghy, não interpretando como uma simples saga distópica, mas sim uma como uma profunda mensagem ao ser humano. Fico feliz em compartilhar de sua opinião, parabéns pela ótima resenha e pela ótima leitura ???

Blackpantoja 03/12/2014minha estante
Gostei da sua ampla visão sobre o livro Silo Magghy, não interpretando como uma simples saga distópica, e sim como uma profunda mensagem ao ser humano. Fico feliz em compartilhar de sua opinião ,parabéns pela ótima resenha e pela ótima leitura !

Jadinha 04/12/2014minha estante
Parabéns Magghy... tivemos visões parecidas... gostei muito desse livro...

Magghy 04/12/2014minha estante
Own... grata Black e Jádia.. deixei um comentário, também, a respeito do Silo, no Blog de Jádia. Beijos!

Sam 01/06/2015

Assim que terminei de ler este livro tive certeza de que deveria escrever algo sobre ele...
É tudo tão intenso que sinto dores pelas pernas, falta de ar, de sol, de liberdade.
Já se imaginou vivendo abaixo da terra? Vivendo sob regras e valores repreensíveis? Em um mundo separado por castas, fechado por concreto e terras?
Um mundo tão aparentemente estável mas que ao menor ruído social pode vir abaixo como um grande móbile de cartas...
Um mundo apocalíptico, cercado de mistérios, palavras sussurradas, histórias escondidas; morte, dor, fome de sobrevivência. Este livro conta a história de uma história ainda mais antiga, com vários universos paralelos que coexistem, parecido a uma grande flor arquitetônica bolada por uma mente capitalista e doentia.....Afinal de contas, quantas vezes é preciso repetir uma mentira para que ela passe a ser encarada como suprema verdade?
A Ordem está aí.......
Silvana Barbosa 02/06/2015minha estante
Eta ! Gostei .

Sam 02/06/2015minha estante
É bom demais Sil...muita intriga, suspense...e cada lance muito doido....parece ficção científica....

Danyelle 09/06/2015minha estante
Quero muitooo ler!!!!

Sam 12/07/2015minha estante
Oii Dani....e aí já leu?...
Gostou assim como eu?...
bjim

Alberto 17/04/2015

Tédio até a página 215, show a partir da 215 até o fim
Quaaaase que abandonava! No início, a cada capítulo que passava, eu me enterrava no tédio daquelas páginas hiper e desnecessariamente detalhadas. Estava um saco. Dai decidi que se o livro não melhorasse ate a página 250, eu abandonaria (é triste, mas acontece).
FELIZMENTE o libro dá uma reviravolta blaaaster a partir da página 215 ate o fim do livro, com muita tensão e leitura frenética em muitas partes.
Ate antes da página 215, eu estava dando nota 2,5 ao livro.
Da pagina 215 em diante, aumentei pra 8. Passou com uma media mara! :v hehe
Glauci 01/05/2015minha estante
Acho que vou pular direto para a 215 Alberto, está muito difícil ..... eu não quero aprender a fazer tricô e nem filosofar sobre a origela de novelos de lãs ..... afhh.....

bxrxu 31/07/2015minha estante
Obrigada pelo seu comentário, pois estava pensando em abandonar achando que o livro ia ser esse tédio a história inteira, agora vou tentar chegar até a página 215 e torcer pra que você esteja certo e as coisas melhores.

Sílvia 14/02/2017minha estante
Obrigada! Estou na 200 e vim aqui ver as opiniões pra ver se continuava.

Gil 27/08/2023minha estante
Ja ia desistindo, olhei os comentários para saber se valia a pena. Vou dar uma chance, mas está muitooooo chato. Kkkkk

Rauecker 30/06/2023

Silo
Ótima distopia e cenário pós apocalíptico.

Encontrei essa obra pela série da Apple TV, e acho que só nós mostra quantas obras desconhecemos, nunca tinha ouvido falar desse livro, nunca vi em nenhuma estante, em nenhuma livraria e saber disso é bem triste.

O Silo é uma grande instalação onde os seres humanos vivem submersos após algo ter tornado o mundo completamente inabitado, temos andares e seções no Silo que dividem a sociedade e faz com que tenhamos uma alienação social intensa, a ideia é simplesmente genial!

A trama corre bem, a narrativa é boa o que faz as 500 páginas serem lidas de modo prazeroso. Caso tenha assistido a série como eu prepare-se para as divergências (que sempre acontecem em adaptações).

Vou continuar lendo a trilogia agora mesmo com certeza, a necessidade de saber como tudo será concluído é grande.

Citação preferida:

?O ciclo da vida existe. É inevitável deve ser abraçado, apreciado, aceito.?
Thais.S 04/07/2023minha estante
Acabei de assistir a série e eu estou totalmente viciada nesse mundo!!! Só não leio a série de livros pq não quero spoiler a respeito da história kkk... fora que perde totalmente a graça de assistir pq eu não consigo não comparar tudo com o livro ?

Rauecker 07/07/2023minha estante
Te entendo completamente! Mas diferente de você eu já estou viciado nos livros e não vou parar até saber o final ??????

Tati Vidal 13/07/2023minha estante
Eu achei sua resenha sobre um livro e agora acompanho vários livros que tu leu pq tem um gosto bom demais. Vou pôr esse na lista (já estava mas vou adiantar

Rauecker 22/07/2023minha estante
Nós temos um gosto bom demais! Hahaha

Marcos Pinto 29/08/2014

Sensacional!
Se eu tivesse que definir Silo com apenas uma palavra, ela seria sensacional. Dentre as atuais distopias que li, essa obra é uma das que mais se destaca. O enredo é inovador e o autor soube conduzir de maneira espetacular a obra. Mas, deixemos os elogios para o final e vamos dar uma pincelada no assunto do livro.

Imagine um prédio com mais de cem andares, autossuficiente, onde a energia consumida por ele é produzida dentro de si mesmo, onde o alimento ingerido pelos moradores seja produzido dentro do espaço coletivo. Consegue imaginar? Este é Silo, porém, com um pequeno detalhe: ele fica abaixo da terra.

Dentro dessa gigantesca estrutura, o regime político é extremamente rígido e cada um tem a sua própria função. Um erro pode comprometer o funcionamento e a vida de todos os habitantes. Silo é tudo que as pessoas conhecem do mundo, pois o exterior é tóxico e inabitável.

Olhou para além dos adultos e das crianças que brincavam, em direção à vista enevoada projetada na parede do refeitório. Era a maior vista ininterrupta de seu mundo inóspito. Uma cena matinal. A luz suave do amanhecer cobria colinas sem vida, que pouco tinham mudado desde que Holston era menino (pág. 11).

Dentro deste cenário pós-apocalíptico, onde a lei é severa, quebrar as regras significa ser expulso do Silo, ser convidado a sair e fazer a limpeza. No caso, essa limpeza vem a ser limpar as câmeras que mostram o exterior para quem está dentro do Silo. Porém, há apenas um detalhe: quem sai jamais sobrevive.

Juliette assume um cargo de alto escalão dentro de Silo não direi qual é, pois isso é um spoiler que tirará a graça das primeiras páginas. Mesmo não se sentindo totalmente preparada, ela entra de cabeça nas suas funções. Porém, tal cargo fará com que ela descubra o que é verdade e o que é mentira. Porém, no Silo, saber a verdade pode matar.

Às vezes a poeira voava na direção dos sensores do silo em ondas, e cada uma a fazia se encolher como se estivesse prestes a receber o impacto no próprio corpo. O ataque da nuvem de poeira sempre era triste de se ver, mas ficava especialmente brutal no dia seguinte a uma limpeza (p. 50).

Será bem difícil fazer a resenha de Silo sem me entusiasmar, pois realmente adorei a obra. Apesar de muitos autores ficarem na mesma posição quando se trata de distopia, Hugh Howey conseguiu unir o usual ao inovador, deixando o leitor perplexo.

O autor foi extremamente detalhista na montagem da obra, não deixando escapar qualquer detalhe. Toda a construção é muito bem explicada e elaborada, tornando o livro muito mais realista. Além disso, como o enredo é eletrizante, viramos uma página atrás da outra, sem vontade de parar. Quando percebemos, horas já se passaram.

Ela se virou outra vez para o telão, e os dois desfrutaram do silêncio que se formou. Era estranho estar sentada ali com aquele homem. Ela se sentia mais jovem e de algum modo mais segura na presença dele. Menos solitária, pelo menos (p. 157).

Falar dos personagens é ainda mais difícil do que falar da obra em geral. Hugh deu um show a parte na construção dos protagonistas e também dos coadjuvantes. Encantei-me com todos eles. Adorei a forte personalidade de Allison, a coragem de Holston em enfrentar o desconhecido; encantei-me com a doçura e inocência da velha prefeita Jahns, com o romantismo e com a subjetividade de Marnes. Todos eles foram extraordinários.

Contudo, Silo sem Juliette não seria a mesma coisa. A garota problemática, de personalidade forte e convicções mais fortes ainda transformam o livro em algo inovador e inesperado. Decidida e confiante, ela age corajosamente, mesmo sabendo que muitas de suas ações provavelmente terão resultados trágicos para ela.

Mas enterrar o corpo e colher as frutas maduras em cima das covas significava reforçar uma mensagem: o ciclo da vida existe; é inevitável, deve ser abraçado, apreciado, aceito. As pessoas partem e deixam para trás o dom do sustento, da vida (p. 159).

Se não bastasse toda a grandeza da obra, a Intrínseca caprichou bastante da na tradução e na revisão da obra; ambas ficaram excelentes. A capa do livro também é muito bonita e chamativa. A diagramação é muito boa também, apesar de simples. Como as letras são grandes, o espaçamento largo e as folhas amareladas, a leitura se torna ainda mais rápida e produtiva.

Sem dúvidas, indico o livro para todos aqueles que quiserem desbravar uma boa distopia. Em Silo você encontra ação, suspense, aventura e reflexões sobre os problemas da nossa sociedade, tudo isso com uma linguagem fácil e dinâmica. Pode acreditar: é quase impossível não adorar a obra.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/08/resenha-silo.html
Julielton 30/08/2014minha estante
Eu li esse livro e me encantei, sério é de longe a melhor distopia que já conheci, o autor soube como inovar e dar um show. Concordo com você ao classifica-lo como sensacional, e também acredito que Juliette é diferencial do livro, a garota foi a alma do livro o tempo todo.

Thiago 08/09/2014minha estante
Eu super me interessei por Silo desde que vi o seu lançamento.... toda a construção da trama parece ser algo que nos faz não querer para ler...

Jamimmy 18/09/2014minha estante
Quero muito ler!! Todas as resenhas que li são nesse nível, classificando Silo como "melhor distopia". D:

Line :) 19/09/2014minha estante
Ai minha nossa, adorei sua resenha, ficou sensacional. Se eu já estava doida pra ler e ter Ssilo, agora queromais ainda. AMi a forma que vc retratou toda a história. Arrasou!!bj

Luan 14/01/2015

Muito melhor do que eu poderia imaginar, Silo se revelou uma grata surpresa.
Um livro que não te sacia com apenas um capítulo só pode ser um livro muito bom. A sensação de fazer uma leitura que te prende cada vez mais a cada nova página lida é indescritível. Li várias obras boas nos últimos tempos, mas faltava aquela que me deixava curioso e impaciente a cada capítulo finalizado. E essa obra é Silo. Esperava ler um livro bom e me surpreendi lendo um dos melhores dos últimos meses.

A sinopse divulgada não é, para mim, a melhor explicação do que você poderá encontrar no livro. Esse é um livro cheio de mistérios e suspense e o resumo oferecido confunde. É certo dizer que Silo, de Hugh Howey, se passa em um período distópico. O mundo que conhecemos está devastado e é habitado por um vírus mortal a qualquer ser humano. Por isso, não há mais civilização em cima do solo. Mas abaixo dele habitam os protagonistas desta obra. Numa espécie de Silo mesmo, que tem em seu conceito natural abrigar grãos para serem bem cultivados, uma população toda vive como uma sociedade. São 144 andares, no entanto para o lado de dentro da terra, e nao sob ela.

E dentro de cada um desses andares muitas mentiras e histórias são vividas. E é lá que vive a protagonista Juliette - que só vem a aparecer mais ou menos na página 90 - e muitos outros personagens bacanas; a maioria deles bem construídos e outros que poderiam ser ainda melhor desenvolvidos. Mas, como disse, há mentiras... E por isso o lugar não é tão bom pra se viver como parece. Uma série de regras e normas devem ser seguidas. A principal delas: não tenha ideias e muito menos ouse sonhar e ter esperança. Para quem descumprir, a sentença: ser mandado para fora do silo, realizar a limpeza e morrer infectado pelo vírus que devastou o mundo.

Neste Silo há prefeitos, delegados, xerife, escolas, hospitais... é realmente uma sociedade. E Juliette, que vive nas profundezas, nos mais remotos andares do Silo, acaba se tornando a personagem principal da história sem querer. Ela é, o que se pode dizer, jogada à jaula dos leões. E sua vida vai mudar para sempre. Principalmente quando ela ganhar poderes que vão despertar a ira de pessoas ainda mais poderosas. E quando ela for mandada para sua sentença, tudo vai mudar para todos.

Se prepara, que a partir daí serão páginas insanas de muitas revelações e surpresas. É verdade que o início da história é lento. Bastante. Esta é a principal reclamação da história de Hugh. As primeiras páginas não evoluem... é tudo muito detalhado, demorado. A vontade de desistir é quase grande. Mas NÃO DESISTA. Depois da página 130, tudo vai mudar, para melhor. Bem, melhor para nós leitores.

Depois que terminei a leitura, entendi que a primeira etapa da obra, com sua narrativa lenta, se fez necessária para entender como é que o Silo funciona, já que depois é muita ação e você vai precisar estar familiarizado com tudo. A escrita do autor é muito boa - mas exagerada nos detalhes. Ele é inteligente e não entrega tudo nas linhas: muitas respostas estão nas estrelinhas. E eu sou fã desse artifício utilizado por autores.

Outro destaque é que não se trata de um distopia YA. Talvez sim, mas muito menos do que tantas outras por aí. Os protagonistas são todos adultos. A maioria dos personagens são bem maduros, alguns já idosos. Todos ricos em sabedoria. A diagramação em si também não fica para trás. O papel é amarelado, no ponto para a leitura. A textura da capa é quase aveludada, com destaque para o nome do livro.

O que fica devendo é uma revisão. Vários erros foram encontrados no decorres das páginas. Palavras faltando, outras escritas de forma errada - mas nada que atrapalhe a leitura. Preciso dizer ainda que o livro não é óbvio ou clichê. Pelo menos para mim. Porque realmente não conseguia ficar imaginando o que aconteceria em seguida, e várias das revelações me surpreenderam. O que também me chamou a atenção foi a facilidade com que o autor mata personagens. Muitos e importantes morreram. Mas morreram porque era fundamental para a história se desenvolver.

O encerramento do livro não foi o mais incrível. Mas não decepcionou. Longe disso, aliás. Mas as páginas que vieram logo na sequência, essas deram aquele gosto de quero mais para a continuidade da obra. Silo faz parte de uma trilogia. E o primeiro capítulo do próximo volume - Shfit, no original, e Mudança na tradução - é mostrado nas últimas páginas do livro. E é de deixar você querendo mais. Muito mais. Para logo. Uma pena que ainda não foi lançado no Brasil - e não descobri a previsão para que seja lançado. O terceiro volume é Dust - ou Poeira.

Falando ainda do trecho do segundo volume: ele me fez ter certeza da grande obra que Hugh criou. Sem dúvidas será uma das trilogias a ficarem marcadas na história. A grandiosidade da obra realmente me surpreendeu. Principalmente por se tratar de um autor que idealizou Silo como contos, e que lançava de forma individual. O seu auto-sucesso chamou a atenção de grandes editoras e de estúdios cinematográficos - Silo vai virar filme pela Fox.

Bem, creio que era isso. Quero muito que vocês leiam essa história que me prendeu tanto. Certamente vocês não se arrependerão de conhecer essa história original, diferente e bem executada. Estou curioso demais para ops próximo volumes e espero muito que o nível se mantenha. Sem dúvidas, vou de cinco estrelas merecidas para ele.
Felippe 16/01/2015minha estante
Eu disse que vc iria gostar ^_^

Luan 17/01/2015minha estante
realmente, muito bom. uma história madura... ansioso pelo próximo

Annie 22/10/2015minha estante
Até que enfim uma resenha que fala sobre os erros de edição. Achei que só eu tinha reparado e estava ficando louca. E ao contrário de vc esses erros me incomodaram demais. Mas faço minhas suas palavras. Exceto que o final pra mim foi decepcionante e achei que o autor deixou todo um potencial escapar pelas próprias mãos. Não sei se leio a sequência.

Liliane32 17/07/2023

Filmão, ou melhor, Livrão...
Num ritmo muito bom, o autor vai apresentando a história do lugar e do que é um "Silo" junto com os personagens principais. Isso, sem parecer didático de mais, nem perder o ritmo da história.
No início, os personagens só sabem que houve um "levante" e que muita gente morreu. Os registros do computador foram apagados e não tem ninguém do passado pra contar a história.
Aos poucos, vamos sabendo o que acontece, quem manda e o que esta acontecendo. Isso tudo, acontece quase que exclusivamente em um Silo, de quase 140 andares pra baixo da terra. Sem janelas e com iluminação artificial. Claustrofóbico.
Atualmente foi adaptado pra streaming, mas a primeira temporada só cobre aproximadamente 40% do primeiro livro.... a outra metade quem sabe seja adaptada numa segunda temporada.
Achei excelente o ritmo da história que me prendeu até eu conseguir terminar a leitura.
lorainyalm 17/07/2023minha estante
tava querendo muito saber em que momento a série fechou no livro, e se em 40% a história tava assim, tenho até medo de como finalizou esse livro

Liliane32 18/07/2023minha estante
Daí pra frente eh só dedo no olho e pancadaria hehe ? Brincadeiras s patente, o que me chama a atenção no livro, é a riqueza de detalhes e plot twisters. Excelente

lorainyalm 18/07/2023minha estante
quero muito ler mas ta impossivel achar os últimos 2 no fisico e eu nao dou muito certo com ebook

Lucas Goncz 27/01/2015

Uma distopia surpreendente!
Me interessei por este livro logo que li a breve sinopse da contra capa, e tive a chance de conhecer o autor de Silo, Hugh Howey, na sessão de autógrafos da Bienal do Livro de São Paulo 2014. Ele foi muito simpático e atencioso com todos que estavam na fila, e muitos que já haviam lido o livro estavam super empolgados, então minhas expectativas para esse livro estavam ENORMES!

Devido a outras leituras em andamento e a compromissos da faculdade, só pude começar o livro nas férias. Foi praticamente minha primeira leitura de 2015, pois virei o ano lendo outro livro, e posso dizer com toda certeza que SUPEROU MINHAS EXPECTATIVAS!

Imagine viver num futuro em que o ar fosse tóxico e matasse qualquer ser humano que o respirasse, e que as pessoas que ainda existem precisam viver confinadas em silo subterrâneo, impostas a regras restritas, sendo que uma delas é “proibido ter esperança ou expressar desejo de sair”, sob a pena de ser mandado para o lado da fora?

Os primeiros capítulos do livro já fisgam o leitor pela curiosidade. Após isso a história fica um pouco parada, mas recomendo a todos que persistam, pois por volta da página 120 se inicia uma sucessão de acontecimentos surpreendentes, pegando realmente o leitor de surpresa e fazendo a leitura toda fluir num fôlego só. Quando pensamos que o autor não pode ser mais ousado e cruel, ele nos engana e nos surpreende cada vez mais.

Hugh Howey cria um espaço complexo e bem estruturado, pensando nos mínimos detalhes para que um prédio subterrâneo funcionasse. Os personagens são bem construídos e o leitor rapidamente cria uma relação de amor ou ódio com eles, e os temas abordados nos fazem refletir profundamente sobre o mundo atual e no que pode acontecer; sobre a manipulação que podemos sofrer sem perceber e, principalmente, sobre ter esperança e estar disposto a mudar.

Recomendo a todos, e mal posso esperar pela continuação!
Elisa 02/03/2015minha estante
Lucas, há muitas cenas de violência no livro? Estupro? Eu costumo perguntar porque dependendo do nível, eu não leio. Tenho um limite para ler violência. Tive uma péssima surpresa com um livro do Stephen King nesse ponto e não quero gastar dinheiro à toa de novo. Obrigada!

Lucas Goncz 08/03/2015minha estante
Olá, Elisa!
O livro no geral é um pouco "pesado" por conta do sentimento de desesperança que domina o silo, mas não chega a ser algo exagerado, principalmente por causa dos personagens que são confiantes e que assim possibilitam o desenrolar da história.
Claro que existem mortes, como uma boa distopia haha, mas nada tão violento ou com detalhes grotescos, e não há cenas de sexo. Pode ler tranquila :)

Rosana 14/04/2015minha estante
Terminei de ler a Ordem muito bom.

Tamara 17/03/2020

Há algum tempo minha apreciação por distopias vem crescendo cada vez mais, e Silo era um livro que eu tinha na lista de coisas a ler um dia faz tempo, mas eu pouco dava atenção a ele quando não tinha nenhum apreço especial pelo gênero. Então, recentemente após ler outra distopia, comecei pensar em algum livro bom do gênero para ser meu próximo e comecei ensaiar a leitura de Silo, embora sempre fico receosa de entrar em um mundo literário desconhecido e acabei enrolando um pouco. Mas logo venci tais receios e resolvi iniciar Silo, que foi para mim uma leitura fascinante, apavorante, intensa, em alguns momentos triste mas também ótima e marcante, a ponto de ter me deixado com uma grande ressaca literária naquele estilo de quando pensamos que jamais encontraremos outra coisa tão interessante e boa para ser lida na vida.
Essa não foi uma das minhas leituras mais ágeis, e ouso dizer que embora não tenha sido especificamente para mim, para os mais apressadinhos ele pode ser uma leitura arrastada e em último caso maçante, pois na primeira parte se propõe a nos apresentar o Silo, sua dinâmica e todo um conjunto de regras e costumes que são desconhecidos para nós, por isso o ritmo inicial é mais de uma apresentação, o que de modo algum me desencorajou e inclusive me agradou muito. Após quarenta ou cinquenta por cento da história tudo começou a ficar bem agitado, e a partir desse momento não consegui me desligar da leitura um só minuto até chegar ao fim, embora ao mesmo tempo não queria acabar tão cedo pois sentia que iria ter saudade de todo aquele núcleo. Silo é um livro distópico mas traz em si vários outros gêneros, incluindo o suspense, uma dose básica de romance, apesar de eu ter achado que um certo romance foi fraco devido ao mocinho que apareceu sendo babaca e tendo atitudes desnecessárias e com certeza cheguei ao final da história pensando que ele não merecia a mocinha, embora isso não tenha sido motivo para eu chegar a diminuir a nota dada ao livro, e também questões de aventura e talvez até um terror pois se ver em um mundo daqueles com toda certeza se mostra aterrorizante. Confesso que em muitos momentos da leitura eu entrei em pânico, pois várias cenas pareciam tão reais e me apeguei tanto aos personagens que eu tinha certeza que tudo iria ruir naquele momento, e também em vários trechos da narrativa tive um pavor imenso pois coisas que acontecem naquele suposto futuro distópico estão acontecendo aqui no hoje que estamos vivendo e isso acaba se tornando muito assustador. Outro ponto que considerei decisivo para meu apego ao livro foi a protagonista, Jullette, uma mulher de força e coragem como poucas outras que encontrei na literatura, e ela desenvolveu em mim uma grande empatia a ponto de eu sofrer por ela em diversos momentos e ela foi literalmente a salvadora da coisa toda. Silo é parte de uma trilogia e só resolvi não ler os próximos nesse exato momento pois fiquei sabendo que ele voltará para um passado a fim de explicar algumas coisas, e eu não aguento agora ver aquele mundo sem estar ao lado de Juliette em todos os capítulos, por isso resolvi adiar por alguns dias a leitura de Ordem.
Por fim, cabe destacar ainda que esse livro traz relações de amizade incríveis, onde encontramos pessoas dispostas a morrer umas pelas outras e consideram a amizade juntamente com a família um dos bens mais preciosos que podemos encontrar e isso vai muito de encontro com minhas convicções por isso conseguiu me deixar ainda mais apaixonada pelo enredo. Em resumo, Silo foi uma história incrível que me transportou para aquele mundo diferente, e que para os adeptos de distopias eu recomendo com muita ~ênfase, e para os que nunca leram e gostariam de se aventurar acho que essa é uma excelente escolha inicial.
Helder 20/03/2020minha estante
Adorei sua resenha. Tenho aqui na estante este livro e o próximo encalhados há um tempão. Talvez seja hora de passa-los na frente na fila. Você vai continuar lendo a trilogia?

Birac 21/03/2020minha estante
Perfeita a tua resenha, minha leitura dele foi igualmente incrível, deu aquela tristeza quando acabou, mas já iniciei a Ordem o ritmo e bem parecido e expande bem o universo da história.

Tati 16/10/2023minha estante
OI, quero ler a trilogia e não encontro para compra, voce tem? Quer vender?

Mayara 01/05/2023

Silo
Decidi ir atrás deste livro ao ver o trailer da adaptação que vai chegar essa semana no Apple Tv+ e gostei bastante da trama. O início demora um pouco pra engrenar, mas não acho que compromete o desenrolar, é uma boa distopia.
Armando.Edra 06/05/2023minha estante
Eu me interessei também por ter visto o trailer da série! Vou comprar o livro!

Yohana Karoline 29/05/2023minha estante
Comecei ler o livro por causa da série, daí agora a série tá no episódio 5 e eu já estou terminando o primeiro livro

Ana Paula Sinueh 16/12/2016

"Nós somos as sementes. Isto é um silo."
Deveriam fazer uma temporada inteira de Black Mirror só pra contar essa história... Este é aquele tipo de livro que a gente pensa assim "como esse cara conseguiu bolar tudo isso????"
Claro que há uma ou duas inconsistências, como toda distopia pós apocalítica terá, mas de um modo geral o enredo foi muito bem estruturado. O autor consegue nos conduzir a conclusões que ele derruba algumas páginas depois... Ou seja, não acredite em nada que ler, senão depois ficará com aquela cara de "WTF???". Kkkkkkk.
Sem falar no final, que apresenta o primeiro capítulo da continuação (Ordem) e me dá vontade de ligar pros correios pra saber se tem como alterar minha entrega pra Sedex! (OMG, por que não comprei todos de uma só vez???)
Simplesmente adorei este livro! Um dos melhores que li este ano...
Craotchky 16/12/2016minha estante
Admito que deu vontade de ler!

Ana Paula Sinueh 16/12/2016minha estante
Pois leia! Tu não vai te arrepender... kkkkk
Só te dou uma dica: quando for comprar, compre todos de uma vez (Silo, Ordem, Legado). Tô em crise aqui porque ainda faltam 10 dias pra chegar minha entrega dos dois últimos livros!!! :-(

Jordy- twitch.tv/viajantedocosmos 26/09/2020

Resenha Silo
A Resenha se encontra no IG @binoculoliterario

Mara Islanne 05/11/2020minha estante
Eu estou lendo na página 220 por aí e de repente volta pra página 162, quando me dou conta que quando estava na página 161 pulou pra 190 e eu não tinha percebido. Pode me dizer se isso é proposital ou se é um erro no meu livro? ?

Jordy- twitch.tv/viajantedocosmos 09/11/2020minha estante
É erro mesmo, até porque aqui no meu tá normal.