Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Bruna 07/07/2023

Narrativa muito boa! Gostei mesmo do livro, tirando o romance forçado de Juliette e Lukas, que não consegui engolir do início ao fim, seria melhor se não tivesse essa forçação de barra.
E o final, sinceramente, eu esperava mais. Foi tudo muito previsível.
Apesar desses pontos, que dá pra relevar, eu indico o livro! Realmente ele é muito bom! Gostei muito da escrita e do quanto cada capítulo te deixa curiosa para o próximo.

Pablo 18/03/2017

O mundo lá fora é fatal, e aqui dentro cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade. Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo.

Num futuro em que poucos tiveram a oportunidade de sobreviver, o que restou dá humanidade está confinado em um gigantesco Silo subterrâneo. Tudo que se pode ver lá de fora é uma paisagem destruída e hostil.
Os segredos e as mentiras são o que mantém a ordem. E quebrar as regras traz uma punição simples e mortal, ser levado para o lado de fora.

O livro traz tudo de melhor que o gênero de ficção científica distópica pode trazer: Um sistema social bem definido e baseado em segredos, regras rígidas, e um governo totalitário, um ambiente devastado pela interferência humana, e personagens fortes que lutam contra a falta de liberdade e as mentiras do sistema com todas as suas forças, mesmo que, por isso, possam pagar com sua vida.

Com uma protagonista forte, concisa e carismática, o livro traz um sinal de novidade depois de tantos livros repetitivos do gênero, em que as relações amorosas acabam se tornando mais importantes do que o universo criado.
Apesar de alguns personagens caricatos demais e um excesso de Deus ex Machina, o livro faz uma construção riquíssima da história, e das motivações dos acontecimentos e das estruturas sociais. Um dos melhores do gênero.

site: https://www.instagram.com/opablogimenez/
Jaíne @literariafarofa 18/03/2017minha estante
Concordo com a parte da história. Gostei bastante da idéia do livro e da ambientação. Mas, pra mim, o livro tem muitos defeitos. Ele passa capítulos inteiros falando de coisas que não contribuem em nada pra história ou pra construção do personagem, e em situação em que ele devia ter explicado melhor ele simplesmente não o fez. Eu senti que o escritor quis criar um suspense mas acabou deixando muito cansativo.
O restante, acho que é mais gosto pessoal, porque o final pra mim foi bem final de novela kkkkkk
Ótima resenha :3

Felipe | @fe.ituras 05/07/2023

Uma boa distopia
Havia muito tempo que eu não lia uma distopia, e no fundo eu tinha uma sensação de que talvez não fosse mais a minha praia. Mas acabei curtindo a viagem por esse Silo e seus habitantes.

Futuro pós apocalíptico, críticas sociais e revolução popular: a mistura que me fez gostar dessa leitura. A escrita de Howey é instigante, do tipo que te faz querer virar logo pro próximo capítulo.

O final me decepcionou um pouco pelo fato de ser previsível, mas apesar disso, toda a jornada que leva até ele vale muito a leitura.

___________________________________________

Se você gostou desse texto, visita minha página no instagram @fe.ituras

Lá eu tenho algumas outras resenhas e trato sobre outros assuntos da cultura pop, como filmes, séries e músicas

Lady 02/05/2017

Revolta
Apesar de não conhecer o autor muito me surpreendeu a leitura do primeiro livro da trilogia, além do mais não costumo ler livros do gênero ficção, mas ele me agradou.
É um livro que retrata um mundo estranho, porém por trás desse mundo existem pessoas que descobrem que esse o mundo não resume só aquele lugar, e resolvem reivindicar por muitas coisas para a melhoria deles e do lugar. Tem momentos que o autor escreve coisas sem necessidade, que não precisava. Estou lendo agora o segundo livro ORDEM que ajuda a entender o primeiro, pois esse é um pouco confuso as vezes.

Paulo 11/06/2017

Vou abrir um parênteses inicial sobre Silo porque a maneira como a história foi concebida é notável. Silo é uma obra formada por cinco livros. Hugh Howey publicou os primeiros livros de maneira independente em formato digital. O sucesso foi tão grande que uma editora fez o possível para conseguir os direitos de publicação. Entretanto, o autor manteve os direitos sobre a publicação de Silo no formato de e-book. Esta é a história de um dos mais bem-sucedidos autores a publicar primeiro em um meio digital de forma independente.

Após uma catástrofe que causou a devastação da Terra, um grupo de pessoas passa a habitar um silo subterrâneo porque o ar da superfície se tornou venenoso demais para nossos pulmões. Esse silo tem quilômetros de profundidade com mais de uma centena de andares indo em direção ao solo. Cada andar tem algum uso seja para plantação de verduras hidropônicas, os andares da mecânica que regulam a passagem de ar e a obtenção de petróleo ou os andares da Informática onde os sistemas eletrônicos são regulados. Trata-se de uma sociedade muito bem regulada e com leis estritas. As pessoas só podem ter filhos caso ganhem em uma loteria que ocorre de tempos em tempos. É proibido dizer que deseja sair para superfície. Os infratores são punidos com a limpeza. São obrigados a vestir uma roupa térmica e ir à superfície para limpar as lentes que observam o mundo lá fora. Só que essa é uma viagem sem volta já que aqueles que deixam o silo acabam morrendo depois de algum tempo.

É uma sociedade tensa: focos de revoltas surgem quando as pessoas passam a ansiar cada vez mais deixar o silo. Estes sentimentos são contidos através da limpeza que faz com que os ânimos se aliviem temporariamente. Mas, muitos segredos existem nos andares do silo. Principalmente entre os membros da Informática. A história começará a se mover quando o xerife Holston decide ir para a limpeza de boa vontade misteriosamente. A prefeita Jahns precisará encontrar uma nova pessoa para substituir Holston. E seu eterno companheiro Marnes dará a ela uma indicação bem exótica: a mecânica Jules que vive nos andares mais inferiores do silo.

É preciso estabelecer logo de cara que os dois primeiros livros são bem diferentes dos três últimos. O primeiro livro é dedicado à compreensão do funcionamento desta distopia. Os olhos de Holston vão nos guiar pela claustrofobia que é a vida dentro do silo e como alguns segredos podem ser mortais. Até o título deste livro sugere esta abordagem. Já no segundo livro observamos o silo pelos olhos da prefeita Jahns. Ela decide ir visitar pessoalmente a sua candidata para substituir Holston. Com isso somos guiados por um tour pelos vários andares do silo conhecendo o cotidiano destas pessoas. A protagonista só assume no terceiro livro. Jules é uma protagonista curiosa e metódica colocada no cargo de xerife. Mas, alguns acontecimentos a seguir vão colocá-la em situações além de seu alcance de resolução.

A ambientação é muito boa. A gente se sente sufocado dentro do silo sem saber o que fazer para escapar daquilo. O leitor se sente observado a todo momento quando uma palavra pode decretar o fim de tudo. O autor constrói muito bem sua ambientação mantendo esta sensação de prisão e afogamento do começo ao fim. Em alguns capítulos do livro a gente quer que Jules desista e siga aquelas malditas regras estúpidas simplesmente porque não desejamos mais mortes. O quarto livro talvez tenha sido o menos interessante quando o autor pisa um pouco no freio e passa a empilhar as ações para desembocar no último ato.

Silo foi uma grata surpresa para mim. Estava na minha estante a algum tempo, mas acabava sempre ficando para depois diante de outras leituras mais ansiadas. Se toda a trajetória do autor já não fosse louvável, sua história é envolvente e os personagens são bem construídos. Já quero ler a continuação o quanto antes.

site: www.ficcoeshumanas.com

Andria 02/07/2017

Um Livro que leva o leitor para um universo que ainda não havia sido explorado.
Muito bom, ação e emoção desde o início. Texto dinâmico, surpreendendo o leitor em vários momento, personagens consistente e inteligentes envolvidos em uma história interessante. Nos leva apensar como o ser humano pode levar o mundo a destruição e também pode achar uma nova maneira de viver bem como este novo mundo pode ser tão frágil quanto ao antigo.

Lara Jacob 17/09/2017

Universo bem construído mas com final decepcionante
Silo é uma distopia com um universo bem construído e realista. Os personagens são bem desenvolvidos e a sensação de claustrofobia e a ansiedade pela descoberta da verdade e de um conflito inevitável acompanha o leitor durante os dois atos.
O último ato, contudo, é decepcionante. É desnecessariamente longo e o desfecho ocorre em praticamente uma página por um personagem qualquer que até ali não tinha tido muita relevância para a história. Apesar disso, Silo trata de boas questões como sobrevivência, limites morais e a busca da verdade como parte da nossa humanidade.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/06/2023

Nesta ficção científica futurística, o futuro é hostil e a Terra se encontra inabitável. Os sobreviventes deste cenário de destruição resistem confinados em um gigantesco silo subterrâneo, onde homens e mulheres lutam pela sua existência num mundo de segredos e mentiras, firmemente regulado por aqueles que o dominam. Para continuarem no silo, que é dividido em diferentes pavimentos, os sobreviventes precisaram seguir à muitas regras, e a principal dela é que eles não devem, em hipótese nenhuma, desejar sair. E sair do silo também é a maior das punições. Nesta comunidade, há quem se recusa a seguir estas regras e ousam sonhar e ter esperança, espalhando um otimismo há muito tempo perdido.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580574739

Dan 10/08/2018

"O que nós fazemos define quem somos."
Sem palavras para descrever o livro. O enredo me prendeu do início ao fim, mesmo com a narrativa em terceira pessoa, não ficou arrastado como muitos acabam ficando.

E outra, ele têm estória, não ficou acrescentando coisas que não tinham nada ver com o contexto. E acima de tudo, o autor soube construir bem os seus personagens, desde a Juliette até aquele maldito do Bernard.

Agora espero seja/continue tão bom quanto esse, porque só de ler o trecho pude perceber que será bem punk, pois finalmente vou poder saber o que aconteceu que tornou o mundo tóxico e outros segredos que que permeiam o silo. E só um adendo, espero que os segredos não seja uma coisa óbvia.

hércules 17/01/2019

LEITURA CANSATIVA
Nas páginas iniciais de Silo, você de cara percebe que aquela não será uma leitura fácil, e ao decorrer de uma boa parte dele ela é chata, porém necessária, pois precisamos entender a estrutura do silo e como funcionam e a importância dos níveis. À medida que avançamos na leitura, porém, a história fica mais interessante e com mais ação, não deixando de ser extremamente detalhista, e uma cena que poderia ser descrita em poucas páginas acaba sendo descrita em muitas.

A nota dada ao livro é referente à sua escrita muito bem executada e à sua originalidade, apesar de cansativa. Além disso, não consegui me conectar direito com a personagem principal, Juliette. Sabe quando você simplesmente não consegue se indentificar? Essa é a situação.

Porém, para quem gosta de ficção científica e de ideias inovadoras em livros, essa é uma boa escolha.
Larissa @daestantepromundo 18/02/2019minha estante
Eu abandonei a leitura por enquanto, realmente ela é cansativa demais :/

hércules 05/03/2019minha estante
Larissa, se você achou essa cansativa, não chegue perto dos outros dois kkkk

Larissa @daestantepromundo 05/03/2019minha estante
Kkkkk quero nem terminar esse

hércules 08/03/2019minha estante
comece outra leitura, recomendo kkkk

hércules 08/03/2019minha estante
se quiser posso resumir os três livros em uma frase pra você

Larissa @daestantepromundo 08/03/2019minha estante
Kkkkkkk resume ai

hércules 08/03/2019minha estante
O ar do exterior não é envenenado e alguns dos silos 18 e 17 conseguem escapar.

Larissa @daestantepromundo 08/03/2019minha estante
Imaginei que não fosse kkkkk

Ludimilaaard 11/05/2023

Ótima distopia.
"- O que controlamos - disse Juliette - são as nossas ações depois que o destino nos coloca onde estamos."

Eu tive interesse de ler o livro depois que vi os dois primeiros episódios do seriado na Apple tv e gostei do mistério e de todo aquele drama distópico, em que pessoas estão em um silo depois de um desastre na terra.

Essa premissa me chamou a atenção por já ter visto The 100 e gostar de histórias assim que me cativam até o fim e aqui não foi diferente, apesar do início ser um pouco arrastado, da metade até o final foi recheado de revelações e mistérios sobre as pessoas que estão por trás disso e as verdades sobre o silo e a limpeza.

Além da história, a escrita é cativante e rica em detalhes, consegui visualizar e comparar com os do seriado, muito bom.

J. K. Martins 19/11/2019

Distopia de Qualidade
O futuro aqui é aterrador. A humanidade foi obrigada a se esconder em Silos (Enormes estruturas subterrâneas), devido à superfície estar imprópria para a vida.
Conspirações. Companheirismo. Traições. Aqui, Hugh Howey nos apresenta a humanidade em um momento frágil, onde a sobrevivência significa romper com certas regras.
O final é um grande soco no estômago e um ponta pé certeiro para o próximo volume.

J. K. Martins

site: https://www.instagram.com/autorjohnk/

Felipe Lima 25/02/2020

Após tres anos, finalmente eu consegui terminar Silo. A proposta do livro é boa, as personagens sao cativantes: Julliete é uma personagem incrivel que me cativou desde o inicio da historia, Lukas foi um bom par romantico e o autor soube construir bons personagens secundarios como Knox, Walker e Shirly. Meu grande problema foi quando Jules chega ao silo 17, a partir daquele momento a historia comecou a se arrastar um pouco e somando a constante mudanca de narrativa (Jules-Lukas-Mecanica), ficava dificil se envolver com a historia. Fora isso, é bem provavel que eu leia o segundo capitulo da saga em algum momento para tentar entender como nossa sociedade chegou a realidade claustrofóbicado Silo.