Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Lucas 13/06/2020minha estante
Estranho vc dizer que as ambientaçoes sao ruins pq eu lembro desse livro em detalhes mesmo anos depois de ter lido rs Use a imaginação

GustavoDC 15/08/2023

Primeiro livro de uma boa distopia!
Este primeiro livro de uma trilogia, a qual se passa em um ambiente distópico, no qual as pessoas vivem dentro de um grande silo subterrâneo.
Há uma alternância de narração pelos personagens em cada capítulo. Eu gostei mais dos capítulos que eram narrados pela Juliette, a personagem principal. Nos demais capítulos narrados pelos outros personagens, nem sempre eu gostava, alguns eram meio cansativos!
Gostei da construção da personagem Juliette, mas gostaria que o autor tivesse desenvolvido mais um pouco sobre a relação dela com o pai.
Nesse primeiro volume o autor não explica por qual motivo as pessoas passaram a ter que viver em grandes silos. Espero que no próximo livro ele aborde sobre isso.
Nota 4 em 5 estrelas.

Jessi Barbieri 26/01/2024

Que universo bem pensado, mas confesso que fiquei confusa um pouco com visualização de milhares de pessoas morando dentro desse silo.
amém que existe uma série para matar um pouco mais da minha curiosidade.

Carol 30/03/2014

Bom demais da conta!!
Vocês sabem que é só falar em distopias, que meus dedos coçam e meus olhos piscam de vontade de ler. Foi assim com a maioria dos livros distópicos que li, e foi assim com Silo, que comprei pela Amazon quando ainda nem tinham lançado, e recebi na madrugada do dia do lançamento, e só fechei os olhos para dormir quando não consegui mais ficar acordada.

Li uma entrevista do autor onde dizia que Silo começou como um conto. Ele foi publicado na Amazon como um conto, e depois que as pessoas piraram para ele continuar o que ele havia começado, foi que a estrutura mais profunda do Silo se pronunciou. Eu pessoalmente sou fã de autores que começam se jogando nos e-books e depois são encontrados por editoras que estão desesperadas por um sucesso que elas negaram de início. Burras!

Silo começa contando a história de Holston, que é o protagonista do conto que iniciou Silo. Você sabe por alto como funciona a sociedade, e conhece os personagens principais que rodeiam a trama mais bruta da coisa. É nessa primeira parte com Holston, que você entende sobre o lance da limpeza, que é quando alguém sai do Silo porque foi condenado ou simplesmente pediu para sair, e morre devido aos gases tóxicos do lado de fora. É aqui que rola a ambientação da história, e tudo de importante que você precisa entender sobre a estrutura funcional de dentro do Silo. Holston pede para sair, e ele tem um bom motivo para acreditar que está fazendo a coisa certa, mas quando termina essa primeira parte dele, você pensa que foi enganado dentro de uma outra enganação. Complicado? Pode até ser, mas também é genial!

A segunda parte da história tem muitos protagonistas, mas a principal é Juliette. Uma mulher que trabalha na mecânica do Silo, em um dos últimos andares, e que se mete em uma grande encrenca depois que alguém importante morre e ela começa a xeretar demais.

Silo é um primeiro livro do caramba para se começar uma série distópica! Claro que você não entende totalmente o que aconteceu com o mundo para que as pessoas precisassem se esconder dentro de um grande Silo, mas o autor vai conduzindo a trama de uma forma que chega a ser roteirizada e simplesmente perfeita, te contextualizando em tudo. Não é um livro que tenha aquela coisa adolescente cheia de mi mi mi, na verdade, só temos pontas de pessoas novas, todos os pontos de vista nessa história são de adultos, e às vezes bem velhos. Isso também é maravilhoso porque atribui uma maturidade essencial a algo forte como uma distopia.

Já vou comunicando para quem vai esperando um romance, que tire o cavalinho da chuva. Aqui o negócio tem um peso significativo quanto ao desenvolvimento dos acontecimentos e entendimento dos personagens. E como vemos o Silo de diferentes andares e por diferentes vozes, os personagens são só uma base de sustentação do real significado daquilo. É como eu disse lá em cima... quando você acha que descobriu que foi enganado, então você é enganado novamente e fica doido quando descobre disso também. O autor colocou um sub-contexto dentro de um contexto que me deixou totalmente perplexa. Tinha horas em que fechava o livro porque não acreditava que aquilo pudesse ser real, apesar de ser crível.

Howey escreve muito bem as cenas de ação. Fato!
Ele conseguiu colocar uma poesia em batalha, que chega a ser sacrilégio de tão adoradora. As mentes dos personagens não são boas o tempo inteiro, bem pelo contrário. Aqui não tem mocinhos e vilões propriamente ditos, até porque Howey é um autor que sempre vai te surpreender. Então se você acha que aquele "vilão" é tão vilão assim, lembre que toda guerra tem dois lados, e que nem sempre eles precisam estar errados dentro da sua cultura de vivência e dever moral.

Se você curte mais os distópicos jovens, que tenham aquele casal, e que sempre tem alguém para cuidar de alguém, não vá com muita sede a Silo. Ele tem maturidade, e como tal, os personagens são sozinhos e seguros de si, mesmo que exista aquele fundo de amizade, e que a amizade gere atitudes inesperadas. Na verdade, não é a amizade que gera isso, mas ela entrega o fósforo para que o pavio seja acesso. Claro que há amor, de toda espécie de amor, mas é um amor que não passa por cima de coisas mais importantes. Não aqui, nessa fase da história.

Tudo bem que esse é o primeiro livro, e que os protagonistas tem muito a crescer durante toda a série, e espero realmente que esse crescimento sentimental exista. Por enquanto, são pessoas prestes a explodir dentro de uma jaula sem luz solar e cheia de mentiras dentro de mentiras.

Eu AMEI Silo! Por ser adulto, por ser original dentro de uma distopia, e por me deixar de queixo caído com a possível causa do "mundo distópico. Indico de verdade!

site: http://terradecarol.blogspot.com.br/2014/03/resenha-de-silo-hugh-howey.html

Jacqueline 21/05/2014

Minucioso ao extremo
Silo foi criado inicialmente para ser um conto, mas a imaginação de Howey fluiu tanto que rendeu uma trilogia. O primeiro livro fez um sucesso estrondoso após a publicação independente em e-book pela amazon, e se tornou best-seller do New York Times.

"(...) todos os levantes ocorreram por causa dessa dúvida, da sensação de que nós estamos no pior lugar, bem aqui."

Fui conquistada pela sinopse de Silo, que prometia uma distopia voltada para o público adulto, com toques de Sci-fi.
A decepção veio logo no começo. As primeiras páginas não fluíram como eu esperava. Foi um tormento chegar até a página 100, onde várias perguntas pipocavam, e nenhuma explicação era revelada.
Silo não é um romance denso, sua linguagem é descomplicada, porém, a narrativa de Hugh é demasiadamente cansativa. Howey detalha cenas que não levam a lugar nenhum, como as infinitas descidas e subidas da prefeita e do delegado pelas escadas do Silo, ou o esforço de Juliette para tirar água de um dos níveis. Páginas e mais páginas completamente descartáveis, que não acrescentam em nada à narrativa.
As raras cenas de ação são travadas, como se estivessem acontecendo em slow motion. Há duas cenas de tiros totalmente mal exploradas, e confusas, onde o autor peca ao deixar de lado a expressividade dos personagens, focando apenas em relatar quem morreu ou não.
Quando soube que o autor levou três anos dedicando-se ao manuscrito, pude entender o motivo de tanta minuciosidade. Parece que ele voltava e reescrevia as cenas, acrescentando isso ou aquilo para deixar o texto lotado de pormenores extenuantes.

A história parece ser contada, e não narrada, dando a impressão de impessoalidade ao enredo. Sem contar que tudo era muito previsível. Não acontecia nenhuma surpresa ou reviravolta que me deixasse em dúvida quanto ao caráter dos personagens. Os bonzinhos e os maus eram identificáveis desde o início.
As personagens são mal desenvolvidos, e sem qualquer traço de emoção. Inclusive, alguns parecem terem sido jogados a esmo, apenas para servir de degrau para outros personagens. Em um momento o autor apresenta um grupo de personagens da mecânica, para aos poucos ir subtraindo cada um de maneira brusca.
Dá pra perceber logo no início que é Julliete quem assume o papel principal, e eu gostei da escolha de uma mulher para a posição, e a força e coragem que ela demostra.
Li sem expectativa de encontrar um romance, mas fiquei surpresa quando na realidade existe sim um princípio de romance, a meu ver, totalmente dispensável. Explico com um exemplo: na página 40 aparece o carinha conhecendo a mulher, e na página 41 ele já estava se acabando de chorar por ela, apaixonado por alguém com quem só conversou apenas uma vez. What the hell? Adolescentes de 14 anos tem mais maturidade que ele. Pelo menos fomos polpados das infinitas conversas entre eles, mas nada justificava a missão praticamente suicida que ela se prestou para manter seu amado a salvo.

Outro grave problema foi quanto a ambientação da distopia. Eu tenho um sério problema em imaginar o que o autor está descrevendo. Não basta criar um enredo magnífico e interessante, se ele não for crível. Eu até conseguia visualizar o silo, seus andares e seu funcionamento, mas algumas coisas não entravam na minha cabeça de jeito nenhum, como quem desenvolvia armas de fogo, bombas, e computadores em um silo no subterrâneo? Como eles fabricavam suas roupas, e outras máquinas desenvolvidas com alta tecnologia? Onde e como eram fabricadas as notas de dinheiro e moedas usadas para comprar comida e outros itens no silo? E o lixo, e esgoto do silo, como eram tratados e para onde iam? A ideia geral do enredo é muito original e instigante, só que tem alguns furos que não consegui engolir. Pode ser que nos próximos volumes venha uma boa explicação, e eu estou contando com isso.

Silo é dividido em 5 partes, e foi justamente a última que me fisgou. Eu queria saber mais sobre o funcionamento do silo, a Ordem, a limpeza e a loteria, e aos poucos Howey foi elucidando cada ponto, e deixando um gancho incrível para o próximo volume. Continuarei acompanhando a série, pois a curiosidade sempre fala mais alto do que o desânimo e a decepção.

site: www.mybooklit.com
Narri Chan 15/06/2014minha estante
Jacqueline, a ideia geral do enredo não é exatamente original. O esqueletinho do enredo me lembra muito o Cidade das Sombras (City of Ember), que pelo menos até agora, no meu ponto de vista é muito melhor que o Silo. Eu ainda não acabei de ler o Silo, e estou pensando seriamente em parar, justamente por isso vim ver resenhas para ver o que o povo dizia de forma geral, pra ver se melhorava com o passar do tempo, porque estou achando chato demais até as paginas cento e alguma coisa. Sua resenha diz praticamente tudo o que estou pensando do livro até o momento.

Maurinho 04/08/2014minha estante
Acho que o grande problema do livro é aumentar demais cenas que não dizem nada para a história. A parte da prefeita leva umas 50 páginas, quando poderia ter um quinto disso,...achei o final muito cansativo, pois são muitas e muitas páginas descritivas.

Isaah 05/01/2021

O livro tem uma premissa interessante, onde as pessoas vivem em silos subterraneos porque a vida na terra ficou insustentavel, um lugar onde respirar o ar do lado de fora te mata. A historia é otima pra quem gosta de distopias MAS...
O grande problema é que o livro é muito arrastado. A construção de mundo é muito bem feita, mas as vezes o autor dava descrições demais, falando ate da rachadura da parede. Descrevia em 5 paginas o que dava pra ter feito em uma.
O final achei meio apressado, se o autor não tivesse passado tanto tempo enrolando antes dava pra ter feio algo mais elaborado.
Mesmo assim esta longe de ser um livro ruim. Os personagens são muito bem construidos, e a protagonista Juliette foge dessa onda de heroina adolescente que age por impulso. Ela pe bem mais velha e sabe manter as emoções no lugar.
Enfim pode não ser perfeito mas vale a pena a leitura.

Ingrid.Alyne 25/08/2023

Inicio lento, mas o resto é surpreendente
Esse livro me surpreendeu muito. Quando achava que estava entendendo o que vinha pela frente, o autor vinha e dizia " sabe de nada inocente" kkk.

Já sabia do livro e tinha interesse, mas foi a série que me fez finalmente pegar para ler. Comecei achando que ia ler o primeiro só para saber as diferenças e detalhes que não entraram na adaptação mas fiquei chocada com o tanto de coisa que acontece.

Como o título da resenha já diz, o começo não é fácil, precisa insistir um pouco. Os personagens até são interessantes mas as coisa demoram um pouco demais para acontecer. A parte da subida e descida da prefeita é a pior. Mesmo com o desfecho dessa viagem sendo muito chocante, chegar nele é uma prova de resistencia e disposição similar a que o pessal da mecânica passa para chegar ao topo e ver o telão após uma limpeza. Tudo melhora com a entrada da Juliette e a sua breve passagem pelo cargo de xerife.

Com certeza se tornou um dos meus livros preferidos e espero que a saga inteira seja ótima.

Natália Sophia 05/06/2023

Por incrível que pareça, eu amei!
Só li poucos livros escritos por homens, mas gostei bastante desse.
E foi um dos poucos livros que terminei precisando saber mais, tipo: quase nada foi explicado no primeiro, mas já vi que será no 2.
Ansiosa!
Fred 05/06/2023minha estante
Também gostei bastante desse, mas o segundo já achei bem cansativo e me fez desistir do terceiro, mas com a chegada da série e após ver o primeiro episódio, deu vontade de pegar o terceiro livro e terminar

Natália Sophia 12/06/2023minha estante
Meu querido o segundo livro é fodastico. Eu estava esperando que fosse ser assim, voltado pro antes, mas meu amigo, que livro foda. Acabei de terminar ele, mas terminei com pena.

Will 12/04/2021

Um barril de pólvora prestes a explodir
Encarapitado entre as colinas, um silo abriga uma comunidade altamente estratificada e dividida.
A principio não dá muita vontade de ler o livro, porque a protagonista anunciada na sinopse e orelhas só começa a narra o livro a partir de um quarto da história, o que é meio irritante e a leitura se arrasta.
Mas assim que ela começa a narrar, a história se torna uma série de reviravoltas e ganchos muito intrincados, tornando difícil largar o livro.
Ele traz reflexões e indagações sobre o futuro da humanidade e os perigos de um holocausto nuclear.
Apesar de tudo, acompanhamos arcos de personagens bem construídos e a subversão da ordem vigente até que tudo volte aos eixos, de uma forma melhor do que jamais noticiada.
É um bom livro, com reflexões válidas e necessárias.

Tati Freitas 22/08/2023

Angustiantememte bom
Eu não esperava gostar tanto desse livro. Resolvi ler antes de assistir a série, e fiquei muito feliz em descobrir mais uma ficção científica que entrou pros meus favoritos. Esse livro me deixou angustiada do início ao fim, principalmente pela narrativa claustrofóbica que toma conta do livro em certos momentos. Agora estou curiosa pra ler as continuações.

Narri Chan 02/07/2014

Superestimado.
Não costumo fazer resenhas de livros no Skoob porque algum dia pretendo fazer um blog para isso. Mas desse livro eu simplesmente tenho que escrever agora mesmo.
A nota ideal para esse livro na minha opinião é 3 estrelas e meia, mas como só pode arredondar, resolvi por simplesmente 3 estrelas.

Muitos que já leram, falam que é uma história bastante original, mas isso não é verdade. Existe um livro chamado A Cidade das Sombras (City of Ember em inglês. Também foi lançado um filme baseado nesse livro) que tem mais ou menos a mesma base do Silo: uma cidade subterrânea, que existe já há centenas de anos, mas poucos falam sobre o que tem do lado de fora, ou porque estão ali. O decorrer da história vai ficando diferente do A Cidade das Sombras, mas em cada canto notamos alguma semelhança. E, particularmente, gosto mais do Cidade das Sombras.
Mas, foi exatamente essa semelhança com o livro de Jeanne Duprau que me fez ter vontade de ler Silo. Eu praticamente sou desesperada por livros assim, sem falar que adoro distopias. Bastou então eu achar o livro em promoção, que pronto, levei pra casa. Mas foi uma grande decepção.

A história começa despertando nossa curiosidade muito bem. Mas só COMEÇA assim, as primeiras páginas MESMO. Quando acaba aquele epílogo, começa uma jornada de páginas cansativas de se ler. Primeiramente, os personagens apresentados não nos cativa, e na verdade, não apenas os primeiros a serem mostrados, mas todos no livro. É difícil criarmos algum carinho por eles.
Depois, o autor derrama informações sobre nós, informações que podem até ser importantes para a história mas que poderiam muito bem ter aparecido em outro momento do livro. É muita coisa, e não fazemos ideia do que imaginar direito, nos perdemos.
Por falar em informações, temos a questão de detalhes do cenário. Eu sinceramente não sei como o autor conseguiu imaginar um cenário como o Silo. É extremamente complicado imaginar esse lugar. Não consigo visualizar o cenário se em "2D", ou seja, não é um cenário em que consigo imaginar como "natural", como se pudesse estar dentro dele. É difícil ter alguma noção de profundidade, de tamanho, e visualizar onde se encaixam as coisas. Chega a ser cansativo, especialmente nas 100 primeiras páginas, pois só o que fazem é descer as escadas.
Isso das escadas me leva a falar de outro problema: descrições de ações. Muita gente tem dificuldade para ler alguns livros porque alguns desses livros dá detalhes desnecessários sobre algum objeto ou alguma ação. Eu particularmente não costumo me incomodar com isso, mas nesse livro foi demais até para mim. Era muita informação desnecessária e pouca informação útil para ajudar a imaginar tudo aquilo de um jeito mais fácil. Aconteceu de ter até mesmo uma descrição repetida, que era importante mas não havia necessidade de aparecer duas vezes, uma na descida e outra na subida, bastava aparecer na subida!
Foi bem difícil aguentar mais de 100 páginas com tudo isso que citei, além de uma tremenda enrolação com: continuaram a descer... bengala prendendo nas escadas... todos aqueles degraus e mais degraus...
Sério, foi um saco. Pensei SERIAMENTE em parar de ler o Silo. Tanto que até vim aqui ler algumas resenhas pra saber se melhorava em alguma parte. E ainda bem que fiz isso, porque de fato, melhora.

O livro só começa a realmente ficar bom pelas páginas 130, por aí, mas só começa a MELHORAR quando já está quase na metade. Então, se está pensando em parar, sugiro que faça um esforço de ler até a metade e só então decidir isso ou não.
A história demora, mas começa a ficar intrigante. São várias páginas que não queremos parar de ler. E cenas feitas para perdermos o fôlego, bem, elas funcionam. Perdemos MESMO o fôlego. O decorrer da história se torna muito bom, mas mantendo algumas das falhas que citei acima, além de surgir uma nova: romance aguinha com açúcar. Eu até esperava que tivesse algum romance, mas achei ridiculo o jeito que isso aconteceu. Foi quase uma contradição a respeito da Juliette, e que aliás, nem foi a primeira contradição dela. Pra alguém que insiste que amava ficar lá embaixo, não estando nem aí para o que havia acima, ela mudou de ideia bem rápido.

Mas, concluindo: o livro tem suas muitas falhas mas não é um caso perdido, se torna muito bom em um certo momento. Só que nem as boas cenas foram o suficiente para aumentar minha nota. Tem coisas que certamente não consigo engolir e, infelizmente, uma história que eu estava tendo grandes expectativas, está repleta delas.
Eu pretendo continuar lendo, mas não estou nem um pouco desesperada por sua continuação.
Glauber 15/07/2014minha estante
Legal. Gostei da sua resenha. E farei um esforço pra chegar na metade. Mas confesso que ler as 130 primeiras páginas foram muito, mas muito difíceis. Achei muito desnecessário aquele monte de descrição de escadas também. De fato a história só começa mesmo quando a Jules sobe.

Maurinho 04/08/2014minha estante
Só agora consegui terminar o livro. E realmente, ele tem bons momentos,...mas é difícil, o leitor tem que perseverar, pois existe muita enrolação, muita descrição inútil.

Andrea 04/08/2014minha estante
Costumo ler rápido mas este livro está difícil chegar na pagina 100! Falta ritmo e muita coisa descrita sem necessidade....estou quase abandonando :/

Lorena 25/08/2014minha estante
Meu Deus...eu pensei exatamente a mesma coisa. Ou seja: nunca mais eles vão terminar de descer essa escada? Ou de subir? Estou na parte que você diz que melhora, então SÓ POR ISSO, vou continuar...rs. Vi tanta gente falando bem aqui que me senti "fora do silo" (ok, piadinha infame) por não achar nada dessas coisas todas...rs

Felipe 31/07/2015minha estante
Acho que eu demorei uns três meses para conseguir terminar de ler, e concordo em tudo com sua resenha. Eu não me importo com descrições, acho bem necessárias, mas nesse livro tava um saco. Sem falar do cenário que você não definir ele, eu ficava lendo e pensando o tamanho do pé direito de um andar no silo pra demorar dias só subindo e descendo rs. Também pretendo continuar, mas acho que vai demorar um pouco pra eu engatar no próximo.

Dreamer 09/05/2016minha estante
Achei bem chatinho tb. Melhora, mas não empolga, não tenho vontade de ler o segundo. Apesar de, diferentemente de vc, conseguir imaginar o cenário e até entrar nele por causa dos detalhes dados, tb achei muito descritivo. Tb não achei que os personagens cativem, são chatos. E o livro todo eu percebi que o interesse do autor é que façam um filme dele e não que ele seja um bom livro e qd percebi isso me deu mais raiva. Enfim, decepção é a palavra para Silo.

Yve 30/04/2021

De tirar o fôlego
Silo é um livro que não te dá um segundo de paz, no bom sentido. Você não consegue ficar entediado lendo, a todo momento algo novo e impactante surge, a todo momento algo te choca, pelo menos umas 3 vezes eu tive que parar o livro pra absorver o que tava acontecendo.

Eu nem sei direito como resenhar, é o tipo de livro que desde os primeiros capítulos você já sabe que vai se tornar um dos seus favoritos, ele é emotivo, surpreendente, angustiante, aquela obra perfeita que te faz sofrer junto com o personagem e te transporta para outro mundo.

Você acaba e fica em choque tentando assimilar tudo que houve. Incrível.

Ju Ragni 27/10/2023

Ficção com suspense, muito bom
Uma ficção bem construída, trama envolvente desde o começo. Ouvi dizer que teria uma série, mas não vi. Quando gosto do livro, prefiro a leitura primeiro, gosto de formar as minhas imagens para depois curtir a série. Esse livro é o primeiro de uma trilogia, e foi tão bom que vou querer ler o segundo, com certeza.

Greice21 01/08/2021

Sil(os)
Aí minha nossa nossa.No início eu fiquei bem desnorteada, não conseguindo me encontrar sobre o que era o Silo. Pensei comigo "Ah não ...nao vou continuar lendo, não estou entendendo nada!!!!?"...
Porém, apesar de ter que reler os capítulos anteriores repetidas vezes(hehehe), até me situar do cenário, finalmente eu tomei gosto pelo livro...e agora que terminei...eu quero saber o restante???! Quais os outros passos serão tomados, e o que será dos Sil(os)!??

Camila Westphal 05/06/2021

Aceitável
A ideia da história é boa, não é nada que eu não tenha visto antes, no início lembra muito The 100, o que mata é o desenvolvimento do livro que é muito muito muito lento, além dos personagens não prenderem muito a atenção.