Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Blue 30/08/2023

PERFEITO do inicio ao fim.
LI graças a série e amei tanto, o livro me fez sentir todos os sentimentos possíveis, amo a Jules de coração e meu personagem favorito de todos é o Solo, que pessoa incrível.
Não tem defeitos, apenas uma leitura flúida, perfeita, cheia de reviravoltas e acolhedor ao mesmo tempo.

Henrique 31/03/2014

Silo é um livro adulto, escrito para mentalidades e pessoas maduras (SEM spoiler)
Depois de Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (Orwell) e Admirável Mundo Novo (Huxley), Silo vem para nos inserir em uma Ficção Científica com doses equilibradas de distopia qualidade equiparável a ambos.

Ao concluir a leitura de Silo, senti o impulso de ficar um bom tempo deitado, dias, semanas, pensando em como ler esse livro fez toda a diferença em minha vida, em como foi uma leitura memorável, necessária, singular, instigante, instrutiva e inovadora. A escrita me deixou extasiado. O que para alguns será descrição demais, para mim foi uma espécie de essência vital, como se por suas palavras e descrições, Hugh evocasse algo vivo, transformando a experiência da leitura em um ser cuja expectativa de vida está destinada ao fim apenas quando alcançarmos a última palavra do último capítulo do livro. Acima de tudo, a sensação de estar lendo um clássico escrito em meu tempo foi a que mais mexeu comigo. É como ter certeza de que, no futuro, distante ou próximo, essa obra estará entre os valorosos cânones da literatura.

Um Mundo Real

Silo é um livro adulto, escrito para mentalidades e pessoas maduras. Então abandone qualquer esperança ou anseio de encontrar qualquer semelhança com os livros recentemente publicados destinados à Jovens Adultos (YA). Existem silos e mais silos de distância entre eles, em termos de tramas, escrita, personagens entre outros. Então, nada de adolescentes e seus triângulos amorosos, suas incertezas, histerias, imaturidade e suas trilogias que mais bem fariam se fossem resumidas em um único livro, retirando-se todo o excesso de incertezas amorosas, intrigas infantis e problemas adolescentes. Em Silo temos adultos bem construídos, que já passaram por essa fase de imaturidade, que em minha opinião, contribui para a verossimilhança da obra, afinal, não acho que adolescentes conseguiriam salvar uma nação de governos corruptos ou de uma hecatombe, especialmente os adolescentes atuais, e nem vou citar meus motivos, não é mero preconceito, mas tenho minhas razões. Silo trás uma linguagem e personagens adultos e um cenários que são fruto de uma mente e propósitos maduros. Então, se você pretende ler Silo, sinta-se bem vindo a um mundo real, com problemas, intrigas, personagens e cenários tão reais quanto eu e você.

Silo é, essencialmente, um livro de ficção científica e não uma distopia. Há muitos elementos distópicos na obra, no entanto temos uma F.C. com a qualidade dos clássicos, personagens memoráveis, bem abordados, humanos e, não posso deixar de repetir vezes e mais vezes, adultos e convincentes. Somos apresentados a um futuro apocalíptico tão possível, que poderia já estar acontecendo sem que nos déssemos conta e é essa sensação que exerce um papel fundamental na experiência de leitura: a de estar caminhando para um fim assustadoramente semelhante e aterradoramente possível.

Silo é uma ótima oportunidade para conhecer mais da mente humana, suas limitações e motivações. Ao ser apresentado aos personagens da obra, você estará sendo apresentado a pessoas reais, com as quais convivemos, pessoas com propósitos, preconceitos, desejos, pessoas reagindo a eventos de um modo realista.

O processo de escrita do livro durou três anos e o autor, Hugh Howey, inicialmente escreveu uma história que deveria ser curta, como um conto, mas que assumiu proporções bem maiores. Howey é conhecido por ter feito sucesso publicando seu livro de forma independente pela Amazon, no formato e-book.

Hugh Howey em ensaio fotográfico

Uma Sinopse Editada (Removi os Spoilers)

O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade? Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo.
Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras.

Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo.

Apesar de parecer previsível, não poderia haver engano mais crasso em relação ao livro.

Silo e Sua Aplicação na Vida Real

Como costumo fazer em minhas resenhas, vou aplicar alguns aspectos do Silo à nossa realidade.

+ Silo X Eu e Você

A proximidade de Silo em relação a nossa realidade é tão imensa, que beira o impossível a possibilidade de o leitor não enxergar que a vida no Silo não é muito diferente da vida que levamos em nossa sociedade.

O Silo é uma miniatura da nossa sociedade inserida em um tempo futuro caótico e uma amostra de como o ser humano consegue criar mecanismos tecnológicos que garantam a preservação da humanidade em um colapso ambiental global.

O Silo possui mais de uma centena de andares e uma única escada espiral que dá acesso a todos os eles, logo, é comum que quem vive nos andares mais abaixo não acesse com frequência adares mais acima, dada a exigência física que é subir e descer a escada espiral. Os andares são divididos em blocos, que por sua vez são divididos por funções. Na história, a escada em espiral e a localização de cada função em seus respectivos blocos são, também, parte do planejamento e do propósito com o qual o Silo foi elaborado. A importância, propósito e inteligência por trás dessas localizações estão entre os elementos da histórias que faz dela interessante e singular.

Assim como alguns personagens começam a se dar conta de que há uma espécie de segredo no Silo que pode ser desvendado, em parte, por meio da observação e dedução, nós também sentimos que há segredos por trás de elementos do nosso cotidiano. Para citar um exemplo, temos a mídia, seja por meio de jornais, revistas ou televisão, sabemos o impacto que a mesma exerce na vida das pessoas. Isso nos faz ficar atentos e ligar os pontos, perceber por meio de sinais, que há uma estratégia, um propósito. Tomar conhecimento da existência desse propósito ou projeto é o princípio da liberdade.

O autor consegue, com requinte e maestria, transformar os personagens e elementos do Silo, como os ambientes internos e externos, seus compartimentos e regras, em tensão palpável.

+ Descobrindo a Verdade e Reagindo à Mentira

Você é um produto produzido pela indústria, a Sociedade, isto é, por aqueles que detém o poder, o conhecimento a respeito da realidade, de como as coisas funcionam, aqueles que estão no topo do SILO.

Ok. Descubro que sou um produto. Faço, penso, falo, compro, sigo, quero, vejo ou/e ouço aquilo que esperam de mim. Se o indivíduo consegue fazer uma associação entre ele e um produto, notar que foi e é condicionado a pensar e ser aquilo que outros indivíduos o programaram para ser, há duas alternativas básicas: Mudar ou Aceitar. Cabe a cada um decidir continuar sendo um boneco influenciado pelo senso comum ou romper as cordas da ventriloquia e olhar o mundo por uma perspectiva mais ampla.

Eu, de minha parte, detesto cordas presas em minha mente e um dos elementos que utilizo para rompê-las é a leitura constante de livros, artigos específicos, material didático, documentários e a reflexão.

Sobre os Personagens

O leitor será tentado a separar, em um processo quase automático, os personagens entre bons e maus, mas em Silo as coisas não funcionam bem assim. No primeiro capítulo me deparei com uma personagem que detestei com força suprema, nos capítulos seguintes ela já havia adquirido meu passaporte para tomar um chá e ter uma boa conversa.

É bom aproveitar a leitura para estudar os personagens e o modo como eles reagem aos eventos externos (as mudanças na rotina imutável do silo, morte de pessoas, conversas) e internos (envolvendo conhecimentos, descobertas, ideias, suspeitas).

Os personagens estão sempre tomando atitudes baseados em seu princípio de ética e moral e quando as coisas saem dos eixos e a moral e a ética parecem desfazerem-se em frangalhos, é preciso saber de que lado você vai ficar, o que pode ser um pouco complexo.
...

Ficção Científica ou Distopia?

Silo NÃO é uma distopia, mas tem elementos distópicos que, aparentemente, predominam na história. De fato, o teor distópico está sempre presente, mas estamos falando de um possível futuro para a humanidade, isto é, uma previsão do que pode vir a ocorrer no ambiente terrestre devido a tal e tal causa, estamaos falando de um sistema de tecnologia que possibilite a vida a níveis extremos abaixo do solo de maneira que estar centenas de metros abaixo da superfície não chega a ser notado.

Apesar de haver um governo manipulando um grande número de pessoas, ditando o que é ou não real, condicionando a sociedade, temos uma história que mostra como o ser humano poderá sobreviver a uma possível catástrofe global por meio de tecnologias especiais e os eventos que permeiam o Sistema é uma consequência desse futuro e de como ele foi planejado. Logo, a trama poderia ser outra que não envolvesse tanta manipulação, mas Hugh resolveu trabalhar de forma crítica quanto a esse aspecto em sua ficção.

E para que se preocupar em fazer essa distinção?

Simplesmente para não sair por aí falando besteira, oras!

Por fim...

Gostei de ter gostado de Silo. Gostei de ter apreciado, de ter interpretado, me afeiçoado. Gostei de poder ter lido a obra. A Intrínseca fez um bom trabalho de revisão. Espero poder ler o próximo livro o quanto antes e espero que outros apreciem tanto quanto eu a grandeza que é essa obra.

site: http://pilulasliterarias.blogspot.com.br/

DeboraKamilla95 30/07/2023

Previsível mas equilibrado
Acredito que a culpa seja minha por esperar demais do livro, mas infelizmente a leitura foi muito chata pra mim, e como em toda distopia foi facil saber o que estava acontecendo e tive poucas surpresas pelo caminho.
O livro tem começo meio e fim bem estruturados e entrega uma boa historia, não é algo de mudar paradigmas mas pelo menos não é um escritor que se perde durante a escrita ou que quer entregar algo tão incrível que fica mirabolante.
Gostei do final da protagonista e das pessoas do Silo, fico triste por não ter sido surpreendida mas já é bom uma leitura que entrega o que promete.
Infelizmente o plot final do motivo de estarem no silo não me animou a ler os outros dois por isso li os spoiler e fiquei feliz por não ter perdido tempo lendo os outros.

Rauecker 30/06/2023

Silo
Ótima distopia e cenário pós apocalíptico.

Encontrei essa obra pela série da Apple TV, e acho que só nós mostra quantas obras desconhecemos, nunca tinha ouvido falar desse livro, nunca vi em nenhuma estante, em nenhuma livraria e saber disso é bem triste.

O Silo é uma grande instalação onde os seres humanos vivem submersos após algo ter tornado o mundo completamente inabitado, temos andares e seções no Silo que dividem a sociedade e faz com que tenhamos uma alienação social intensa, a ideia é simplesmente genial!

A trama corre bem, a narrativa é boa o que faz as 500 páginas serem lidas de modo prazeroso. Caso tenha assistido a série como eu prepare-se para as divergências (que sempre acontecem em adaptações).

Vou continuar lendo a trilogia agora mesmo com certeza, a necessidade de saber como tudo será concluído é grande.

Citação preferida:

?O ciclo da vida existe. É inevitável deve ser abraçado, apreciado, aceito.?
Thais.S 04/07/2023minha estante
Acabei de assistir a série e eu estou totalmente viciada nesse mundo!!! Só não leio a série de livros pq não quero spoiler a respeito da história kkk... fora que perde totalmente a graça de assistir pq eu não consigo não comparar tudo com o livro ?

Rauecker 07/07/2023minha estante
Te entendo completamente! Mas diferente de você eu já estou viciado nos livros e não vou parar até saber o final ??????

Tati Vidal 13/07/2023minha estante
Eu achei sua resenha sobre um livro e agora acompanho vários livros que tu leu pq tem um gosto bom demais. Vou pôr esse na lista (já estava mas vou adiantar

Rauecker 22/07/2023minha estante
Nós temos um gosto bom demais! Hahaha

Douglas.Santos 16/02/2020

Maçante
Maçante: adjetivo e substantivo de dois gêneros. Que ou aquele que maça, entedia, aborrece.
Palavra em português que começa com a letra M e termina com a letra E.

O que achou desse início de resenha? Agora imagine um livro inteiro assim, onde o autor conta uma história de um mundo distópico e pós-apocalíptico, onde ele descreve cada degrau, sua composição, como é o relevo do degrau... eu achei a história interessante, o plot twist é bacana, mas é maçante demais de ler. Eu quase desisti quando o autor conta em +- 3 páginas como uma pessoa pega um fone de ouvido e coloca na cabeça. Sério. Nem chega perto de Tolkien. Tolkien te prende ao detalhar e explicar um cenário ou objeto, em Silo, Hugh Howey testa sua paciência.

Gle 20/07/2020

Silo
"O que nós fazemos define quem somos."

Cami_mg 22/07/2023

O livro é muito bom. O conheci por causa da série de mesmo nome, porém as coisas são mais aprofundadas aqui, apesar de ter sentido falta de alguns personagens na série e suas presenças um pouco mais marcantes também aconteceu o contrário, personagens que tiveram pouca presença na série e apareceram mais aqui.

Li algumas críticas ao livro que o diziam ser lento e pouco aprofundado nos personagens, mas posso dizer com certeza que não é o caso, adorei o livro e quero muito saber o futuro dessa história.

Pedro 13/07/2022

Um livro apaixonante
Que livro maravilhoso, o universo do Silo é inovador, nunca li um livro tão claustrofóbico, todas as regras bem pensadas, todas as dúvidas que surgem, nada no livro é jogado, que autor meu Deus

Roberta Araújo 18/09/2020

Esse livro é incrível, me prendeu do início ao fim, toda vez que eu pensava que não tinha como ter outra virada, era exatamente isso que acontecia. Só sei que preciso ler a continuação. Amei.

Filha da mente 03/06/2022

Fanarts necessárias!
Pensa em um livro que te faz não querer sair da cama até ter terminado? Que no começo te assusta por ser um calhamaço mas depois você não quer mais largar mesmo que ele te dê um belo peso extra na mochila? Então esse foi Silo pra mim.
Fiquei revoltada com o fato de não haverem fanarts para o livro porque por ser uma distopia é meio difícil imaginar ? esse livro desenvolveu uma capacidade de imaginação em mim superior ?, entretanto, a protagonista é bem forte e o legal é que o livro começa exatamente com uma morte kkkk.
Então, para concluir, quero deixar duas coisas:
1. FAÇAM FANARTS PARA ESSE LIVRO!(eu não sei desenhar :( )
2. LEIAM ESSE LIVRO, vocês não vão se arrepender.
Rodrigo 25/03/2023minha estante
Nem tão calhamaço assim, 500 páginas é mediano

Lucas.Costa 17/08/2015

O Silo - Hugh Howey
Distopias... O gênero literário da moda atacando mais uma vez!
O Silo se mostrou um livro fantástico para quem não tem contato frequente com distopias, porém um livro comum, confuso e "mais do mesmo" para quem já está habituado à elas.

A IDÉIA

Este livro representou a clara idéia de uma excelente idéia mal executada.
Talvez, das distopias que li, o Silo tenha tido a melhor das idéias. O leitor é apresentado a um mundo pós apocalíptico preservado por meio de um abrigo no melhor estilo Fallout. Todos os elementos das distopias estão ali: o cenário pós apocalíptico, a distribuição clara de tarefas, o governo totalitário, o Silo não registra nada de novo, seguindo a linha que tem dado certo na literatura desde "admirável mundo novo" e "1984" e popularizados na última década com o fenômeno "Jogos Vorazes".
O Silo não chega perto da genialidade das supracitadas, pra falar a verdade, com uma excelente idéia, o Silo fica muito atrás de "divergente" e "maze runner" que já estão no segundo patamar de distopias.

NARRATIVA

Confuso, confuso, confuso. A sensação que tive foi a de que meu exemplar veio faltando boa parte do desenvolvimento.
Me senti perdido na história, as personagens mudam de idéia muito rápido, a narrativa se desenrola de qualquer maneira!
Parece que o autor tinha uma excelente idéia, mas não sabia o que fazer com ela.
A guerra é decretada de repente, sem uma maior mobilização, meio que do nada, alguém se rebela, e, sem muita explicação, todo mundo adere. O desenrolar da mesma acontece igual, de repente ela acaba, ninguém sabe o que aconteceu direito, o livro nada explica sobre o que aconteceu na mecânica.

PERSONAGENS

Rasos, sem personalidade. Lukas se apaixona sem ao menos conversar direito com Julliete. A relação dela com o pai não é devidamente explicada. Os personagens, TODOS, não cativam, nem mesmo pela personagem principal você torce.

PONTOS FORTES

- Idéia excelente;
- algumas boas surpresas na história.

PONTOS FRACOS

- Narrativa confusa;
- Personagens rasos;
- Não apresentou nada de novo em um gênero já saturado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O final do livro, talvez os últimos 10 capítulos, prende, diferente do restante. O autor se preocupou com muita coisa sem relevância, e desprezou muitos elementos que tornariam a história mais interessante.
O livro não me empolgou por buscar a sequência: " A Ordem" nem ao menos para saber como tudo começou.

2,5 estrelas! Arredondando pra cima, recebeu 3.
Annie 22/10/2015minha estante
Acho que pra mim foi exatamente essa experiencia.
E não sei se foi só a minha edição mas encontrei muitos erros de digitação e outras coisas que me incomodaram.
E o pior no meu caso foi o final. Achei horrível e tentaram forçar um romance que não existe e não devia estar ali.

Lucas 13/06/2020minha estante
Estranho vc dizer que as ambientaçoes sao ruins pq eu lembro desse livro em detalhes mesmo anos depois de ter lido rs Use a imaginação

tatá 25/01/2021

Um dos melhores livros que já li na minha vida toda, o autor tem uma escrita impressionante, apesar de no início ter demorado um pouco a assimilar as ideias, já que estava conhecendo o cenário, o que mudou logo, depois dos primeiros capítulos só fui devorando o livro impressionada com o rumo da história que estava sendo contada. E, caramba, a Juliette é perfeita, uma mulher foda pra caramba, que tentou de tudo até o fim pela família e amigos. Estou ansiosa pra ler os outros dois livros, já que é uma trilogia, quero ver o que o autor fez com o resto dessa história. E, gente, leiam esse livro! Leiam porque vale muito a pena, você não vai se arrepender de tão bom que é esse livro!

livrosepixels 19/04/2023

Todas as revoltas começam do mesmo jeito: do desejo de mudar
Silo é uma distopia bem original (se desconsiderar a estrutura básica da distopia / sociedade pós cataclismo). Escondidos embaixo da terra, dentro de um silo de metal, uma sociedade sobrevivente prospera após anos de devastação. O mundo exterior é assassino, tóxico e a única sobrevivência é dentro das paredes. Isolados. Esquecidos no além. Do lado de fora a morte reina.

Mas como todo grupo humano, em algum momento a convivência é perturbada e revoltas surgem. Motins são criados, pessoas morrem. E a paz volta a reinar mais uma vez, por um tempo. Até tudo recomeçar. É exatamente o ponto onde o livro está: perto de um novo motim. Mas dessa vez é diferente. Desta vez poderá ser o último. E tudo sempre começa do mesmo jeito: a curiosidade pelo exterior.

A trama de Silo nos leva a questionar nossas próprias convicções sobre as coisas. É um convite a sair da zona de conforto. Muitas vezes nós nos prendemos a silos imaginários, com medo de nos abrirmos para o novo, para o desconhecido. A simples ideia de ser diferente nos assusta. Mas cada vez mais fundo na nossa mente fica a pergunta “e se”. E se o desconhecido não for perigoso? E se o diferente e alienígena for o começo de algo bom?

Mais do que isso, também a trama nos mostra que o conhecimento às vezes é a arma mais poderosa de uma sociedade. Ou pelo menos de quem detém dela. A censura é muito boa em conter um grupo, mas quando esse grupo passa a conhecer certas coisas, torna-se cada vez mais difícil não ir de encontro à ruptura. A questão é: vale a pena morrer pela verdade?

Silo é uma distopia maravilhosa sobre verdade e jogo de poder, mostrando o quanto a busca por conhecimento pode salvar - ou tirar - vidas. Não é mais do mesmo, é uma verdadeira trama sobre a busca por uma vida melhor, por romper limites, por vencer barreiras. Tudo depende do que você acredita.

Obs: Silo está sendo adaptada em formato de série para a Apple TV+, com data de estreia agendada para 5 de maio de 2023 o/

[RESENHA ORIGINAL POSTADA NO IG LITERÁRIO ESTANTE X BOOKS EM 2019]

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/