A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Sam 13/03/2021

Passatempo cativante
Comprei o livro pela capa em meados de 2015. Fui completar a leitura só em 2021. O livro é muito gosto de ler para passar o tempo e divertido. Me identifiquei muito com a personagem que também atua no mercado de design/comunicação.
O livro é cheio de mistérios e particularidades criativas que tornam a história interessante ao mesmo tempo que brinca com o contraponto entre o universo digital e não-digital.

Kau 07/02/2021

Aldus Manutius
Nossa esse livro me fez querer participar da história, porque so lendo ja me fez ficar muito curioso, uma reviravolta bem inesperada e um desfecho muito bom, super me prendeu e eu recomendo demais.

Leonardo.Telmann 07/02/2021

Otimo?
O livro consegue misturar tecnologia e livros de uma forma perfeita, na minha opinião. A livraria 24 horas do Mr. Penumbra é um otimo livro, que aliás contem o segredo da vida eterna, ou quase.

Paulo César 04/02/2021

Não tenho do que reclamar
a História é que estou querendo ler esse livro há anos, literalmente.
Então finalmente consegui pegá-lo para o ler, e no começo você já começa se identificando com Clay Jannon, a cada página você o enxerga vez mais.
Então quando ele começa a trabalhar em uma livraria, (que é o sonho de muitos leitores), a única regra é não lê certos livros, você se pergunta o por quê.
E se indaga o porquê dele respeitar, cadê a curiosidade e aquela vontade de descobrir as coisas?! Então você continua lendo, porque sabe você sabe que ele irá ver o livro proibido e assim, você também descobre o segredo.
Eu poderia dar menos de 3 estrelas, mas acabei dando 5 pelo simples fato dessa curiosidade e como ele revela o segredo da história.
O livro me prendeu até o fim e foi divertido ver Clay sendo tão humano quanto alguém real.

Emi 03/02/2021

A temática do livro traz um ar misterioso de um segredo difícil de ser descoberto.. no geral tem tudo para dar certo e surpreender no final, mas não foi isso que aconteceu comigo. Acho que foram poucas páginas, senti que a história saiu atropelada e no final não deu emoção..

Emily.Reolon 20/01/2021

Meio blá, na minha opinião!!
O livro é uma boa pedida para aqueles que não tem o hábito da leitura, é leve, não tem uma linguagem pesada, ou seja, o vocabulário é simples, tem alguns termos mas que vem com uma nota de rodapé que auxiliam!
A história é interessante, tem um suspense leve que envolve a livraria do Mr. Penumbra! Porém, não me prendeu como acontece com alguns livros... não fiquei imersa na leitura, facilmente divagava!
Mas vale a leitura, foi o primeiro livro que li desse autor, então, não posso afirmar que todos os seus livros são assim!

Dayse.Carla 20/01/2021

Bom.
Demorei uns três anos para terminar esse livro, foi um pouco cansativa a leitura mas com um enredo interessante. No geral, achei só bom.

duartesamanda 14/01/2021

Quando comecei esse livro achei que iria encontrar uma mistura de assuntos que gosto muito: livros e mistério. E realmente o livro entrega exatamente isso, mas de uma maneira completamente diferente do que eu imaginava e não de uma forma boa

O personagem principal é esquecível, nenhum dos outros personagens “secundários” foi desenvolvido o suficiente para criar uma conexão comigo durante a leitura e o plot poderia ter acabado com 200 páginas aos invés de 300.

Outra tristeza para mim foi o final, onde do nada um cara que não usa realmente livros consegue descobrir um enigma estudado por milhares de pessoas durante mais de 500 anos. A ajuda da tecnologia não fez sentido durante nenhum momento da história, inclusive em diversos momentos senti um incômodo, como se o autor quisesse deixar claro que livros podem e já foram ultrapassados pela tecnologia.

Enfim, cheguei ao fim extremamente decepcionada e quase abandonei o livro em 68% da história.

Sol 10/11/2020

Talvez para quem está mais integrado ao mundo de códigos, esse livro seja mais interessante do que foi para mim. Vale a leitura, mas não era o que eu esperava.

Brunna.Urbanski 20/10/2020

Uma biblioteca diferente
Confesso que quando comprei achei que fosse outra proposta, porém o legal acredito que foi isso, surpresa do mistério real da biblioteca.

Marina 18/09/2020

Nunca imaginei que um livro sobre uma livraria fosse falar tanto sobre computadores, internet, Google... Até achei interessante, mas nada do que eu esperava. Não quero dar nota baixa porque achei a história bem escrita, mas meio chata.

Laura | 06/09/2020

Você trabalha no Google?
Fiquei com medo de avaliar esse livro e ser injusta na minha opinião, mas o fato é que ele foi escrito para um tipo específico de leitor (que no caso, claramente, não sou eu).
Com termos e conceitos pra quem sabe, pelo menos, o basicão de programação, A Livraria 24h do Mr. Penumbra (que tem muito mais Google que livraria) parece uma piada interna de um grupinho que não é o seu. É tanto personagem que trabalha/adoraria trabalhar/namora alguém que trabalha no Google que você desconfia se a história não foi escrita pra servir de marketing.
Talvez por não ser o público-alvo, também achei a narrativa meio arrastada, com caminhos que não levam a lugar nenhum, além de personagens que são variações de uma única personalidade.
Enfim, não foi feito pra mim, mas quem sabe foi feito pra você.

Rossine 13/08/2020

A primeira coisa que chama a atenção no livro é a capa – linda, por sinal. O nome também instiga o leitor a ler. O enredo é cheio de mistérios, focado na “irmandade” por trás da livraria, acompanhando Clay Jannon na busca pela resolução. O autor mescla tradições e novidades tecnológicas, aliás tanta tecnologia que agradaria a muitos nerds, mas pode deixar confuso o leitor comum. A trama é bem costurada, convincente, apesar do tema um pouco fantasioso, mas peca um pouco pela falta de emoção. Dos personagens, apenas Jannon é bem explorado, dando-lhe o carisma necessário. É um bom livro, mas que não chega a ser um livro marcante. O final não compromete, mas também não surpreende.

Matheus 24/06/2020

Divertido
A capa é bacana, o nome é engraçado e a leitura realmente prendeu minha atenção, pois além de ser uma história que envolve o universo dos livros - livrarias, bibliotecas... coisas que por si só já me despertam um olhar mais atento, pessoalmente falando -, o mistério permeia os acontecimentos, estando presente no enredo e deixando-nos curiosos assim como o protagonista, junto ao qual vamos desvendando os segredos da livraria e o que escondem suas obras enigmáticas. Tem uma boa dose de humor e insere a tecnologia no contexto dos livros antigos, criando uma história que mescla a ficção com o nosso cotidiano. Creio que a parte final poderia ter sido desenvolvida de maneira diferente, fazendo mais jus ao mistério provocado anteriormente, e assim evitar uma certa decepção por parte dos leitores, que talvez esperassem algo a mais, para fechar com chave de ouro a trama. Recomendo a leitura para quem se sentir instigado pelos segredos da misteriosa livraria do Mr. Penumbra. As letras são grandes, o que faz com quem as quase 300 páginas fluam com maior facilidade.