A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Tata 09/01/2019

Poderia ter sido beeeeem melhor #chateada
O livro conta a história de Clay Jannon, um web designer que ficou desempregado depois da crise nos EUA, e gente como a gente, de tanto desespero para arrumar um emprego, Clay vai trabalhar na Livraria 24 horas do Mr Penumbra. É uma livraria esquisita que quase não vende livros, mas tem fieis "clientes" que vão até lá buscar algum livro de uma estante secreta apenas com um cartão de identificação.

Curioso, o Clay fica cada vez mais querendo saber o que acontece a sua volta e entra de cabeça num mistério bem delicinha envolvendo livros, tecnologia e amizade.

O livro tem essa premissa muito interessante, e um livro que mistura mistério com uma livraria já me chamou a atenção, porém a escrita do autor deixa muito a desejar. A forma como ele retrata as amizades/ relacionamentos do Clay é muito superficial, eu não me identifiquei com nenhum outro personagem, não torci por ninguém, só queria saber como o livro acabava. Nem o relacionamento amoroso que o personagem tem é descrito de forma a fazer o leitor a torcer pelos dois, por mim tanto fazia se eles continuavam juntos, não tinha química nenhuma!
O que é uma pena pois a moral dessa história é muito bonita, e realmente esse livro seria muito melhor se tivesse sido um pouquinho melhor escrito.

Erica Tiemi 18/12/2018

Preferido até o momento
Ganhei á algum tempo esse livro nas Cortesias, foi uma supresa já que não botei muita fé que eu iria ganhar.

Eu simplesmente amei essa leitura. Os personagens e a história é bem cativante. Eu não quis parar a leitura em nenhum momento, como já aconteceu em outros livros, e fiquei bem triste quando acabou. Super recomendo.

Rita 19/09/2018

Excelente e divertida leitura
Tudo que posso dizer sobre esse livro maravilhoso é que, para mim, foi o livro exatamente certo, no tempo exatamente certo.

Leila de Carvalho e Gonçalves 13/07/2018

Quem Procura, Acha
Não existem pessoas que não gostem de ler, existem pessoas que ainda não encontraram um livro que gostem de ler."

Desconheço sua autoria, mas ela se ajusta perfeitamente ao meu comentário.

O que procuramos através da leitura é encantamento. Um livro "especial" que seja um companheiro para todas as horas e que faça crer que sem ele, nosso caminho não seria tão rico em novas descobertas. Nessa aventura de ler e mais ler, nem sempre encontramos ouro: passa pela nossa peneira muita água barrenta do rio. Mas, enfim, de tanto peneirar, acabo de descobrir uma nova pepita: "A Livraria 24 Horas de Mr. Penumbra", um romance feito sob medida e que a partir de hoje, passa a constar na minha lista de preferidos. Achei por acaso, vasculhando aqui na Amazon, desconhecia o autor, porém o título acabou aguçando minha curiosidade, a medida que estava a procura de uma proposta diferente de leitura, pois afinal "se você só ler os livros que todos estão lendo, você só irá pensar o que todos estão pensando." (Haruki Murakami)

Portanto, se assim como eu, você for meio "nerd" e apaixonado por livros, não se sinta acanhado, essa livraria é o lugar perfeito para conhecer: funciona 24 horas, há sempre um vendedor pronto para atendê-lo e garanto que ficará "fascinado" com sua compra.

A leitura é agradável, um interessante retrato sobre o impacto da informatização no nosso dia-a-dia e sua repercussão no mundo que estamos construindo. Trata do valor livros como fonte principal do conhecimento humano e com um toque de ficção científica faz a fantasia e a realidade se confundirem em perfeita desarmonia, criando um thriller recheado de exêntricas personagens envolvidas numa misteriosa conspiração internacional, mascarada por códigos secretos, que resvala até pela busca da imortalidade e a descoberta do amor. Muito louco, não?

Esse é o primeiro livro do escritor norte-americano Robin Sloan e confesso que aguardo ansiosa a puclicação do próximo. Cinco estrelas e pela surpresa, bem que poderia ser seis!
Lary.Momentolitera 06/09/2018minha estante
Haaaaaaaa. Que resenha maravilhosa NOSSAAA!!!!!! Já quero esse livro :-) :-) :-)

Leila de Carvalho e Gonçalves 06/09/2018minha estante
Grata e abraços!

Magasoares 10/06/2018

NÃO RECOMENDO.
Pense num livro ruim... Pensou? Esse ruim é favor!! Um livro para esquecer, vai ser difícil encontrar estória pior que essa. :(

Câmis 11/05/2018

Parecia bom mais foi ficando ruim ruim e acabou finalmente....
Eliane Maria 21/09/2019minha estante
Também senti isso. Rsrs.

Bea 23/02/2018

Um livro sensacional
Quando me deparei com a capa deste livro, fui inundada por uma onda de mistério e curiosidade. Procurei na Amazon.com avaliações das quais a maioria foram positivas e algumas negativas (comentários dos quais me sinto em dúvida quanto a criticidade e veracidade dessas pessoas: " Leitura e história vazia" , " Só sabe falar do Google" , mas que diabos pesssoas assim consideram uma leitura/história vazias? Refletindo suas vidas vazias? Ou como só falar de uma empresa ? Ódio pelo maior site de busca que as mesmas usam a todo momento ?

Comecei a ler e a cada página vinha uma curiosidade extrema, será que é isso que o livro conta ? será aquilo outro? Talvez isso...?

Como sempre indiquei para meus amigos lerem, e foi a mesma sensação... e hoje terminei esse EXCELENTE livro. Não é algo que possa dizer de conto de fadas, mas sim uma forma "codificada" de transmitir sua moral (Afinal,todos os livros passam isso. Até mesmo os que possuem vampiros com purpurina, haha).

Mesmo não tendo adquirido sua forma física, adorei lê-lo, e o mais importante e impressionante (que eu considero) , consegui me teletransportar até a história, pessoas, cenários, cheiros e todos os elementos dele. É libertador quando tudo a sua volta não passa de rotina quando você parada de frente com o computador, consegue viajar para Nova Iorque, cidades do interior, livrarias...

Espero que assim como eu, a próxima pessoa que ler este livro, se sinta inspirada e goste da história !

Enjoy

Cris 21/11/2017

Modernidade X antiguidade
”Há coisas estranhas e misteriosas acontecendo na Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra.” Pág. 64

Este livro conta a história de Clay, um jovem, que após ser despedido de seu emprego, resolve aceitar um emprego pra trabalhar no turno noturno de uma Livraria.

Acontece que o trabalho de Clay, não é apenas de um recepcionista, e na verdade, tudo nesta livraria é misterioso. A começar pelo dono do lugar, o Mr. Penumbra, que faz uma série de recomendações para Clay, que aparentemente não faz nenhum sentido.

Eu gostei do livro, achei muito legal o comparativo que é feito entre modernidade x coisas antigas. É muito interessante perceber que cada época tem seu valor, e seus prós e contras.

Eu adoro histórias que se passam em bibliotecas, livrarias ou que falem de livros. Eu adoraria trabalhar num lugar como esse.

O livro tem um toque de fantasia, que é realmente, bem fantasioso, com alguns personagens que parecem que saíram de livros antigos, mas o mais legal de tudo é que o livro é uma espécie de declaração de amor pelos livros.

“Caminhar pelos corredores em uma biblioteca passando o dedo pelas lombadas… é difícil não sentir a presença de espíritos adormecidos. Isso é apenas uma sensação, não um fato, mas lembre (eu repito): as pessoas acreditam em coisas mais estranhas que isso.” Pág. 152

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Sil 13/11/2017

Chato.
Olá,
A resenha de hoje, é de um livro, no mínimo, bem peculiar, e um tanto quanto chato.
Temos Clay Janon, recém desempregado, que está à procura de uma vaga de emprego, e se vê repentinamente trabalhando em uma livraria 24horas. Sim, a livraria funciona 24horas, e Clay trabalha no período da noite.
Seu chefe é o Sr. Penumbra, um homem de mais idade, misterioso, porém simpático, que proíbe Clay de olhar no acervo da livraria. A livraria em si é muito misteriosa, possui volumes que ninguém nunca ouviu falar, escritos em símbolos que ninguém consegue ler. Sobre os frequentadores da livraria, são pessoas de mais idade, que usam roupas que estavam na moda em décadas passadas, pessoas que frequentam a livraria em horários suspeitos, procuram por livros estranhos.
Logo de início, Clay é afrontado por Corvina, chefe de uma livraria 24horas em uma outra cidade. Corvina não está satisfeito com o modo com que Penumbra dirige a sua livraria, pois mesmo tendo aqueles volumes estranhos e velhos, eles vendem também alguns livros comerciais, para as pessoas comuns, e teoricamente isso não é muito bem visto. Clay, proibido de mexer nos livros antigos, obviamente mete os dedos onde não deve, e acaba decifrando um código que há anos os frequentadores da livraria tentam decifrar, descobre um clube secreto e aí começa a confusão.
Temos mais alguns personagens com nomes estranhos, como Kat Potente, e Neel Shah, ambos com participações especiais no livro. E todos juntos vão usar parafernálias tecnológicas desnecessária e excessivamente descritas no livro.
Esse é o plot da história, agora vamos aos pontos:
Clay diz o tempo todo que ama os livros, que é nos livros que encontra refúgio, mas poucos trechos você vê ele lendo de fato.
O objetivo do livro era trazer um toque mais sombrio a história, mas confesso que ele falhou miseravelmente, já começando pelos nomes cômicos dos personagens. Afinal, o que tem de poderoso ou misterioso em Kat Potente?
Muitas parafernálias tecnológicas são utilizadas no decorrer da história, e todas elas são muito bem descritas. Tão bem descritas que você perde totalmente o interesse na narrativa. Me deu sono.
O autor cria toda uma atmosfera de suspense ao redor do mistério do livro. Porém quando tudo é solucionado, você fica: É isso mesmo? Jura?
Teoricamente esse deveria ser um livro escrito para pessoas que amam livros, mas definitivamente não cumpriu o que prometeu. Pois ficou citando livros que não existiam.
Prometeu também uma conspiração internacional, me desculpe, mas isso foi uma grande enganação, beira a comédia até. Não leia esperando um mistério no nível Dan Brown ou Sidney Sheldon, porque você com certeza vai se decepcionar.
O clima do final do livro é de seção da tarde. Tudo lindo, feliz, engraçado.
Resumindo: Detestei! Foi uma tortura termina-lo e fiquei imensamente feliz quando o fiz.
Porém vamos ser justos: meu cunhado é programador de sistemas, e adorou demais o livro, inclusive fez uma releitura dele. Disse que a descrição dos sistemas, maquinários e afins foi incrível. Então esse provavelmente é um livro escrito para pessoas dessa área.
Não desindico o livro, afinal gosto é uma coisa muito pessoal. Mas definitivamente não serviu para mim.

Abraços.

site: www.revelandosentimentos.com.br

Aventura de aprender 19/10/2017

O livro foi contra todas as minhas expectativas. Pensei que seria uma história de fantasia sobre bruxaria e coisas semelhantes. Às vezes gosto de ler e ver pra saber como funciona o outro lado porque sempre jogam verdades na nossa cara (como no filme “O destino de Júpiter” que resenhei há poucos dias).

Entretanto, mesmo com muitos elementos insólitos a história é bem realista e ao mesmo tempo perturbadora. Sem dar muitos spoilers, mas existe uma sociedade secreta centenária que busca o segredo da imortalidade através de livros antigos!

O problema é que depois começa a ficar meio chato e monótono com inúmeras descrições sobre o funcionamento de tecnologias modernas e coisas semelhantes. O vai e vem de personagens que não saem do lugar também incomoda um pouco.

Fiquei angustiada (no sentido existencial) também com a busca de vida eterna fora do cristianismo (porque só Jesus pode dar vida realmente eterna e feliz), mas o tal segredo da imortalidade no final das contas não é nada blasfemo e até faz sentido. Não tem nada a ver com seitas nem heresias, satanismo, bruxaria ou coisas do tipo. É algo bem real e que não deixa de ser surpreendente quando é revelado no final.

site: http://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/44858444-livros-lidos-em-2014

Nina 20/07/2017

Legal
É um livro bem nerd kkkkk mas como vivo no meio deles já estou acostumada hihihihi é bem interessante o mistério em si não chega a empolgar mas o final é bem legal... valeu apena...

Simone Brito 03/06/2017

Antigo x Moderno
Livro: A livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Literatura Norte Americana

Um livro diferente, inusitado e, sinceramente, enfadonho ... eu esperava mais dessa leitura.
Numa mistura de romance, fantasia, magia, aventura e muita tecnologia, o livro nos mostra como uma livraria, completamente fora do padrão, que fica aberta 24hs e concorre com o mundo dos livros digitais ainda sobrevive.
No entanto, por trás de suas prateleiras enormes que alcançam 3 andares e precisam de enormes escadas para alcançar os livros, se esconde um grande mistério que acaba sendo desvendado por um funcionário curioso e uma amiga, funcionária da google, e fera no mundo digital.
Curiosidade e tecnologia, juntas, dão cabo de esclarecer uma história de mais de 500 anos da qual o Mr. Penumbra, dono da livraria, estava envolvido até o pescoço.
Não posso dizer que o livro foi ruim, mas está longe de ser incluído entre os top five.

Deghety 25/05/2017

Mr. Penumbra
Esse livro junta duas coisas que estamos bastante habituados: livros e tecnologia.
Clay é um jovem que vira atendente em uma livraria bastante peculiar e descobre que seu patrão faz parte de uma sociedade secreta de leitores que tentam desvendar por 5 séculos um livro criptografado supostamente místico e embarca nessa aventura misteriosa fazendo uso de recursos tecnológicos para tentar descobrir os segredos do livro e dessa sociedade.
É um livro razoável, tem uma dose de mistério e bom humor.
Em certo momento da leitura me ocorreu, devido a inserção de tecnologia em determinada questão, que no futuro, não muito longe, o esforço mental será obsoleto, tudo será regido por computadores com um ou dois cliques.

Thati 22/05/2017

De início foi uma leitura que me cativou, todo o lance do mistério da livraria de Penumbra e a simpatia dos personagens tornam o livro leve. Porém, do meio em diante desanimei e o final me decepcionou. Talvez porque eu estivesse esperando mais. Quando peguei esse livro para ler foi com uma grande animação e muita expectativa. Não foi uma leitura que me marcou e algumas vezes enquanto lia minha cabeça estava distante. De qualquer forma, para quem gosta de web design, referências a histórias fictícias e tecnologia comparada a livros físicos, fica a indicação.

Letícia Santos 29/04/2017

Eu sou péssima com introduções, recomecei essa aqui umas três vezes, então vamos direto ao ponto: "A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra" não é um livro profundo, mas com certeza pode te conquistar se você gosta de personagens simpáticos, ou de livros, ou de tiradas engraçadas. E provavelmente também se você é web designer.

A trama tem essa base de sociedade secreta e mistérios, mas também é sobre como tecnologia moderna pode conviver com a do passado, como existe espaço para livros físicos e ebooks, porque afinal qualquer coisa é válida quando gera conhecimento né? Até mesmo Penumbra se rendeu a eles. Inclusive, tem uma parte onde Penumbra resolve ler e-books e aí pega um Kobo e o Clay se pergunta "Sério? Quem tem um Kobo?". Aí eu pensei: me senti ofendida, apaga. HAHA

"Isso não é uma biblioteca. Isso é a Batcaverna."

Super me identifiquei com o Clay, ou melhor, eu meio que identifiquei o meu namorado. Afinal, o novo atendente da Livraria 24Hrs é nerd, webdesigner, joga RPG e curte livros sobre anões e dragões. Você pode não conhecê-lo, mas eu digo: são praticamente a mesma pessoa.

"Livraria 24Hrs" é cheia de referências ótimas (e eu amo/sou referências, mesmo quando eu não entendo), algumas do mundo real (como o Google e Star Wars) e outras criadas pelo autor (como o RPG chamado Rockets & Warlocks e a série favorita de Clay, chamada As Crônicas da Balada do Dragão - e eu até queria que essa fosse real porque um livro sobre um anão sábio e um dragão cantor deve ser, no mínimo, muito interessante).

Robin Sloan leva a sério o clima enigmático e, mesmo no final, dá poucas respostas. Primeiro achei estranho, que faltava alguma coisa, mas depois eu achei que era condizente com a narrativa.

"Somos uma pequena aliança rebelde, e Penumbra é nosso Obi-Wan. Todos sabemos quem Corvina é."