A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Kelvin 13/06/2020

Patrocinado pelo Google?
Este livro me pareceu muito mais uma campanha publicitária para o Google, demorei três anos para conseguir ler este livro. Mas apesar de tudo isso, me suprendeu.
Alanis 13/06/2020minha estante
Não consegui terminá-lo :( Você acha que vale a pena tentar?

Kelvin 13/06/2020minha estante
Olha me custou para ler. Acho um livro que vai por um caminho surpreendente meio fantasioso, mas que no final volta para o mesmo ponto. Não acho que seja uma super história, mas acho interessante quando o autor leva para este caminhos fantasiosos e mágico (só não espere isto até o final haha)

Evy 15/05/2020

Esse livro foi indicação de um aluno e eu o adorei!! Leitura super rápida, difícil de largar porque é daquele tipo que você quer saber logo o que vai acontecer.

Um Jovem começa a trabalhar numa livraria 24h, na verdade é um Sebo porém com obras super bem conservadas e de valor inestimavel. Logo o jovem percebe que tem alguma coisa estranha ali. Ele trabalha no turno das 22h às 6h e os clientes da loja são os mais diferentes. São sempre os mesmos e estao sempre em busca de um misterioso conjunto de livros que o dono da Livraria proibiu o atende de ler. Mas é claro que ele é curioso e vai dar uma espiadinha...

E ai começa uma aventura apaixonada sobre livros. Pra quem ama ler, livros, livraria, essa história é um prato cheio e eu super recomendo!!! Achei ótimo. Uma delícia de ler.

Rayssa 01/05/2020

Um livro sobre livros.
De antemão, digo que amei esse livrinho. A premissa é simples e pode até parecer ser boba, mas consegui enxergar coisas além.
Clay Jannon é um web designer que acabou de perder o emprego. Para sobreviver na cidade de São Francisco, Clay aceita o emprego de vendedor noturno na Livraria 24 horas do Mr. Penumbra. O lugar é incomum, pequeno e apertado, porém abarrotado de livros até o teto. É a partir dai que a narrativa irá se desenrolar. É um livro repleto de mistérios, segredos, simbologias, um culto e uma sociedade secreta. Algumas vezes me fez lembrar o filme A Lenda do Tesouro Perdido – que, aliás, eu amo.
O amor pelos livros está presente em cada página dessa estória. A forma como o autor usa a ficção para dar alguns detalhes e curiosidades sobre a produção de livros, a biblioteconomia, o mercado editorial, etc, é interessante, e tudo é descrito com muita ternura, te fazendo relembrar porque livros são tão especiais e como você os ama. O personagem principal é muito carismático, bem feito, simpático, te fazendo adentrar em sua vida de forma fácil. Além disso, há um grande debate aqui. A dicotomia entre o antigo e o novo - o Kindle e o livro em papel. A narrativa está cheia de saudosismos. É impossível negar o crescimento da era digital no mercado editorial, fazendo a substituição do livro físico pelo digital. Fato esse que muita gente tem dificuldade em aceitar, sobretudo as pessoas mais idosas. No livro, o autor consegue destacar a importância do livro físico e como eles são especiais.
Eu entendo como algumas pessoas possam ter se decepcionado com o final. Parece que o autor vai te levando por um lado, e de repente não é nada daquilo que você pensou. Mas, eu gostei. A mensagem que fica, contudo, me passou um pouco de ceticismo, afinal o autor troca a fantasia pela realidade. Mas não significa que a realidade seja ruim. As últimas palavras da escrita te jogam na cara aspectos duros e concretos da vida, que podem parecer cruéis, mas a meu ver foram usadas para nos transmitir sentimentos de coragem e determinação.
Enfim, é um livro divertido, informativo, feito com carinho para quem ama ler.
Nota: 4,5/5.

site: https://www.instagram.com/abibliotecaoculta/

Regiane @agentejaleu 29/04/2020

Mistura interessante
Clay , um Web designer desempregado a algum tempo, aceita trabalhar como recepcionista numa livraria 24 h no turno da noite. Tanto o proprietário o próprio Mr Penumbra quanto a livraria são bem peculiares. .

O público é seleto, tem sessões das prateleiras secretas nas quais Clay não tem autorização de mexer, somente os sócios. .

Mas Clay é curioso é acaba descobrindo o que não deveria. Com a ajuda de sua então namorada que trabalha no Google , com o auxilio da tecnologia, ele acaba conhecendo segredos guardados a muito tempo, séculos até. .

Uma mistura de tecnologia, oculto, conspiração internacional , códigos secretos , personagens cativantes, foi uma boa leitura. .

Escrita fluída, li para uma leitura coletiva . Eu gostei, mas é um livro que não sei se leria se não fosse o grupo, não é meu tipo de leitura. Mas foi ótimo sair da zona de conforto.

Erica 28/03/2020

Não dava nada, mas ficou bem legal a mistura de Google com sociedade secreta.
Sabrina - @linhaposlinha 23/08/2020minha estante
Obrigada pelo spoiler

Cinara... 24/02/2020

"Bem, na realidade eu adoro livros porque eles são meus melhores amigos."

Livro sobre livros sempre amo!

Carol Nery 20/02/2020

Agradável aventura
Esse livro me foi recomendado pelo marido há alguns anos. Eu sempre tive certa curiosidade, mas só li o livro de fato, quando ele venceu uma votação em um grupo nosso de leitura.
A história é muito divertida. O protagonista é esperto e carismático. E todo envolvimento com outras pessoas, para conseguir, no fim das contas, resolver o problema que foi criado quando ele se interessou demais pelos segredos dA Livraria 24 horas do Mr Penumbra!

Giovanna 05/02/2020

null
Eu não tinha muitas expectativas pra esse livro e ainda assim terminei decepcionada. Os personagens são extremamente chatos e artificiais, o enredo é um tanto previsível e sinceramente a escrita é péssima. A única coisa que salvou o livro foi a "lição de moral" do final, quando o personagem finalmente desvenda o mistério. De resto, completamente esquecível, e sinceramente, bastante problemático em diversas partes. Dá pra notar claramente o quanto esse autor tem uma séria misoginia internalizada que se reflete em basicamente TODOS os personagens masculinos dizendo coisas absurdas em algum ponto ou outro e tratando isso como se fosse "normal". Sério, quem acha que fazer uma empresa inteira destinada a construir peitos em 3D seria uma coisa aceitável e ok que em vez de extremamente problemático, seria uma "excentricidade" engraçadinha? Pelo amor de Deus. Fora literalmente todas as cenas do protagonista com a garota que é o interesse romântico, nas quais ela só tá lá pra fazer propaganda da Google e resolver magicamente os problemas que aparecem, e mal tem falas nas cenas em grupo. Em praticamente todas as cenas que ela aparece o protagonista sente a necessidade de ressaltar o quanto ela é bonita e gostosa e ela não pode nem falar com nenhum outro homem que o garoto surta (!!!!). Tem hora que eu sinceramente duvidei se o autor já interagiu de fato com uma mulher na vida real porque tipo????????? Todos os personagens, mas principalmente as mulheres, extremamente caricaturizados e/ou sem personalidade alguma (a não ser um traço engraçadinho para atrair o interesse do par romântico).
A premissa geral do livro seria muito boa se não fosse tão porcamente construída e foi praticamente destruída por uma escrita preguiçosa e personagens estúpidos que não agem como pessoas reais. Sério, o autor fez tanto mistério em torno da tal sociedade secreta e no final não só os enigmas foram estúpidos mas ele não explicou de fato nada, e deixou tudo extremamente supérfluo. O final seria incrível se ele tivesse conseguido trabalhar e desenvolver tudo ao longo do livro mas no final ficou apressado e preguiçoso igual o resto do livro, no qual todos os problemas do protagonista eram magica e convenientemente solucionados por um site aleatório que ele achou um dia por acaso.
Alice in worldland 06/08/2020minha estante
Não tava conseguindo terminar esse livro de jeito nenhum e você explicou tudo. Hahah

Oswaldo 03/10/2019

O livro é simples.
Uma livraria, uma biblioteca, seita secreta, um código a decifrar, tudo isso faz parte do livro. A linguagem é agradável, mas creio que há alguns problemas de tradução. A história é simples, linear, sem grandes surpresas. O livro, em si, é simples. Se você estiver sem nada pra fazer, este livro é uma opção. Mas, se tiver outros por escolher, fique com algum dos outros.

Edna 01/06/2019

Mix
?#Leituraconcluída?

A livraria 24 horas do Mr. Penumbra ? Robin Sloan

#quotes
"Eu normalmente os convenço a comprar algo: um romance de Steinbeck, alguns contos de Borges, um Tolkien......no mínimo meus amigos saem levando um postal."

"Não podem blogar, nem tuitar, nem transmitir em streaming nada do que for visto aqui.".

#Resenha

Proibir um Leitor de ler significa despertar nele ainda mais o interesse.
Clay descobre nos primeiros dias que aquele não é apenas um trabalho normal, é algo muito além disso é entre códigos encontrados em livros muito peculiares em uma sessão da livraria que intetessa a um tipo de cliente nada comum que podem chegar as 18 ou as 3 hrs da manhã.
Além da aventura, mistério,envolvendo códigos secretos, conspiração e amor onde a combinação do suspense com a ação enfraqueceu um pouco a história e faltou aquela conexão até no romance do livro e nas atitudes dos Personagens que ficaram devendo empatia.

Poderia ter sido compatível com essa capa incrível que me fez entrar na história.

Os Livros e Filmes da Bá 13/02/2019

DO SUSPENSE PARA A AÇÃO
Clay é um cara por volta de 28 anos, está à procura de um novo trabalho e se considera um fracassado. Todos ao seu redor são melhores que ele - isso na cabeça dele!. Depara-se então com a Livraria 24h do Mr. Penumbra e consegue um emprego de "livreiro" no turno da noite. Poucos e estranhos fregueses frequentam o local, livros codificados são emprestados, enfim, uma livraria bem fora do comum.Além de atender os poucos visitantes, sua tarefa consiste em anotar em diários todos os detalhes dessas pessoas: como estavam vestidas, a maneira que se comportavam etc. Clay começa a desconfiar de que se trata de alguma seita, ou grupo secreto e começa a investigar o caso. Até aqui, o livro parece ser um suspense bem interessante.
Clay conhece uma garota que trabalha no Google, e logo se apaixona, óbvio né! E com essa garota mais um jovem amigo milionário dão início à investigação sobre a misteriosa livraria e seus bizarros asseclas. A partir daqui o livro desanda para mim.
Os personagens entram numa aventura tecnológica com direito a todos os recursos do Google para decifrarem os códigos contidos nos livros e entenderem o comportamento fora do comum de seus frequentadores.
ABAIXO, LINK PARA A VÍDEO-RESENHA, BOM VÍDEO!!

site: https://www.youtube.com/watch?v=aqyWab8SZL4