A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Taverna do Pergaminho 28/03/2017

DECEPÇÃO - Review no Canal Taverna do Pergaminho - Confira e participe dos sorteios !!!
Quando li a sinopse desse livro, fiquei muito interessado em ler ele. Tudo indicava que seria um livro diferente e bem legal. Porém foi uma decepção, a história é bem fraca, algumas coisas ti deixam curioso, mas no geral, tem que ter força de vontade pra continuar lendo. A escrita nem é tão cansativa .. mas os acontecimentos são chatos, é um livro bem parado. Não recomendo....

site: https://www.youtube.com/watch?v=4ZT50lwe_Vs

Maiara Lima 28/02/2017

“Bem, na realidade eu adoro livros porque eles são os meus melhores amigos”.
A livraria 24 horas do Mr. Penumbra é um convite ao mundo dos livros e da leitura.
Tudo que o web designer Clay Jannor queria era um emprego. Em plena recessão econômica, após perder seu emprego, Clay aceita qualquer coisa que o sustentasse e é por conta desse desespero que acaba como atendente noturno de uma livraria 24 horas. Aos poucos Jannor vai entendo que a livraria não é como as outras, que seu patrão é misterioso e seus clientes um tanto esquisitos.
É ao buscar algumas respostas que Clay, juntamente com a programadora do Google Kat Potente e seu amigo Neel Shah, acaba se vendo em meio aos mistérios de uma sociedade secreta de 500 anos de existência, da qual Mr. Penumbra faz parte. Juntos partem em uma busca por respostas através de livros criptografados, enigmas e tecnologias.
A livraria 24 horas do Mr. Penumbra é um livro sobre livros, mas não somente a respeito deles. Traz a todo momento discussões sobre o velho x novo, analógico x digital, impresso x e-book, novas tecnologias e redes sociais. Nos faz pensar que não precisamos abrir mão de um em prol do outro, que alguma maneira acabam se complementando. Compreendemos a partir dessa obra que a leitura ainda é a maior fonte de conhecimento, que os livros podem nos fazer viajar sem sair do lugar, que nos convidam a conhecer nosso universo e que o imaginário é uma fonte riquíssima para tudo. Mesmo com todas as tecnologias disponíveis atualmente, o livro impresso ainda exerce um grande fascínio sobre muito, inclusive sobre mim. E se cabe aqui um conselho: leiam, leiam muito, leiam sempre! Conhecimento é tudo o que temos, tudo que podemos levar e que ninguém pode nos tirar.

Cacau @dra.leitora 17/01/2017

A livraria 24 horas do Mr Penumbra
Olá, gente linda!!! Como andam as coisas nesse inicinho de ano? Já conseguiram fazer suas metas literárias? E quanto livros já concluíram esse mês? Por enquanto estou conseguindo manter a minha meta de ler um livro por semana, e essa é a minha terceira leitura até então. Eu comprei esse livro em uma feira que estava tendo aqui no shopping da minha cidade, porém ele acabou ficando parado aqui na minha estante por mais de um ano, mas graças a Deus que tive um incentivo para lê-lo de uma vez por todas, pois o desafio do mês de janeiro do Diminuindo a Pilha era livros encalhados na estante.
Agora vamos falar um pouco mais sobre esse livro, em primeiro lugar a capa é totalmente incrível e tem tudo haver com a história, que por sinal tem uma trama bem diferente de tudo que tenho lido ultimamente e apesar de deixar a gente curioso até a última pagina (literalmente) eu achei a narrativa um pouco lenta em algumas horas.
O mais legal e que me atraiu logo de cara é que esse é um livro sobre livros e sobre o hábito de leitura e que traz em todo o seu decorrer discussões muito interessantes sobre a tecnologia no mundo da literatura e se os livros na forma que conhecemos estão se tornando obsoletos.

"-Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros - diz Penumbra. Ele ergue uma sobrancelha. - Eu tinha a impressão de que liam tudo em seus telefones celulares.- Nem todo mundo. Há muita gente que, o senhor sabe ... gente que ainda gosta do cheiro de livros."

A livraria do Mr. Penumbra não é uma livraria comum, nela existem estantes que se estendem do chão até o teto com livros cheio de códigos e segredos, clientes misteriosos e muitos enigmas para serem desvendados, tudo isso envolto em muita tecnologia e pessoas que trabalham no Google. É um livro que reúne o novo e o antigo, além de trazer uma sociedade secreta super conservadora temos o personagem principal Clay e todos os seus amigos super antenados e que trabalham com tecnologias muito modernas.
Não é um livro focado no romance, apesar dele existir, ele foca principalmente no companheirismo, na amizade e como uma pessoa que tem amigos pode conseguir tudo.
Esse é um livro de mistério leve e se você esta interessado em uma leitura interessante e fácil para te tirar de uma ressaca, super recomendo essa história.
Beijos e até logo mais...

Michelle França 18/12/2016

Esperava mais
A premissa do livro é tão promissora mas no decorrer o ritmo vai decaindo e o final para mim foi decepcionante. Não foi dessa vez.

Glauci 13/11/2016

#Experiencias Literárias #Fantasia
Não gostei nem desgostei.
Achei o livro com uma leitura rápida, me prendeu um pouco no começo, mas depois esfriou e esfriou muito Achei a história bem criativa, mas nada que me cativasse. Personagens mornos, enredo morno, livro morno.
Seria um livro que eu abandonaria com certeza, mas conclui a leitura pelo projeto.

Nathy 13/09/2016

A Livraria 24 horas do Mr.Penumbra – Robin Sloan – #Resenha
Esse era um dos livros que quando teve seu lançamento mais fiquei empolgada. Teve uma ótima divulgação e o booktrailer me deixou muito curiosa. Porém, depois de ler uma boa parte do livro comecei a ficar bem decepcionada. Nada estava sendo como imaginava. E não de uma forma positiva. Tudo começou a ficar denso e cansativo. Chegou um ponto do livro que não conseguia compreender porque o autor estava demorando tanto em apresentar o desfecho. Senti que abordava diversas coisas e na verdade não abordava nada. A temática é interessante, mas não achei que soube desenvolver de uma forma legal e que prende o leitor.

Os mistérios sobre o que é a livraria do Mr. Penumbra vai muito além de pessoas a frequentando tarde da noite e buscando livros que ninguém mais desejaria. Eu pensava que no final teria alguma coisa engraçada e divertida. Ou alguma outra coisa. Mas, não esperava pelo final que teve. Parecia que o autor não sabia mais o que escrever e por isso jogou o seu final. Não me instigou e chegou ao ponto que estava desejando que a leitura chegasse ao seu final. Para que assim pudesse ir pegar algum outro livro que me animasse.

A história é do Clay Jannon que começa a trabalhar na livraria do Sr. Penumbra. A livraria não é tão frequentada, mas tem seus fieis consumidores. Todas as noites vem alguém diferente pegar um livro de uma estante. Não perde tempo procurando. Sabe exatamente o que quer e onde está localizado. Após um de eles entregar o livro outra pessoa vem e pega este mesmo livro. Como se fosse uma comunidade secreta em que todos necessitam de ler estes livros. Clay fica cada vez mais curioso porque não acredita mais que seja simplesmente uma livraria. Então é tragado para esse novo mundo, onde não para até encontrar a resposta que deseja.

Meus olhos traçam uma linha acima dos nós dos dedos, para procurar entre as lombadas, e lá eu o vejo.

O livro é narrado em primeira pessoa com Clay nos relatando as suas aventuras na livraria. Por ser em primeira pessoa o leitor somente fica sabendo o que Clay descobre e tem momentos que nem assim ele revela o que descobriu. Tentando desse jeito atiçar um pouco a curiosidade dos leitores. Mas, para esse tipo de livro acho que foi uma escolha acertada, talvez em terceira pessoa tivesse ainda mais detalhes. E não seria um ponto positivo. Entender como funciona a mente de Clay foi um ponto positivo ainda que não me fizesse gostar do mesmo.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2016/01/a-livraria-24-horas-do-mr-penumbra-robin-sloan-resenha.html

Ellen Luzia 01/09/2016

Melhor livro ever!
Clay Jannon desempregado arranja um emprego em uma mini livraria, escura e meio sinistra. La existe uma seção de livros onde apenas alguns clientes bem esquisitos entram e que Clay não pode ler. Mistério gosto de ler, flui muito rapido... vale a pena se aventurar dentro dessa livraria sinistra...

RafaelMarchesin 01/08/2016

A livraria 24 horas do Mr. Penumbra
A primeira visa, este é aquele livro que parece preservar uma ótima e instigante história, onde a imaginação e a sinestesia será explorada até nosso âmago. Mas a descepção é nossa primeira companheira neste livro. Uma história simples, sem muitos mistérios, onde as coisas acontecem de modo superficial numa narrativa que tenta ser "descolada". Provavelmente o autor ganhou algum dinheirinho por colocar marcas em seu livro, já que cada coisa que o personagem cruza tem que ter uma marca associada... do mais: uma leitura simples e leve, com baixíssimas pretenções. Não espere muito do livro, mas ele não é ruim... apenas é. Só falta um pouquinho de tempero.

Cheiro de Livro 16/06/2016

A Livraria 24 horas do Mr Penumbra
O livro de Robin Sloan veio parar no meu kindle em uma mistura de indicações constantes da Amazon e alguns posts que li sobre o livro, em todos a mesma coisa era dita: ”livro para quem adora tecnologia e livros”. Como me encaixo perfeitamente nessa descrição resolvi apostar em “Mr Penumbra’s 24 hour bookstore”, só descobri que o livro já existia em português ao comentar com a Frini o que estava lendo. A recomendação foi precisa, esse é mesmo um livro para quem gosta de tecnologia e livros.

A história é contata em primeira pessoa pelo designer Clay. Nosso herói está desempregado desde que a loja em que trabalhava faliu com a crise econômica, andando pelas ruas de São Francisco ele entra em um sebo e consegue um emprego como o atendente da madrugada. O narrador é sedutor desde as primeiras fases, Clay torna-se aquele amigo legal que sabe contar historias e te leva pela mão para uma aventura, dessas que quem já jogou Dungeons & Dragons é bem familiarizado. O inimigo aqui é Corvina, a sita a ser batida é a Festina Lente Company e a recompensa é o segredo da vida eterna. Maravilhoso, não?

Toda a estrutura da narrativa segue a logica de uma aventura de Dungeons & Dragons, temos mistérios, temos quebra cabeças para decifrar, um senhor do mal, uma seita secreta, e uma Scooby Gang (algum fã de Buffy lendo?) que além de Clay e Penumbra conta com Kat Potente, Mat, Neel e Deckler. Clay e seus amigos tentam ajudar Ajax Penumbra (esse nome é ótimo), o dono do sebo, a desvendar um quebra cabeça que há séculos está sem solução. Para tentar resolver a questão eles se utilizam de fórum de pirataria, de modelos 3D e, até mesmo, dos computadores do Google. A aventura toda é pura diversão e para melhorar Clay é inspirado pelas palavras de um livro de aventuras que leu na adolescência, “Dragon Song Chronicles”, um desses livros que só existem dentro de livros e que eu amaria que existissem de verdade.

A maior questão do livro é que o mistério no final das contas não é tão legal assim e no final o clima de aventura dá uma esfriada, mesmo com essa quebra de ritmo é uma leitura super prazerosa, divertida, é um desses livros que não dá para colocar de lado e que se lê um com um sorriso no rosto. O inicio com Clay e Kat usando as maravilhas da internet para decifrar e encontrar peças do quebra cabeça é fascinante. Essa é uma daquelas leituras facilmente recomendáveis para quem gosta de D&D, tecnologia e livros, nessa ordem.

site: http://cheirodelivro.com/a-livraria-24-horas-de-mr-penumbra/

Mariana 28/03/2016

A "MISTERIOSA" Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Mais uma leitura terminada com sucesso. "A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra" de
Robin Sloan, me chamou a atenção primeiramente em seu título que já nos conta que o livro irá nos contar a história de pessoas que assim como eu, amam livros! ð No inicio do livro, achei que não iria gostar do livro, pois nos sentimos meio perdida em meio a personagens que o livro a principio não conta muitos detalhes. O livro é cheio de mistérios, e se você é curioso, assim como eu, logo vai estar preso ao livro querendo desvendar de uma vez toda a trama.
Enfim, se você gosta de mistério e suspense, esse é o livro pra você!

Quatro mulheres e um livro 19/03/2016

Resenha:

"A outra parte da livraria fica empilhada em cima e atrás de tudo isso, nas prateleiras com escadas altíssimas, e contém volumes, que, pelo menos segundo o Google, não existem. Pode confiar em mim. Eu procurei. Muitos têm aparência de antiguidades - com couro rachado, títulos folheados a ouro -, mas outros são recém-encadernados com capas novinhas. Então, não têm nada de antigos. Eles são apenas...especiais.”

A trama de "A livraria 24 horas do Mr. Penumbra", de Robin Sloan, nos conta a história de Clay Jonnes, um web-designer que perde o emprego e resolve sair pelas ruas de São Francisco a procura de um novo, após muita peregrinação ele se depara com um anúncio de “Procura-se atendente” em uma livraria 24 horas. Clay é contratado e começa a trabalhar no turno da noite, mas ele logo percebe que aquela não é uma livraria comum: clientes estranhos, regras que não podem ser quebradas, livros dos quais ele não deve se aproximar, e vários outros mistérios.

Atormentado por perguntas sem respostas, Clay mergulha nesse mistério na companhia de sua quase namorada Kat, uma bela e inteligente funcionária do Google e de seu melhor amigo Neel, um nerd milionário. A partir daí a trama passa a apresentar pistas que os personagens vão descobrindo a fim de descobrir a verdade. Em muitos momentos eles comparam a situação a um jogo de RPG, que traz um tempero especial à trama.

A princípio, o que atraiu minha atenção neste livro foi a capa e o título. A capa é linda e realmente chama a atenção dos apaixonados por livros e o título é bem curioso e remete a um clima de mistério. Comecei a leitura sem grandes expectativas e me surpreendi! A história realmente prende, afinal há todo o mistério e um enigma a ser desvendado, mas não é só isso que te deixa com vontade de não parar de ler, todos os personagens são carismáticos e bem construídos, se encaixando perfeitamente à trama.

O enredo apresenta, além de um mistério a ser revelado, todo um paralelo entre o universo dos livros e o das novas tecnologias, mesclando muito bem esses dois mundos e nos mostrando que eles podem caminhar juntos em harmonia. “A livraria 24 horas do Mr. Penumbra” é uma leitura leve e agradável, mas também levanta algumas reflexões sobre como aliar o conhecimento antigo e as novas tecnologias.

Terminei o livro com vontade de ler “As Crônicas da Balada do Dragão”, a série literária preferida do protagonista... Pena que ela não existe de verdade ..rs..

site: Blog: www.quatromulhereseumlivro.com.br Leia com a gente!

eduardoin 08/03/2016

O antigo e novo de mãos dadas em uma aventura nerd.
“A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra” é um sorriso em meio ao mais do mesmo que existe no mercado editorial. Não quero aqui pintá-lo como um divisor de águas, um novo tempo na literatura, mas é, com certeza, diferente de tudo o que há por aí. Completamente ambientado em nosso mundo, discorre com facilidade sobre design, tipografia, computadores, livros, Google, RPGs, etc. A mistura de referências pop é muito equilibrada e rica, e serve claramente ao propósito do livro: uma aventura improvável (com um certo tom de Goonies) que parte de uma biblioteca pra lá de curiosa em São Francisco. O protagonista proposto pelo autor é feito sob medida para ser abraçado pelo leitor: falho, inseguro, mas rodeado de figuras curiosas que compõem um universo de personagens cheios de recursos.

É realmente complicado tentar encaixar o livro em algum tipo de classificação. Prefiro pensar que é uma obra que mantém o leitor à vontade, confortável, mas imerso e atento do início ao fim, em uma curiosa salada de referências indie/pop. para quem gosta de sorrir, o sucesso de Robin Sloan é um prato cheio.

Regina 19/02/2016

De gênio e louco todo mundo tem um pouco
Se você estiver de farol baixo,leia esse livro.Não é um livro de comédia,aquele que quer ser engraçado à qualquer custo,mas sim,um livro bem humorado,que traz um bom astral com sutileza,através de uma história bem narrada,com um texto contínuo,sem altos e baixos,muito coeso.
Traz um universo que se cria em meio à distintos(me desculpe a redundância) universos:sociedades secretas,mistérios que representam o velho mundo;e os googlers nerds,representando o universo da nova geração,dos grandes gênios pensadores.Nos faz observar uma alquimia de mundos que se encontram para um bem maior.
Os personagens são cativantes:Clay Janon,designer desempregado a princípio,narra a história e é o protagonista,além de Penumbra,o velho simpático;os frequentadores estranhos da livraria;Oliver seu colega de emprego,gênio da arqueologia;Mat,o artista plástico;Kat Potente,a googler;Neel,seu amigo de infância,nerd,empresário;e tantos outros que surgem ao longo da história,todos muito bem encaixados e bem aproveitados na trama.
Enfim,uma história simples que,voltando à falar em alquimia,nos instiga numa busca alquímica que é a base de todo mistério:a eternidade.
Ótima leitura.

CGarrido 13/02/2016

Sabe aquele livro que você lê sem compromisso, sem muita expectativa, para se divertir (não que os outros livros não sejam para se divertir), então pode ler. O livro não é fantástico, mas até que a leitura prende. O livro é leve, não tem crimes, mortes, passagens fortes. Os personagens não são complicados, então não é daqueles livros que você precisa lembrar de vários detalhes dos personagens, ou às vezes se sentir perdido porque não lembra de determinado personagem. Leve passatempo.

Vivian San Juan 12/02/2016

Sensacional!
Qual amante por livro nunca desejou trabalhar em uma livraria? O web designer Clay Jannon acabou tendo essa sorte. Não que fosse seu objetivo de vida ou algum sonho de infância, mas devido a recessão financeira e as poucas oportunidades na sua área, a necessidade de trabalhar falou mais alto e Clay precisou ir em busca de um novo emprego. Agora ele é atendente noturno na Livraria 24h do Mr. Penumbra, uma livraria muito misteriosa e diferente das demais a começar pelo dono. Mr. Penumbra é um senhorzinho simpático e atencioso, porém estranho, muito estranho... e que tem uma forma estranha de organizar a sua loja.

A livraria é dividida em duas partes, a primeira ficam expostos os livros mais comuns e conhecidos do grande público, já a segunda parte ficam os livros que guardam algum segredo, pois são todos escritos em códigos. Além dessa esquisitice, também tem os clientes peculiares que aparecem de vez em quando na loja. Como Clay trabalha no horário noturno, raras as vezes entra algum cliente nesse período (na verdade raramente entra algum cliente na loja em qualquer período do dia) e quando entra alguém, normalmente são velhinhos(as) tão estranhos quanto Mr. Penumbra e vão em busca dos livros codificados. Detalhe: Eles não compram, eles alugam os devidos livros e, segundo as orientações do dono, Clay além de anotar a saída do livro, precisa também anotar as características físicas e comportamentais dos respectivos clientes misteriosos.

Todos esses acontecimentos acabam atiçando a curiosidade do rapaz, afinal o que de tão importante tem nesses livros? Por que os códigos? Por que só essas pessoas esquisitas procuram esses livros? São tantas perguntas para serem respondidas que Clay decide ir atrás dessas respostas. E ele não está sozinho nessa busca, conta com a ajuda do seu melhor amigo Neel e de Kat, uma menina que trabalha no Google e que ele acaba se apaixonando.

"A outra livraria fica empilhada em cima e atrás de tudo isso, nas prateleiras com escadas altíssimas, e contém volumes, que, pelo menos segundo o Google, não existem. Pode confiar em mim. Eu procurei. Muitos têm aparência de antiguidades - com couro rachado, títulos folheados a ouro - , mas outros são recém-encadernados com capas novinhas. Então, não têm nada de antigos. Eles são apenas...especiais. Penso neles como o Catálogo Pré-histórico" (página 22)

"Ela está usando a mesma camiseta vermelha e amarela com o bam! impresso de antes, o que significa que (a) dormiu com ela, (b) tem várias camisetas iguais ou (c) ela é um personagem de desenho animado; todas são alternativas bem interessantes" (página 65)

O autor, Robin Sloan, está de parabéns pela obra, pois eu me surpreendi com o seu conteúdo. Achei que seria apenas uma história sobre livros e segredos (o que na verdade já me deixava com uma vontade imensa de ler), mas não é apenas isso. Uma das propostas de A Livraria do Mr. Penumbra também foi mostrar a influência da tecnologia nos dias atuais, inclusive na área literária, pois muitas das revelações do enigma que envolvia os questionamentos de Clay precisou da ajuda de computadores e programas específicos. Acredito que isso deu um toque especial na história, justamente por apresentar os dois lados, os livros físicos e a tecnologia (digitalização, ebooks, etc), o antigo e o novo, de uma maneira que não defendesse um ou o outro, mas que mostrasse como ambos podem conviver juntos e em prol de beneficiar as pessoas. Uma sacada genial e super atual!

"Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros - diz Penumbra, Ele ergue uma sobrancelha. - Eu tinha a impressão de que liam tudo em seus telefones celulares." (página 71)

Eu só tenho elogios para esse livro. Achei fantástica e divertida toda a história, suas reviravoltas e como ela foi se desenrolando a medida que ia lendo. Conseguiu me prender da primeira até a última página e com doses certas de suspense, ação, humor e romance. Já vou logo adiantando que não é um livro romântico. O relacionamento de Clay e Kat é bem natural e real, não é açucarado igual a maioria dos livros quando retratam casais apaixonados. Eu, particularmente, adorei isso! Não sou muito fã de casais que fogem da nossa realidade. Aliás, todos os personagens são traçados de maneira natural. Cada um com sua personalidade e seu objetivo, mas todos unidos em busca de um propósito. Confesso que Mr. Penumbra me conquistou, um personagem carismático, sonhador e aberto para as novidades a sua volta. Gostaria de destacar que a história também teve várias referências famosas que o leitor vai se deparar ao longo da leitura.

Soube que a “A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra” é o romance de estreia de Robin Sloan. Fiquei na vontade de ler mais livros do autor. Tomara que em breve possamos ver novidades no mercado e histórias tão boas quanto essa nas prateleiras.

" - Acho que amo os livros porque eles são silenciosos e eu posso levá-los ao parque. - Ela aperta os olhos. - Ele ficou me observando sem dizer uma palavra. Então, eu falei: "Bem, na realidade eu adoro livros porque eles são os meus melhores amigos.". E ele sorriu. Ele tem um sorriso lindo." (página 110)

Obs: Resenha encontra-se no blog Saleta de Leitura.

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/01/resenha-livraria-24h-do-mr-penumbra-de.html