A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Vanessa Meiser 02/06/2014

balaiodelivros.blogspot.com.br
O típico livro que te 'engana', hehe.
Sabe aquele livro que você pensa saber exatamente sobre o que se trata e quando vai ver te pega de surpresa? Então, este é o Livraria 24 horas do MR. Penumbra.
Precisei ler ele para o Clube do Livro /leitura do mês de maio e fiquei bem contente quando vi que este seria o livro do mês pois, estava com ele aqui há um bom tempo e sempre quis muito pegá-lo para ler, poréeeeem, quem é blogueira sabe que nem sempre conseguimos ler na proporção e ordem que gostaríamos não é?!
Mas enfim, iniciei esta leitura com as expectativas a mil e apesar de a sinopse e capa serem toda misteriosa e estilosa, imaginava que teríamos uma trama peculiar ambientada em uma também peculiar biblioteca, na verdade é meio por aí mesmo, porém, a história vai além e mescla componentes que, pelo que li em outras resenhas, poucos leitores imaginavam encontrar nas páginas de A Livraria 24 horas do MR. Penumbra, como por exemplo, tecnologia.
O narrador da história é Clay, um rapaz comum que está desempregado depois de ter trabalhado por um tempo numa pequena empresa como web designer. Na busca por emprego, ele vai parar em frente à livraria do MR. Penumbra e, atraído por um cartaz de "precisa-se de funcionário" entra e já é imediatamente contratado para o cargo que no caso consiste no turno da noite (lembrando que esta livraria não fecha nunca).
Já no seu primeiro dia ele percebe que há algo de muito estranho por ali, a começar pelo proprietário que é um homem sombrio e misterioso, sem falar que quase ninguém entra na livraria, na realidade, Clay não faz ideia de onde vem o dinheiro para pagar os salários dos funcionários, já que visivelmente não há movimento no estabelecimento. Outra coisa que chama a sua atenção é um certo acervo de livros que ele intitula como "Catálogo Pré-histórico" e que fica numa sessão separada dos livros 'comuns'. Este catálogo é composto por livros que parecem ter sido escritos em códigos e serem bastante antigos. Há leitores para estes livros. Volta e meia entram na livraria pessoas tão esquisitas quanto seu dono e que sempre solicitam algum dos livros do tal catálogo. Como nenhum deles paga por estes livros, Clay imagina que estas pessoas façam parte de algum Clube do Livro ou algo neste estilo.
Muitas especulações são feitas, mas nenhuma resposta é encontrada. Na genuína boa vontade de dar um 'up' nas vendas, Clay começa a bolar algumas estratégias de vendas e para isto utiliza seus conhecimentos de informática. Sem prever, Clay descobre algo 'grande' e que o faz enxergar a livraria com outros olhos, aos poucos ele e alguns amigos que vão aparecendo ao longo da trama, vão se aproximando da verdadeira identidade da Livraria 24 Horas do MR. Penumbra e fica cada vez mais difícil não se envolver com estas descobertas tão inusitadas.
A partir daqui as coisas começam a se misturar, o que é novo se funde com o que é velho e um precisa do outro para que o objetivo da livraria siga firme forte, mas afinal, qual o objetivo da livraria? O que significam os livros pertencentes ao "Catálogo Pré-Histórico"? Quem são os misteriosos leitores destes livros?
Enfim, temos um livro recheado de mistérios a serem desvendados, porém, estes mistérios só começarão a ser solucionados lá para o final do livro, faltando cerca de 50 páginas para o final da história.
Até então, a gente vai acompanhando Clay e MR Penumbra neste gostoso ambiente rodeado de estantes abarrotadas de livros ao mesmo tempo em que o autor procurou nos inserir no mundo tecnológico. Aqui eu confesso que fiquei um pouco confusa já que não entendo muito de tecnologias avançadas e tal, ele fala bastante sobre o Google e sobre técnicas inéditas e inovadoras. Quem entende de informática vai gostar desta parte.
Meu personagem preferido é sem dúvida o MR. Penumbra, porém, ele aparece menos que Clay na trama, acredito que o autor poderia ter focado mais neste personagem sinistro e ao mesmo tempo carismático, com certeza agradaria muito mais leitores. Durante a maior parte do tempo, "A Livraria 24 horas do MR. Penumbra" é uma leitura agradável, com algumas passagens divertidas. Uma boa companhia para uma noite de sábado. A narrativa é fluída e facilita o bom andamento da leitura.
Daria um bom filme, com este mesmo título....

Tabelini 31/05/2014

Mr. Penumbra
A ideia do livro, de juntar o passado e o presente tecnológico de uma forma que beira o homogênico, é uma ideia fantástica, a sua escrita simples, faz com que a leitura seja leve e simpática.
O desenrolar do enredo ocorre de uma maneira básica, que até certo momento é bom, mas chegado ao ápice da história, chega a ser desanimador, pois, no seu momento de causar uma explosão cerebral, ele é passivo demais, o que causa uma sensação de desconforto ao termina-lo.

Gabriela 29/05/2014

RESENHANDO: A LIVRARIA 24HRS DO MR. PENUMBRA
ESSA RESENHA TAMBÉM ESTÁ NO BLOG 'É O ÚLTIMO, JURO!' E NO CANAL DO YOUTUBE!

NOTA: 5/5

PONTOS FORTES: Uma aventura bem animada, com uma história bem leve e divertida. O Mr. Penumbra tem um quê de Dumbledore que deixa todo mundo identificado com ele de imediato. Clay é um moço super bem humorado que deixa a história engraçada em diversos pontos (é em primeira pessoa!) e a curiosidade dele é na medida pra deixar todo mundo que ta lendo se sentindo ali na situação e pensando no que fazer. Não posso falar em muitos detalhes senão revelo spoilers!

PONTOS FRACOS: Bom, parece que eu to ou legal demais com tudo que ando lendo ou muito puxa saco, mas também não achei nenhum ponto fraco nesse livro! Ele é muito gostoso, mesmo. Talvez algumas pessoas possam achar ele meio infantil demais, mas não tenho problemas com isso, rs.

O QUE MAIS GOSTEI: Bom gente aí vou falar sobre alguns detalhes que me fizeram amar o livro. Ele fala MUITO sobre bibliofilia de modo indireto, então isso já é motivo suficiente pra eu cair de amores. Ele também fala bastante sobre biblioteca/livraria e resgata um pouco a magia desses lugares, o que é bem legal. E o que eu mais gostei é que ele trata muito sobre tecnologia e conhecimento ‘moderno’, por assim dizer, com livros, conhecimento e tecnologias antigas. É bem legal ver essa junção, que nesse livro, ao contrário da grande maioria dos escritos que abordam esse tema, andam juntas e colaboram entre si. É muito bacana ver a junção moderno/antigo que ele faz no livro e como isso fica bem feito! É uma lição pra quem acha que os livros um dia morrerão.
Fora as seitas secretas, mistérios e etc. que são muito legais, né!

O QUE MAIS: Bom, esse livro é uma grata surpresa e acredito que quem trabalha em livraria, é bibliotecário ou trabalha com tecnologia vai se apaixonar! Ele usa vocabulários bem específicos, mas simples ao mesmo tempo, e isso é muito bacana, você se identifica rapidinho! Acho que amei mais ainda por esse fator identificação, mas acho que isso não atrapalhou meu julgamento, rs.

Acompanhem minhas resenhas pela minha página no facebook, blog e canal no youtube!

site: https://www.youtube.com/user/oultimojuro http://oultimojuro.blogspot.com.br/

Taiany Araujo 09/05/2014

Para quem não gosta de tecnologia esse livro é uma grande surpresa. Para quem gosta, ele é um presente dos deuses.
A princípio esta livraria pode ser decepcionante para os leitores compulsivos, pois os livros em sua maioria estão em códigos, no entanto, ao conhecer o simpático dono desse excêntrico lugar localizado em São Francisco, não há como não se encantar e querer segui-lo em todos os seus sonhos malucos.
No jogo The Sins tem um objeto chamado Elixir da vida, ao ler esse livro você percebe que existem dois elixes da vida, e que estão mais perto de nós do que imaginamos: Fé e esperança ou devemos chama-los de Kat Potente e Ajax Penumbra?
A livraria 24 horas do Mr.Penumbra é um livro intrigante que te prende logo nas primeiras páginas, é como uma mão com garras de metais e ferro fundido te puxando para o interior de seus braços, mas ela não quer de fazer mal, só que te fazer desvendar o mistério.
Festina Lente

Najinha 24/04/2014

Não dá para resenhar sobre este livro.

Leiam!!!!

Ele é apaixonante, muito bem escrito, com um enredo de prender do inicio ao fim, viciante e surpreendente.

Aline 08/04/2014

Gostei!
Leitura fácil e intrigante.

Carlos Fernandes 02/04/2014

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Esperava algo mais ludico, algo um pouco mais para o lado de Alice no País das Maravilhas, ou até algo como o Dia do Curinga.

Mas vale a pena, é uma leitura rapida e facil.

Fer Kaczynski 30/03/2014

Com uma capa linda e sinopse muito interessante sobre uma livraria, o livro não tinha como não ser especial. Surpreendi-me positivamente pela história.

“ Sabe, estou começando a achar que o mundo inteiro é uma colcha de retalhos de pequenos cultos amalucados, todos com seus espaços secretos, registros próprios e suas próprias regras.”- Pág 254

Clay Jannon é um Weg designer que se encontra desempregado devido a recessão e devido a isso aceita qualquer trabalho, quando surge um emprego numa livraria 24 horas no horário noturno, ele não titubeia e aceita na hora. Neste novo emprego, é tudo muito calmo, clientes são escassos, e os mais assíduos fazem parte de um clube misterioso onde trocam um livro que estão lendo por um outro da sessão Pré-Histórica, cada membro possui uma carteirinha de identificação a ser anotada num relatório, e o mesmo fazem com sua vestimenta e seu humor. Uma regra que Clay deve seguir é não ler o conteúdo desses livros e cumprir corretamente o horário de trabalho: 22h as 6h sem possibilidade de se ausentar nesse período e nem ir embora mais cedo. Mas Clay não resiste e acaba olhando o conteúdo num dos livros e descobre códigos, entrando agora para uma sociedade secreta e milenar.

Leia o restante em:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/03/a-livraria-24h-de-mr-penumbra-robin.html

-.-.-.-.-.- 27/03/2014

Apesar da grande quantidade de resenhas positivas aqui no Skoob, não gostei do livro.
A história gira em torno de um web designer que começa a trabalhar em uma livraria 24h, e se depara com uma seção dela em que existem livros codificados, retirados por frequentadores especiais. Daí se desenrola o que deve ser uma história de mistério, envolvendo uma sociedade secreta, a fonte da vida eterna, tecnologia digital e muitas referências (e elogios) ao Google.
Ocorre que os chamados mistérios não me empolgaram; achei a história pra lá de enfadonha e só concluí a leitura porque tenho como hábito nunca abandonar um livro pela metade.
Bem, como eu disse, estou na contramão das opiniões...

Andreia 25/03/2014

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
O livro trás uma história divertida e deliciosa de ler; a historia é apaixonante, a maneira como o autor aborda questões da tecnologia atual com os velhos hábitos de uma livraria antiga e seus clientes centenários ....

Fantasia, magia, aventura, romantismo, ficção, tecnologia de ponta, boa literatura, referências aos ícones da mídia e do mundo dos livros; decorada com figuras de enredo que apontam para os jogos de RPG, filmes noir de suspense e códigos misteriosos que precisam ser decifrados.

Personagens: Clay Jannon, Penumbra, Ashley e Mat, Kat Potente, Neel, Miss Lapin, Maurice Tyndall, Oliver Grone

Laine Souza 26/02/2014

O código da vida
Este é um livro intrigante... as primeiras páginas nos fazem olhar com um olhar desconfiado, entretanto no decurso da leitura pouco muda, fazendo-nos pensar que nada irá acontecer, além de um certa mesmice. De repente a história engrena e muitas emoções começam a surgir e chega ao ápice no final do livro. Iniciei a leitura, até o meio do livro, havia dado 2 estrelas, mas, terminei com 4 estrelas. Bom livro, com um final extraordinário.

Para os amantes de informática, Googlers e quem gosta de mistério e investigação, ah! sem esquecer dos que gostam de tipografia, este livro é recomendado.

Maria Clara 16/02/2014

"O que você procura nessas prateleiras?". Essas são as palavras que levam Clay Jannon, um designer desempregado em meio à recessão econômica nos Estados Unidos, a trabalhar na Livraria 24h do Mr. Penumbra. O local que dá nome ao livro de Robin Sloan não recebe muitos clientes, possui livros estranhos escritos num código ininteligível e parece funcionar como uma biblioteca para pessoas incomuns.

Ao abrir um dos livros do que chama de "acervo pré-histórico", Clay começa a entrar em contato com o grupo de leitores que vai até a loja para buscar e devolver as obras. Movido pela curiosidade, ele começa a investigar o que realmente se esconde por trás do estabelecimento de Penumbra, suspeitando se tratar de alguma seita. Aos poucos, com a ajuda de amigos, ele consegue desvendar alguns dos segredos que envolvem a loja.

O livro é permeado pela discussão sobre o uso da tecnologia na atualidade e a própria relação que as pessoas têm com a leitura (o uso de aparelhos como o Kindle é amplamente mencionado). Os personagens mais jovens são apresentados como sinais da modernidade, sempre com equipamentos eletrônicos. Já os clientes da livraria que têm acesso ao acervo pré-histórico, com mais idade, não se mostram desconhecedores da tecnologia, mas desconfiados. Eles sentem que estarão "traindo" sua organização - e, numa divagação mais ampla, a leitura de modo geral - se não prosseguirem com os livros, página por página, sem apelar para nenhum artifício eletrônico.

É fácil se envolver com o enredo e com os personagens - especialmente com Penumbra, que parece unir as gerações e as formas de ver tanto o mundo quanto os livros. Ao final da leitura, é provável que o leitor tenha se identificado com alguém da história ou repensado sua opinião sobre o valor dedicado ao universo dos livros hoje em dia.

site: http://resgatedeideias.blogspot.com.br/2014/01/a-livraria-24h-do-mr-penumbra.html

C.F. 31/01/2014

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Julguei pela capa e acertei!

Veja no Skoob
Estava estes dias olhando uma página no Facebook que oferece livros para download, e buscava um livro curto para me entreter um pouco enquanto voltava a coragem pra terminar o livro 1 do Clã dos Magos(história para um próximo post), quando me deparei com uma série de livros interessantes, e dentre outros que baixei para o meu PC estava “A Livraria 24h do Senhor Penumbra”, confesso que além de ter achado o nome bem interessante(uma livraria 24 horas, imagina o quão legal seria ter uma destas aqui na nossa cidade), fui realmente atraído pela capa que achei muito bem elaborada!
A história é contada pelo personagem Clay Jannon, um jovem web-designer que perdeu o emprego quando a empresa que ele trabalhava foi à falência. A recessão da época fez com que a dificuldade para Clay arrumar um novo emprego na sua área fosse grande, até que em um passeio pela cidade encontrou um anuncio de oferta de emprego em uma livraria 24h. A livraria pertencia ao excêntrico senhor Penumbra, "um homem alto e magro como uma das escadas, vestindo uma camisa cinza-claro abotoada e um cardigã azul. Ele caminhava cambaleante, deslizando as mãos pelas estantes para se apoiar. Quando saiu das sombras, vi que seu suéter combinava com os olhos, que também eram azuis, afundados em seus ninhos de rugas. Ele era muito velho.”
Uma livraria bastante peculiar, com poucos livros da ultima década e prateleiras enormes com escadas enormes. Todavia não eram as prateleiras as coisas mais estranhas da livraria, mas sim os clientes. Não os esporádicos que vez por outra compravam um livro ou outro, mas sim os que vinham pegar livros em uma espécie de “clube do livro” onde se pegavam livros emprestados de umas prateleiras seletas que ficavam no fundo da loja. Pessoas estranhas tal qual o dono da loja(que exigia que os funcionários anotassem como os clientes "estavam" na hora da compra, e isto vai desde a roupa que estavam vestidos até ao humor deles) que liam livros estranhos escritos em códigos. Com o passar dos dias Clay percebeu que tratava-se de uma espécie de sociedade secreta bem estranha e que aqueles clientes estranhos liam sempre os livros na mesma seqüência, e isto chamou ainda mais a atenção de Clay. Junto com seus amigos e sua namorada ele decidiu usar a tecnologia pra descobrir do que se tratam aqueles livros, e é daí que a história se encaminha para o seu ápice, onde até a Google ajuda no processo de desvendar os segredos da tal sociedade!
A fonte citada no livro a "Gerritszoon" lembra muito a nossa conhecida Times New Roman.
O livro é curto(menos de 300 páginas) e seu desenrolar é bem agradável, os personagens são interessantes e a livraria é fantástica!

site: http://resenhasentreamigos.blogspot.com.br/