As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

Beatrizfc 10/04/2024

"Porque não há problema em sentir as coisas. E ser quem você é."

Eu gostei tanto desse livro achei uma leitura muito importante principalmente pra pessoas que assim como o Charlie se sentem diferentes e estranhas, a realidade é que não somos diferentes só temos nosso jeito de sentir as coisas, ser sentimental não é algo ruim sentir com intensidade também não é óbvio que existem doenças como a depressão que nos fazem passar por isso então é importante um acompanhamento.
Quando eu cheguei ao final do livro eu senti que era pra mim (para todos que precisam dessas palavras) as partes que diziam que as coisas iam melhorar, a verdade é que não importa a dor um dia ela vai passar e não há problema em chorar até que ela enfim passe.
" Você faz parte de uma família infinita. As pessoas que passaram por coisas horríveis e sobreviveram a elas."
" A felicidade não é algo para os outros. É para você. É para mim. É para todos nós. Nós decidimos se seremos felizes ou não."

Rafaela1234 28/04/2024

Foi uma recomendação de uma amiga minha, não estava colocando fé de que seria algo bom, achava que seria bem mais ou menos. Me surpreendeu muito, eu me identifiquei com o protagonista em vários aspectos e ao mesmo tempo que o livro me fez rir me fez chorar. Amei

Anna 12/03/2023

QUE LIVRO MEUS AMIGOS, QUE LIVRO!!!!
Me encontro em crise existencial no momento.
No início foi meio difícil gostar do personagem principal, mas depois de um tempo eu comecei a entende-lo, e da vontade de guardar ele em um pote
Esse livro me deixou pensando em muita coisa, tem umas que eu não compreendi ainda, mas vou ler mais resenhas e assistir o filme para entender melhor
Mas digo e repito, até agora, melhor livro que li no ano

Luizinha 03/01/2023

livro excelente
terminei ele hoje,e sério, leiam,eu aprendi várias lições com esse livro,e aí vai alguma delas.
?Não pode colocar a vida das pessoas a frente da sua,e achar que isso conta como amor?.
Kleilson.Torquatto 03/01/2023minha estante
Eu amo! ?

Amanda 03/01/2023minha estante
Será que terei que colar essa frase na minha testa? E eu tava pesquisando sobre esse livro hoje, acredita? Acho que vou acabar comprando para ler. E a frase que você postou me persuadiu ainda mais.

Yasmin.Filetti 04/12/2022

Eu esqueci de marcar a leitura desse livro
Li ele faz uns meses. Eu ja tinha assistido o filme a um tempo atrás e ele é até que bem fiel, mas o livro fez eu sentir as coisas mais intensamente nao sei pq. Acho que li em menos de uma semana, ele é bem curtinho e dinâmico, depois de ler o livro eu tive que assistir o filme de novo pq nao queria aceitar que tinha acabado.
5 estrelas + favoritado??

naomi 19/05/2021

tinha achado o filme chato então não tinha muitas esperanças de que o livro fosse melhorkkkk. mas me surpreendi e esse livro é bom demais
Kel 19/05/2021minha estante
Tbem ñ gostei do filme. Me animou a ler

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

As Vantagens de Ser Invisível
E é bem verdade né? Tem muita gente por ai que não acredita em si e acaba suspeitando da boa vontade do outro ou do amor que recebe, porque não se acha merecedor. Com essa premissa de “deslocamento” Stephen Chbonsky nos apresenta Charlie, o protagonista de As Vantagens de Ser Invisível.

As Vantagens de Ser Invisível é de 1999 e foi publicado aqui no Brasil em 2007 pela Editora Rocco, porém sua notoriedade foi alcançada em 2012, quando Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller deram vida aos personagens, com a adaptação cinematográfica do livro.Charlie é um garoto de 15 anos que perdeu seu melhor amigo. Ele é o filho mais novo e divide a atenção dos pais com o irmão mais velho que está indo para a faculdade e a irmã do meio com a qual o relacionamento é complicado.

Charlie é tímido e não é muito bom em fazer amigos. Muita coisa passa por sua cabeça, mas a maioria das coisas ele guarda pra si. Há muitas coisas também que o personagem guarda em si sem saber e que vamos descobrindo ao longo da narrativa. A mesma é conduzida em forma de cartas do protagonista para um desconhecido que não nos é revelado. Recebemos somente uma breve pista no fim do livro.

Porém a vida Charlie dá uma guinada quando ele conhece os irmãos Sam e Patrick. Ambos são mais velhos que ele e acabam acolhendo-o para o seu círculo de amizade. Lá ele vai conhecer algumas pessoas e vai passar a vivenciar sentimentos diferentes.

O relato do protagonista sobre o seu dia a dia pode ser monótono em algumas partes, já que nada de muito emocionante acontece com ele. Porém, ao longo do tempo, as cartas escritas por Charlie vão ganhando acontecimentos e o leitor logo está envolto numa trama que só possui um ponto de vista e está a mercê do que o protagonista quer ou não contar.

Sei que tem muita gente que não gostou desse livro ou não conseguiu enxergar nele tudo o que muita gente vê. Pra mim foi uma leitura diferente e ao mesmo tempo bastante positiva. Torci pelo Charlie, fiquei brava com ele, tive pena, quis consolar e na página seguinte bater nele. É um livro de percepções ocultas e de conclusões que não são concluídas.

Quando somos novos passamos por várias coisas e nem sempre lidamos bem com elas. Acho que todo mundo guarda algum segredo dessa época a 7 chaves ou tem algo de que prefere não falar sobre. Aos poucos vamos descobrindo o que são essas coisas pra Charlie e em como isso reflete na sua personalidade.

O final pra mim, apesar de já ter visto o filme ~ e por alguma razão não me lembrar muito bem ~, veio com certa surpresa. Tinha me esquecido completamente do “porquê” de tudo aquilo e fiquei feliz em não chegar a um fim que eu estava esperando.

“O problema com as coisas é que todo mundo sempre está comparando todos a todo mundo.”

Dou quatro estrelas, porque pra mim a leitura foi bacana, mas sei que esse não é um livro pra todo mundo e eu provavelmente não indicaria ele a você, sem saber por certeza que esse é um estilo que te agradaria :D

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel/
Leo 07/09/2018minha estante
é um dos meus favoritos da vida ? Arrasou na resenha.

MMBraga 10/09/2018minha estante
undefined

Merk1 19/08/2020minha estante
Kkk a frase do craig, amei

madrugueilendo 20/10/2023

Todo mundo tem um charlie dentro de si
Definitivamente um dos personagens mais humanos que já pude conhecer. essa é uma história escrita de forma tão simples, mas que conseguiu ser íntima e sensível a cada página. vou reler sempre que puder, e guardar na memória pra sempre. o ?i feel infinite? nunca fez tanto sentido?

Duda 23/10/2021

lindo
eu amei
amo o charlie
ele é um amor,não é perfeito mas ele tenta ser uma pessoa boa para todos,um bom amigo,filho
etc..
ele aprende com os erros
e é bem mal compreendido as vezes,mas ele vai ficar bem
o final eu nao esperava,é triste o que aconteceu
eu amo de todo meu coração a Sam,ela compreende ele e tenta entender,pena que perdeu o tempo dela com o lixo lá kkk
a escrita do livro é ótima,e os capítulos são rapidinhos e o livro em si é fácil de ler mas tem seus muitos gatilhos,amei
recomendo

clara.5 14/07/2023

éramos infinitos.
Simplesmente um dos meus livros favoritos, não sei dizer ao certo pq essa história me cativou tanto, mas consigo dizer que foi importante dms ter descoberto esse livro e lido na adolescência, vou levar ele comigo sempre certeza

Brendinha 21/02/2022

O livro é muito bom, ele fica meio tedioso pois é um estilo de leitura diferente, mas logo você acostuma e a leitura flui
Ricardo.Silvestre 21/02/2022minha estante
Eu quero muito ler esse livro!!!
Continuação de boas leituras.

lumybea 21/02/2022minha estante
esse livro é perfeito mds

Ivan 16/08/2022

Eu me sinto infinito
“As vantagens de ser invisível” é um livro de pouco mais de 200 páginas publicado em 1999 e escrito por Stephen Chbosky, um escritor, roteirista e diretor de cinema norte-americano. O enredoi virou filme em 2012.

A história se passa nos anos de 1991 e 1992. Durante este período participamos da vida de Charlie, cheia de altos e baixos. Charlie é um garoto tímido de 15 anos, que está no ensino médio. Ele era "invisível": se acostumou a viver apenas como um mero observador. Ele alterna entre o desejo de viver a própria vida e ao de fugir dela.

O livro é na verdade uma coleção de cartas que Charlie escreve para “seu querido amigo”, pessoa que não sabemos quem é. Inclusive, não é possível afirmar que o personagem principal se chame realmente Charlie, visto que ele admite que os nomes citados nas cartas não são verdadeiros, para que o destinatário não saiba quem lhe escreve.

Ao passar dos primeiros capítulos vemos o personagem deixar essa esfera de segurança e, com alguma ajuda do seu professor de literatura, passar de mero observador para realmente alguém presente. Mas a história de Charlie realmente muda quando ele conhece Patrick e Sam, alunos do último ano, que se tornam seus melhores amigos, e que vão apresentando um novo mundo para ele.

Sam e Patrick são carismáticos e companheiros, , apesar de não serem politicamente corretos. São completamente diferentes de Charlie. o que cria uma ótima combinação. A entrada dos dois na vida dele foi um divisor de águas e o que movimentou a história.

Chbosky retrata as emoções e dramas da adolescência na visão ingênua e amável do protagonista. Drogas, aborto, violência doméstica, homossexualidade e outros temas “polêmicos” dessa época intensa da vida são tratados no livro sobre o olhar de Charlie, assim vemos esses assuntos sobre um ângulo diferente.

Os fatos narrados durante o livro, com as lembranças mais antigas dele com sua família, principalmente sua Tia preferida, vão se entrelaçando para um final dramático e condizente com o resto do livro. Até a ingenuidade algumas vezes absurda do protagonista é explicada ao final da história.

Algo muito interessante no livro são as referências a coisas da época, como máquinas de escrever e fitas cassete. Charlie gosta muito de ler e então são apresentados livros famosos, como "O grande Gatsby", além de músicas do Beatles e Nirvana.

A leitura é fácil e fluída. A parte inicial do livro é um pouco parada, sem ação. Mas é um bom livro, que apresenta mensagens profundas.
Thais Muerza 16/08/2022minha estante
E o melhor

Eduardo941 30/10/2022

Significado de perfeição
Esse livro é mt bom. Várias frases dele me tocaram de alguma forma. É muito emocionante. Demorei muito pra ler ele não sei o porquê. Dei 4,5 estrelas pq não é muito o meu estilo de livro, mas eu amei.

Jojo 10/01/2012

Sentimento pós-livro
Após terminar de ler o livro eu me deitei na cama. E olhando o teto, passaram por mim milhares de pensamentos, concepções e milhares de realidades. E diferente dos outros muitos livros que eu li, dessa vez eu me sentia muito eu mesma. Nunca tinha me sentido tanto eu em tanto tempo.
E mesmo que fosse somente um livro, eu senti como se o Charlie fosse real, como se ele fosse realmente um amigo que tinha passado por tudo aquilo. Senti que por mais que as coisas ficassem ruins, algum dia elas sempre acabavam melhorando, e depois ficavam ruins novamente. Mas aprendi com ele a lembrar dos momentos felizes quando estávamos em momentos ruins. Nem sempre funciona, mas é importante tentar!
Fiquei feliz por ter compartilhado muitas alegrias, tristezas e momentos estranhos com ele. Eu não me sentia parte do livro, eu senti que o livro fazia parte da minha vida. E talvez, só talvez seja esse o propósito do autor.
Imaginei também que as cartas que ele escrevia para seu amigo anônimo fossem para todos aqueles que entendiam o Charlie, sem julgá-lo ou qualquer outra coisa, só entendiam! E pensei também que esse deve ter sido o outro propósito do autor.
Não vou dizer aqui que o livro será uma experiência inesquecível para todos! Todos nós temos uma forma diferente de enxergar certas coisas, e o mesmo acontece com o Charlie. Ele tinha uma forma diferente de ver as coisas, e algumas pessoas não entendem o ponto de vista de outras, essa é a vida.
Nem espero que o livro se torne um best seller, porque afinal é a vida de um adolescente, uma pessoa normal como todos nós que é contada ali. Todos os seus dramas, experiências, e erros, tudo muito humano. O livro não precisou de varinhas ou qualquer outra coisa sobrenatural, e acho que deve ter sido por isso que eu o senti tão real.
Seria preciso muito mais que palavras para descrever os sentimentos que passaram por mim quando eu li. Mas é importante sempre tentar fazer uma coisa, mesmo que ela não fique boa, ou que ninguém perceba!
Mikaela! 28/04/2012minha estante
Acho sua resenha foram as palavras que melhor descreveram este livro...

Vitor 30/05/2012minha estante
Acho sua resenha foram as palavras que melhor descreveram este livro... [2]

rue0 03/07/2022

posso guardar o charlie em um potinho? ?
"Desculpe, mas tenho de parar de escrever agora.
Mas antes quero agradecer a você por estar sendo uma daquelas pessoas que ouvem e entendem, e não tentam dormir com as pessoas, apesar de poderem fazer isso. Eu agradeço mesmo, e desculpe se eu o envolvi nisso tudo quando você ainda não sabia quem eu era, e nunca nos conhecemos pessoalmente, e não posso contar a você quem eu sou porque prometi guardar segredo de tudo. Só não quero que você pense que eu peguei seu nome na lista telefônica. Eu me mataria se você pensasse isso. Então, por favor, acredite em mim quando eu digo que me senti muito mal depois da morte de Michael, e vi uma garota na aula, que não me viu, e ela contou tudo de você aos amigos dela. E embora eu não conheça você, acho que conheço, porque me parece uma boa pessoa. O tipo de pessoa que não se importaria de receber cartas de um garoto. O tipo de pessoa que entenderia como as cartas são melhores que um diário, porque existe uma comunhão que um diário não tem. Só quero que você não se preocupe comigo, ou pense que vai me encontrar, ou perca mais o seu tempo. Eu lamento muito que tenha perdido seu tempo comigo, porque você significa muito para mim, e eu espero que você tenha uma vida muito legal, porque acho que merece. De verdade. Espero que você pense o mesmo. Tudo bem, então. Adeus.
Com amor,
Charlie"

eu sempre tive muita vontade de assistir ao filme, mas nunca tirei um tempinho para assistir... quando comecei a ter o hábito de leitura e vi este livro, pensei que seria muito legal ler antes mesmo de assistir o filme, e assim fiz, demorou mas fiz, e não me arrependo! é uma leitura extremamente gratificante, principalmente levando em consideração o jeito que é escrito, por cartas... e que fazem com que pareça que você faz parte da história, é como se o charlie realmente me mandasse cartas, e ao longo dos capítulos é como se fosse dias diferentes, mesmo eu lendo seguidamente, não sei explicar, mas é muito bom! eu amaria fazer o que o charlie fez de enviar cartas para alguém como se fosse um diário, deve ser incrível.

eu me apeguei muito ao personagem principal (charlie), estar ali lendo sobre os seus dias, sobre a sua história, e de seus amigos e família, é único. a cada acontecimento na vida do char, seja ele ruim ou bom, dá vontade de o ajudar ou estar ali com ele pessoalmente, pois é como se eu tivesse feito um amigo muito especial para mim, e que ele me considerasse especial para ele do mesmo jeito.

me identifiquei em alguns momentos com ele também, e ver ele evoluindo e passando por diversas coisas me fazem pensar sobre isso em minha vida.

enfim, recomendo muito a leitura! tem diversas referências de música, livros... o que torna tudo mais incrível ainda, e também não posso deixar de falar o quão aborda temas de extrema importancia!!
Maria 04/07/2022minha estante
Qual a classificação indicativa dele??

rue0 04/07/2022minha estante
é +14!!! e também contém alguns gatilhos, então tem que tomar cuidado com isso também

Maria 06/07/2022minha estante
Okk obrigada!!