As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

Ana 07/11/2021

"E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos." ???
Eu amo o filme e tinha muito interesse no livro, achei que ia ser mais complicado de ler mas a escrita em cartas é muito boa. A história é perfeita, muito profunda e explora sentimentos e acontecimentos totalmente verdadeiros. Muitas coisas doeram TAAANTO!!!!
*Contém diversos tipos de gatilho. Mesmo.

Jojo 10/01/2012

Sentimento pós-livro
Após terminar de ler o livro eu me deitei na cama. E olhando o teto, passaram por mim milhares de pensamentos, concepções e milhares de realidades. E diferente dos outros muitos livros que eu li, dessa vez eu me sentia muito eu mesma. Nunca tinha me sentido tanto eu em tanto tempo.
E mesmo que fosse somente um livro, eu senti como se o Charlie fosse real, como se ele fosse realmente um amigo que tinha passado por tudo aquilo. Senti que por mais que as coisas ficassem ruins, algum dia elas sempre acabavam melhorando, e depois ficavam ruins novamente. Mas aprendi com ele a lembrar dos momentos felizes quando estávamos em momentos ruins. Nem sempre funciona, mas é importante tentar!
Fiquei feliz por ter compartilhado muitas alegrias, tristezas e momentos estranhos com ele. Eu não me sentia parte do livro, eu senti que o livro fazia parte da minha vida. E talvez, só talvez seja esse o propósito do autor.
Imaginei também que as cartas que ele escrevia para seu amigo anônimo fossem para todos aqueles que entendiam o Charlie, sem julgá-lo ou qualquer outra coisa, só entendiam! E pensei também que esse deve ter sido o outro propósito do autor.
Não vou dizer aqui que o livro será uma experiência inesquecível para todos! Todos nós temos uma forma diferente de enxergar certas coisas, e o mesmo acontece com o Charlie. Ele tinha uma forma diferente de ver as coisas, e algumas pessoas não entendem o ponto de vista de outras, essa é a vida.
Nem espero que o livro se torne um best seller, porque afinal é a vida de um adolescente, uma pessoa normal como todos nós que é contada ali. Todos os seus dramas, experiências, e erros, tudo muito humano. O livro não precisou de varinhas ou qualquer outra coisa sobrenatural, e acho que deve ter sido por isso que eu o senti tão real.
Seria preciso muito mais que palavras para descrever os sentimentos que passaram por mim quando eu li. Mas é importante sempre tentar fazer uma coisa, mesmo que ela não fique boa, ou que ninguém perceba!
Mikaela! 28/04/2012minha estante
Acho sua resenha foram as palavras que melhor descreveram este livro...

Vitor 30/05/2012minha estante
Acho sua resenha foram as palavras que melhor descreveram este livro... [2]

Mari 16/06/2021minha estante
O filme é absolutamente maravilhoso!

rue0 03/07/2022

posso guardar o charlie em um potinho? ?
"Desculpe, mas tenho de parar de escrever agora.
Mas antes quero agradecer a você por estar sendo uma daquelas pessoas que ouvem e entendem, e não tentam dormir com as pessoas, apesar de poderem fazer isso. Eu agradeço mesmo, e desculpe se eu o envolvi nisso tudo quando você ainda não sabia quem eu era, e nunca nos conhecemos pessoalmente, e não posso contar a você quem eu sou porque prometi guardar segredo de tudo. Só não quero que você pense que eu peguei seu nome na lista telefônica. Eu me mataria se você pensasse isso. Então, por favor, acredite em mim quando eu digo que me senti muito mal depois da morte de Michael, e vi uma garota na aula, que não me viu, e ela contou tudo de você aos amigos dela. E embora eu não conheça você, acho que conheço, porque me parece uma boa pessoa. O tipo de pessoa que não se importaria de receber cartas de um garoto. O tipo de pessoa que entenderia como as cartas são melhores que um diário, porque existe uma comunhão que um diário não tem. Só quero que você não se preocupe comigo, ou pense que vai me encontrar, ou perca mais o seu tempo. Eu lamento muito que tenha perdido seu tempo comigo, porque você significa muito para mim, e eu espero que você tenha uma vida muito legal, porque acho que merece. De verdade. Espero que você pense o mesmo. Tudo bem, então. Adeus.
Com amor,
Charlie"

eu sempre tive muita vontade de assistir ao filme, mas nunca tirei um tempinho para assistir... quando comecei a ter o hábito de leitura e vi este livro, pensei que seria muito legal ler antes mesmo de assistir o filme, e assim fiz, demorou mas fiz, e não me arrependo! é uma leitura extremamente gratificante, principalmente levando em consideração o jeito que é escrito, por cartas... e que fazem com que pareça que você faz parte da história, é como se o charlie realmente me mandasse cartas, e ao longo dos capítulos é como se fosse dias diferentes, mesmo eu lendo seguidamente, não sei explicar, mas é muito bom! eu amaria fazer o que o charlie fez de enviar cartas para alguém como se fosse um diário, deve ser incrível.

eu me apeguei muito ao personagem principal (charlie), estar ali lendo sobre os seus dias, sobre a sua história, e de seus amigos e família, é único. a cada acontecimento na vida do char, seja ele ruim ou bom, dá vontade de o ajudar ou estar ali com ele pessoalmente, pois é como se eu tivesse feito um amigo muito especial para mim, e que ele me considerasse especial para ele do mesmo jeito.

me identifiquei em alguns momentos com ele também, e ver ele evoluindo e passando por diversas coisas me fazem pensar sobre isso em minha vida.

enfim, recomendo muito a leitura! tem diversas referências de música, livros... o que torna tudo mais incrível ainda, e também não posso deixar de falar o quão aborda temas de extrema importancia!!
Maria 04/07/2022minha estante
Qual a classificação indicativa dele??

rue0 04/07/2022minha estante
é +14!!! e também contém alguns gatilhos, então tem que tomar cuidado com isso também

Maria 06/07/2022minha estante
Okk obrigada!!

Carolina 23/07/2022

sofrimento sem fim
primeiro eu queria dizer que eu amei esse livro, em parte porque ele me fez sofrer muito, mas aprender muitas coisas ao mesmo tempo. senti vontade de viver e morrer ao mesmo tempo, além de me sentir muito desconfortável em alguns momentos porque realmente o charlie sofre muito durante todo o livro por diversos motivos diferentes. se você pensa em ler porque gosta muito do filme, cuidado, o filme é muito mais de boa comparado ao livro e pelo menos a mim trouxe uma perspectiva totalmente diferente de toda a história. com certeza lerei esse livro no futuro quando me sentir madura o suficiente para compreender toda a sua complexidade. espero ansiosamente por momentos infinitos.

ps: patrick eu te amo ?

liivsreading 01/06/2023

Perfeito do início ao fim ??
Eu simplesmente não tenho palavras pra descrever o quanto eu amei esse livro, só sei dizer que ele é perfeito!!! indico demaaaaais, 5 ?+??

Laryssa.Rabelo 10/01/2021

Asleep
" Só queria que Deus, ou meus pais, ou minha irmã, me dissesse o que há de errado comigo"

O que esse livro fez comigo nenhum outro conseguiu, e nem sei se vai conseguir. Essa foi uma daqueles historias que se encaixou bem em uma fase que estou passando. Claro que nada se compara ao que Charlie passou, mas digo na questão da amizade e o quanto o Charlie amava todos os seus amigos e queria estar presente e se doava por inteiro, sem julgar ou criticar suas ações, ele só queria estar ali, se sentindo especial e amado e nada mais importava. Li escutando a trilha sonora do filme e logo depois assisti ao filme e que sensação indescritível, poderia ficar horas e horas divagando sobre isso, mas tem coisas que só podemos sentir mesmo. Talvez o livro tenha me deixado sentimental demais kk, mas só queria poder expressar um pouco de como fiquei.

Kannikaze 17/08/2023

Adorei
Li em uma sentada só, muito bom mesmo, gostosinho de ler.

Você se sente realmente acompanhando os anos de vida de alguém, tem algumas lições de vida que achei interessante, fico feliz que peguei para ler esse aleatoriamente.

Aninha 31/10/2020

Uma leitura impactante e reflexiva
A narrativa de Charlie através das cartas para um desconhecido torna a história muito envolvente. Você sente que as cartas foram escritas para você, isso fez eu me sentir muito próxima de Charlie (como um amigo, que eu só queria abraçar e guardar em um potinho).
Além de uma amizade incrível entre ele, Sam e Patrick.

Assuntos importantes são abordados de forma muito sutil, e você se ver preso a uma história cheia de lições para ensinar de forma delicada e divertida. Me identifiquei muito com Charlie e aprendi cada lição com ele.

Com uma leitura muito fluída, o livro fez eu sentir muita empatia e ficar com o coração quentinho.
Se tornou um dos meus favoritos. Amei cada partezinha do livro, então fica aí minha indicação.
Madu 08/11/2020minha estante
sim migah, esse livro é perfeito
também se tornou um dos meus preferidos, ele deve estar entre os meus top 5.
o Charlie é um personagem incrível e muito empático, e o Patrick(nada) é meu mais novo crush.

Aninha 27/12/2020minha estante
Graças a Deus não sou a única que tem como crush um personagem que é gay kkkk amo

Ray 04/01/2023

"Eu seria capaz de jurar que éramos infinitos."
Esse livro é simplesmente uma das coisas mais perfeitas que eu já li.
É o tipo de livro que faz você repensar todo um sistema de crenças e se mudar completamente. Eu chorei do início ao fim

Suzana.Kawai 07/01/2023

Um livro pra deixar de ser planta
Comprei o livro há mais de 5 anos junto com o DVD, imagina só! Nem tenho mais onde assistir a um DVD. Li o livro. Não vi o filme ainda, mas o farei! Como professora, eu buscava uma história que me permitisse problematizar dramas da adolescência com os alunos, não ensinar sobre esses dramas, mas abrir espaço para o diálogo e o relato dos conflitos que brotam por todo lado nessa fase da vida. O livro é um romance epistolar, ou seja, escrito na forma de cartas. O protagonista assina como Charlie, mas avisa, desde o início, que daria nomes fictícios a todo mundo. Passei pelas páginas ansiosa por descobrir a quem ele destinava suas cartas, mas não darei spoilers. O caso é que fui achando o Charlie um pouco ingênuo demais, ele destoava dos amigos, como se estivesse na série errada para a idade. Comecei a imaginar que jovens do século XXI talvez se irritassem um pouco com ele. Depois, fui notando que havia mesmo algo de diferente com o Charlie, talvez um trauma, alguma síndrome... Acontece que, conforme avançamos na leitura, o menino nos conquista por ser dono de uma sensibilidade incrível. Ele dá, por exemplo, muitos presentes a amigos e familiares e sempre surpreende quem os recebe, pois suas escolhas revelam um conhecimento profundo de cada pessoa que o cerca. Acho que vem daí o "invisível" do título. O Charlie, a princípio, não parece ter nada demais, é sem sal, uma planta, "wallflower", como diz o título original. Mas isso muda, conforme ele aprende a reconhecer a própria voz e a fazer uso dela para "participar". Penso que essa seria a chave de identificação dos adolescentes com o personagem, pois, quem de nós nunca se sentiu um "invisível" num grupo de amigos brilhantes, lindos, engraçados e ousados? Se eu trabalhasse esse livro com adolescentes, certamente, pensaria em estratégias para abordar essas questões e ainda faria um amigo-secreto inspirado no Charlie. Aliás, dá para trabalhar esse livro nas escolas? Eis um enooorme impasse. Acho que ele falaria como poucos ao coração dos alunos, mas nem todas as famílias compreenderiam as questões de sexualidade, drogas e gênero que são marcantes no enredo. Se você for professor, vale conhecer a obra e discutir com a equipe pedagógica sobre a pertinência de se enfrentar as polêmicas que ele encerra. Estou com vontade de fazer isso, pois acredito firmemente que as aprendizagens que realmente importam são justamente as incômodas, as não invisíveis. Veremos.
Isabella 07/01/2023minha estante
Que resenha incrível, parabéns!

Viviane 07/01/2023minha estante
Nossa! Sensacional essa resenha! Fiquei com muita vontade de ler! E eu, que como professora sou ótima advogada, sou a favor de comprar a briga e levar sim essa história e os aprendizados que ela encerra para os bancos escolares.

GAEL 08/05/2021

A intensidade que uma adaptação não consegue transmitir.
Foi uma leitura difícil, o leitor se vê imerso nos sentimentos mais profundos do Charlie (o que não é fácil de lidar), e é mais perceptível o quanto as interações com os dois novos melhores amigos são essenciais para a evolução dele.

"Por que as pessoas boas escolhem as pessoas erradas?"
"A gente aceita o amor que acha que merece."
nicoleb 08/05/2021minha estante
favoritado 5 estrelas amo esse livro meu tudo charlie meu nene

Eris.book 04/12/2022

Um clássico literario
Esse livro é divino e cheio de reflexões e ensinamentos para os adolescentes, sem contar que a forma que ele é escrito é super levinho é dentro de uma semana ou duas garanto que vc termina, enfim voltando a parte das reflexões e o pq ele é mais voltado aos adolescentes é que possa ser que se alguém mais velho pegue e acabe não gostando o pq disso irá ser devido a tudo no livro ser visto do ponto de vista jovem e que muitos problemas só nós jovens vamos entender fora o crescimento que vamos acompanhando ao decorrer da leitura e junto a isso vamos crescendo e abrindo os olhos junto ao personagem. Belíssimo leiam pfv
Lari 04/12/2022minha estante
Esse livro é lindo. Li no final da minha adolescência e foi o único livro que li em um dia. Além de uma leitura muito boa e fácil, eu me identificava tanto com o jeito de Charlie o que tornava mais simples ainda de entender pelo que ele tava passando.