As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

marina.landim 29/08/2021

eu não sei se vou conseguir ser feliz de novo.
29 de Agosto de 2021
Querido Charlie,
Acabei de receber suas cartas, respondendo sua pergunta, sim eu estou bem, e se não estou, irei ficar.
Obrigada pelas cartas, foram realmente muito especiais e tocantes para mim, você de certa forma me fez companhia e me sinto um amigo íntimo seu, por mais que não nos conheçamos.
Eu espero de verdade que você tenha conseguido se sentir melhor consigo mesmo novamente, te desejo forças no ensino médio e espero que esteja tudo bem com Patrick e Sam.
Se você não se importa, usei as músicas que você citou nas cartas para montar uma playlist, quem sabe um dia eu possa te mostrar.
Inclusive, entendi o motivo de Asleep ser sua música favorita, é realmente incrível.

Com amor, seu amigo.

JAlia 13/12/2023

Inexplicável
Acho que quando nos emocionamos com certas coisas, tendemos a nos delongar ao falar delas. Mas existem momentos que somos tocados tão pura e intensamente por outras certas coisa, que não há como descrever o sentimento, então nos limitamos a poucas palavras. Hoje não me delongarei. Esse livro foi lindo. Não sei explicar o que ele me fez sentir. Mas obrigada. As vezes ele me olhava nos olhos e me explicava sentimentos que eu também sentia. Isso foi extraordinário. Esse livro é aquele que você lê mil vezes e a cada vez há algo novo para se compreender.
larasofiss 13/12/2023minha estante
sim sim sim sim!!!!!!

Leticia 18/10/2021

Participe!
Que tantos ensinamentos esse livro traz, mds!!!
Sem palavras!!!
Me identifico boa parte com Charlie, principalmente, a parte de ser introspectiva e de ser extremamente altruísta.
Esse livro é mt sensível e ensina como a gnt deve ser presente na nossa vida, como devemos participar dela, como é importante dar o primeiro passo, e qual perspectiva vamos adotar a partir de certos momentos e acontecimentos..
Sensacional

capitu 27/07/2020

Gostei muito desse livro, a leitura me prendeu desde o começo.

Lay 08/06/2021

Não acredito que demorei tanto tempo pra finalmente decidir ler esse livro.
Não sabia nada da história, por incrível que pareça, e me surpreendi muito. A escrita me cativou e eu me conectei muito com a história. Não sei explicar mas fiquei muito sensível durante o livro todo.
Fiquei destruída mas ao mesmo tempo me sentindo completa. Incrível.
Kenny 08/06/2021minha estante
Eu amo o filme e sei que é considerada uma adaptação boa, mas tô tão ansiosa pra poder ler!!!!

Lay 08/06/2021minha estante
nossa vale muito a pena!! a escrita do livro é tão boa. quero ver o filme agora, que ainda não vi, tô ansiosa

Gabriel 09/06/2021minha estante
Senti a mesma coisa que você durante a leitura, acho que esse foi o livro certo no momento certo para mim. Me senti muito triste e ao mesmo tempo "infinito"

Lay 09/06/2021minha estante
nossa, é exatamente isso. esse livro ganhou um espaço no meu coração

Andre.28 24/03/2020

A identificação com o Charlie
Não consigo fazer uma análise isenta desse livro. Se existe uma pessoa suspeita pra falar de “As Vantagens De Ser Invisível”, essa pessoa sou eu. Amo muito esse livro pela identificação que tenho com o Charlie. Eu não preciso falar muito sobre esse livro. A narrativa comum e encantadora aborda o jeito simples e introvertido do Charlie, um garoto suburbano que vive numa cidade da Califórnia. Os problemas de um adolescente de 15 anos e um passado sombrio, as confusões de um momento importante da vida. O momento de aprender a crescer e entender que não é tão fácil assim estar nesse mundo maluco e insensato.

Todos esses elementos aliados à força da amizade, o desejo de crescer, a formação de uma personalidade própria, e o “abandono da inocência” compõem a narrativa em 1° pessoa, feita pelo próprio Charlie através de cartas a um amigo imaginário. O Charlie é o protagonista dessa história. É através da lente dele que percebemos os outros personagens: especialmente a encantadora Sam, e o desinibido Patrick, ambos meio irmãos e amigos mais velhos de Charlie. Toda narrativa fala do desabrochar do Charlie, a sua invisibilidade, os seus momentos de dificuldade na escola e seus problemas psicológicos e sua luta para sobreviver em meio a timidez e os seus traumas. Tudo tem um ar bem subentendido, muitas vezes melancólico e profundamente triste.

Eu me vejo no Charlie em muitos aspectos, principalmente na sua vontade de escrever com o coração, de ser simples, tímido, e que procura se aceitar, crescer. Em uma autodeclaração epistolar de sua vida, Charlie mostra o poder da literatura, que não necessita de grandes floreios. A literatura faz parte do nosso ser, quebrado, incoerente, imperfeito, e que acha que merece determinadas migalhas de sentimentos.

Sim Charlie! Nós somos mais! Somos infinitos com a literatura ao nosso lado. E por mais que o mundo possa parecer difícil, temos que aprender a conviver com ele, a se levantar. Charlie descobre o mundo, e diante de sua própria sensibilidade vai trançando seus referenciais de convivência e descoberta. Sabemos das dificuldades se ser uma pessoa sensível num mundo de apertos, instabilidades e insensibilidades. Nós aceitamos o amor que achamos merecer. Mas nós merecemos muito mais! Nós merecemos a literatura, o infinito que ela nos proporciona.

lou 25/10/2020

Mais um pra lista de livros favoritos da vida!!
Demorei anos pra ler esse livro e estou chocada com o quanto ele é lindo. A mensagem que o livro passa é incrível. É um livro divertido, que ao mesmo tempo trata de temas muito importantes. Enfim, livro maravilhoso!
Pam 25/10/2020minha estante
É um dos meus fav tbm??

thai 25/02/2022

não acho que seja um livro ruim, mas não me cativou da forma que eu esperava. antes da metade do livro eu ja tinha descoberto o plot twist e por ter sido previsível pra mim, se tornou sem graça. gostei que em vários momentos me fez refletir, e gostei bastante dos personagens, queria que tivesse funcionado melhor pra mim.

Almir Junior 07/02/2023

Com amor, Percy Jackson
Eu tinha escrito uma resenha incrível mas o Skoob fechou e eu a perdi, leia essa abaixo imaginando uma muito melhor:

O livro é sobre Charlie, seu mundo de adolescente e as desventuras de tentar se encaixar em um grupo, fazer amigos e lidar com uma paixão que não o quer.

Momentos que todos já passamos, principalmente na adolescência, porém Charlie é diferente, é um menino muito sensível, sincero e subserviente. Mas é um fofo e o mundo precisa de mais Charlies.

O livro se dá por cartas escritas por Charlie a um amigo anônimo (a gnt né Stephen) onde ele conta os detalhes de seu ano escolar de momentos antes de conhecer Patrick e Sam, que impactaram profundamente sua vida e se tornaram seus grandes amigos, até a despedida deles quando Sam vai pra faculdade e depois o reencontro pra um rolezinho.

A narrativa é meio confuso, devido ao locutor confuso, mas ao longo do livro as coisas vão ficando mais claras e interessantes, assim como a vida de Charlie.

Só não dou 4 estrelas porque o Charlie dispensou a Emma Watson, imperdoável.

Sacanagem, eles tiveram que parar porque o garoto lembrou que era estupr@do pela tia que ele mais amava, que já está falecida a vários anos e isso é bem pesado e foi chocante vir do nada no final do livro em um momento que deveria ser o ápice da história de Charlie, quando ele finalmente teria a garota que está apaixonado desde a primeira vez que viu, foi meio frustrante mas isso abriu uma discussão interessante.

A tia de Charlie fez o que fez com ele, mas antes seu pai fez isso com ela e provavelmente alguém fez com ele e assim vai. Se for culpar alguém terá que ser muita gente e até Deus por permitir algo assim, como diz o livro.

Com certeza é uma história que vale a pena ser lida, principalmente se você for adolescente mas também funciona pra quem não é.
VinAcius 07/02/2023minha estante
Percy Jackson?

Najla 07/02/2023minha estante
Vc precisa sinalizar que tem spoiler.
Eu li o livro e vi o filme , mas pode ter quem não leu, entende?! Abraço.

Beatrizfc 10/04/2024

"Porque não há problema em sentir as coisas. E ser quem você é."

Eu gostei tanto desse livro achei uma leitura muito importante principalmente pra pessoas que assim como o Charlie se sentem diferentes e estranhas, a realidade é que não somos diferentes só temos nosso jeito de sentir as coisas, ser sentimental não é algo ruim sentir com intensidade também não é óbvio que existem doenças como a depressão que nos fazem passar por isso então é importante um acompanhamento.
Quando eu cheguei ao final do livro eu senti que era pra mim (para todos que precisam dessas palavras) as partes que diziam que as coisas iam melhorar, a verdade é que não importa a dor um dia ela vai passar e não há problema em chorar até que ela enfim passe.
" Você faz parte de uma família infinita. As pessoas que passaram por coisas horríveis e sobreviveram a elas."
" A felicidade não é algo para os outros. É para você. É para mim. É para todos nós. Nós decidimos se seremos felizes ou não."

Luíza 23/06/2021

E naquele momento éramos infinitos
"As piadas particulares não eram mais piadas. Tinham se tornado histórias. Ninguém se lembrou de nomes ou momentos ruins. E ninguém se sentiu triste, porque podíamos adiar a nostalgia para amanhã."
Lara 23/06/2021minha estante
Eu amoo