As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

Eris.book 04/12/2022

Um clássico literario
Esse livro é divino e cheio de reflexões e ensinamentos para os adolescentes, sem contar que a forma que ele é escrito é super levinho é dentro de uma semana ou duas garanto que vc termina, enfim voltando a parte das reflexões e o pq ele é mais voltado aos adolescentes é que possa ser que se alguém mais velho pegue e acabe não gostando o pq disso irá ser devido a tudo no livro ser visto do ponto de vista jovem e que muitos problemas só nós jovens vamos entender fora o crescimento que vamos acompanhando ao decorrer da leitura e junto a isso vamos crescendo e abrindo os olhos junto ao personagem. Belíssimo leiam pfv
Lari 04/12/2022minha estante
Esse livro é lindo. Li no final da minha adolescência e foi o único livro que li em um dia. Além de uma leitura muito boa e fácil, eu me identificava tanto com o jeito de Charlie o que tornava mais simples ainda de entender pelo que ele tava passando.

dan 10/11/2022

as vantagens de ser invisível - resenha
pensa numa leitura gostosa, fácil e aconchegante? ao mesmo tempo, o livro te faz pensar e refletir sobre as questões da adolescência e da vida. é as vantagens de ser invisível!

muito bom no tema em que se propõe, traz diálogos sobre questões muito importantes, o processo de descoberta sobre si mesmo, sobre superação, sobre o relacionamento com as outras pessoas e os impactos em sua vida, e sobre se colocar em situações, até porque são elas que guiam nosso caminho, não é bom ser invisível. ao meu ver, a maior vantagem do charlie ser invisível foi ser observador e analítico em seus pensamentos. aquele trecho final em que a sam joga na cara do charlie que ele precisa se entregar e viver é inspirador. muito bonito.

amo o filme, amei o livro, e todos esses personagens vão ter um espaço em meu coração, sempre.

"então, acho que somos quem somos por várias razões. e talvez nunca conheçamos a maior parte delas. mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. ainda podemos fazer coisas. e podemos tentar ficar bem com elas."

Patricia 26/12/2021

Aqui conhecemos Charlie, um menino de 15 anos, o mais novo da família. Ele narra as suas histórias através de cartas para um amigo.

Sabemos que Charlie é diferente, por ele escrever os seus pensamentos, mas em nenhum momento nos deixa claro o que ele tem. Ele é um menino super inteligente, ingênuo e muito sensível. Perdeu um amigo recentemente e, como disse seu professor, ele precisa participar. E então ele se esforça pra isso. E as histórias são de Charlie na escola, em casa com seus pais e os irmãos.

auroras 10/10/2023

Com amor, Charlie.
?É estranho, porque às vezes eu leio um livro e acho que sou um personagem.?

Charlie é um adolescente dos anos noventa que sofre pelo suicídio do melhor e único amigo e a morte de sua tia quando era criança. Ao entrar no ensino médio ele decide que não pode mais viver isolado e começa a se aproximar de outras pessoas. No entanto, Charlie é extremamente tímido e não sabe muito bem como se inserir em novos grupos, até conhecer Patrick e Sam.

Que releitura maravilhosa! A primeira vez que li esse livro foi anos atrás e ao decidir reler não imaginava o quanto iria ressignificar esse livro. Que leitura poderosa, tinha me esquecido de tantas coisas, de tantas frases marcantes que vão nos encontrar em algum momento diante alguma vivência no agora. Eu gosto tanto do Charlie, da Sam e do Patrick, o modo como eles se desenvolvem no decorrer do livro é muito bem feito. A escrita do Stephen Chbosky é cativante do início ao fim, você consegue se divertir, sente a intensidade e a dor daquela situação descrita. É um livro de grande importância na minha vida, também gosto muito do filme (cadelinha do Logan Lerman). É o tipo de leitura necessária! Fora as questões psicológicas e etc, também sinto bem forte um contexto cultural muito rico das músicas, vivências e estilos dos anos 90, acho tão rico isso. O livro é por meio de cartas, é uma leitura atrativa, intensa, acolhedora e reflexiva. Caso alguém não conheça o livro, deixo aqui a minha indicação. E se cuidem, pessoal.

?Você não está sozinho.
Sabe, amigo, existem milhões de nós. Milhões de pessoas que lutam com todo tipo de problemas (e vencem). Você ficaria chocado ao saber quantas pessoas entendem EXATAMENTE o que você está passando. Isto não quer dizer que o que você vive seja menos, de alguma forma. Menos significativo. Menos especial. Menos único. Ao contrário, significa que o que você vive é mais. É tão importante. Merece ser visto, falado e compreendido.?

tatamedes 28/01/2024

Com amor, charlie
Sabe a sensação de olhar para alguém e ter certeza que essa pessoa apareceu no momento exato? então você só a admira em silêncio, enquanto sua mente diz repetidas vezes "era como se você estivesse predestinado a estar aqui e eu me sinto tão grata por isso"
essa é a definição de tudo que eu senti nesse leitura.

dizem que adolescência é uma das melhores fases da vida, e de fato, ela é! mas ninguém fala do lado opaco, de quantas vezes nos sentimos perdidos, exaustos e sozinhos, de como a nossa mente se torna nosso maior rival e dos dias que chorar é tudo que conseguimos fazer. é como se nossos sentimentos se tornassem inválidos.
foi bom me encontrar no Charlie, ler ele descrevendo coisas que eu também sinto (que todos sentimos) e compreender que tá tudo bem se sentir assim.

o livro retrata por meio de cartas a fase da descoberta de um adolescente e cita indiretamente alguns traumas ocorridos na infância do mesmo. vale ressaltar que a adolescência é exatamente isso, descobertas! e a criação que lhe foi dada irá influenciar razoavelmente nessa fase. não se cobre tanto, nem tudo é culpa sua!
acompanhamos aqui todos os amores, tristezas, amizades, festas, o primeiro beijo, literaturas, músicas, álcool, decisões ruins (o que a gente sabe fazer de melhor ?)
mas junto a isso, a lição de que tudo passa, que momentos ruins não tornam uma vida ruim, que ainda vamos nos sentir infinitos, aliás, que merecemos nos sentir infinitos! e estar perdido é umas das fases para encontar o caminho.

"o que aconteceu com o Charlie?"
"ele conseguiu"
LAvia184 29/01/2024minha estante
que resenha incrível! O filme é um dos meus favoritos, não vejo a hora de poder ler o livro

tatamedes 29/01/2024minha estante
amiga, leia. é uma experiência incrível

emilly 04/02/2022minha estante
Acho o mesmo, mas dei 4 estrelas pro livro. Gosto muito do filme, deve ser por isso kkkkk

Geh 04/02/2022minha estante
É um dos poucos livros que são bons no filme e no livro.

Saulo Lucena 04/02/2022minha estante
Exato, para mim as atuações de Logan Lerman, Ezra Miller e Emma Watson retratam muito bem o enredo.

Geh 04/02/2022minha estante
Sem dúvidas, são ótimos!

Vivs 𧿠06/07/2021

Infinito
O livro é extraodináriamente especial em mil sentidos da frase.
Eu simplesmente me identifiquei e me emocionei a cada palavra que "Charlie" escrevia. Eu só queria dar um abraço nele porque sinto que ele merece.
Essa obra é necessária, tudo nela é importante a ser debatido, a questão emocional, a familiar e a amizade.
"Ele conseguiu.
E você também conseguirá."
Le 06/07/2021minha estante
Affff... Já quero ler!!!

Malu.Cotta 06/07/2021minha estante
Ahhhhh!!! Eu amei o filme e AGR eu PRECISO DO LIVRO AGR NA MINHA MESA !!!! NEM QUE POR SEJA VIA TELELATIA !!!! SKKSKSKSKKA, AMEIIIII

@tigloko 21/01/2023

"Eu me sinto infinito"
Foi um livro que tive facilidade em entrar na história, principalmente pela forma que Charlie conta. Me fez imaginar ser o destinatário das cartas. Ficar íntimo da vida do personagem e assim absorver ainda mais os acontecimentos.

Charlie é um personagem sem igual. Um garoto empático, sempre disposto a dar um ombro amigo, estar presente para quem precisa mesmo com seus tantos problemas. E é um personagem que está tentando se encontrar na turbulenta fase da adolescência. Gostei muito da leitura por causa do personagem e nem tanto pela história geral.

Pelo estilo de narrativa epistolar, ficamos preso ao olhar do protagonista. Foi a forma ideal para contar pois o autor passeia por diversos temas( alguns bem pesados) presentes nessa fase da vida. E podemos ver como Charlie, um garoto que tem uma visão diferenciada do mundo, reage a eles. Um vai e vem de emoções.

Uma ótima leitura, deu certa nostalgia da época do colégio. E as indicações musicais e literárias presentes no livro foram muito bem-vindas.
Layla.Ribeiro 21/01/2023minha estante
Muito boa sua resenha

@tigloko 21/01/2023minha estante
Obrigado Layla ??

Mateus 21/01/2013

É quase impossível para mim escrever algo a respeito de As Vantagens de Ser Invisível. É como descrever o que é o amor, o que é a saudade, qual o sentido das coisas... Bem, é como tentar descrever tudo aquilo que é muito importante na vida. Isso porque, como disse um grande escritor certa vez, muitas vezes as palavras diminuem o que é importante. E não quero diminuir nem um pouco a importância de As Vantagens de Ser Invisível, ou aquilo que o livro me fez sentir, como fez algo grande crescer dentro do meu peito. Por isso é melhor ficar em silêncio, ouvindo "Asleep" tocar fundo em meu coração e esperar que Charlie, Sam ou Patrick apareçam um dia desses em minha vida. Fumando, interpretando The Rock Horror Picture Show, andando em túneis... Bem, fazendo aquilo que fazem melhor: deixando suas marcas.

O que sei é que, por mais que eu me pareça com Charlie, também seja invisível e tenha visto vários de meus atos reproduzidos nas páginas do livro, mesmo que leia mil livros no futuro, As Vantagens de Ser Invisível será sempre meu livro favorito e isso não vai mudar nunca. É lindo, triste, divertido, comovente. Não tão simples assim, mas é o que minhas parcas palavras conseguem expressar. O resto deixo com meu coração, explodindo silenciosamente dentro do peito.

Agora é esperar a tristeza ir embora, essa que apareceu desde o momento em que deixei passar a última página do livro. Mas é o mesmo tipo de tristeza que a Sam sentiu, o tipo de tristeza esperançosa, que vai passar rápido. Vai passar nos momentos que embarcar novamente nas memórias de Charlie e sentir como ele, agir como ele, respirar como ele. Nos momentos que estiver ouvindo as músicas da fita "Aquele Inverno". Nos momentos felizes, nos tristes, nos que me sentir infinito. Como agora... Eu me sinto infinito.
Matheus Caixeta 22/01/2013minha estante
Sua resenha ficou impecável ;)

Mikaela! 22/01/2013minha estante
Voce conseguiu expressar completamente o que o livro nos passa!!!

Esplêndida sua resenha!!!
^^

Violetanne 02/02/2013minha estante
Bela resenha, Mateus, como sempre! hehehe
e como eu falei no meu recado, vejo que as vantagens mudaram sua vida *-*

E você traduziu o sentimento que eu tive após ler o livro: uma vontade imensa de poder conhecer Charlie ou até mesmo acreditar que existem pessoas assim no mundo. Acho que mesmo depois de um ano que li o livro, ainda continuo acreditando. :)

Caroline Gurgel 11/06/2013minha estante
Mais uma resenha excelente. Parabéns!

SG1 20/08/2013minha estante
O filme me pareceu uma porcaria perto da sua resenha, imagina se em comparação com o livro? Bom, isto não é grande novidade (livros serem milhares de vezes melhores que os filmes), mas sua resenha me deu vontade de largar os irmãos Baudelaire (pobrezinhos!) para conhecer melhor Charlie, Sam e Patrick.

Mateus 25/08/2013minha estante
Contrariando o que ocorre sempre, o filme de As Vantagens de Ser Invisível é tão bom quanto o livro. Na verdade, gosto de pensar que livro e filme se completam. Vale muito a pena tanto ler sobre Charlie, Sam e Patrick, quanto ver as ótimas interpretações dos personagens pelo Logan, Emma e Ezra (:

Rafa Sotirakis 04/03/2014minha estante
Matheus para de divar no skoob kkkk
:p
Tu devia ser crítico literário! Eu já te disse isso?

patita 21/01/2015minha estante
Gostei bastante deste livro.

Ma_ah 05/09/2020minha estante
Eu que fiquei sem palavras depois de ler sua resenha. Estava pensando em ler novamente este livro e agora já não penso mais, vou ler!!!!
Mas me diz, depois de 8 anos, continua sendo seu livro favorito?

Mateus 14/09/2020minha estante
@Máh, por coincidência reli o livro no ano passado. Apesar de achar alguns pontos um tanto juvenis demais, a releitura foi ótima e, sim, o livro continua sendo um de meus favoritos.

Ma_ah 14/09/2020minha estante
Que legal! Me deixou mais empolgada na releitura.

Helly 22/01/2023

Acho que todo mundo deveria ter um amigo como o Charlie. Ler esse livro é como um abraço e um aviso de que tudo ficará bem, confortável.

Manu 11/01/2023

simplesmente o meu livro fvrt de tds os tempos!
n sei explicar o quão bom esse livro é, de vdd, ele m u d o u a minha vida! charlie, entenda, eu te amo sério!!! ?????????
é isso, fav da vida!
bia 11/01/2023minha estante
Esse livro é simplesmente perfeitoo!!

Rebeca P. 28/03/2023

Eita como é chato
Meu deus eu terminei isso na base de muita persistência, demorei porque simplesmente impossível se sentir presa à história desse CHA TO. não me emocionou, não me prendeu, não me deu dó, não me nada KKKK na verdade só me deu preguiça, sobretudo, as vezes (quase nunca) o jeito do Charlie se comunicar era engraçadinho nada que me cative PRONTO FALEI
Beatriz1013 28/03/2023minha estante
eita que tristeza

Larissa F 28/03/2023minha estante
Esse abandonei, detesto livro com carta e achei a história bem chata também

Rebeca P. 28/03/2023minha estante
amg eu até suporto mas carta não é algo que eu adoro não, parece que distância a gente da ambientação né af

Vehalcantara 28/03/2023minha estante
Poderia dizer que discordo, mas li em 2013, então minha opinião pode ter mudado muito ???

Cat Lu 28/03/2023minha estante
poxa amg, leu errado

Tatá 28/03/2023minha estante
Me sinto abraçada quando outra pessoa também acha esse livro chato

Rebeca P. 28/03/2023minha estante
ainda bem viu e não perca seu tempo relendo pois divas não repetem erro de outras divas KKKKKK

maysavi3ira 28/03/2023minha estante
finalmente achei alguém que pensa como eu, vi bastante gente falando MUITO BEM desse livro e me decepcionei

Isabela722 27/07/2023

LINDO
Terminei... e que livro INCRÍVEL!
Amei do início ao fim, e agora estou na dúvida cruel se prefiro o livro ou o filme, amo ambos.
Só sei que estou agora deitada no chão(em posição fetal), e não sei dizer se estou triste ou feliz. ???????
Maria1691 27/07/2023minha estante
vou adicionar o livro na minha lista dps essa resenha