Conselho de Amiga

Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Rose 10/10/2013

Neste livro conhecemos Ruby, uma adolescente comum de 15 anos. Seu pai foi embora quando ela era criança e desde então vivem apenas ela e a mãe. Nunca mais teve contato ou viu seu pai. Beth é uma amiga muito presente, que esteve ao lado de Rudy durante todo o período de dor que passou pela partida do pai. Ela acaba se aproximando mais da amiga do que da própria mãe.
Em sua festa de 16 anos, que na verdade era apenas uma pequena reunião organizada pela mãe junto com suas melhores amigas, adivinhem quem aparece de surpresa na festa? Ele mesmo, o carudo do pai dela! Rudy claro, fica transtornada, afinal não via o pai já tinha 10 anos!
Ela não sabe o que fazer nem o que pensar. É quando conhece um rapaz chamado Charlie, que parece saber exatamente o que lhe dizer.
Acontece que Beth, a quem Ruby confia cegamente, é contra este namoro, pois tem certeza de que Ruby vai sofrer outra perda quando o Charlie for embora.
Confusa com seus próprios sentimentos, ela acaba descobrindo que Beth não é totalmente sincera com ela e que esconde um fato importante sobre si mesma.
É quando Ruby começa a "crescer", pois percebe que ela mesma tem que tomar suas próprias decisões e cuidar de si mesma. Isso ajuda a uma melhor aproximação com sua mãe, e a compreender fatos que aconteceram em sua vida.
O livro não foi lá grandes coisa, achei que poderia ter sido melhor explorado, mas não é de todo ruim.

Laura3745 24/09/2013

Conselho de Amiga= leia esse livro!
Esse livro é ótimo por vários motivos: boa escrita, boa história e bom final. Ruby é uma adolescente de 16 anos comum que tem uma melhor amiga (Beth), uma amiga (Maria) e uma colega meio malvada com ela (Katherine). Seu pai foi embora quando ela era criança e desde então nunca mais o viu. Passaram-se muitos anos difíceis que foram sendo superados com a ajuda de Beth. Quando seu pai surge em sua casa no dia do seu aniversário e ela acha que sua mãe ainda é apaixonada por ele, sua vida parece desmoronar. Ela não quer falar com seu pai e segundo suas amigas ele é um canalha e ela não deveria se preocupar. A verdade é que Ruby não sabe o que ela mesma sente. Fica pior quando um carinha novo aparece...
--Laura

Lais.Alencar 12/09/2013

Mãe e filha vivendo sozinhas após uma dolorosa separação e o abandono de uma filha por parte do pai. Desde os seus 10 anos, Ruby nunca mais o viu. No momento de maior dor de sua vida, fortaleceu a amizade com Beth que a ajudou a passar por esse momento de perda. A amizade das duas cresceu a cada dia. Ruby praticamente não tem intimidade com sua mãe.

No dia de seu aniversário de 16 anos seu pai volta! É claro que Ruby não quer nem olhar pra cara dele! Tudo vira de cabeça para baixo, ela não sabe o que sentir ou pensar e conta com os conselhos e ajuda de suas amigas: Beth, Katherine e Maria.

Confira o restante da resenha no blog Lais Doce!

site: http://laisdoce.blogspot.com.br/2013/09/livro-conselho-de-amiga.html

Dri 01/08/2013

Esperava que fosse melhor
Essas e outras resenhas no blog

Ruby uma garota de 15 anos que mora com a mãe. Tem três amigas, sendo que uma delas, Beth, é sua melhor amiga desde sempre.
Foi Beth quem ajudou Ruby a superar todo o pânico quando seu pai (Jim) foi embora de casa sem nem se despedir direito.
No dia em que Ruby está comemorando com sua mãe e amigas seu 16 anos, quem aparece? O Pai, ou melhor, o Jim. Que não aprecia para lhe ver desde os seus 6 anos, quando ele foi embora. Ruby fica transtornada.
No meio dessa confusão, em uma festa ela conhece Charlies, um garoto encantador, que parece saber exatamente o que pode falar para confortar Ruby. Será com ele o primeiro beijo de Ruby?
Beth, que é toda conselhos, não suporta a ideia de Ruby se machucar outra vez e previne Ruby de que ela não conhece o garoto, que tem que ir com calma.
Um belo dia Ruby vai com as amigas comprar as fantasias para a festa de aniversário/Hallowen da Beth e descobre que no bolso da calça de Beth tem uma carta que seria para ela (Ruby), uma carta de Jim. Mas porque Beth iria esconder dela?!
Ruby começa a estranhar algumas coisas e acaba descobrindo coisas que nunca soube:
- descobre o verdadeiro motivo para seu pai ter ido embora;
- descobre que não pode ficar com Charlies, pois afinal de contas ele vai se mudar e ela realmente irá se machucar.
- descobre que tem que ser mais madura e não pode deixar Beth querer cuidar dela para sempre, as duas tem que se cuidar juntas.
Com todas essas descobertas, ela consegue se aproximar mais da mãe e entende que de agora em diante ambas terão uma relação mais agradável.

O Livro não é de todo mal, mas eu não gostei, não foi uma leitura que me prendesse.
No começo até achei que teria mais histórias e seria mais empolgante quando chegasse ao meio, mas não. Acontece que a história é muito enrolada, não acontece muita coisa,
Poderia ter um desenrolar melhor da história, deixar algumas coisas melhores explicadas.
Por exemplo: As amigas de Ruby poderiam ser mais exploradas, ou então que ao invés de quatro amigas elas fosse duas ou três e com mais histórias, sinto que as personagens ficaram meio sem histórias, só algum fato ou outro. Como aqueles personagens que aparecem uma vez no livro e pronto, somem, é claro que elas apareceram mais vezes, mas nem foi possível conhece-las melhor.
Acho que a história toda teve muitas coisas que ficaram no ar, meio que sem uma conclusão legal, um pouco perdas.
Foi o primeiro livro que li da autora e sinceramente não achei legal. Espero que ela tenha outros melhores!

VL 23/07/2013

Mais um livro da nossa parceira Novo Conceito, Conselho de Amiga é escrito por Siobhan Vivian, sempre quis muito ler algo dessa autora, porém com esse livro não fui surpreendida, uma história morna, porém muito bem escrita.

Conselho de Amiga conta a história de Ruby que adora brechós e o estilo vintage, e sofre muito pelo abandono de seu pai, e suas amigas: Beth, melhor amiga de infância, que sempre a ajudou a superar tudo isso, mas agora suas ações começam a interferir mais que o necessário em sua vida. Maria, a mais saidinha do grupo, apesar de ter entrado no grupinho há um ano já era intima de ambas. E Katherine, que acabou de tornar-se amiga das garotas e tem o famoso estilo “rebelde inconsequente” deixando Ruby sempre com um pé atrás.

No aniversário de 16 anos de Ruby seu pai reaparece e a faz reviver mais intensamente essa dor. E o aparecimento de um garoto faz com que Ruby fique perdida, e o pior descubra quem realmente são suas amigas.

A história é direcionada para o público adolescente, todas as situações, as dúvidas, têm a ver com essa fase. Ruby de repente se vê em um turbilhão de duvidas, sentimentos, e problemas com sua família, amigas e o amor. Que para piorar vão se entrelaçando no desenvolvimento do livro, e é só no desfecho que algumas revelações são feitas e tudo é esclarecido.

(...)

leia mais:

site: http://viciadasliterariamente.blogspot.com.br/2012/07/resenha-conselho-de-amiga.html

Caverna 07/07/2013

A mãe de Ruby prepara um bolo e uma festa simples só pras 'melhores amigas' dela para comemorar os 16 anos da filha. Só que na cabeça de Ruby, ela não vê a hora de aquilo terminar e sair com as amigas para se divertir. Teria sido melhor, se durante os parabéns, seu pai não aparecesse lhe entregando flores de presente, após ter sumido por anos quando se divorciou da mãe dela.
Até aí, tudo bem, dá pra compreender. Mas a aparição dele é tão repentina, e sem grandes motivos ou emoções, que decepciona bastante. E a autora conta a passagem do acontecimento de uma forma muito rápida, evitando os detalhes, o que faz perder totalmente o clima, ou o choque de 'Oh meu deus, ele apareceu! E agora, o que ela vai fazer?'
Na verdade, ela simplesmente agradece e sai de casa sem dar satisfação à mãe, e sendo seguida pelas amigas. Nada de rancor ou dor por tê-lo revisto, apenas confusão. Quanto às amigas dela, a única verdadeira é a Beth, que é sua melhor amiga de infância, e sempre esteve ao seu lado em todos os momentos. Maria não é fofoqueira como a sinopse cita, ela é a mais animada. E Katherine é completamente o oposto do mundo que eu imaginava pra história. Apesar de ter uma ótima aparência, fuma, e se tornou amiga delas somente pois estava passando por problemas familiares, e Beth a acolheu, assim pedindo para que Ruby e Maria compreendessem e a deixassem entrar no 'grupo'. Mas Katherine é muito diferente delas, seu jeito é mais rude e não parece se importar muito com a opinião dos outros.

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/08/conselho-de-amiga.html

Aninha 28/06/2013

Conselho de amiga
No meio da comemoração do seu aniversário de 16 anos, Ruby se depara com algo inesperado: depois de ter cometido um abandono aparentemente sem sentido, seu pai reaparece. Sua reação é de choque e ela sai de casa para espairecer com suas amigas.

Beth é sua melhor amiga de infância, aquela que sempre a apoiou e ajudou nos momentos difíceis e delicados de sua vida. Maria é uma companheira fofoqueira, e conversa praticamente apenas sobre suas aventuras amorosas e o resto, ainda em relação a garotos. Katherine é mais considerada como colega, tem uma personalidade difícil e também se encontra envolvida com problemas pessoais.

Poucos dias depois do ocorrido, em uma festa, Ruby conhece Charlie, um peculiar garoto que logo a cativa e se mostra interessado por ela. Mas talvez a reação de suas amigas não seja a esperada e tudo começa a se complicar.

Ainda sem entender por quê Jim voltou, ela passa a viver uma confusão de sentimentos, principalmente quando descobre que Beth não está sendo totalmente sincera e esconde algo muito importante sobre a vida da própria melhor amiga.

Acho que não é possível não encaixar a história no gênero drama. E como não sou muito fã desse tipo de enredo, não me entreti tanto quanto gostaria. As primeiras 80 páginas foram bem tediosas. A partir de certo ponto, quando o conflito principal fica melhor definido, a trajetória se torna mais intensa e interessante.

Mais ou menos nesse momento, passei a compreender melhor – porém sem concordar com - as atitudes da protagonista e gostei do desfecho realístico. Ruby, inicialmente, é muito submissa à opinião exclusiva de sua amiga, insegura e, ao mesmo tempo, um tanto egocêntrica. E eu, particularmente tenho um sério problema em me envolver com uma leitura da melhor maneira quando não gosto da personagem principal.

O mais interessante que achei foi a respeito de um dos temas tratados, a amizade e suas “regras”. É mostrado o tamanho poder de influência que as pessoas exercem sobre as outras e até que ponto pode-se confiar cegamente no julgamento alheio. Pois, ás vezes, mesmo com boas intenções, os amigos podem nos prejudicar com seus conselhos e suas escolhas.

Enfim, tendo pouco mais de 200 páginas, vale a pena ser lido e refletido.

site: Leia mais em: http://muchdreamer.blogspot.com/

Daí <3 20/06/2013

+ ou -
Não achei o livro tão legal,quanto o titulo aparenta a ser.
Achei tudo muito fora da Realidade.A menina Ruby,meio que pau mandado das amigas...enfim
Não recomendo não...
Você vai se decepcionar com a história.

Fabiane Ribeiro 15/06/2013

Resenha - Conselho de Amiga
“Sei que parece loucura, mas a dor pode ser algo bom. Ela nos coloca em contato conosco mesmos” (Pág. 152).

Leitura fácil, suave, ótima para quem busca momentos de descontração.
Conselho de amiga é um livro sobre jovens. Amizade, família e namoro são os temas principais, mas nem por isso ele deixa de ser indicado a todas as idades. Não apenas porque todos já passamos ou passaremos por essa fase, mas porque sempre é interessante ler sobre momentos divertidos e conturbados, que podem nos trazer lembranças, saudades, até mesmo novos planos.
A escrita de Siobhan Vivian é condizente com sua proposta, o que faz com que o livro seja um bom representante do gênero.
Ruby está completando 16 anos, uma idade especial, e pretende comemorar com a mãe e as melhores amigas: Beth, Maria e Katherine.
Ela ganha uma máquina fotográfica Polaroid de sua mãe, que lhe permitirá registrar ótimos momentos de sua juventude, e fica animada com a chegada das amigas para a comemoração. Porém, seu pai aparece.
Ele abandonara Ruby e sua mãe anos atrás, partindo o coração de ambas, e deixando Ruby magoada e sem respostas para o abandono. Assim, sua aparição repentina não apenas acaba com a festa da jovem, como também traz lembranças dolorosas, que ela teimava em deixar guardadas no fundo da memória.
As amigas parecem querer ajudá-la nesse momento difícil, principalmente Beth, que sempre a escuta e adora dar conselhos. Porém, alguns detalhes e possíveis segredos fazem com que Ruby perceba que talvez não possa confiar tanto em suas amigas.
No meio de toda essa confusão da vida de Ruby, com o aparecimento misterioso do pai e as intrigas entre as quatro amigas, ela ainda tem de lidar com problemas de convivência com a mãe e com um novo garoto que desperta seu interesse.
Confesso que eu acreditava que o romance seria mais explorado na narrativa, mas ele não é o foco da trama, embora Ruby e seu pretendente tenham momentos fofos juntos e nos façam torcer para que tudo fique bem entre eles no final.
Apesar de abordar temas comuns aos jovens, de ter linguagem e narrativa apropriadas e ser uma história agradável de se ler, talvez falte um certo brilho à trama como um todo. No meu ponto de vista, foram tantos os temas abordados, que nenhum deles ganhou o aprofundamento que merecia. Isso não torna o livro ruim, porém, também não permite que ele seja um dos mais inesquecíveis. Ainda assim, fica a indicação de uma leitura rápida e simpática, que talvez não surpreenda, mas que com certeza trará momentos simples e agradáveis na companhia de Ruby e suas amigas.

Trecho: “Estou sentada como um indiano dentro do closet, tentando me proteger do campo minado em que minha vida se transformou. Há pequenos explosivos a meu redor e não sei onde é seguro pisar. Tenho medo de detonar algo. Uma foto, uma joia, a felicidade de alguém. Tudo parece ser perigoso. O closet é um grande contêiner que me protege do ar externo. Estou tentando respirar devagar. Tenho o celular no colo e ele está brincando comigo, me perguntando ‘com quem será que eu poderia conversar sobre aquelas coisas?’ Toca de repente” (Pág. 135).

Driely Meira 09/05/2013

Conselho de amiga
Ruby e sua mãe foram abandonadas por seu pai quando ela ainda era criança. Por causa disso, muita coisa na vida dela mudou inclusive a própria Ruby.
Ela tem como melhores amigas Beth e Maria... E bem, Katherine, que não é lá sua amiga, só anda junto com elas.
A partir da leitura desse livro, é possível perceber que nem sempre as pessoas são quem dizem ser. Hoje, a pessoa que se diz sua “melhor amiga”, pode estar te apunhalando pelas costas amanhã.
E a pessoa que não fala com você hoje pode ser a primeira a te apoiar numa situação ruim amanhã.
Me identifiquei muito com esse livro, novamente um pouquinho com cada personagem, e já gostei muito de cada uma delas no inicio do livro.
Claro que, elas não são iguais em todos os aspectos, mas cada uma me conquistou de uma maneira diferente.
Katherine também tem muitos problemas na família, mas por causa do seu jeito “esquisito”, Ruby não gosta muito dela.
Quando Ruby descobre que há muuito tempo atrás, quando ela e Beth tinham dez anos, uma coisa muito ruim aconteceu entre seus pais, e Beth sabe o que foi, e nunca lhe contou, isso pode desmanchar sua amizade com a garota que sempre lhe foi leal... Bem, nem sempre.
Como não poderia faltar o garoto, Ruby conhece Charlie, por quem se apaixona.Mais um problema na vida problemática dela : Charlie vai se mudar daqui a alguns meses com seu pai para um lugar bem distante, então Ruby tenta se afastar o mais rápido possível, antes que seja tarde demais.
Desde que foi abandonada pelo marido, a mãe de Ruby nunca mais se envolveu com nenhum outro homem, nem namoros, nadinha, e isso irritava muito Ruby, pois sem compromissos, sobraria mais tempo para sua mãe cuidar de sua vida, e ela não queria isso.
Ás vezes, as pessoas que mais acham que nos conhecessem não sabem nada a nosso respeito, e aquelas que nós não gostamos muito sabem coisas que nem nós mesmos sabemos sobre nós. ( repeti muito a palavra nós né?)
Recomendo muuito o livro.Apesar de ter 200 e poucas páginas ( pequeno ) o livro dá para uma noite toda..Pelo menos comigo foi assim.
E não se esqueçam amizade nem sempre significa lealdade.

Vivian San Juan 25/04/2013

Resenha feita para o blog Saleta de Leitura - Vivian San Juan
Sabe aquele livro que te dá a sensação de estar assistindo um filme da sessão da tarde? Este é “Conselho de Amiga”. Uma história leve e que mostra o cotidiano de uma adolescente de 16 anos chamada Ruby e suas amigas, Beth, Maria e Katherine. Elas vivem aquela fase de colégio, de paqueras, de conflitos e problemas em família que todo jovem passa ou já passou alguma vez na vida.

O livro começa na festa de 16 anos de Ruby, justamente nessa data ela ganha o melhor presente já dado pela sua mãe, uma antiga máquina fotográfica Polaroid. Porém é também nesse dia que o seu pai que a abandonou quando ela ainda era criança, ressurge transformando aquele momento que deveria ser especial em um encontro nada harmonioso.

Ruby, durante praticamente todo o livro, vive angustiada, sem saber se volta ou não a ver seu pai, já que o mesmo vai permanecer alguns dias em um hotel da cidade onde ela mora. Querer saber o motivo que o levou a abandonar a família, ficar afastado tantos anos e ressurgir do nada, faz ela relembrar dos bons e maus momentos que passaram juntos durante sua infância. A dor é muito forte e Ruby não sabe se um encontro com ele poderá aumentar ainda mais esse sentimento que ainda a machuca.

“_Sei que é loucura, mas a dor pode ser algo bom. Ela nos põe em contato conosco mesmos.” (página 152)

No meio dessa turbulência interna, Ruby, ouve os conselhos de suas amigas, especialmente de Beth, com quem convive desde criança e que acompanhou todo o seu drama. Porém muitas vezes a leal, Beth, acha que Ruby deveria dar mais atenção aos seus conselhos, pois ela mais do que ninguém sabe o que é bom para a amiga.

Além de Beth, para completar o grupinho, tem Maria e Katherine. Maria é popular, namoradeira e fofoqueira. Já Katherine é a jogadora de basquete que possui também problemas em casa e tem um temperamento muito forte.

Ruby consegue viver momentos fofos, principalmente quando se apaixona por Charlie, um menino que adora fotografia igual a ela.

“Estou desorientada. Charlie está inclinado sobre mim, de olhos fechados, cabeça ligeiramente para a esquerda. Vai acontecer. Meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?” (página 118)

O livro é indicado para o público infanto-juvenil e achei razoável a forma como foi desenvolvido e escrito pela autora. Tem algumas partes que poderiam ter sido mais explicadas e alguns personagens não foram tão bem construídos, porém "Conselho de Amiga" na sua totalidade não é ruim. Quando li a sinopse pensei que o rumo da leitura seria diferente, pois imaginava que a história era uma, mas que na verdade foi outra. Especialmente nesse caso, a sinopse me enganou direitinho!

Tendo 224 folhas, com uma capa bem teen, indico o livro para as pessoas que querem algo mais leve e saudosista, principalmente se você lembrar daquela época que assistia os filmes da "sessão da tarde" e que a única coisa na qual se preocupava era com as notas da escola. Bons e velhos tempos!

Link Postagem Saleta de Leitura

TamiresCipriano 30/03/2013

Resenha:
Ruby está fazendo 16 anos...um dia especial,mas não tão assim.Seu pai apareceu depois de muitos anos,mas ela não quer contato com ele,sai com suas amigas Beth,Katherine e Maria.Dão muitos conselhos a Ruby,mas ela percebe que Beth nunca deixa pensar como quer e fazer o que quer.
Ruby conhece um garoto e vê que as coisas não são como parece e nem como as meninas dizem.
No fim Ruby descobre um enorme segredo que Beth esconde a vida dela toda,que poderia ter mudado sua vida.

Sinto muito em dizer,mas não gostei muito da leitura,apesar de Sibhoan abordar bem o tema,um caso bem casual,coisas de garotas.Mas acho que fiou muito monótona,bem cansativo.Indico mais á adolescentes(apesar de ser uma rsrs),mas talvez vocês gostem e vêem com olhos diferentes,até podem conseguir aprofundar mais.

Saiba mais em:http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2013/03/conselho-de-amiga.html

ricardo_22 25/03/2013

Resenha para o blog Over Shock
Conselho de Amiga, Siobhan Vivian, tradução de Maysa Monção, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 224 páginas.

Não importa a classe social, o país em que vive ou os costumes, qualquer adolescente passa por momentos conturbados e enfrenta problemas que podem abalar uma relação familiar ou simplesmente de amizade. Isso é tão natural na realidade que acaba se tornando um tanto maçante na ficção, ainda que esses mesmos adolescentes busquem algo em que possa se identificar.
Em seu primeiro livro lançado no Brasil, Não Sou Este Tipo de Garota (Resenha), a autora Siobhan Vivian, que atualmente é professora da Universidade de Pittsburgh, questionou a forma como as garotas deveriam se comportar perante algumas situações clássicas na vida de uma adolescente. Em Conselho de Amiga, a autora volta a fazer questionamentos presentes na adolescência, porém agora envolvendo segredos de família e amigas.
Para isso, a autora nos apresenta a personagem Ruby, que está completando dezesseis anos e como surpresa, não tão agradável, recebe a visita inesperada de seu pai, que a deixou com sua mãe e não manteve contato durante anos. O que poderia ser um encontro aguardado, e por isso proveitoso, se torna um verdadeiro pesadelo para a personagem, que para evitar o contato direto com o pai, sai com suas melhores amigas para aproveitar essa data tão especial.
Conforme o tempo passa, Ruby se pergunta se não deve se encontrar com o pai, ao mesmo tempo em que ouve os conselhos de suas amigas, de personalidades distintas, e enfrenta pequenas intrigas que atingem esse grupo de amizade. E para piorar, surge a presença de um garoto, que apenas deixa Ruby mais confusa, enquanto percebe que suas amigas guardam segredos e por isso é preciso estar preparada para descobrir que a amizade pode não ser tão verdadeira quanto aparentava.

“Somos como dois amigos que foram juntos para a guerra. Temos uma história, nos amamos e somos companheiras, mas nenhuma de nós quer reviver as batalhas por que passamos ou comparar nossas feridas. Estamos satisfeitas com o passado que pesa entre nós sem fazer nenhum comentário ou suspiro. Nenhuma de nós quer puxar o gatilho das memórias doloridas” (pág. 89).

A princípio Conselho de Amiga passa a impressão de utilizar uma ideia um tanto comum, e se estudá-lo profundamente percebemos que isso de fato acontece no livro de Siobhan Vivan, que tem grandes chances de conquistar o público adolescente, mas que dificilmente convencerá pessoas mais velhas de que essa história é boa a ponto de se dedicar um tempo para leitura. Não dá para negar que a autora utiliza uma linguagem simples, e até mesmo viciante, possibilitando a leitura em questão de horas, porém falta algo capaz de inovar.
Com uma narrativa em primeira pessoa, e alguns capítulos que mostram passagens importantes do passado de Ruby, nos deparamos com situações desnecessárias e outras hilárias, mas que ainda assim não funcionam como forma de engatar a história. Se não bastasse esse pequeno detalhe, encontramos uma protagonista com atitudes infantis, ao menos na visão masculina, e com mudanças repentinas, seja no humor ou em sua relação com as amigas. Pode não fugir da realidade, mas ainda assim é capaz de irritar o leitor.

Mais em: www.blogovershock.com.br/2013/03/resenha-142-conselho-de-amiga.html