Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Morenalilica 28/07/2012

Um livro adolescente, escrito para adolescentes #ficadica
Eu tinha grandes expectativas a respeito do livro antes de lê-lo, pois eu tinha lido o outro livro da autora e tinha gostado bastante. Como demorei um pouco a começar a leitura, li algumas resenhas que me desmotivaram bastante. Teve resenhista que acabou com o livro e com a autora. Com isso, minhas expectativas cairam um pouco e eu pude lê-lo com mais tranquilidade.

O livro começa de maneira lenta, contando a estória de Ruby e seu trio de amigas, cada uma bem diferente da outra. Beth é a amiga de infância, Maria a típica menina que fica com todos e Katherine, na minha opinião a melhor e a pior delas, isso tudo ao mesmo tempo.

A festa de 16 anos de Ruby é interrompida abruptamente quando o pai dela, Jim, resolve visita-la depois de 6 anos de abandono. Ruby sempre culpou o pai por ter crescido sem sua presença, ele foi embora quando ela tinha apenas 10 anos sem dar nenhuma explicação em todos os anos em que ficou desaparecido. Ruby mora com a mãe e ela tambem nunca quis falar a respeito da saida do pai de casa, deixando que a própria Ruby formasse sua idéia do que provavelmente tenha acontecido.

Com o retorno de Jim, Ruby passa a viver um verdadeiro dilema: procurar ou não o pai e ter a conversa definitiva sobre os porquês de tudo. Suas amigas vão auxiliá-la nessa questão, cada uma a seu modo e quem você pensa que seria mais serena, será na verdade aquela com que Ruby sofrerá a maior decepção de sua vida.

“Conselho de Amiga” é uma estória adolescente, com problemas bem típicos da idade, como o primeiro beijo, as amizades, o relacionamento entre pais e filhos. Deve ser encarado como tal, não adianta achar que a estória tomará um rumo adulto porque isso não irá acontecer. Creio que a maior decepção que outros leitores tiveram com o livro seja exatamente por não encararem como um livro adolescente ;)

O livro fica bem melhor quando chega na página 140, daí em diante a estória flui bem e eu terminei rapidamente a leitura. O final não chegou a ser surpreendente, mas me trouxe sim algumas surpresas.

Quem curte estórias com questionamentos adolescentes, ficará satisfeito com o livro. Mas é aquilo que eu disse anteriormente, não espere que a estória tome um rumo mais adulto, ok?

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/resenha-conselho-de-amiga-de-siobhan-vivian/

Tais Bruna 26/07/2012

Conselho de amiga
Um livro juvenil leve e descontraído ideal para adolescentes, pré adolescentes e todos aqueles que procuram uma leitura para passar o tempo e se divertir sem grandes expectativas a respeito de seu enredo.
"Conselho de Amiga" nos apresenta Ruby, uma jovem que está completando 16 anos e o seu aniversário será comemorado como todos os outros anos, em casa com a mãe e suas melhores amigas Maria, Katherine e Beth.
O que ela não imaginava é que nessa noite um convidado que ela não vê a muitos anos também apareceria, seu pai.

"Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:
– Visita pra você.
As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.
Meu pai."

Enquanto tenta entender o que sente com esse reaparecimento inesperado e o que ele significa em sua vida, Ruby também enfrenta outros problemas como as constantes brigas com a sua mãe e a falta de confiança em uma das suas melhores amigas que parece esconder um segredo muito importante dela e por conta disso se torna cada dia mais distante.
Mais a vida de Ruby não é só de problemas e confusões, pois em meio a tudo isso ela acaba conhecendo Charlie, um garoto diferente e muito divertido que é apaixonado por bótons e fará não só ela como também os leitores darem boas risadas.

A narrativa é bem gostosa e flui rápido e os personagens secundários também são bem interessantes, porém senti que a autora não se aprofundou muito neles e em suas histórias e senti falta disso durante a leitura.
O livro é todo focado no drama de Ruby e seu pai e por isso todo o resto que poderia ser bem explorado acaba ficando um pouco de lado.
Mais mesmo assim "Conselho de Amiga" nos proporciona bons momentos de leitura e continua sendo uma boa indicação para quem quer apenas se divertir enquanto lê.

Nathália 24/07/2012

A vida de Ruby é aparentemente normal. Ela passa pelos típicos problemas adolescentes: brigas com a mãe, incertezas sobre garotos e amigos. Até que, depois de seu aniversário de 16 anos, sua vida dá um giro de 180 graus.
Seu pai, há muito desaparecido resolve dar as caras e trás a tona muitos sentimentos e perguntas esquecidos por Ruby e sua mãe.
E o que fazer quando, nossa protagonista descobre que pode ter criado a serpente bem debaixo de seu nariz?
Descubra em Conselho de Amiga.

--------------------------------------------------------

Quando eu vi no site da Novo Conceito o anúncio da publicação do novo livro da Siobhan fiquei muito empolgada, afinal, eu adorei Não sou esse tipo de garota. Mas depois, ao chegar na última página eu percebi que Conselho de Amiga não é essa Coca-Cola toda.
Tudo começa com a "festa" de 16 anos de Ruby, que se resume à suas amigas e sua mãe cantando parabéns na cozinha minúscula de sua casa. Algo realmente simples. Mas o inesperado acontece: seu pai, que foi embora há muito tempo atrás aparece trazendo um "buquê" de rosas.
Depois disso, a vida de Ruby vira de cabeça para baixo, pois o recente acontecimento desenterra fatos antigos há muito esquecido por nossa protagonista.
E no meio disso tudo, Ruby conhece Charlie, um garoto um tanto quanto viciado em botons e em fotografias.
Não estou querendo dizer que Conselho de Amiga é um livro ruim. Longe disso. Mas eu esperava algo mais, levando em consideração Não sou esse tipo de garota. Esperava que a Siobhan se aprofundasse mais nos sentimentos de Ruby, seus conflitos internos e todo o resto.
A insegurança de Ruby, ou talvez sua ingenuidade, a deixam vulnerável demais aos conselhos e opiniões de suas amigas. Em alguns pontos do livro eu cheguei a pensar que a protagonista não tinha opinião própria, afinal, ela precisa de conselhos sobre tudo e não os usa para formar sua opinião sobre determinado assunto, mas sim os toma como resposta para tudo. Eu tive a ligeira impressão de que se Beth dissesse para Ruby pular de um penhasco ela pularia sem hesitar.
Além disso, não se deve confiar muito nessa descrição de Beth, Maria e Katherine que encontramos na sinopse do livro. Algumas perguntas ficam no ar: Beth é mesmo leal? Maria é mesmo fofoqueira? E Katherine, é mesmo perigosa? Talvez sim, talvez não. Mas, não encontrei os reais motivos para usar cada um desses adjetivos para as amigas de Ruby.
Eu cheguei ao final do livro com aquela sensação de que o livro não foi bem finalizado, de que ficaram muitas coisas em aberto, várias perguntar sem resposta ou mal respondidas. Não sei se existe uma continuação, mas ela seria muito bem vinda.
A revelação final é um tanto quanto surpreendente, mas nada que não pudesse ser imaginado se você se esforçar um pouco mais.
De todo o livro não é ruim, apenas não é profundo o suficiente para fazer rir ou chorar. Se houver uma continuação, talvez o que a Siobhan escreveu nesse livro seja justificado, mas por enquanto...
Apesar dos contras, é uma leitura rápida. Quando você percebe já chegou na última página. Se você procura um livro apenas para se divertir, uma boa aposta é Conselho de Amiga.

Read more: http://nathieseuslivros.blogspot.com/#ixzz21Yu06LyF

Endry 24/07/2012

Por Sonhos de princesa, Blog
Primeiramente, preciso dizer que esse livro é teen e que eu não estava com grandes expectativas com o mesmo. Posso dizer que a escrita da Siobhan é boa e que flue bem. Eu, realmente, fiquei com raiva da Ruby. Raiva porque ela segue fielmente as amigas, até algum ponto, que fique claro. Depois de um momento, ela começa a repensar um pouco, mas não discute se essa relação é sadia ou não. As amigas não são de todo mal, mas posso dizer que confundiram bem a Ruby. A Ruby é "depressiva", assim como a sua mãe. Tudo porque o pai dela as abandonou. E sim, morri de raiva do pai também. Ele simplesmente sumiu. A mãe de Ruby teve de criá-la sozinha e Ruby só tinha como porto seguro as amigas, já que a mãe se fechou para o mundo. Neste panorama é fácil culpar o pai, sofrer pela mãe e pela Ruby... Mas, algumas coisas acontecem, segredos são revelados... E as coisas realmente viram de cabeça para baixo na vida de Ruby. "Conselho de Amiga" não é um livro ruim, porém não está de acordo com o momento que estou vivendo, nem com o meu gosto literário de agora. Se eu tivesse uns 16, com certeza teria amado!

Mais em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com.br/2012/07/eu-li-conselho-de-amiga-siobhan-vivian.html

Tribo do Livro 23/07/2012

Primícias adolescentes
Resenha por Ver Sobreira
Os primeiros sentimentos, felicidades, emoções: as primícias da adolescência, é a historia de Conselho de Amiga, mas também sobre a dificuldade de encarar o divórcio dos pais, ou quando este se reverte e um dos dois volta para casa como se nada tivesse acontecido. Difícil. A estadunidense Siobhan Vivian, sabe bem retratar o mundo adolescente, prova disso é a história de Ruby, e outra para quem já a conhece Não sou este tipo de garota. Siobhan consegue chegar ao fundo dos vários conflitos da adolescência de forma simples, vai direto ao ponto.

Ruby está completando 16 anos, ela tem 3 amigas, Beth, Maria e Katherine, se bem que a última ela tem lá sua reservas. No dia de seu aniversário, o pai que foi embora quando ela tinha 10 anos reaparece, o que deixa Ruby desnorteada. Ela passa a questionar sua relação com seus pais, suas amigas, tudo está muito complexo e confuso. Como se não bastasse ainda conhece Charles ,um novo carinha da escola, o que trará nada mais que problemas na opinião de Ruby.

(...) Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:
– Visita pra você.
Meu pai.(...)

Ruby se sente como rodeada por fantasmas sobre a relação dela com seu pai, pois ele simplesmente foi embora sem nenhuma explicação. De quando em vez, ela relembra os momentos que passaram juntos para tentar entender o que aconteceu, pois sua mãe não fornece nenhum motivo aparente, não neste momento. Com essa complicada relação que tem com o pai, acaba tendo medo de se realcionar com Charlie, e este faz tudo para estar próximo de Ruby e por fim conquistá-la.

(...)Estou desorientada. Charlie está inclinado sobre mim, de olhos fechados, cabeça ligeiramente para a esquerda. Vai acontecer. meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?(...)

Conselho de Amiga é uma romance leve e descontraído, bem ao gosto do público juvenil. Conflitos, alegrias, tristezas, amizades, traições. Tudo o que o mundo jovem enfrenta, em uma que pode ser a melhor e a pior fase das nossas vidas. Mas nós sobrevivemos e Ruby será taxativa sobre isso.

Jeniffer 22/07/2012

Conselho de amiga
Conselho de amiga não foi um livro que me surpreendeu, a leitura foi rápida, e acho que por isso não foi tão boa assim. De uma certa forma, foi um dos poucos livros, se não o único, que li esse ano que não me agradaram muito.

Ruby está fazendo 16 anos e no seu aniversário eis que de repente, aparece seu pai. O pai que a deixou e desapareceu de sua vida há muito tempo. Ela com certeza ficou abalada com o seu aparecimento, mas resolve deixar de lado, já que o pai deixou ela e sua mãe sem motivo aparente nenhum, fazendo ela ter anos confusos e depressivos por conta disso.

Ruby tem como sua melhor amiga, Beth, que a ajudou nos anos conturbados após o desaparecimento do seu pai, e tem outras amigas como Maria, a namoradeira e Katherine, com quem não se dá muito bem, mas aceita a amizade por Beth. A estória gira em torno de Ruby e suas amigas, Beth demonstra ser uma amiga que sempre dá conselhos a Ruby e ela os segue sempre, achando que são só conselhos, mas que na verdade, parecem mais ordens. O relacionamento de Ruby e Beth vai mudando conforme Ruby descobre uma mentira de Beth, junto com o aparecimento de um garoto, Charlie.

A estória não tem grandes reviravoltas, é um livro bem 'light' e eu particularmente não gostei do final, parece que não foi um final na verdade, me pareceu incompleto, não sei. Conhecemos bem Ruby ao longo da narrativa, mas poderia ter tido um aprofundamento no relacionamento dela com seu pai, sua mãe e com Charlie. Beth, particularmente, me incomodou, não gosto de 'amigas' que querem mandar nas outras.

O que eu gostei não foi da personalidade de Ruby, já que ela se deixa sempre levar pelos conselhos das amigas, mas sim dos seus gostos. Sempre era citado ao longo do livro a preferência dela e de suas amigas por roupas vintage e descoladas, gostei disso.
(...)

Leia mais: http://mon-autre.blogspot.com.br/2012/06/resenha-conselho-de-amiga.html

Gabe 20/07/2012

Bobo e nada interessante.
Leia a resenha no blog: http://desejosdesabado.blogspot.com.br/2012/07/resenha-conselho-de-amiga.html

Comecei a ler Conselho de Amiga com bastante curiosidade. Pesquisei um pouco sobre a autora e descobri que ela também escreveu "Não Sou Este Tipo de Garota", livro que estou querendo ler há bastante tempo. Ao descobrir isso, passei Conselho de Amiga à frente de toda minha lista de leitura. Eu precisava saber como Siobhan escrevia, mas acabei me decepcionando amargamente, com a história e com a escrita.
Como já descrito na sinopse, o livro conta a história de Ruby, uma adolescente que está completando 16 anos e que se vê numa situação bastante confusa: o pai, desaparecido desde sua infância, reaparece em sua festa de aniversário. Além disso, a garota tem que lidar com sua mãe insegura e suas amigas, que não largam do seu pé.
Em meio a tantos problemas, Ruby acaba conhecendo um garoto: o divertido Charlie, por quem se apaixona. O amor entre os dois parecia ser uma das promessas do livro, mas não deslanchou. Acabou sendo uma história feita para atrair adolescentes, já que o romance é uma ferramenta essencial para qualquer livro direcionado a esse público.
As personagens do livro não foram bem desenvolvidas, e acabaram virando clichês da vida americana. Beth é mimada e egoísta, Katherine é a rebelde sem causa e, por fim, Maria é a garota mais rodada do colégio. Nem mesmo Ruby, a protagonista, conseguiu ser divertida ou espontânea. Suas atitudes de criança me deram nos nervos, e muitas vezes senti vontade de abandonar o livro. Apesar de só ter 224 páginas, sua história é arrastada e parece durar anos. O único personagem agradável é Charlie, que conseguiu arrancar algumas risadas de mim.
A história principal é esquecida em diversas partes do livro, e acabou se tornando secundária com o passar das páginas, dando lugar às pirraças infantis de Ruby e suas amigas. Não houve um final esclarecedor para nenhuma história construída ao longo das 224 páginas, e terminei o livro com vontade de jogá-lo pela janela.
Além da péssima história, me deparei com alguns erros na revisão, o que é uma surpresa quando falamos da Novo Conceito, que é tão perfeccionista com seu material. Foram pequenas falhas, mas que me deixaram com menos vontade de terminar o livro.
Siobhan não me encantou com Conselho de Amiga. Em minha visão, foi um livro vazio, sem conteúdo. Não houve nenhuma frase com que eu tenha me identificado, tornando a leitura extremamente cansativa. Não abominei a autora da minha lista de leituras, ainda estou ansioso por "Não Sou Este Tipo de Garota", mas já sei que não posso começá-lo com esperanças de ser um bom livro.

Babih Bolseiro 18/07/2012

Conselho De Amiga
Problemas não devem ser guardados e deixados em um esquecimento superficial, pois um dia eles voltam com força total.

Ruby estava comemorando seu 16° aniversário com a mãe e suas amigas, Maria, Beth e Katherine, quando ele chegou. Jim. Depois de 06 anos sem aparecer, sem dar sinal de vida, o pai de Ruby surge como uma surpresa desagradável de aniversário. Apavorada, Ruby sai correndo. O pesadelo recomeça. Apesar dos conselhos daquelas que considera como melhores amigas, Ruby não consegue evitar as lembranças que surgem de um passado que começa a ser revirado.

Conselhos de amiga, são sempre bem vindos, ainda mais quando a pessoa sente que está perdida. Porém, basta uma omissão, uma mentira para que a amizade entre duas pessoas se desestruture.

Ao criar coragem e sair em busca de respostas, Ruby se depara com uma realidade totalmente inesperada. Entretanto, agora, além de suas amigas ela tem Charlie, seu primeiro e doce namorado.

Caros leitores, ler este livro me trouxe recordações da época em que tinha 16 anos e paixonites bobas. Em um primeiro momento, não tinha nenhuma expectativa quanto a obra, tendo em vista que já li "Não Sou Este Tipo De Garota", da mesma autora, e simplesmente detestei. Todavia, este livro é totalmente diferente, terminei a leitura com um doce sorriso nos lábios e com aquela sensação de leveza.

Apesar de alguns capítulos repentinamente fazerem menção ao passado de Ruby, a leitura e o entendimento do enredo não restam prejudicados. "Conselho De Amiga" é uma obra maravilhosa, simples e que aquece o coração, super indicada para quem acabou de ler algo forte e/ou trágico e procura uma história mais "leve" e agradável.

Para terminar, deixo um trechinho da obra que gostei muito:

"E, então, colo tudo no mapa, cobrindo um pequeno esboço de árvore que desenhei. Meus amigos são os galhos, mesmo a Katherine. Todas as fotos que tirei do meu pai e no estacionamento são folhas. Os bótons de Charlie são os frutos. Faço uma colagem. E, no centro de tudo, colo a foto que Beth tirou de mim no meu aniversário. Está suja de cera de vela e sorvete derretido, mas dá para ver que estou sorrindo".

patyalgayer 18/07/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-sorteio-conselho-de-amiga-de-siobhan-vivian/

Mesmo sendo um livro bom, Conselho de Amiga me deixou um pouco desapontada. Já tinha lido Não Sou Este Tipo de Garota, da Siobhan Vivian, e confesso que, por ter gostado tanto do livro, esperei demais do outro lançamento da autora… e, apesar de ter aquela narrativa simples e fluida presente na outra obra, a história de Conselho de Amiga não conseguiu me cativar.
Aos 10 anos de idade, Ruby viu seu pai sair de casa e abandonar a sua mãe e a ela sem nem ao menos saber o motivo da partida. Depois de 6 anos, quando Ruby já se acostumara ao fato de ter apenas sua mãe e suas amigas – Beth, Maria e Katherine – com quem contar, Jim reaparece em sua vida: ele vem em seu aniversário de 16 anos, de surpresa, causando um misto de emoções na garota, e desestabilizando todo o controle obtido em todos aqueles anos sem sua presença… com isso acontecendo em sua vida, e com a chegada de um novo garoto que mexeu com seu coração, Ruby vai precisar de verdade do apoio de suas amigas… mas será que todas elas são tão sinceras quanto fazem parecer?
Como eu disse anteriormente, a narrativa da autora continua sendo bem leve e fluida, fazendo com que as 224 páginas do livro passem bem rápido – li todo o livro em cerca de um dia! No entanto, a ordem cronológica não é seguida: a maior parte dos capítulos tratam da Ruby do presente, com 16 anos, mas alguns mostram o que aconteceu na época em que seu pai foi embora… este aspecto, em alguns momentos, dá uma confundida no leitor, que passa algumas linhas do texto sem ter certeza de quando a narrativa se passou! Fora isso, não há o que reclamar da narrativa em si. A história também é bem feita, mas achei um pouco teen demais – ao contrário de Não sou este tipo de Garota, que parecia uma boa leitura para todas as idades, este livro é provavelmente mais atraente para pré-adolescentes e adolescentes, que podem se identificar com as situações vividas pelas personagens. Outra coisa que me incomodou um pouco foi a constante enumeração de marcas de roupas, calçados, cosméticos… pra mim, isto sempre acaba dando um ar meio fútil ao livro, além de ser absolutamente desnecessário!
O trabalho da Novo Conceito com este livro como sempre foi caprichado, com materiais de qualidade, diagramação simples, mas boa de ler e uma boa tradução e revisão. A capa é bonitinha, mas não achei aquilo tudo… enfim, Conselho de Amiga é um livro bom, que serve bem ao propósito de divertir a proporcionar alguns bons momentos ao leitor, desde que este não tenha expectativas demais a respeito da obra. Dou nota 7 a ele, e recomendo a leitura, sobretudo a adolescentes, que provavelmente aproveitarão bem mais a história do que eu aproveitei!

Ane Carol 18/07/2012

Conselho de Amiga
Ainda não tinha lido nada da escritora Siobhan Vivian, mas li várias resenhas positivas do primeiro livro dela lançando aqui no Brasil o Não sou esse tipo de garota. Confesso que não achei esta capa tão atraente como a do livro Não sou esse tipo de garota, também da mesma autora e lançando pela editora Novo Conceito, mas tinha boas expectativas com a história.

Conselhos de amigas foca nas amizades na adolescência, todos os segredos e cumplicidade que existe nesta época, assim como as intrigas. Os dramas familiares, o primeiro beijo, primeiro namorado, as primeiras experiencias com festas e bebidas.

Ruby vê sua vida mudar mais uma vez de pernas para o ar quando em seu aniversario de 16 anos quando seu pai surge depois de anos de ausência. A garota fica confusa com tudo aquilo e tem uma noite bem desagradável. A partir deste fato Ruby começa a ter alguns conflitos com a mãe, com sua melhor amiga, e acaba se distanciando um pouco de todos a pessoas próximas, pois começa a perceber que as pessoas ao seu redor não são tão confiáveis quanto ela pensava.

“(...) – E o que ele queria que eu dissesse? “Oi! Ah, isso é constrangedor, qual é mesmo seu nome? Ah, é claro, Pai. Quase não te reconheci! Quer um pedaço de bolo?”(...)”. Página. 35

Tudo isso se afirma quando ela conhece Charlie e encontra compreensão e ajuda fora do seu circulo de amizade, e descobre que Beth sua melhor amigas esconde mais segredos que ela podia imaginar.

Ruby é uma garota que se deixar levar pela opinião alheia, e um tanto quanto confusa e imatura, chegando as vezes até ser infantil em suas atitudes. O livro tinha tudo para ser aquele livro que você se identifica do inicial ao fim, porém os personagem foram pouco explorados, poderíamos ter conhecidos um pouco mais de suas amigas Beth(a melhor amigas), Maria e Katherine, assim como Charlie, porém a história ficou apenas em torno dos dramas de Ruby em relação ao seu pai e o real motivo por ele ter saído de casa, sem contar, em algumas partes que ficaram confusas, como as memorias de Ruby que se confundem que os dias atuais. Então como já o que era para ser aquele livro 5 estrelas pelo tema escolhido,mas se tornou uma leitura amena para uma tarde de domingo quando queremos algo rápido, sem grandes conflitos e emoções, algo bem água com açúcar para passar o dia.

Mim 15/07/2012

Conselho de Amiga
Morrendo de curiosidade para ler Conselho de Amiga, posso afirmar que o livro me desapontou do começo ao fim. Uma história cansativa e que em nenhum enredo do livro teve realmente um desfecho, foi o pior livro que li esse ano. De uma história que parecia comédia romântica, virou um livro chato e desastrosamente construído.

Com alguns problemas familiares, Ruby tenta sobreviver ao colegial, ao mesmo tempo, que tenta ter uma vida normal, como se nada tivesse acontecido. Porém no seu aniversário de 16 anos recebe uma surpresa nada agradável... Seu pai que saiu de casa há alguns anos, volta e quer comemorar o aniversário dela, a partir daí, tudo começa a mudar.
“- Feliz aniversário, Rubes – diz, sem olhar para mim.
[...]
- Rubes – repete. O buquê pende um tanto para a frente. – São para você – balbucia com ansiedade. Como se eu devesse algo a ele. Parece engraçado, porém, não quero rir. Quero gritar.”
Muito confusa com tudo que vem acontecendo, Ruby não vai deixar uma pessoa que a abandonou estragar o dia do seu aniversário, e mesmo com a presença dele novamente em sua vida isso não vai afetar nenhum plano que tem para aquela noite, e vai fazer de tudo para que também não afete mais a sua vida.

E para superar tudo isso nada melhor do que uma festa, onde acaba conhecendo Charlie. Um menino educado, lindo e que veio para confundir e atrapalhar ainda mais a sua vida... E sem saber muito que fazer em relação a tudo, acaba pedindo conselho de sua amiga Beth, que quer apenas o seu bem.

Brava, confusa e muito revoltada com o seu passado, vai poder contar com as suas amigas para ajudar a tomar essa difícil decisão. Mas será que os conselhos vão ser verdadeiros? Em quem poderá realmente confiar para pedir, a não ser que aquelas pessoas que sempre disseram estar do seu lado?

Conselho de Amiga é muito ruim, um livro muito cansativo e uma trama muita mal estruturada, o livro não tem um enredo que posso dizer que foi finalizado. A escritora tenta envolver vários assuntos, igual ao seu último livro, porém não consegue dar continuidade em nenhuma das histórias.

Ruby é uma menina chata, uma personagem mimada e que não sabe decidir nada por si própria. Pede conselhos para as suas amigas e quando não dá muito certo acaba culpando-as. O livro inteiro ela fica confusa e muito sentimental, entrando em contradição com o começo da história.

Beth é uma personagem um tanto perturbada, não consegue clássica-lá direito. Em algumas partes parece uma boa amiga e que quer apenas o seu bem, em outras parece aquelas “amigas” que quer apenas mandar na sua vida e se caso você não obedecer acaba ficando muito revoltada.

Maria é a personagem mais aturável entre as quatro meninas, o chato é que ela aparece bem menos do que seria interessante. Katherine é quase igual à Ruby e com, praticamente, os mesmos problemas familiares, a única diferenças é que ela é bem impulsiva e fala tudo o que pensa.

E por último temos Charlie, um personagem que acaba salvando um pouco essa trama. Bobo e um pouquinho fofo, lembra bastante à maioria dos mocinhos que estamos acostumadas em ver nas histórias.
“- Com certeza. Ainda bem que você veio. – Tira o boné e mexe nos cabelos despenteados e finos. Ele deve ele mesmo tê-los cortado com uma tesoura de plásticos para crianças. – Meu nome é Charlie.”
O livro tem personagens chatos e que não se encaixam muito bem. Ruby é uma personagem que às vezes parece ter 16 anos e outras, muitas outras, parece ter 14 ou 13 anos, deixando a história ainda pior.

Conselho de amiga é horrível, uma história com vários enredos e que nenhum realmente teve um final. O livro começa a ficar razoável faltando 70 páginas para acabar, e termina de uma forma bem mixuruca. Fiquei desapontada com o livro e acho que muita pouca gente vai se identificar com essa história.

Resenha no blog: http://www.lerimaginar.com/2012/06/conselho-de-amiga-de-siobhan-vivian.html
Mais resenhas: http://www.lerimaginar.com/

Gil 15/07/2012

Conselho de amiga, nos mostra a vida de Ruby, uma adolescente de 16 anos que dentre suas amigas é a única que não ficou com ninguém, mas também isso não é o foco do enredo. Ele é sobre como a Ruby vai lidado com a separação dos pais, ou melhor ausência do pai, pois ele abandonara ela e sua mãe, então ela não tem nenhum contato com ele, até o dia do seu aniversário. Depois de encontrar uma coisa, ela vai tentar descobrir porque ele a abandonara, em meio a tudo isso, ela vai vivendo as aventuras de uma garota de 16 anos, garotos, festas bebidas, brigas, tudo isso com suas amigas, Beth, Maria e Katherine. Ruby está decidida a saber a verdade, pois antes, tudo o que ela fazia era não pensar sobre isso, mas agora ela iria a fundo para descobrir tudo.

Como já havia lido um livro da autora (Não sou esse tipo de garota) que eu havia gostado, achei que iria gostar desse. Eu adoro livros teens, por isso fiquei curiosa com ele, mas esse, achei o início bem devagar, por isso demorei tanto em ler, porque só depois da página 85 foram melhorando as coisas, também depois da 100 me interessei e logo terminei, pois quis saber o mesmo que Ruby, como se deu e o porquê da separação. O problema é que achei a narrativa fraca. Não cheguei a ter um personagem favorito, mas gostei do Charlie. Achei a Ruby muito, influenciável, só no fim que ela mostrou um pouco mais de atitude e até que enfim. As amigas, algumas fúteis e outras querendo atenção só pra si. Eu que sempre gosto das amigas, dessa vez não gostei. Não curti a capa, mas achei o título tudo a ver com a história. A diagramação tá ótima. O livo distrai, a leitura é fácil, se você quer leituras mais leves, é uma boa pedida. É uma história que vemos ao nosso redor e que é tão difícil para os filhos assimilar, que é a separação dos pais.

Poly 14/07/2012

Eu comecei a ler com uma certa espectativa, pois o livro é bem fininho e imaginei que seria fácil de ler, mas fiquei emperrada com ele por um bom tempo.
Eu não me identifiquei nem um pouco com os personagens. Primeiro porque a Ruby é uma adolescente que tem um relacionamento conturbado com o pai, depois porque ela quase não tem diálogo com a mãe e, último, porque o relacionamento dela com as amigas é bem diferente do que eu já tive com minhas amigas. Então não consegui sentir nada com a história.
Quando eu não me identifico muito com a história a leitura para mim não flui e o livro já perde a graça antes da metade. Não quer dizer que seja ruim, só que para mim não funcionou.
Acho que leitoras (principalmente) mais jovens podem gostar mais dele que eu, já que tem essa coisa toda de escola, conhecer garotos e tals.
Só queria deixar minha indignação e dizer que até chegar o final eu achei a Beth a criatura mais egoísta e falsa da face da Terra. Não sei se alguém mais teve essa impressão, mas foi o que eu achei. (e não, isso não é spoiler)