Conselho de Amiga

Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Camille 14/07/2012

Siobhan não desenvolveu o livro de forma completa e adequada. Apesar da leitura simples e tranquila, o livro deixa a desejar em vários aspectos. Conhecemos Ruby e entendemos sua relação com Beth, além da (falta de relação) com o pai. Ambos aspectos realistas e pés no chão para o desenvolvimento de um livro cuja a intenção é verdadeiramente essa.

Todavia, nenhuma das personagens atinge seu potencial. Terminamos sem saber muito sobre todas elas, incluindo a personagem principal. Um livro muito mais infanto-juvenil que young-adults, que tenta falar de família e amizade, mas não consegue ir tão longe. A classificação das personagens está muito mais no superficial que demonstradas no livro. O que vejo é uma porção de potencial não utilizado.

A atitude de Beth é tão errada? Qual a grande questão de Katherine? Quais as ações que comprovam que Maria é fofoqueira? O que aconteceu de fato na separação dos pais de Ruby? São perguntas cujas respostas ficam numa visão "de cima" que não formamos opinião acerca delas, o que faz da leitura fraca.

Apesar desses pontos, o livro traz um leitura simples, o que facilita seu entendimento geral e faz possível uma leitura intercalada. Tem lá seus pontos positivos e compromissos para com o leitor (e a leitura) super interessantes. Uma proposta realmente boa.

Babi 14/07/2012

Conselho de Amiga - http://tintapink.blogspot.com.br
Conselho de Amiga (A Little Friendly Advice) é o primeiro livro da autora Siobhan Vivian, mas é o segundo dela lançado no Brasil, o primeiro, Não Sou Este Tipo de Garota lançado ano passado, me agradou bastante figurando até em minha lista de melhores do ano. Conselho de Amiga, não é tão bom quanto achei que seria, estava cheia de expectativas que foram frustradas, mas também não chega a ser ruim, é apenas normal.

Siobhan Vivian não criou personagens com os quais eu pudesse me identificar, e mesmo que profundos, tocantes e beirando ao realismo, eles não me agradaram, nem mesmo o mocinho conseguiu roubar meu coração.

A história tem alguns buracos e situações mal explicadas que me irritaram bastante, a condição dos personagens é um pouco nebulosa, e faltou algo na trama de Vivian, mais foco, talvez? Simplesmente acho que ela quis narrar a confusão da personagem e o difícil período de amadurecimento e acabou transformando o livro em uma estrada mal asfaltada... Enfim.

Apesar de não ter sido uma leitura cinco estrelas, não foi uma total decepção, gostei de alguns pontos do livro, gostei de como Vivian abordou as situações familiares de forma doce e mostrou as amizades de forma realista.

O livro tem seus altos e baixos (mais baixos que altos), mas não deixa de ser uma boa leitura, passa longe dos favoritos e passa longe da lista dos piores livros, Conselho de Amiga fica no meio termo, gostei e não gostei dele. O bom é que apesar de não ser bom como Não Sou Este Tipo de Garota, mostra que a autora evolui bastante.

Angela Grazi 13/07/2012

Conselho de Amiga #Pocket Libro
O livro conta a estória de Ruby, uma adolescente de 16 anos, que mora sozinha com sua mãe, pois seu pai as abandonou dês dos 10 anos. E 6 anos depois ele reaparece, sem nenhuma explicação. E a partir dai que tudo se confunde, pois ela não sabe o porque dele ter sumido e nem porque ele voltou sem mais nem menos. E para ajudá-la, ela vai contar com suas amigas, principalmente Beth, uma amiga de infância, que esteve presente em todo o processo de separação dos pais de Ruby e serviu como um apoio a amiga.

Mas também ela conta com Katherine e Maria, que não são bem amigas dela, só andam juntas... E Katherine é super revoltada por causa de seus problemas, que acaba se tornando insensível, enquanto Maria se encaixa perfeitamente no perfil de uma patricinha periguete. E no meio de dessa faze confusa que Ruby esta passando, ela acaba conhecendo Charlier, um garoto de outra escola, que vai ajudá-la bastante. Mas que vai abalar um pouco sua amizade com as meninas.

Bem, lendo o livro a gente percebe o quanto Ruby se coloca no papel de frágil e vitima, por causa do abandono do pai. E não estou falando que ela deveria agir como se nada tivesse acontecido, mas nessa posição que ela se colocou acabou se deixando manipular por pessoas que a viam como uma pessoa frágil e incapaz. E isso é visto claramente no modo como suas amigas a tratam, mas precisamente Beth, que por diversas vezes toma decisões em nome da Ruby, sem ela ao menos saber do que se trata. E o único que tenta salvar a estória é o Charlier.

E eu esperava mais desse livro, já que a autora escreveu “Não sou esse tipo de garota” que gostei bastante, mas essa estória não foi bem desenvolvida.

Isabela 27/08/2012minha estante
Mesmo com essa critica, ainda tenho vontade de ler, para tirar minhas próprias conclusões. E gosto desse estilo leve de livros.

Bru 13/07/2012

Resenha Conselho de Amiga
Ruby está prestes há completa 16 anos, mora com sua mãe, seu pai as abandonou quando ela tinha apenas seis anos, no dia de seu aniversário ele decide aparecer de repente como se nada tivesse acontecido.

Ruby tem duas melhores amigas, Maria e Beth, e uma com quem não vai muito com a cara, que começou a fazer parte do grupo há pouco tempo, Katherine.

Beth, foi quem ajudou Ruby a superar o abandono do pai, em uma festa Ruby conhece Charlie um garoto que faz Beth ser um pouco mais feliz e encarar as coisas de frente.

Beth começa a esconder coisas de Ruby e nos faz pensar se ela é realmente uma boa amiga, já Katherine começa a mostrar que pode sim, ser uma amiga, ela mostra para Ruby que ela pode ser ela mesma sem precisar ficar agradando as outras pessoas.

Gostei do livro, mas não foi meu preferido, gostei muito mais do outro livro da autora, “Não sou este tipo de garota”, a autora não me agradou na narrativa e achei que o livro foi um pouco fraquinho.

Os personagens que mais gostei foi Charlie e Maria, Charlie é um fofo e adora agradar Ruby e mostrar para ela que ela pode confiar nele.

Thais Priscilla 12/07/2012

Desde que li Não sou este tipo de Garota, fiquei louca para ler outros livros desta autora. E, quando li a sinopse de Coselho de amiga, achei que era exatamente o livro que eu estava necessitando neste momento. Infelizmente, foi mais um na minha lista de decepções. Não que seja ruim, é que assim como os livros que li anteriormente, eu tinha grandes expectativas e acabou não sendo tudo aquilo que eu imaginava.
Em Conselho de amiga, Ruby está completando dezesseis anos mas a noite que era para ser perfeita acaba por ser um desastre. Jim, o pai de Ruby, aparece em sua casa depois de anos sem dar notícias para a filha. Ruby tinha certeza de que já tinha superado o divórcio dos seus pais e a saída de Jim de casa, mas ela acaba por perceber que não superou totalmente. Enquanto isso, Beth, sua melhor amiga, tenta convence-la a não se importar com isso. Mas a curiosidade de Ruby não a deixa superar, e assim, ela acaba por descobrir segredos de sua mãe, pai e da própria Beth.
O que eu com certeza posso afirmar é que o livro não tem um enredo óbvio. A autora, assim como em Não sou este tipo de garota, sabe fazer um bom drama e enrolar o leitor por um tempo conveniente. Gostei de como a trama se desenrolou mas acho que devido às expectativas, acabei esperando ser um livro um pouco mais profundo. Outra coisa que me incomodou bastante foi as atitudes da protagonista. Ela tem dezesseis anos mas age como uma criança e isso deixou o livro muito infantil.
Realmente, eu gosto muito da narrativa da Siobhan e de suas ideias mas acho que li esse livro em um momento errado. Espero que eu consiga achar logo um livro que me surpreenda totalmente para parar de ser um pouco chatinha com os outros. Até porque fiquei tanto tempo só nos estudos e quando volto a ler, nenhum me satisfaz totalmente :(
Enfim, deixando para trás o meu lado patético de carência de livros, quero deixar claro que o livro não é ruim. É um enredo simples porém trata-se de acontecimentos do dia-a-dia. Gosto de sobrenatural mas também gosto de livros normais, que abordam a realidade em que vivemos. E Conselho de amiga é um livro assim, só é uma pena que não tenha me agradado tanto. Mesmo assim, mal posso esperar para ler outro livro da Siobhan Vivian. A narrativa dela é uma delícia e eu já estou virando fã.

Renata 09/07/2012

Peguei o livro pra ler com a cabeça cheia de expectativas, pois ele já havia me cativado pela capa e apesar de nunca ter lido nenhum outro livro da autora, já li coisas interessante a respeito de suas outras obras. Porém, infelizmente o livro não correspondeu às minhas expectativas!

Conselho de amiga conta a história de Ruby, uma jovem que foi abandonada pelo pai aos 10 anos de idade e que recebe a visita do mesmo em seu aniversario de 16 anos.Ruby e Beth são melhores amigas e agora têm mais duas “agregadas” que são Maria e Khatherine, todas vivem sob a proteção de Beth que tem um comportamento um tanto quanto protetor e ciumento em relação às outras.

A história gira em torno do abandono e reaparecimento do pai de Ruby que é uma adolescente com alguns problemas de relacionamento inclusive com a mãe. Os conflitos adolescentes vividos por Ruby e suas amigas traz muitos assuntos para o enredo que acabam por ser abordados de forma superficial.

Muitos pontos no livro não me agradaram, apesar de ser um livro infanto-juvenil, algumas situações são extremamente exageradas para a idade do público alvo como algumas atitudes tomadas por uma criança de 10 anos que, nem sei se caberia a um adulto, no sentido de maturidade para tal decisão. Atitudes muito maduras para crianças de 10 anos e outras muito infantis para adolescentes de 16, deu pra entender?

A narrativa da Siobhan Vivian é muito boa, gostei mesmo da escrita dela, mas achei que história foi meio enrolada. As coisas não acontecem e as páginas vão passando e se tornam repetitivas. Alguns personagens aparecem do nada como Charlie, acho que ele só apareceu por que a história não poderia passar sem um romance, que por sinal foi bem forçado.

As coisas começam a mudar nas últimas 50 páginas e então é BUUM, tudo acontece muito rápido e o livro de repente acaba assim, sem dar maiores importâncias aos acontecimentos. A premissa do livro é muito boa, mas no meu ponto de vista não foi bem trabalhada. Pode ser que o publico infanto-juvenil goste e se identifique, mas comigo não funcionou!

A diagramação do livro é simples mas facilita um bocado a leitura! Quero muito ler outros títulos da autora e saber se o problema está em Conselho de Amiga ou realmente no estilo da autora!

Beijos♥♥♥

Lelê 07/07/2012

Resenha: Conselho de Amiga
Um livro de menina. Para meninas que estão se descobrindo pequenas mulheres.
A história começa no dia do aniversário de dezesseis anos de Ruby. A protagonista dessa trama é uma menina muito confusa, infeliz e carente de amor de família.
Carente de coisas simples que a família faz, como jantar juntos, ver tv; coisas comuns em outras casas, mas Ruby vive só com a mãe.
Quando ela tinha dez anos seu pai foi embora e não deixou nada além de lembranças. Porém Ruby só guardou os momentos ruins. Manteve o ódio por seu pai inalterado até o dia da sua festa, dia em que ele voltou com um buquê de flores como se nunca tivesse saído.
Ela não se conteve, e depois de uma briga foi embora com suas três amigas, Beth, Katherine e Maria. As quatro garotas formam uma turminha boa, mas Beth é sua grande amiga de infância. A amiga que ela confia todos os seus segredos.
Sua mãe é super fechada e mantém um relacionamento bem distante da filha. Nunca conversa sobre nada, muito menos sobre o pai, ou a separação.
Durante os dias depois da inesperada visita do pai, Ruby tenta várias vezes falar com a mãe, mas quanto mais tenta, mais ela se fecha.
Numa noite, numa festa com as três amigas, ela conhece um garoto, Charlie. E ele chega para abalar todas as estruturas.

"Então nossa casa é outra vez silenciosa, mas
o silêncio parece alto demais. Não dá pra
dormir com um silêncio desses."
Pag. 37

Com tanta gente perto, Ruby é muito sozinha. E não tem certeza em quem pode confiar de verdade. E qual conselho seguir? Será que a amiga faz tudo pensando no bem dela? Quem está verdadeiramente do seu lado? Quem é esse pai que voltou?
São tantas dúvidas e descobertas.

"Sei que é loucura, mas a dor pode ser algo
bom. Ela nos pôe em contato conosco mesmo."
Pa. 132

Uma leitura rápida. Não é o tipo de livro que vai mudar sua vida. Assim como o primeiro livro da autora, é pra ser lido sem expectativa.
Proporciona algumas horas de descontração. Bom para ser lido no intervalo de leituras mais intensas.
Ele é escrito em primeira pessoa, e esta escrita trouxe um ponto negativo para mim, pois em alguns momentos a autora se pegou demais em detalhes bobos, e eu abstraia com frequência.
Mas no final eu gostei do livro. Gostei de como Ruby se desenvolveu no decorrer da história, das atitudes que tomou, de como enfrentou seus fantasmas e do seu amadurecimento.
Tem uma diagramação simples e a capa é bem mocinha! Um bom livro!

Carlinha 06/07/2012

Resenha Conselho de Amiga
É a primeira vez que leio uma obra da autora Siobhan Vivian e confesso que gostei, mas exite alguns pontos no livro que poderiam tornar a leitura um pouco mais supreendente. Siobhan Vivian também é autora do livro "Não sou esse tipo de garota" também lançado pela Novo Conceito.

A autora usou uma linguagem mais jovem no livro, utilizando de alguma palavras que são mais comuns entre adolescentes. É uma linguagem fácil de entender e de ser lida, tornando a leitura de fácil compreensão.

Siobhan colocou a personagem e suas amigas como uma garota qualquer, um garota comum, cheia de defeitos e frescuras. A história em torno do pai de Ruby foi longa demais. Sem contar na amiga Beth, que mais atrapalhava do que ajudava, se metendo na vida de Ruby e decidindo tudo por ela.

A história poderia ser mais bem desenvolvida, senti que faltou alguma coisa no livro, sei lá, algo mais supreendente. Acho que a autora poderia ter focado mais nas amigas de Ruby, já que cada uma tinha seus próprios nos conflitos, isso iria ser bem legal, poderia ter abordado cada tema separadamente. E o romance? Não deu para avaliar direito, tudo foi muito rápido.

A leitura decorre rapidamente, é um livro bom de ser lido, mais como potencial e capacidade de ser muito melhor. Enfim, quer tirar suas própria conclusões?

Samantha @degraudeletras 06/07/2012

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
Ruby e Beth são melhores amigas desde crianças. Maria e Katherine chegaram depois para fazer parte da turma.

No aniversário de 16 anos de Ruby, as quatro amigas estão comemorando a data na casa da aniversariante quado do nada chega um convidado inesperado. Seu pai. Ruby não vê o pai desde que ela era criança, não se lembra muito bem dos fatos, mas sempre guardou rancor por ele ter deixado a família para trás.

Não se importando muito com a presença do pai, ela e as amigas saem para se divertir. Ruby fica pensativa a respeito dos motivos que teriam levado seu pai a voltar depois de tanto tempo com um buquê de flores e um pedido de desculpa entre os dentes separados.

No meio de um emoções e preocupações adolescentes, a protagonista vive em paralelo um drama familiar, seu primeiro romance e a fragilidade de uma amizade.

O livro tem uma leitura super leve, deveria ter saído com o selo Novo Conceito Jovem, . Quando você menos espera já está envolvida nos sentimentos do quarteto, com raiva e amor delas.

Não gostei muito da tradução porque a tradutora optou por palavras pouco usuais no Brasil, como "enforcar aula" no lugar de "matar aula" e "fonte" no lugar de bebedouro. Isso me incomodou um pouco, mas nada que prejudique muito a obra.

Conselho de Amigar é um livro sob medida para o público teen, mas quem prefere uma leitura mais bem elaborada e inteligente, a obra pode ficar só como diversão para uma tarde descontraída.

Hannah Monise 24/06/2012

Vida de Adolescente
Ao julgar pela capa e sinopse, já podemos saber um pouco sobre o que o livro trata: adolescentes.

No dia em que completa 16 anos, Ruby decide comemorar seu aniversário em casa com um bolo com as amigas para depois sair noite a fora, mas isso se sai um pouco diferente do que foi planejado: seu pai decide aparecer depois de muito tempo. Esse aparecimento a faz pensar e viver várias coisas depois deste dia. Além de um garoto em sua vida, também é hora de começar a questionar sobre em quem realmente pode confiar.

Ainda não li “Não Sou Este Tipo de Garota”, muito bem falado no mundo literário, portanto, “Conselho de Amiga” foi a primeira apresentação da autora Siobhan Vivian para mim. A temática do livro é bem simples, nada que chame muito a atenção. Esta é uma leitura para relaxar, para se manter calma quando você quer ler em um momento que não se tem nada a fazer.

Família, amigas e garoto. É nisso que a vida de Ruby se baseia depois de seu aniversário que deveria ser perfeito. Seu pai parece que apareceu justamente para complicar sua vida, o relacionamento com sua mãe não é lá dos melhores e, para ficar ainda melhor, ela descobre que sua amiga Beth está escondendo algo. Mas no meio disso tudo, ela conhece Charlie, alguém que se torna especial em sua vida.

Basicamente, a história do livro se passa em onze dias, desde o aniversário de Ruby até o dia seguinte à festa de aniversário de Beth. As personagens, Ruby e suas amigas, Beth, Katherine e Maria, não têm nada de mais, são bem simples e comuns. O pequeno romance entre a personagem principal e Charlie é pouco explorado, então, o foco maior são os problemas familiares e sua amizade com Beth. O final ficou um pouco aberto, eu esperava algo mais completo para um livro simples.

“Conselho de Amiga” não desperta nenhum grande tipo de emoção, é um livro para se ler para passar as horas, com uma boa escrita e diagramação e que pode ser mais agradável a leitores mais jovens...

"Vai acontecer. Meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?" (Página 118)

Gabi 22/06/2012

A minha mania de não ler as sinopses dos livros que chegam de parceria me pegou desprevenida de novo. Eu imaginei algo totalmente diferente para esse livro, e me surpreendi vendo que não era nada do que pensei.

Ruby é uma personagem forte, que corre atrás do que quer e é destemida. É claro que todo personagem tem os seus momentos de fraqueza, mas Ruby é uma menina impressionante, e eu a adorei. É alguém que expressa seus sentimentos e pensa antes de agir. Apesar disso, ela enfrenta problemas pessoais, porque seu pai abandonou, a ela e sua mãe, há seis anos. Desde então, conseguiu juntar forças e, junto com sua melhor amiga Beth, superou esse bloqueio em sua vida. Mas ele aparece, subitamente, em seu aniversário de 16 anos, e Ruby não sabe mais o que fazer. Ela se vê perdida em antigas recordações, ao mesmo tempo em que conhece um menino novo (e super fofo), e descobre quem são de verdade algumas de suas amigas.

É um livro muito bem escrito, que prende o leitor da metade para o final. Vou ser sincera e dizer que o início do livro não prendeu minha atenção, porque todos os três acontecimentos – a volta do pai, o novo menino e as amigas – pareciam não ter ligação. Mas quando percebemos a ligação entre todos, o livro torna-se uma ótima leitura.

Adorei o fato de Ruby ganhar uma Polaroid no aniversário e, a partir de então, começar a ver os fatos através da lente da câmera. Inclusive várias coisas acontecem a partir dessa câmera, é como se grande parte da história girasse em torno dela. Eu gosto muito de fotografias, e podemos ver, no livro, que Ruby passa a gostar muito dessa atividade.

Só tirei uma estrela da classificação geral porque, apesar de eu ter achado a história muito bem escrita, muito bonita e inesperada, não foi algo que me impressionou. Acho que faltou um pouco de aprofundamento nos personagens, porque não me senti conectada com eles. Mas eu indico por ser uma leitura gostosa, rápida e muito fofinha! ^^
Lucas.Azambuja 06/04/2015minha estante
Pode me ajuda e que eu Não sei o enredo do filme Lugar e o tempo ??