Conselho de Amiga

Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Ariane Gaspar 12/03/2016

Conselho de Amiga - Siobhan Vivian
Em seu aniversário de 16 anos Ruby tem uma surpresa não muito agradável, seu pai, seis anos depois de ter ido embora de casa e nunca tê-la procurado para explicar o porquê de ter ido embora anos atrás, esta de volta.

Com o reaparecimento repentino de seu pai e na tentativa de evita-lo ao máximo, Ruby está em um conflito de sentimentos e ela acaba se "agarrando" as amigas Beth, Maria e Katherine para ser o seu porto seguro, mas isso acaba não sendo uma boa ideia, pois elas tentam controlar a vida da protagonista fazendo com que ela odeie cada vez mais o seu pai sem ao menos dar uma chance para que ele se explique. Além disso, elas tentam controlar todos os aspectos da vida de Ruby, o que a deixa cada vez mais frustrada com tudo que esta acontecendo na sua vida.

site: http://leitorainsone.blogspot.com.br/2016/02/resenha-livro-conselho-de-amiga-siobhan.html

Dani 11/09/2015

Meu primeiro contato com a autora Siobhan Vivian foi em "Não sou esse tipo de garota" e gostei bastante, mas este livro...

Bem, vamos lá.
O "problema" de "Conselho de Amiga" é que a história é fraca e por vezes, repetitiva.
Você vai virando as páginas com aquela sensação de: "nossa! Ainda estamos falando sobre isso?".
Achei que a personagem Ruby fez "muito drama por nada", sabem?
Ao menos ao ler o livro, foi essa a sensação que me foi passada...
E o desfecho foi fraco e abrupto. Quando você acha que a história iria dar uma guinada.. Acaba! E você fica com aquela cara de paisagem sem entender muito bem o que aconteceu.

Não sei se este foi o primeiro livro da autora, mas diria que não é um dos melhores dela.
Eu esperava bem mais, não sei se por ter tido a oportunidade de ler o outro e me interessado pela escrita da autora.

Mas leiam e tirem suas próprias conclusões.

Tai 11/02/2015

Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?
Resenha em vídeo, clique no link para assistir :)

site: http://fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br/2014/08/resenha-conselho-de-amiga.html

Ronevia 01/02/2015

Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?
Ruby está comemorando seu aniversário de 16 anos, com a mãe e as amigas Beth, Maria e Katherine, quando recebe uma visita inesperada. Seu pai, que ela não vê há muito tempo.
Ela sofreu muito quando o pai foi embora sem nenhuma explicação, fez análise, mas, o que a fez superar a dor foi o apoio da melhor amiga Beth.
O relacionamento dela com a mãe até então, é bem tranqüilo.
Ruby quer fingir que nada aconteceu, e junto com as amigas tenta esquecer que o pai voltou. Mas logo percebe que não será fácil, pois descobre que Beth está mentindo e escondendo coisas dela.
Em uma festa ela conhece Charlie, um garoto bacana, com quem ela começa a namorar.
O livro deixou algumas coisas a desejar. Achei a história fraca, e em certos momentos repetitiva.
Ruby é forte, decidida, mas ao mesmo tempo se deixa manipular pela Beth. Maria e Katherine, foram meio que esquecidas na história.
Quando finalmente o motivo para o pai dela ir embora é revelado, parece que a história vai da uma guinada, fortes emoções estão por vir.
Mas o que temos, é um desfecho fraco, e a sensação de que a Ruby sofreu por nada.
Eu gostei muito do Charlie, foi uma pena ele não ter um destaque maior. Achei o casal muito fofo e torci muito por eles.
Essa é minha opinião, em relação ao livro Conselho de Amiga.
Quem tiver interesse em ler o livro, vá em frente, tire suas próprias conclusões. Só não deixem de lê.

Elenzynha 29/09/2014

No meio da festa de comemoração do aniversário de 16 anos de Ruby, seu pai que tinha desaparecido a seis anos atrás reapareceu. Ele desapareceu de uma hora para outra, sem nenhum motivo aparente, pegou suas coisas e saiu sem nunca dar notícias em todo o tempo em que esteve distante. Ruby não sabe o que pensar, nada faz sentido, ela não esta mais feliz com a câmera que ganhou de presente de sua mãe, nem com a festa que elas prepararam e suas amigas não conseguem animá-la, mas todas as três têm muitos conselhos para dar. Mas nenhuma de suas amigas passou pela mesma situação que ela e ao mesmo tempo Ruby não sabe o que sente com a volta de seu pai. Raiva, mágoa, curiosidade, está tudo muito confuso e para aumentar ainda mais a confusão Ruby conhece um garoto.

Beth é a amiga de todas as horas de Ruby, está sempre ao lado dela e de quem precisar, sempre tem os melhores conselhos para as piores situações, mesmo não tendo passado por tantos problemas ao longo da sua vida ela parece ter amadurecido muita rápido, e acha que compreende tudo e a todos. Ela é a protetora dos fracos. Katherine é jogadora de basquete, bonita e ex-popular, enquanto seus pais se separavam todas as suas amigas se afastaram, mas ela foi acolhida por Beth e Ruby tenta ser legal com ela mesmo quando Katherine não facilita. Maria esta sempre com um namorado diferente, ela é legal com todos e esta sempre pra cima, porque para ela a vida tem que ser bem aproveitada.

Com essas 3 amigas com personalidades muito diferentes não é para menos que Ruby fique em duvida de qual conselho seguir, ela conheceu Charlie em uma festa e ele é diferentes dos outros garotos, parecia se sentir deslocado assim como ela, apesar de não ter tantas experiências como Maria quando o assunto é garotos, ela quer seguir seus instintos e relaxar quando esta com ele. Beth sente que perdeu sua melhor amiga e pela primeira vez parece não saber como agir, Maria está feliz por finalmente ver Ruby com um garoto e Katherine esta indiferente, como costuma agir na maioria das vezes. Além da volta de seu pai, a mãe de Ruby está ainda mais distante ela nunca conversou sobre os seus problemas com a filha, mas agora ela parece estar fugindo mais do que o normal de certos assuntos. Quem está certo? Qual é a verdade? Será que Ruby precisa de mais um conselho?

Assim que terminei de ler Não sou este tipo de garota fui correndo procurar outros livros da autora, mas diferente do primeiro essa leitura não me agradou. A leitura foi bem arrastada e em vários momentos pensei em desistir. Eu achei a Beth bem irritante quando ela tentava impor a sua opinião para Ruby em relação a tudo. Ruby é cheia de emoções e ela tem que lidar com seus pais, suas amigas e o namorado, ela está se afogando em todos sentimentos confusos com os quais ela não sabe lidar, e não tem nenhum outro acontecimento marcante no livro, todos os dramas que aconteceram no decorrer da historia foi resolvido rapidamente nos últimos capítulos sem maiores explicações deixando algumas pontas soltas, o que me decepcionou porque eu esperava mais dele, e no final quando estava gostando da historia e esperando que tivesse uma reviravolta, ela simplesmente acabou .

site: http://leituracontada.blogspot.com.br/2014/08/resenha-conselho-de-amiga-por-siobhan.html#more

Laura 15/06/2014

Eu esperava mais
Já li ''Não Sou Este Tipo de Garota'' da Siobhan Vivian e achei bem melhor do que Conselho de Amiga. A autora me decepcionou neste livro, esperava algo bem mais emocionante, e apesar de a personagem principal ser sim carregada de emoções, achei a leitura cansativa e sem graça.
Ruby tem problemas em casa, seu pai abandonou ela e sua mãe há 6 anos atrás, sua amiga Beth sempre insiste que Jim (pai de Ruby) é um canalha e a amiga não deve nunca procurá-lo, etc...

Jubs 13/06/2014

Confesso que eu não estava gostando muito, estava arrastando a leitura. Achei que a autora é detalhista ao extremo, e isso fez com que o livro ficasse grande mas sem grandes acontecimentos no desenvolvimento.Já o final do livro é surpreendente! Li os últimos capítulos ansiosamente querendo saber o que aconteceria.É uma boa história.

Deyse 23/05/2014

Ruby, nossa protagonista, sofreu muito com a separação dos pais quando era mais nova, mas com a ajuda de sua melhor amiga Beth, acabou conseguindo superar isso. Ou assim ela pensava até a semana de seu aniversário de dezesseis anos, com mais de uma surpresa, Ruby vai mudar em vários aspectos ao longo dessa semana.

Eu peguei esse livro pensando que seria uma leitura leve e divertida, como tantos outros romances contemporâneos, mas esse livro conta uma história muito diferente. O começo da história não me chamou muito a atenção e larguei ele durante um tempo, mas acabei pegando ele de novo e gostei de ter dado mais uma chance para esse livro, ele acabou melhorando e apesar de não ter virado um favorito, é um livro muito bom.

Esse livro se diferenciou de outros livros contemporâneos principalmente pelo fato de não focar no romance, e as garotas não falarem só sobre garotos e sim falarem sobre tudo - família, amigos, garotos - e demonstrarem ter uma amizade real, eu sinto que em muitos livros as amigas da personagem principal só entram em cena nos momentos oportunos, mas nesse livro foi diferente as quatro garotas (Ruby, nossa protagonista que nunca realmente decidiu nada por ela mesma, Beth, a líder do grupo de certa forma, totalmente protetora por Ruby, Maria, uma garota que passa de namorado a namorado e Katherine, a nova garota do grupo) tem uma dinâmica funciona.

Mas o foco principal desse livro é crescimento, é a passagem da Ruby, de uma garota que não conseguia expressar seus sentimentos e fazer nada por decisão própria que acaba tendo que enfrentar seus medos e decidir de uma vez por todas quem ela quer ser, e quem ela é quando ninguém lhe diz o que fazer.

Eu consegui me identificar bastante, não somente com a história da Ruby, mas com um pouco de cada garota, que apesar de serem completamente diferentes eram tão reais que foi difícil não se identificar. E esse livro é assim mesmo: uma história tão real que vai ser difícil não se identificar ou identificar alguém que você conhece nela.

Conselho de Amiga foi publicado aqui no Brasil em 2012, pela editora Novo Conceito.

site: http://deysediztudo.wordpress.com/

Daisy @nuvemdeletras 11/05/2014

Resenha para o SITE: NUVEMDELETRAS.COM
Confira mais resenhas no NUVEMDELETRAS.COM :)

Conselho de Amiga foi um livro que li faz um tempão, mas simplesmente não consegui escrever sobre ele. É difícil falar sobre um livro que gostamos bastante, mas vamos lá!!

Primeiramente tenho que dizer que esse livro é um daqueles que se você for julgá-lo pela capa, com certeza vai se dar mal. O bem da verdade é que eu fiz isso quando fui lê-lo, pois logo após de sair de uma leitura mais “tensa” - o livro No Escuro, um thriller bem bacana com bastante suspense e tensão - pensei em pegar uma leitura bem tranquila, uma história sobre romances e dilemas adolescentes. Bem, Conselho de Amiga é um livro que trata sobre esses assuntos, mas não se restringe apenas a isso. Ele envolve problemas comuns que qualquer pessoa pode passar, mas o diferencial está na narrativa fluída da autora, a forma como ela consegue tratar de assuntos sérios de modo envolvente, não enfadonho.

Ruby vive apenas com a mãe desde que seu pai as abandonou, quando ainda era uma criança. Desde então, ela não tem muitas notícias sobre ele, mas sabe o quanto foi difícil superar essa falta. Ela teve que contar com a ajuda de Beth, sua melhor amiga, que esteve a seu lado sempre lhe dando conselhos de como deveria agir e ser, e que por fim a ajudou a superar seus problemas/dilemas. Porém, é quando seu pai retorna no dia de sua festa de aniversário de 16 anos, onde Ruby está reunida com suas amigas e a mãe, que o mundo dela parece começar a ficar de cabeça pra baixo. Principalmente quando Ruby começa a questionar a lealdade de suas amigas – afinal, será que são amigas mesmo? – e a ver que há muitos segredos envolvidos em seu passado, coisas que não são tão agradáveis de descobrir – e que talvez fosse melhor se ficassem escondidas para sempre.

Conselho de Amiga certamente não é um daqueles livros de romances adolescentes. Ele traz um teor de realidade super gostoso de se acompanhar. Posso dizer que tanto o final, quanto o desenrolar dos fatos foi algo tocante para mim, e não sei dizer se isso está apenas relacionado ao fato de que eu esperava que o livro fosse algo mais fantasioso, digamos assim, e de fato não é. A realidade pode doer e não ser algo tão agradável, e talvez de fato foi nesse ponto que a autora conseguiu me fisgar... E o final foi de certa forma marcante e triste porque de fato foi real, e as pessoas agem assim.

Há um pouco de romance na história, uma pitada extra que a autora colocou e posso dizer que é bem cativante e convincente. Além disso, encontramos outras questões abordadas na história, como alguns relacionamentos conflituosos que a personagem acaba tendo com a mãe, com suas amigas e relacionamento amoroso. A autora mescla breves flashbacks da vida de Ruby com o presente dela em uma narrativa em primeira pessoa. Posso dizer que Conselho de Amiga com essa capa alegre não é só mais uma história. Não digo que é um daqueles livros felizes e clichês, mas sim uma história simplória que deveria ser lida por adolescentes e adultos também por tratar de assuntos sérios de uma forma gostosa de se ler! Super recomendo!

Avaliação: 5 de 5 estrelas (excelente)

site: nuvemdeletras.com

Suka - Pensamentos & Opiniões 01/02/2014

Ffaz tempo que estou lendo o livro Conselho de Amiga na realidade desde o ano passado que comecei a ler ele e vem passando outros livros na frente dele, pois estava achando a história meio cansativa e deprimente, pois de inicio o acontecimentos não parecem ter ligação, até que recentemente parei e disse vou voltar a lê-lo, e comecei a prestar mais atenção e vi que os acontecimentos tinham ligação ai o livro começou a ficar mais interessante até que concluir minha leitura.
Então, o livro conta a história Ruby, filha de pais separados, vive com a mãe e não vê o pai desde a última que ele saiu de casa (10 anos), e na festa de seus 16 anos ele resolve aparece. Desorientada com a presença dele ela sai correndo e suas amigas - Beth, Maria e Katherine, a segue.
Beth tentando ajudar sua amiga a esquecer os problemas esconde uma carta que ela achou na entrada da casa de Ruby, de forma a protegê-la, mas Ruby acaba lendo a carta e descobre que seu pai ainda está na cidade então ela fica na dúvida se vai ao encontro dele ou não e de inicio não toma satisfação com sua amiga por ter escondido a carta e espera que ela conte sobre isso.
Então Charlie aparece na história e Ruby começa a gostar dele, porém tem medo de ser abandonada por ele como foi pelo seu, ela estando confusa com sua amiga, desabafa com seu "namorado" e é a partir desses questionamentos sobre si que ela começa a desvendar coisas de seus passado que ela desconhecia, e percebe que nada é o que parecia ser principalmente sua amizade com Beth, o que é o ponto chave de toda a história.

site: http://suka-p.blogspot.com.br/

Livretando 16/01/2014

Resenha: Conselho de Amiga
Ruby é uma adolescente normal, mora com a mãe e possui uma grande magoa em sua vida, quando era criança seu pai deixou a família sem maiores explicações, porém em seu aniversario de 16 anos, no qual estava comemorando com suas melhores amigas Beth, Maria e Katherine, recebe a visita inesperada do pai.

Transtornada, ela passa os dias seguinte bastante confusa, sem saber o que fazer, mas suas amigas estão sempre lá para escuta-la e dar conselhos, até que próximo do aniversario de Beth (que das três é sua melhor amiga) aparecem dois fatos que podem mudar o curso da amizade entre elas, um garoto chamado Charlie e uma carta.

A carta é escondida por Beth e Ruby acha durante uma troca de roupas para a festa, nesta carta seu pai escreve que ainda está na cidade e que gostaria de vê-la, não sabendo se confia ou não em sua amiga, foi aproveitando os preparativos da festa e seu novo romance que acaba causando muito ciúme entre elas.

Não sabendo se ainda quer encontrar o pai ou não o livro vai caminhando para um fim bem clichê, mas até bastante emocionante, pois vários fatos vão aparecendo e ela descobre que o que ela tinha como certeza, era na verdade bem mais que tudo que ela acreditou durante vários anos.

Com final digno de clichês é um livro bem light, mas que aborda alguns conflitos adolescentes bastante interessantes, como a amizade, o primeiro amor, a separação dos pais e acho que é um ótimo livro para passar o tempo. Não achei ruim, mas também não é um livro espetacular, talvez por não fazer meu tipo de leitura, por ser muito teen, mas acho que se tivesse um filme seria até interessante de assistir (apesar de ser o estilo sessão da tarde).

site: http://livretando.blogspot.com.br/2013/07/conselho-de-amiga-siobhan-vivian.html

Mari 07/12/2013

Conselho de Amiga | Sem Querer me Intrometer
Se você, assim como eu algumas semanas atrás, está querendo ler Conselho de Amiga para apreciar uma leve e divertida estória adolescente, DESISTA. Não se deixe enganar pela capa rosa com menininhas felizes, pois esse livro pode conter muito mais dramas do que você imagina (e pode ser muito mais maçante também!).

Ruby, nossa protagonista, nunca encarou bem a separação dos pais. Ainda muito pequena, ela aprendeu a desprezar e odiar o próprio pai por ter largado sua casa e família e partido sem rumo para algum lugar desconhecido.
Devido a esse fato, o reaparecimento de Jim em seu aniversário de 16 anos fez com que Rubes ficasse descontrolada. Todos os sentimentos que ela havia reprimido durante anos voltam à tona, mas agora ela tem escolhas a fazer: Seu pai parece estar querendo se reaproximar dela, e apesar das intervenções de sua melhor amiga, Beth, que é totalmente contra essa reaproximação, Ruby tem que decidir se dará uma chance a Jim de explicar sua longa ausência.

O foco de Conselho de Amiga é a relação conturbada entre Ruby e Jim e como isso afeta o relacionamento da menina com outras pessoas. Sem grandes emoções, apenas isso.

Ruby é uma das “mocinhas” mais chatas que já encontrei em um livro. A garota é extremamente indecisa, manipulável, sem graça e outros diversos adjetivos negativos que me fizeram odiá-la em quase 100% da leitura.
Houve momentos em que eu quis abandonar a leitura só por não aguentar mais a forma como Rubes era subordinada à sua amiga Beth. Fiquei verdadeiramente estressada com a falta de reação da personagem durante toda a trama.

Para mim, até o casal que é formado durante a trama (Ruby e Charlie) é maçante. As amigas de Rubes que, na minha opinião, são o ponto forte da estória por terem personalidades marcantes e definidas, tiveram pouquíssimo destaque.

Conselho de Amiga desenrola-se lentamente e, ao contrário do que a capa sugere, não é uma leitura nada divertida. A narrativa em primeira pessoa e com palavras fáceis faz com que o livro não se torne tão insuportável.

No final, consegui ser surpreendida duas vezes e a estória tomou um rumo diferente do que eu imaginava, mas isso não foi o suficiente para garantir mais que 3 estrelas para a obra de Siobhan Vivian.

site: http://www.semquerermeintrometer.com

Dany 18/11/2013

Resenha: Conselho de Amiga
Não sei bem o que falar do livro. Confesso que quando o peguei para ler espera que a história fosse totalmente diferente. Como o próprio título sugere, achei que o “conselho de tal amiga” seria impactante na vida da protagonista. Mais nada que eu esperava foi o que aconteceu.

Na história temos Ruby que tem uma vida um pouco monótona e chata. Seu pai saiu de casa quando ela ainda era uma criança e desde então nunca tinha dado notícias até o dia do seu aniversario de 16 anos quando ele aparece para vê-la. Ruby reluta em vê-lo e saber o porquê dele ter ido embora, ela fica divida pois ao mesmo tempo ela quer simplesmente ignorar sua existência.

Suas amigas não são estranhas, Beth e sua amiga de infância, mais não achei que ela mostrasse todo esse poder de persuasão em cima de Ruby como ela sugere, achei o comportamento dela normal. Katherine nem de longe e perigosa, achei essa definição um pouco exagerada demais e para completar, se toda fofoqueira fosse como Maria, não existiria fofoca no mundo.

Não achei que elas deram conselhos a Ruby, pelo contrario, na maioria das vezes ela mesma decide as coisas por si só. Elas estão ali mais para dá a própria opinião delas, coisa normal de amiga. Não aquela coisa de você tem que fazer isso por que eu vejo que é melhor para você.
O final foi à única coisa que me surpreendeu no livro, ele teve um desfecho legal. Disso eu gostei muito.

Não é que eu não tenha gostado do livro. Eu até gostei, o livro foi bem escrito e eu ainda quero ler o outro livro da autora “Não sou esse tipo de Garota”, mais eu esperava mais desse livro, quero dizer eu esperava muito mais. O livro não prende o leitor, não é aquele tipo de história que te faz querer saber mais e mais do que vai acontecer.

Amei a capa, a letra do livro é muito boa de ler. Mais infelizmente a história não me cativou. Achei fraca e boba.

Enfim, essa é minha humilde opinião. Sei que nem todos não gostaram tanto assim como eu. Mesmo assim, fica a dica para quem quer uma leitura leve e rápida.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2012/10/resenha-conselho-de-amiga.html

PseudoEstante 09/11/2013

Resenha escrita pela colaboradora Giselle Souza!

****

A frase que descreve perfeitamente esse livro é "nada é o que parece". E é exatamente isso, fui surpreendida completamente com essa história.

Siobhan escreve maravilhosamente bem nesse livro. Eu já tinha lido o outro dela, "Não sou este tipo de garota" (e achei muito boa a historia), mas “Conselho de Amiga” me surpreendeu porque ela conseguiu passar sua mensagem sem que o livro seja chato nem cansativo. Quando você se dá conta, o livro já terminou!

A protagonista tem muitos problemas em sua vida, e isso aproxima muito o leitor dos personagens, mas nem por isso a Ruby se torna fria ou mal humorada. Pelo contrário, ela é doce, amiga e amável, mas também é muito determinada, impulsiva e forte acima de todas as suas qualidades!

Ela ganha de sua mãe em seu aniversário uma câmera Polaroid usada, mas que dá uma guinada em sua vida. Pelo que me pareceu, Ruby conseguia enxergar mais nitidamente a vida através da câmera antiga e cheia de defeitos do que com os seus próprios olhos.

Sua vida é bem complicada: ela vive apenas com a mãe e ficou 6 anos sem ver o pai mas, com a ajuda de sua amiga Beth, ela conseguiu seguir em frente. Entretanto, tudo muda quando o seu pai volta em seu aniversário. O que dá a surpresa da trama é que Beth sabe de um segredo que implicaria diretamente em sua vida.

Outro tema bem explorado no livro é a fotografia. A autora apresenta diversos fotógrafos famosos e seus estilos, e isso dá uma nova vida ao significado de enxergar através das lentes da câmera. Achei isso superinteressante, pois mostra que é um livro diferente e expressivo.

Enfim, "Conselho de Amiga - Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?" vale muito a pena parar para ler!

site: http://pseudoestante.blogspot.com.br/2012/09/resenha-de-colaborador-3-conselho-de.html

sentilivros 11/10/2013

resenha de Conselho da Amiga
O começo desse livro foi difícil. Não engrenava de jeito nenhum, mas me obriguei a ler (eu faço isso) e descobri que a leitura valeu a pena.
A história gira em torno de Ruby e suas amigas Beth (amiga desde a infância), Matia (que é a doidinha –sempre temos uma amiga assim nos grupinhos *-*) e Katherine (que aparentemente é totalmente diferente delas, mas elas aceitam no grupo).
Umas das principais temáticas abordadas é a relação dos pais e dos filhos. Como a separação sem uma conversa sincera os atinge profundamente. Segredos devem ser revelados assim que a criança ou adolescente tenha uma certa maturidade para entendê-los, pois do contrário acabam tendo raiva de um dos pais. Isso acontece com a Ruby e mais uma amiga do grupo.
Outro assunto intrínseco é a amizade. Até onde vamos para proteger um amigo? Será que é melhor omitir um fato para que a amiga fique alegre? Como é difícil encarar uma “traição”. Como é difícil saber que uma amiga está mentindo para você e não tomar uma atitude de “tirar a satisfação” acreditando que ela está fazendo o melhor.
E quando surge o primeiro paquera. O que devemos ou não fazer? E a amizade onde fica? E aquelas horas em que ficavam juntas fofocando, para onde foram?
São esses questionamentos que as meninas vão fazendo durante o livro e assim vamos acompanhando o crescimento e amadurecimento das personagens. O livro é de certa forma enriquecedor, faz pensar se você está vendo as coisas de um jeito unilateral e egoisticamente ou não. Será que conseguimos perdoar quem amamos, seja amigos ou pais?
Gostei de uma passagem do livro que se pararmos para pensar tem certa relevância:
“Eu estava tão confusa. Parecia que eles só tinham tido lembranças felizes. Mas Beth disse que diários dão como álbuns de fotografia. As pessoas não colam fotos feias. Só guardam as fotografias em que estão bonitos e contentes.” Pg. 97
Dei apenas 3 estrelas devido ao começo maçante e a demora do desenrolar dos acontecimentos, mas recomento a leitura para adolescentes em geral.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2013/10/semana-da-crianca-conselho-de-amiga.html