Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Rainy Girl 29/11/2012

Resenha do Blog Sook > http://the-sook.blogspot.com.br/

Ruby vai completar 16 anos, e sua mãe resolve organizar uma festa e convida as amigas da filha — Beth, Maria e Katherine. A maior surpresa da festa de aniversário é quando o pai de Ruby aparece sem ser convidado, afinal ele havia as abandonado quando Ruby era ainda uma criança. Tudo que Ruby consegue fazer é se perguntar o que o pai está fazendo ali, pois fazem anos que ele foi embora e nunca se importou em aparecer antes.

Ruby não está preocupada só com o aparecimento misterioso de seu pai, pois logo outros problemas começam a surgir. Uma de suas amigas parece estar escondendo alguns segredos e logo a amizade pode ser afetada por isso, ainda mais quando essa amiga além de dar conselhos duvidosos parece querer controlar a vida de Ruby. Problemas à parte, surge um garoto — Charlie — na cidade e na vida de Ruby. Eles se conheceram durante uma festa e logo começam um relacionamento. Ruby confia bastante em Charlie, mas talvez esse relacionamento não possa suportar os segredos e intrigas que o rodeiam.

"Conselho de amiga" é recheado de mistérios, dramas, amizade e amor. A narrativa flui facilmente e os personagens são bem construídos. Apesar de que me decepcionei um pouco com o final do livro, que é justamente quando ele começa a ficar bom. A diagramação feita pela Novo Conceito traz fonte agradável e páginas amareladas.

Bianca Sampaio 22/11/2012

Em Conselho de Amiga, somos apresentados à Ruby, que está completando 16 anos e comemora seu aniversário com sua mãe e suas 3 melhores amigas. Ela não contava com uma visita surpresa, o reaparecimento de alguém que ela não vê há muitos anos, seu pai.
E começa o dilema da vida de Ruby. Enquanto ela tenta entender porque seu pai está ali, porque ele a abandonou, ela terá que lidar com outros problemas, como uma grande amiga de infância que parece esconder um segredo dela. Para amenizar a situação, aparecerá um carinha na vida de Ruby, sendo sua primeira experiência amorosa.
Um livro com dramas adolescentes, problemas familiares, descobertas amorosas e amizades. Entretanto, nada disso foi bem trabalhado. O relacionamento de Ruby com os pais não foi bem trabalhado, foi muito mal “resolvido” no final do livro; ela tem amigas tão chatas quanto ela que dão conselhos completamente nada a ver (por exemplo a quote aí embaixo); o romance não tem nada demais, foi só para dar uma quebrada em tanto drama.
“- Tá certo. Peraí. Se a gente vai continuar a falar disso, ninguém pode se referir a ele como pai de Ruby. Porque ele não é. Ele é um estranho.”
O livro tem alguns errinhos que passaram batido pela revisão, mas nada que atrapalhe a leitura. Não o li rápido, porque muitas vezes fiquei com raiva da chatice de algum personagem que abandonava a leitura por um momento, mas a narrativa até que flui rápido. Então, pra quem curte esse tipo de história, talvez seja uma boa pedida.

Giro Letra 21/11/2012

Conselho de Amiga
Conselho de amiga nos apresenta Ruby, uma adolescente como muitas outras, que está levando sua vidinha normalmente, até que, no dia do seu aniversário de 16 anos, ela precisa enfrentar um problema que afetou profundamente sua vida. Quando criança, ela e a mãe foram abandonadas por seu pai, que reaparece em sua festa de aniversário. A volta do pai está cercada de mistérios, e Ruby não sabe se quer esclarecer todos os enigmas que a cercam.

No entanto, não parece haver escolha para a protagonista, uma vez que até sua melhor amiga, Beth, demonstra estar envolvida nisso. Beth tem uma postura duvidosa, não sabemos se ela é, de fato, amiga de Ruby, pois, além de estar claramente escondendo coisas, ela é muito radical e inflexível em seus conselhos. Mas dar opinião não é exclusividade de Beth, Ruby conta ainda com mais duas "amigas inseparáveis": Maria e Katherine, que também querem influenciar a forma como Ruby deve agir, sentir, se comportar, entre outras coisas. A única que se mostra totalmente contrária a comentar o assunto é justamente a pessoa que melhor pode esclarecer todo mistério: sua mãe, que sempre foge do assunto, aumentando as dúvidas de Ruby quanto aos motivos da ausência do pai.

Como se o momento já não fosse delicado o suficiente, Ruby ainda se apaixona por Charlie, um garoto que conheceu numa festa. Embora os dois tenham dado início a um relacionamento, há uma grande possibilidade de não dar certo, uma vez que um acontecimento inesperado pode separar o casal de namorados.

Eu já havia lido outra obra da Siobhan Vivian, o livro Não sou este tipo de garota, que foi resenhado aqui, no blog, pela Nina Paiva (leia a resenha clicando aqui). Como Não sou este tipo de garota é simplesmente ótimo, comecei a ler Conselho de amiga cheia de expectativas. Então, talvez por isso, eu me senti frustrada com esta leitura... Achei Conselho de amiga legal, mas meio fraquinho...

Enquanto Não sou este tipo de garota, com uma narrativa ágil e cativante, suscita reflexões muito interessantes sobre algumas questões da adolescência (como os limites de uma amizade, o despertar da sexualidade, o comportamento social, a exposição pessoal etc), Conselho de amiga trata assuntos relevantes, como amizade, família, primeiro amor, de uma maneira que me pareceu superficial. Considerei até a trama um pouco frágil, sem ritmo.

Talvez leitores(as) mais jovens gostem do livro, que esta leitora balzaquiana aqui não curtiu (apesar de ter adorado o outro livro da autora, que também é uma obra dedicada a adolescentes)... Enfim, essa foi uma leitura que não me conquistou.

Rosana 19/11/2012

Olá!

Conselho de amiga é um livro morno. Apesar de ser um YA, a autora usar um clichê, não convence.

Ruby tem amigas que como é óbvio, na adolescência, trocam confidências e conselhos. Mas Beth especificamente, parece mais controlar todos e principalmente Ruby, alegando sempre querer o melhor para ela, pois sempre esteve ao lado da amiga, principalmente na época que ela pirou, quando o pai abandonou a família há 6 anos. Ela não entendeu nada e a mãe até hoje não fala nada sobre o motivo desse abandono.

Ela é uma adolescente de 16 anos muito confusa e não sabe decidir o que quer sozinha e sua mãe é praticamente uma reclusa que não tem namorado e vive só para o trabalho de enfermeira e a meu ver ver deixa muito a desejar como mãe, com pode ter uma adolescente em casa e não conversar com ela? Sem abraços, sem ir ao ponto? E se a filha tem dificuldades para superar , porque não conta que houve para a separação ? Ela praticamente tem um relacionamento superficial com Ruby.

E tudo fica pior quando no meio da festa de aniversário de Ruby ( composta por sua mãe, Katherine, Maria, Beth e Ruby) aparece o pai dela e ela sai num rompante. Tudo desmorona à partir daí. Ela fica perdida, pois levou anos para reprimir as lembranças do pai e de repente ele aparece. Ruby passa o livro todo pensando sobre o pai, a casa que moravam e todos porquês dele ter ido embora e nunca saber o motivo, chega a ser monótono.

Até quando ela conhece Charlie, essas divagações sobre o pai continuam, ela também acaba achando que é tão parecida com o pai que não saberá se relacionar. Tudo isso permeado com muitas fotos polaroid ( presente de aniversário da mãe), segredos e conselhos ruins. E quando o livro parece emplacar chega o desfecho. Achei o livro fraco, o enredo muito superficial.

Marilia 19/11/2012

Conselho de Amiga - Siobhan Vivian
O livro se inicia com Ruby prestes completar 16 anos. Para comemorar sua mão resolve prepara uma festinha e Ruby convida suas amigas, Beth, sua melhor amiga, Maria e Katherine. Antes da festa sua mãe lhe dá de presente uma maquina Polaroide e a cada amiga que chega Ruby tira uma foto.
Quando todas já chegaram a campainha toca mais uma vez e para a surpresa de Ruby quem está a porta é Jim, seu pai que a abandonou há anos. A partir desse momento a vida de Ruby não será mais a mesma.

"Katherine está de volta e joga para mim uma polaroide como se fosse um disco de praia.
- Visita para você.
As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.
Meu pai."

Com a volta do pai, Ruby fica confusa e procura nas amigas apoio e conselhos de como deve agir. Beth, a mais próxima de Ruby e que adora protegê-la de tudo e de todos, aconselha Ruby a deixar tudo no passado e continuar vivendo com se nada tivesse acontecido e para isso Beth insiste que ela invista nos garotos e a leva a uma festa onde Ruby conhece Charlie.
Charlie é bonito e tem um jeitinho nerd, ele é um fofo com Ruby e lhe dá de presente um bótom (ele faz bótons como uma forma de arte e distribui ou dá de presente).

"Charlie enfia as mãos nos bolsos e mostra três bótons [...] São cor de rosa nas extremidades e têm um quadrado branco no meio, que diz "Vocês viram a Ruby?". Olho fixamente para o bótom e daí percebo que ele desenhou um sorriso com os dentes separados na frente"

Ele passa a ser muito importante na vida de Ruby, ouvindo todas as suas inseguranças e dúvidas.

"Conversar com Charlie é diferente de conversar com Beth. Ele não fica concordando comigo o tempo todo. E o melhor de tudo, não me interrompe. Ele só escuta. Gosto disso."

Ruby tenta a todo custo entender os motivos do seu pai a ter abandonado e por que voltou para visita-lá.

Logo no inicio notamos como Ruby e Beth são muito próximas o que gera um ciúme com relação à aproximação das outras meninas, principalmente de Katherine, que é a mais nova no grupo.
Acho que o livro trata muito do crescimento emocional da Ruby, abordando todo o sofrimento e amadurecimento com relação ao abandono. As amigas estão presentes, e a relação com elas faz Ruby analisar seus problemas por uma visão diferente.
Gostei que a fotografia e a arte de alguns fotógrafos tiveram papel importante na história da Ruby. Dá vontade de sair por aí fotografando tudo para que como ela possamos criar novas lembranças e memórias.
Como não tinha lido nada da Siobhan Vivian antes não tinha nenhuma expectativa quanto a esse livro, mas gostei da forma como ela escreve, da construção dos personagens que apesar de "comuns" tem características e personalidades fortes. Por se tratar de uma história comum acho que a autora escreveu de forma bem realista e simples.
Este é o segundo livro da autora a ser publicado no Brasil pela Novo Conceito, o primeiro foi Não Sou Esse Tipo de Garota.

House of Chick 18/11/2012

Eu, particularmente, adoro livros que retratem jovens e seus dramas, assim como adoro filmes deste mesmo estilo, etc. Sendo assim, quando vi que a Novo Conceito iria lançar o livro “Conselho de Amiga” fiquei bem animada, pois pelo título e capa ele me parecia ser um livro leve e descontraído que me resultaria bons momentos e até mesmo ótimas risadas. Foi então que comecei minha leitura e agora, depois de ler a última página venho contar para vocês o que achei em relação a esse título.

“Conselho de amiga” conta a história de Rub, uma menina de dezesseis anos que no dia de sua festa de aniversário vê o seu pai reaparecer depois de muito tempo sumido, reabrindo uma ferida antiga em seu coração, já que ela nunca conseguiu entender o motivo de seu pai ter abandonado ela e sua mãe. Vemos como a protagonista ficou abalada em toda sua vida e como isso a distanciou de sua mãe, já que ambas não souberam como lidar bem com essa situação.

Rub sempre teve uma amiga que esteve ao seu lado e que a fazia se sentir melhor, Beth. Ela a ajudava, protegendo-a e lhe ensinando como ela deveria agir, dando conselhos de amiga. Nossa protagonista faz parte um grupo de amigas composto por Beth, Katherine e Maria e, juntas, compartilham histórias e segredos.

Beth acredita que Rub não se relacione bem com os meninos devido ao abandono do seu pai na infância, criando um tipo de trauma. Mas quando ela conhece Charlie, um garoto novo na cidade, as coisas começam a ser diferentes, já que ela sente que pode confiar nele e por isso passam bastante tempo juntos.

A história é basicamente assim: as amigas, Charlie, a relação distante com a mãe, a ausência do pai e a volta dele. E, com esses elementos, Siobhan criou uma história que não chega a ser “a” história, mas é gostosa de se ler e, ao decorrer das páginas, ela vai ganhando mais enredo e ficando melhor.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/conselho-de-amiga-siobhan-vivian.html
Brunna 18/11/2012minha estante
Talvez por você esperar uma coisa e na hora aparecer outra você tenha dado essa nota para ele, mas talvez o livro é que não seja seu estilo mesmo... Eu já vi por aí muitas resenhas dele, umas negativas ao extremo, outras positivas e outras no meio termo. Eu não tenho vontade de lê-lo apenas porque não é o meu gênero literário preferido...

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Vanilda 18/11/2012minha estante
Não tenho preconceitos quanto a gêneros literários mas acredito que Conselho de Amiga seria bem indicado para os mais jovens. Pela sua resenha, percebi que os leitores mais "veteranos" digamos assim, vão achar a história fraca, talvez desinteressante, mas acredito que tenha um bom público para ela. Confesso que, como você, também achei que o foco da história fosse um tema mais leve e mais dia a dia dos adolescentes. Não imaginei que teria essa carga mais triste e focada em solidão. Mas são coisas que os mais jovens (e também os mais velhos, por que não?) enfrentam em algum momento da vida.

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Jéssica 18/11/2012minha estante
E gosto de estórias de jovens adolescentes,mas gosto quando envolve seus dramas amorosos, a questão da vida confusa de uma adolescente aprendendo a ficar adulta e que tenham muitas reviravoltas.Por isso eu não sei se leria esse livro.

Parabéns pela resenha.

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Maya 18/11/2012minha estante
Esse tipo de história até certo ponto é interessante, mais não achei assim tão "boa".
yarasp71@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
Parabéns pela resenha!

A capa é bem legal, mas não é o meu tipo de leitura.
A história parece bem leve e descontraída.

Khrys Anjos 19/11/2012minha estante
Também adoro livros que retratem jovens e seus dramas mas esse foi um dos poucos que não atraiu minha atenção. Li muitas pessoas falarem que é fraquinho. Sou como São Tomé: ler para acreditar mas com esse livro não aconteceu de querer ler. Quem sabe tento a oportunidade de ler eu mude de opinião né!?

Um leve bater de asas para todos!!!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Thais 20/11/2012minha estante
Eu também gosto de livros que tratem de adolescentes e suas histórias, mas esse, particularmente não me faz ter muita vontade de ler, embora se eu tiver oportunidade lerei.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Faz tempo que não leio algum livro com drama adoscelente talvez porque eu passei um pouco dessa fase mas não descarto a possibilidade de algum dia lê-lo. Gosto de livros que nos fazem refletir na nossa própria vida. Gostei muito da resenha.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

Nathi 08/11/2012

Resenha - Conselho de Amiga
Em seu aniversário de 16 anos, Ruby recebe uma visita inesperada: seu pai. Jim abandonou a família quando sua filha era pequena, e ela nunca soube as verdadeiras razões pelas quais ele foi embora, mas tudo o que consegue sentir por ele é raiva.

Desde a breve aparição de seu pai durante sua festa, Ruby sente-se extremamente confusa; apesar de detestar sua presença, uma parte dela deseja mais do que nunca conhecer Jim, e quer que ele faça parte de sua vida.

Como Ruby não tem um bom relacionamento com sua mãe, as únicas com quem ela pode contar para ampará-la são suas amigas Beth, Maria e Katherine. Beth é sua melhor amiga e companheira desde pequena, seu porto seguro, e aquela que tem a família perfeita – que Ruby sempre invejou e quis para si; Maria é popular com os garotos e um tanto fofoqueira; Katherine joga basquete na escola, tem um gênio difícil e esquentado, e também está passando por problemas familiares.

As meninas estão sempre dando conselhos a Ruby a respeito de tudo o que acontece em sua vida, aos quais ela sempre ouve atentamente, e na medida do possível, tenta seguir. Mas tudo muda quando ela descobre que Beth escondeu dela uma carta de Jim. A partir disso, Ruby começa a desconfiar de quem realmente são suas amigas.

Para ler a resenha completa, acesse: http://www.booksinwonderland.com/2012/06/resenha-conselho-de-amiga.html

MiCandeloro 04/11/2012

Fraco e sem graça
A história do livro gira em torno da vida de Ruby, uma adolescente que está completando 16 anos e que no dia da festa do seu aniversário, seu pai, Jim, reaparece, reabrindo uma ferida há tempos adormecida em seu coração. Desde a partida misteriosa e abrupta de seu pai, Ruby tem uma vida muito conturbada e emocionalmente abalada. Ficou anos em tratamento psicoterápico tentando se curar do trauma e no decorrer do livro fica visível que ela nunca conseguiu ter uma vida "normal". A relação dela com a mãe é muito distante, ambas têm um problema bem sério de comunicação e falta de intimidade, e isso agrava seus sentimentos de solidão. As duas nunca conseguiram conversar abertamente sobre a partida de Jim, pois nunca se recuperaram plenamente desse episódio. E o fato de terem compartilhado essa experiência dolorosa só as afasta ainda mais. A única pessoa com quem Ruby conseguia se abrir e que a fazia se sentir melhor, era sua melhor amiga Beth.

Beth e Ruby eram amigas desde crianças, e desde que Jim abandonou Ruby e sua mãe, Beth e Ruby ficaram ainda mais próximas. Beth tinha um instinto muito forte de querer proteger e poupar a amiga de quaisquer sofrimentos e, por isso, vivia dando conselhos a ela de como viver, como se sentir, do que fazer. Além de Beth, Ruby tinha outras duas amigas, Maria, uma menina interessada somente no assunto que dizia respeito aos meninos, namoro e ficadas, e Katherine, uma menina muito diferente das demais, impulsiva, agressiva, egoísta e individualista.

Desde seu aniversário, Ruby se depara com um turbilhão de sentimentos e dúvidas. Ela nunca conseguiu entender porque seu pai saiu de casa, porque as abandonou, e isso a corrói por dentro. Quando ela descobre que seu pai ainda está na cidade, e quer vê-la, isso cai como uma bomba em seu colo porque ela não sabe o que fazer. Ela quer vê-lo? Ela quer esquecê-lo? A única coisa que ela sabe é que ainda sente muito ódio dele e pena da mãe. E tudo piora quando ela descobre que uma de suas amigas não é tão sincera como ela imaginava. De que servem conselhos se quem os dá não tem moral para opinar?

No meio dessa confusão, Ruby conhece Charlie, um menino doce, meio fora do comum que mexe com seus sentimentos. Seu primeiro amor, seu primeiro namorado. E ele é essencial em sua vida, para acalmá-la, escutá-la, ampará-la e ajudá-la a decidir o que fazer. Mas no final do livro descobrimos que nem tudo é como parecia ser. Ruby enfrenta um choque de realidade que quebra todas as crenças que ela tinha até então. Máscaras caem e ela tem que aprender a enfrentar seus medos e inseguranças para tomar as rédeas da sua vida e vivê-la livremente pela primeira vez, sem a interferência de ninguém.

Quando li a sinopse do livro, achei que fosse um Chick lit adolescente, leve e divertido de se ler. Infelizmente não é. Achei o livro cansativo e arrastado. O tempo todo eu ficava esperando "algo" acontecer para dar um rumo e engrenar a história, mas esse "algo" nunca chegava. Em nenhum momento me diverti, ou ri, pelo contrário, o livro é bem dramático e intenso, como os sentimentos a flor da pele de um adolescente. Ruby está vivendo um momento bem negro de sua vida, então somos levados a dividir com ela esses momentos de dor, solidão, desespero e dúvida. Quando chegava cada vez mais perto do final, torcia para que a história me surpreendesse e desse uma guinada, mas infelizmente o final foi bem previsível e pouco emocionante.

Talvez tenha esperado demais desse livro, ou talvez não tenha gostado da narrativa da autora, por isso tenha me decepcionado. Nada contra literaturas infanto-juvenis, pelo contrário, adoro, já li várias, e também adoro ver filmes e seriados nesse estilo, porque lembro de mim adolescente e me identifico bastante com todas essas histórias de teenager drama, mas esse livro infelizmente não me impressinou e nem me prendeu.

Acho que o único ponto favorável que o livro teve, foi o fato de nos fazer pensar sobre os "conselhos de amiga". Têm muitas pessoas que por medo e insegurança de viverem suas vidas, acabam vivendo conforme o que os outros dizem ou acham, por ser algo mais fácil e confortável de se lidar. Acontece que os outros não estão vivendo na nossa pele, e não têm condições de saber o que realmente é melhor pra nós. Aquela velha história, se conselho fosse bom, seria vendido e não dado. Temos que aprender a viver de acordo com os nossos sentimentos e crenças e deixarmos um pouco de lado a opinião dos outros, só assim seremos livres para errar e acertar, e para vivermos a nossa vida. Só assim não nos arrependeremos das escolhas que fizemos por causa de conselhos dados por outros. E acho que essa é uma das lições que Ruby aprende no final do livro.

P.S. Depois que termino de fazer minha resenha tenho o costume de ir no google pesquisar sobre a opinião de outras pessoas sobre o mesmo livro/filme/seriado, ver o ponto de vista delas, ver se não me esqueci de comentar algo relevante/importante. Duas coisas me chamaram atenção sobre as resenhas desse livro: Primeiro, cada resenha que li abordou um foco específico sobre o livro. Por ex., eu falei mais sobre os "conselhos de amiga", a necessidade de vivermos a vida sem depender de ninguém, outras pessoas abordaram o tema divórcio, outras a relação de pais e filhos, outras sobre o crescimento pessoal, etc. Vendo isso, percebi como cada resenha, vistas de forma individual, são pobres por não conseguirem analisar a obra como um todo e de maneira profunda. E somente lidas em conjunto é que se pode realmente ter uma boa análise do livro.

Em segundo lugar, 95% das resenhas brasileiras que li compactuam com a minha opinião, dizendo que a obra realmente foi fraca, sem graça, que poderia ter desenvolvido melhor a história e os personagens. Então resolvi procurar por resenhas estrangeiras e fiquei totalmente surpresa quando vi que 100% delas amamaram o livro, dizendo que ele era hipnotizante, divertido, emocionante. Fiquei muito confusa tentando entender o porque da diferença de opinições. Me fez pensar muito e acho que a ficha finalmente caiu. Talvez o alvo das nossas críticas, decepção e desgosto não tenha sido o livro em si, a narrativa da autora e sim, a tradução. É a única explicação que tenho para essa divergência de opiniões entre nós brasileiras e as meninas lá de fora. Talvez a tradutora tenha sido infeliz ao pegar um texto bem escrito, divertido e ter transformado-o num texto formal e chato. Acredito que deva ser muito difícil traduzir um livro escrito em uma outra língua, de uma outra cultura, para a nossa. Mas creio eu que em muitos casos, infelizmente, ao invés de livros serem traduzidos, eles são adaptados e uma nova história é escrita. Agora fiquei muito curiosa. Adoraria saber a opinião de vcs, principalmente de quem teve a oportunidade de ler o livro original escrito em inglês.

Resenha publicada no Blog Cantinho Ju Oliveira

Mila F. @delivroemlivro_ 20/10/2012

Mediano
Siobhan Vivian teve mais um livro publicado no Brasil: Conselho de Amiga (A little friendly advice, 2008). Autora do livro Não sou esse tipo de garota, traz em seu segundo romance publicado no país uma linguagem fácil e envolvente.

Conselho de Amiga, conta a história de Ruby, uma garota que ao completar 16 anos tem a visita inesperada de seu pai, Jim, após tê-la abandonado com sua mãe. É claro que Ruby não poderia recebê-lo de braços abertos como se nada tivesse acontecido. É revoltante alguém que sumiu do mapa aparecer sem avisar e querer ser bem recebido, principalmente quando esse alguém é seu pai, isto é, alguém que, definitivamente, deveria ter ao menos ligado, mandado uma carta, e-mail ou sms, sei lá!

Ruby é uma jovem desajeitada, e tem um grupo de amigas (Beth, Maria e Katherine) com quem compartilha histórias, além disso, Ruby não tem muito jeito com garotos e isso é preocupante. Beth acredita que seja trauma de homens justamente por consequência do abandono do pai.

Mas isso muda quando ela conhece Charlie, a relação entre os dois parece tão natural que Ruby não fica assustada ou aborrecida. Entretanto as coisas não são tão simples com seu boy. Sem contar que ainda tem o lance do Jim (pai dela) que ao contrário do que imaginou, continuou na cidade para vê-la. Vê-lo ou não vê-lo eis a grande questão. Pra completar o caos que inexplicavelmente se infiltrou na vida de Ruby, sua melhor amiga esconde um segredo que tem o poder de mudar toda a história. Como tudo já está de água a baixo, Ruby e sua mãe começam a se desentender. Muito. Mesmo.

É mais ou menos isso. A história não possui um enredo brilhante, mas a narrativa é tão agradável que você se deixa levar. Os personagens também não são lá essas coisas. Contudo achei esse livro um excelente passatempo.

Não conheço outros livros da autora, mas senti-me cativada pela narrativa mesmo sem considerar o enredo genial. E assumo que tenho muita curiosidade de ler Não sou esse tipo de garota [ótimas críticas]. Vale salientar, que não estou dizendo que o livro é ruim, pois não o achei ruim, só que eu não consegui me envolver com a estória, achei tanto personagens quando os sentimentos deles tão superficiais que não me emocionou. Em suma: não me identifiquei com o livro.

Não obstante, quem estiver a fim de uma leitura leve Conselho de Amiga é uma ótima pedida, pra relaxar e descontrair de leituras mais densas e pesadas [se é que me entendem].

Camila Márcia

RUDY 17/10/2012

RESUMO SINÓPTICO:
RESUMO SINÓPTICO: Ruby está próxima de completar 16 anos e no dia do seu aniversário tem uma surpresa que para ela é bem desagradável: seu pai desaparecido há muitos anos, resolve aparecer, estragando sua festa.
Ela não é muito sociável e tem como melhor amiga a leal Beth, Maria que é a maior fofoqueira do pedaço e adora sair com vários rapazes e a indomável e perigosa Katherine. Como ganhou um Polaroid de aniversário de sua mãe, tem agora por hábito bater fotos instantâneas e guardar os momentos.
Em uma festa na casa de um colega, acaba conhecendo Charles, o novo garoto da escola. Passam a se encontrar e descobre que Charles gosta de fotografias também e dão início a um relacionamento que poderá se tornar namoro, não fosse pelos diversos conselhos das amigas... que passam a se intrometer no relacionamento dos dois.
Acaba por descobrir que nem tudo que sabe sobre a separação dos pais é verdade e que suas amigas não são totalmente confiáveis...

Para ler a análise, visite o blog:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/08/resenha-49-conselho-de-amiga-siobhan.html
Eva 18/10/2012minha estante
O livro parece ser bem fraquinho. obrigada pela resenha

Maristela 18/10/2012minha estante
Eu não conheço o livro, mas li a resenha e gosti do que li. Vou ter que ler esse livro.

Mih Fraga 18/10/2012minha estante
Também gostei da resenha (:
Quero ler sim, com certeza *-*
Lindo o seu blog (:

Luciane 19/10/2012minha estante
As aventuras e desventuras de adolescentes,quero ler,gostei!!!

Jakelynne.Kathya 01/11/2012minha estante
Parece ser interessante, gosto deste tipo de livro.

Amanda 12/11/2012minha estante
Gostei da sua resenha e da sinceridade com que escreve.

Mar 22/11/2012minha estante
gostei da resenha, e o livro parece surpreendente

Schirley 23/11/2012minha estante
Parabéns pela resenha e pelo blog!

Michelle 08/01/2023minha estante
interessante

Raquel Machado 15/10/2012

Conselho de Amiga
Conselho de amiga hummm só por esse título já fiquei de orelhas em pé, porque como dizem por ai "se conselho fosse bom era vendido ne?" Enfim devo confessar que o livro infelizmente não me prendeu muito, apesar de ter uma grande lição de moral e algumas cenas engraçadas.

Ruby esta fazendo aniversário de 16 anos e sua festinha conta com sua mãe e suas três melhores amigas: Maria, Katerine e Beth porém um convidado muito especial esta para chegar, seu pai, que ela não vê há muitos anos. Qual a primeira reação de Ruby...sair correndo feito uma louca com suas amigas e deixar seu pai com cara de boboca na porta. Não sei como seria isso na vida real porque graças a deus não tenho esse problema, meus pais estão casados há mais de 20 anos e não sei como seria se não tivesse um deles. Mas ela sair correndo de lá feito uma louca, bom para mim foi um pouquinho demais, visto que ela não via o cara faz muito tempo, tudo bem que o susto pode ter sido grande porém para uma garota de 16 anos acho que a reação seria um pouquinho diferente.
E como se não pudesse piorar ainda suas amigas ficam colocando pilha nela por causa do pai dela dizendo que ele a deixou porque não a amava e coisa e tal...nada a ver. Eu mesma tive uma amiga minha assim há alguns anos atrás e nem por isso ficava pilhando ela que o pai dela a largou porque não gostava dela achei errado ponto falei.

Como se a volta do pai de Ruby não fosse drama suficiente para uma garota de 16 anos ainda temos um outro drama. Ruby acaba de conhecer seu primeiro amor um rapaz gentil que acaba ganhando seu coração aos pouquinhos, Charlie. Achei ele super fofo e as coisas que acontecem com ele e Ruby me agradaram bastante foram bastante convicentes e apesar de não ser um grande amor de suspirar ele foi fofinho a ponto de deixar Ruby com algumas dúvidas pois ela não esperava se envolver.

O que acontece depois enfim drama...drama...drama...claro que nem sempre as coisas saem como a gente quer ou deseja. E as vezes as coisas são duras, pois quem mais a gente confia acaba nos decepcionando de alguma maneira, agora as razões ou porques é que fazem a diferença.
Enfim porque as amigas de Ruby odeiam tanto seu pai?
Porque o pai de Ruby decidiu voltar justamente agora?
Em quem confiar?

Mais uma coisinha que eu queria comentar e que o livro acabou me lembrando muito meus tempos de colégio, eu também tinha minhas amigas inseparáveis com as quais chorava, cantava fazia armações bolava festinhas etc e tal. Acredito que essa seja uma parte fundamental da vida de uma adolescente não me arrependo em nada de ter tido elas e que posso dizer com todo orgulho que hoje +/- uns 10 anos depois ainda nos falamos conversamos e trocamos conselhos umas com as outras.

Lembro de minha mãe me dizendo que amigas não existem que são todas fingidas, mas sabe de uma coisa acho que cada pessoa é diferente todas tem suas qualidades e defeitos é ser amigo engloba isso você aceitar qualidades e defeitos do outro e saber respeitar o limite de cada um. Ai vai meu conselho de amiga para vocês!
Conselho de amiga acabou sendo bem mais que apenas um chick lit para mim e apesar de a história não ter me envolvido 100% digo com todas as palavras que foi muito bem descrita e lições de vida para ninguém botar defeito. Leiam e tirem suas próprias conclusões, com certeza o livro vai mexer com você nem que seja só um pouquinho.

MárciaDesirée 04/10/2012

O livro traz a estória de uma adolescente com muitas dúvidas sobre sua vida, sua relação com a mãe e o abandono do pai. Demonstra a complexidade de sentimentos de uma jovem que sofre, e que este sofrimento pode ser de muitas garotas normais, reais. Indico para quem gosta de dramas, sem medo de sentimentos fortes.

Adri 03/10/2012

Conselho de Amiga - Siobhan Vivian
Bom, Conselho de Amiga é um livro mais infantil, como eu já sabia que seria. Não estava com muita vontade de ler esse livro, mas como sempre ouvi muitas pessoas falarem bem do outro livro da autora, Não sou Este Tipo de Garota, acabei lendo esse de qualquer jeito.

Para mim foi uma leitura meio sem sentido, sabe quando você acaba de ler e parece que não fez diferença nenhuma ter lido ou não? Pode ter sido porque eu não estava muito afim de ler o livro, pode ter sido a época, não sei. Só sei que achei fraco, e não me identifiquei com a história nem um pouco.

Ruby está comemorando seus dezesseis anos em casa com sua mãe e suas melhores amigas - Beth, Maria e Katherine -, quando, de repente, seu pai, aquele que abandonou ela e sua mãe à tanto tempo, aparece. Ruby entra em pânico e sai correndo, não ouvindo o que ele tem a dizer.

Essa aparição de seu pai nos mostra o quão traumático foi esse abandono para Ruby. Vemos cenas de quando ela era pequena e ainda tinha seu pai, e vemos sua vida agora. Beth foi quem a ajudou a superar tudo, já que sua mãe se fechou e se recusou a falar sobre o assunto. E é por isso que ela confia totalmente na amiga, e segue seus conselhos sem nem pensar.

Ruby conhece Charlie, um garoto novo na cidade, e se apaixona por ele. Eles começam a passar bastante tempo juntos e, depois de alguns acontecimentos, ele acaba se tornando a única pessoa com quem ela pode contar, alguém que ela pode contar todos os seus segredos, alguém que a ouve.

A história é meio que em torno disso. Seu relacionamento com o pai, ou a falta dele, com a mãe, com Charlie, e com as amigas. E é isso. Eu não consegui gostar de nenhum personagem, apesar de o Charlie ser fofinho. A história dos dois pareceu forçada. E eu não entendi a amizade dela com as outras três. Ela fala que as quatro são melhores amigas. E eu não entendo, porque ela não gosta nem um pouco de Katherine, e não faz questão de esconder. Para mim isso não é uma melhor amiga. Maria é sua amiga, mas também não é muito próxima a ela. Beth é a única que poderia ser considerada sua melhor amiga, mas para mim ela não é muito melhor amiga não.

Enfim, eu não gostei do livro. Mas recomendo que vocês leiam para tirar suas próprias conclusões, porque muita gente vai ter a opinião diferente da minha. Acho que as pessoas mais novas devem gostar mais.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/08/resenha-conselho-de-amiga-siobhan-vivian.html

Rafaela 03/10/2012

Conselho de amiga
Minha Opinião:

Escrito pela autora Siobhan Vivian, Conselho de Amiga é um livro intrigante.

Apesar de aparentar ser só mais um livro Teen, ele trata de uma maneira bem profunda os dilemas da protagonista Ruby e sobre amizade e família de um jeito forte e real que me surpreendeu depois de ter lido ano passado Não sou este tipo de garota, outro livro da autora que era mais leve.

Achei que todo o tema da amizade - quem são seus amigos verdadeiros, falsidade, amigos que tentam mudar você etc - foi explorado de uma forma muito verdadeira e coerente e as nossas perguntas e a da Ruby foram respondidas todas no final.

Continue a ler em: http://cantodemeninas.blogspot.com/2012/10/conselho-de-amiga-siobhan-vivian.html