Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Talita Helen 23/08/2012

Resenha - Conselho de Amiga, Siobhan Vivian

É aniversário de Ruby, ela está completando 16 anos e esse era para ser o melhor dia de sua vida, mas a chegada do pai (com qual Ruby não tem contato) transforma seu dia num caos. Suas amigas Beth, Katherine e Maria acham que ela deve esquecê-lo de uma vez e fazem de tudo para que ela se distraia.

Mas os dias passam e Ruby pensa cada vez mais no pai e em Charlie um carinha gatinho e legal que ela conheceu numa festa, mas o que acontece quando suas amigas te dão conselhos que você acha que não precisa seguir? Na verdade, será que Ruby deve confiar nas amigas? Algumas podem não ser tão confiáveis assim...

Conselho de amiga tem tudo para ser um ótimo livro, mas infelizmente não é...é só um livro ‘nada demais’ , ao ler a descrição da Ruby sobre ela mesmo e as pessoas a sua volta tinha a impressão de que tudo era...estranho, seus gostos, seus amigos...ela me passou esse visão sabe de que todo mundo é meio esquisito O.o

A trama do livro é fraca, como eu disse se fosse melhor desenvolvida, teria sido uma ótima história, mas a Ruby é meio infantil, tem essa postura rebelde, sem precisão. Suas amigas Beth, Maria e Katherine também não são grande coisa, Beth é leal, fofa e esconde um segredo que diz respeito à Ruby com intenção de protegê-la, já Maria, bem essa só pensa em garotos e Katherine apesar de ser a mais irritante é na minha opinião uma das personagens mais legais do livro, ela é completamente revoltada, mas ainda assim tenho a impressão que é a mais verdadeira.

Enfim, o livro não é lá grandes coisas, se você quer algo bem leve só para passar o tempo então mergulhe de cabeça...

“ [...] –Mas gosto de ser impulsiva. Às vezes, você simplesmente tem de agir ou dizer o que lhe vem à cabeça, sem se importar com quem vai ficar chateado...” Página 193

Título Original: A Little Friendly Advice
Autor: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito

Prateleira Cult 22/08/2012

conselho de amiga
Conselho de amiga é um livro que li a quase dois meses, está sendo difícil encontrar palavras e de como irei abordar a resenha, não quero me ater muito na história pois a sinopse já nos mostra um panorama geral de como é a trama.

Eu gosto de livros juvenis, contanto que tenham boas estorias, bons personagens e que sejam bem escritos, porém essas qualidades não se encaixam neste livro.

Ruby é uma personagem muito infantil, chega a ser irritante, ela vive com a ausência do pai e gosta de dar pinta de rebelde ( totalmente sem causa), a sua melhor amiga de infancia Beth é quem sempre esteve com ela, depois de um tempo se juntaram Marie e Katherine, no aniversário de 16 anos o pai de Ruby reaparece querendo refazer os laços com a filha, porém Beth acaba escondendo um grande segredo de sua melhor amiga.

A história tem um desenrolar lento, depois que o pai de Ruby aparece o livro muda de foco para a festa a fantasia de Beth e dos preparativos da mesma, que tomam metade do livro e depois ele possui um desfecho sem graça.

Conselho de amiga é um livro de entretenimento puro e barato, não nos mostra nada de novo e ainda não cumpre as expectativas do leitor, achei realmente muito fraco.

Rayra Mirelem 18/08/2012

Conselho de Amiga
Conselho de Amiga conta a história de Ruby, que em pleno aniversário de 16 anos é abalada com a visita inesperada de seu pai que a abandonou e nunca entrou em contato há 6 anos.

Então depois desse incidente tudo começa a mudar, desde o seu relacionamento com sua melhor amiga, até a chegada de Charlie. Não sabendo o que fazer, ela não sabe se segue o conselho de sua melhor amiga Beth e enterre seu passado, ou se ela procura seu pai, para tentar entender o porquê dele tê-la a abandonado.

"[...] Não são muitos os momentos da minha vida que valem a pena se fotografados. Mas agora que eu tenho uma máquina, bem... não há presente melhor.
- Mãe... – mas ela me interrompe bruscamente com um shhhhhh, antes que o tom de conversa se tornasse meloso. Somos muito antimelô." Pág. 11

Primeiramente não posso deixar de dizer que eu não gosto de livros teen, então só de ler a sinopse do livro sabia que não iria gostar.

Ruby, a personagem principal me deixou nervosa, além de chata, é sonsa e não consegue lidar com absolutamente nada sozinha. Suas melhor amiga Beth é outro personagem chato, que só sabia das conselhos e se intrometer na vida dela. Maria não teve muito impacto na minha opinião e Katherine, foi a que eu mais gostei, mesmo sendo, meio que odiada por Ruby. Charlie o namoradinho de Ruby era muito bonzinho, e eu também não gostei.

Eu gostei mais do outro livro da autora Não Sou Este Tipo de Garota.

O final deixou muito a desejar, ficou reticente e eu depois de ler o livro inteiro queria saber qual seria o rumo dos personagens, pelo menos o de Ruby.

Mesmo a autora escrevendo de uma maneira fácil de compreender e não fugindo muito da história eu não gostei do livro.

"Eu estava tão confusa. Parecia que eles só tinham tido lembranças felizes. Mas Beth disse que diários são como álbuns de fotografia. As pessoas não colam fotos feias. Só guardam as fotografias em que estão bonitos e contentes." Pág. 97

Juh Claro 14/08/2012

“Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?”
“Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?”, esse é o ‘slogan’ do livro, mas não é bem disso que se trata a história – pelo menos ao meu ver.

Conselho de Amiga nos traz a história de quatro “amigas”, sendo a principal Ruby, sua melhor amiga Beth, Maria e a não-tão-amiga assim e chata Katherine. Ruby é uma personagem um tanto quanto comum e eu vi muito de mim nela. Temos em comum a separação de nossos pais, o receio de namorar, saber ao certo em quem confiar e ter muito ciúmes das amigas da melhor amiga.

Deixando nossas semelhanças de lado, tudo começa na festa de aniversário de 16 anos de Ruby, em que sua mãe a presenteia com uma Polaroid (oie, também quero!) e ela decide estreia-la na própria festa, tirando uma foto de cada convidado. E é entre essas fotos que ela vê sua festa arruinada: a presença inesperada – e indesejada de seu pai, Jim.

A partir daí começa toda a história – ou confusão – de Ruby. Temos alguns flashbacks de como era a vida de Ruby quando seu pai a abandonou, a amizade dela com Beth, a “entrada” de Katherine no grupinho delas e todo o ciúmes que Ruby começa a ter dessa nova integrante – que parece querer todas as atenções para ela já que seus pais estão se separando agora. O que me irrita tanto na Katherine é exatamente isso: ok, seus pais estão se separando, não é o fim do mundo, mas ela faz com que seja e o pior: toda vez que Ruby fala algo de seu pai, ela fica de mimimi e fala que ela está errada e etc, sendo que ela está passando praticamente pela mesma coisa. É aquela típica menina egocêntrica, sabe daquelas que você senta pra conversar, mas só sabe falar “eu, eu, eu”? Pois então, a cada fala dela eu virava os olhos e ficava ao lado de Ruby, mas também não entendia por que ela não dava um tapa na cara dela de uma vez por todas.

Além de todo o drama com a família, Ruby se vê “atrasada” em questão aos meninos, já que ainda é BV e morre de medo de relacionamentos – talvez pelo histórico familiar? Então Beth tenta ajudá-la, mas só piora as coisas. Ou não, já que o que acontece na festa do ex-vizinho de Ruby a leva para perto de um garoto um tanto quanto geek, Charlie, e que se apaixona perdidamente por ela, até ela estragar tudo por ver sua antiga casa e começar a chorar na frente do menino.

Não sei muito o que falar sem estragar o real motivo da história, então só vou dizer que achei drama demais pra algo tão pequeno – em relação a esse slogan “não podemos confiar nos amigos e blablabla”, já que não é nada tão grande assim. Ok, as meninas tem 16 anos, mas achei todas bem infantis. Se você tem um problema, você senta e conversa, principalmente se for com a sua melhor amiga, você não fica esperando ela se desculpar e etc…

Bem, o livro melhora da metade para o final, mas não dei 5 “coraçõezinhos” porque achei que a história poderia ser melhor desenvolvida e que o “mistério” poderia ser algo mais bem elaborado, mas no geral é um bom livro, rápido e fácil de ler – mas não é meu livro preferido desse estilo.

Na íntegra: http://juhclaro.popfics.com/?p=2926

Jackson 13/08/2012

Chato...
BLOG: http://www.blogmundodoslivros.com/

Uma história fraca, com personagens fracos, com tramas e subtramas fracas... O livro todo por ser resumindo na palavra fraca e em seus sinônimos, como fraqueza, ineficaz e mais uma porrada de outras palavras.

Quando mais jovem, Ruby viu seu pai sair de casa e abandonar sua mãe e ela sem nem ao menos saber o motivo da partida. Depois de alguns anos e já acostumada a ter sua mãe e suas amigas — Beth, Maria e Katherine — como sendo as únicas pessoas com quem pode sempre contar, seu pai, Jim, aparece de surpresa no seu aniversario de 16 anos, causando um misto de emoções e desestabilizando toda o controle obtido em todos os anos sem a sua presença... E ainda tem um novo garoto na cidade que vem mexendo com seus sentimentos. Ruby precisa de suas amigas mais que nunca, mas será que todas elas estão sendo sinceras?

O livro é bem parado e chato nada de interessante acontece até as últimas páginas. Ainda que monótono, o livro consegue tirar pequenas risadas dos leitores, porém nada que vá salvar o livro da chatice, principalmente com uma personagem principal como a Ruby, CHATA. Como já falei acima os personagens são todos chatos, mas ainda não consegui transmitir o que eu quero, eles sem “vida”, sem emoção, todos parecem todos só que com problemas diferentes. Deu para entender? Espero que sim!

As únicas coisas que salvaram o livro do total fiasco foi o motivo do pai de Ruby ter saído de casa, por que nesta parte da história deu até para sentir as emoções que a autora queria explorar, mas também não é tanta coisa assim para um livro de 224 páginas. O outro motivo é a narrativa que apressar do enredo chato e maçante fez como que eu concluísse a leitura deste livro em pouco tempo.

Eu recomendaria este livro para um público mais jovem, mais teen. Eu acho que eles se identificariam mais com as emoções da Ruby, o que eu não aconteceu comigo, se deu para perceber (rsrsrsrs). Por hoje é só e quero ver todo mundo dando suas opiniões sobre a resenha, beleza?

iluj 13/08/2012

www.meninadabahia.com.br
Resenha Conselho de amiga

Ruby está completando 16 anos, até então o seu dia seria comemorado como todos os outros aniversários anteriores, uma comida especial para o jantar feita pela mãe, um presente dado por ela e um bolinho com velinhas para assoprar com as amigas, no entanto ela não esperava que desta vez ela fosse ter uma surpresa especial, seu pai, que resolveu aparecer após sair de casa quando ela tinha 10 anos, e nunca mais manteve um contato até então.

Katherine está de volta e joga para mim a Polaroid como se fosse um disco de praia:

- Visita para você.

As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.

Meu pai.

Pag.17

O que poderia ser um dia especial acaba em desastre, Ruby não sabe o que fazer com tudo isto, afinal como lhe dar com uma pessoa que te abandonou e até então nem sequer mantinha um contato. E como se não bastasse a visita surpresa do pai, Ruby vai descobrir que nem sempre deve confiar cegamente em suas amigas, ela vai se surpreender e também aprender, que pode sim decidir por conta própria, às vezes um “conselho de amiga” pode não ser tão bom assim, independente da quão boa à intenção possa ser. Mas calma, nem tudo na vida de Ruby é um completo desastre, em meio a visita do pai e amiga com segredos, um garoto entra em cena, e Ruby vai descobrir que apesar de tudo , ela pode aproveitar a vida um pouco e deixar os problemas de lado.

Pego o envelope com a ponta dos dedos cuidadosamente, como se fosse algo quente. A tinta aul vibra letras borradas até que eu me agacho contra a parede para deixar de tremer.

Embora o envelope seja endereçado a “Rubes”, alguém já o tinha aberto. Ela.

Pag.79

Siobhan Vivian escreve uma historia cativante, onde a leitura flui de uma formar tão rápida, que as paginas vão passando e você se prendendo a historia cada vez mais, querendo saber como Ruby irá lhe dá com toda esta situação, sem falar do segredo que uma de suas amigas guarda dela.

Não há como não curtir Ruby e suas amigas, a relação de amizade , o companheirismo, os conflitos, as duvidas e os medos. Os personagens se mostram autênticos em seus sentimentos, Ruby sofreu muito com a separação dos pais, algo que se nota bem no

livro nas suas lembranças, e apesar de parecer ter superado o sumiço do pai, a volta dele a deixa muito abalada. Afinal porque ele voltaria?

Ruby vai aprender que as vezes o melhor é saber a verdade e encará-la seja como for, e assim poder seguir em frente , superar as perdas e crescer.

Conselho de Amiga é um daqueles livros, que vai te cativando aos poucos com a sua historia, pra quem curte este estilo recomendo.

A neve caia impiedosamente nas suas botas. Meu pai largou suas coisas no caminhão. Ele me disse duas vezes para descer, mas não ouvi. Lagrimas quente corriam por meu rosto.

Quando seus braços me alcançaram da capota, me fingi de morta. Era uma brincadeira que fazíamos quando era pequena. Mas em vez de me fazer cocegas ou fingir uma luta, meu pai me pôs no chão como se não fosse nada. E sem dizer uma palavra, partiu com o carro.

Pag.32

AndyinhA 12/08/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Quando li o livro anterior da autora – Não Sou Este Tipo de Garota – esperava alguma coisa divertida e dinâmica, mas a personagem acabou se mostrando monótona e até um pouco repetitiva e de repente toda aquela luta e ideia do inicio do livro se perdeu. Por isso que ao ler esse já sabia que não ia ser assim algo tão diferente, já esperava por algo assim.

O problema deste livro foi o enredo: crise existencial, mãe que não conta a filha sobre quem é o pai, amigas que querem ser superiores e o pior – protagonista que quer que todo mundo resolva as coisas por ela. Nem vou falar muito dos pais da menina, e me focarei mais nas amigas, afinal este é o nome do livro. Não consegui gostar da protagonista, é chata, mimada, irritante e quer que alguém para resolver os problemas dela. Quase vive num mundinho que se sofre uma alteração ela fica sem saber o que fazer.

Para saber mais, acesse: http://ow.ly/cULBs

Ana Luiza 12/08/2012

Amiga??

É o aniversário de Ruby e a pequena comemoração na sala de casa se torna estranha e desconfortável quando seu pai aparece de surpresa para lhe desejar feliz aniversário. Ruby não vê o pai há dez anos, desde o dia em que ele juntou suas coisas e abandonou ela e sua mãe por motivos desconhecidos.

“A neve caía impiedosamente nas suas botas. Meu pai largou suas coisas no caminhão. Ele me disse duas vezes para descer, mas não ouvi. Lágrimas quentes corriam por meu rosto. Quando seus braços me alcançaram na capota, eu me fingi de morta. (...) Mas em vez de me fazer cócegas ou fingir uma luta, meu pai me pôs no chão como se não fosse nada. E sem dizer palavra, partiu com o carro.”
(Pág. 32)

Ruby não estava preparada para o encontro inesperado com o pai. Mesmo que, de certa forma, esperasse por esse momento há anos, a garota se apavora e acaba fugindo do encontro. A separação repentina dos pais traumatizou a garota, fazendo com que tivesse problemas na escola e uma relação distante e desconfortável com a mãe. Mas esse tempo já passou e não foi graças às terapias com psicólogos e sim a Beth, a amiga de infância de Ruby. E é a Beth que Ruby recorre após o encontro com o pai.

“- Só estou dando um conselho de amiga – me cutuca com os ombros ossudos. – É meu dever."
(Pág. 48)

Beth logo começa a dar conselhos a Ruby, acompanhada de Maria e Katherine, outras duas amigas da dupla. Maria é uma garota extrovertida e namoradeira, adora falar sobre sua vida, mas sabe escutar. Já Katherine é uma garota impulsiva e de personalidade forte, o que faz com que Ruby não goste muito dela, apesar de que a garota está passando por problemas similares ao que Ruby enfrentou na infância.
A crise causada por Jim parece passar e Ruby tenta retornar a vida normal, esquecer que o pai apareceu de novo na sua vida. Mas, a tarefa não se mostra tão fácil assim. Em uma tentativa frustrada de se distrair, Ruby acaba conhecendo Charlie, um garoto super fofo que têm muita coisa em comum com Ruby. Mas, mesmo com a presença de Charlie, Ruby não consegue tirar o pai da cabeça.
Seguem-se dias de muita confusão, pequenas coisas causam grandes desentendimentos e Ruby acaba entrando em uma montanha russa de sentimentos, que a levará a ver um outro lado de suas amigas.

“Às vezes é duro encara uma família tão feliz e certinha, enquanto tudo o que tenho é uma mãe desajeitada e uma melhor amiga que não entende nada.”
(Pág. 129)

Conselho de Amiga é um livro cheio de conflitos, todos bem reais. Não é fácil para ninguém lidar com os problemas dos nossos relacionamentos diários, mas como Ruby descobre, não se pode fugir dos problemas.
Os conflitos são reais, assim como os personagens. Não me apeguei a nenhum personagem e tomei bastante antipatia da protagonista, Ruby, e da Beth. Achei a Ruby bem infantil, extremamente tola e muito dependente emocionalmente das outras pessoas. A personalidade da garota faz com que ela vire uma bonequinha na mão da controladora Beth, que faz o que quer com Ruby, além de dar péssimos conselhos. Sou o tipo de amiga honesta, não minto ou escondo algo só para evitar que minha amiga se machuque. Pelo contrário, dou os conselhos certos, mesmo que eles machuquem a minha amiga, prefiro dizer a verdade, sempre deixando claro que estarei lá quando ela precisar, tudo claro com um limite. Beth e Ruby têm uma amizade que aparentemente é bonita, mas que no fundo é maléfica para ambas. Ruby depende tanto de Beth que não consegue viver por si só e Beth gosta tanto de uma Ruby dependente, que prefere enganar e machucar a amiga, só para manter a “amizade” como está.
A narração é outro ponto que me desagradou. Achei que a autora não foi clara em alguns momentos e do nada ela surgia com uma metáfora, muitas vezes sem sentido.
Quanto à edição, não há o que reclamar. Não encontrei erros e achei bom o tamanho das letras e a cor do papel. Como tenho muita dor de cabeça, prefiro livros com papel em tons amarelados, já que o branco dói minhas vistas.
Não sou muito fã de histórias que abordam conflitos comuns ao nosso dia a dia, o que somado aos personagens e a narrativa resultou em uma leitura não muito agradável. A leitura só não foi pior porque o livro não é grande e que, para mim, a autora soube acabar a história de modo adequado.
Apesar de não ter curtido muito a leitura, o livro me fazer refletir sobre amizade. Até onde é uma amizade é saudável? Existem limites para amizade? Para mim, é importante cultivar amizades verdadeiras e longas, mas diferente da Ruby, também gosto de fazer novas amizades. Mas, mesmo com as amigas mais intimas é preciso impor limites. Dou conselhos e recebo conselhos das minhas amigas, mas nunca deixo que elas decidam por mim ou que deixem que eu decida por elas. Amizade é bom, faz bem, mas é preciso saber selecionar as boas amizades e claro, os bons conselhos. Conselho de Amiga me fez perceber que é preciso por limites até na amizade e que não se pode depender emocionalmente delas, afinal, amigos vêm e vão, por mais inesquecíveis e importantes que eles sejam.

“Então percebi. Tinha acabado. (...) A escuridão dos meus pensamentos deu espaço para uma claridade, um sentimento honesto que não quero mais esconder.”
(Pág. 20/21)

Autora: La Mademoiselle

*Lembrando que esse livro é um dos prêmios do Top Comentaristas: Agosto (http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2012/08/top-comentaristas-agosto2012-especial.html).

Up Sagas 08/08/2012

Antes de pegar Conselho de Amiga na minha estante, tinha sérias dúvidas sobre o mesmo. Não sabia o que esperar, na verdade. Nunca li Não Sou Este Tipo de Garota ou nenhum outro da Siobhan Vivian, e ainda por cima havia lido comentários não tão animosos sobre ele. Mas o livro meio que me surpreendeu. Acontece que ele não é ruim, pelo contrário achei o enredo muito bom, ele apenas peca em alguns aspectos o que o deixa meio “maçante” nas primeiras páginas.

O melhor do livro é o fato da história ser mais próximo o possível com o mundo real. Na verdade, se a ela fosse baseada em fatos reais eu não me surpreenderia. O drama de Ruby com o pai, que a abandonou com a mãe e retorna bem no dia do aniversário de 16 anos da garota poderia muito bem acontecer com qualquer pessoa, assim como o que os eventos que acontecem nos dias seguintes. A Siobhan simplesmente criou uma história normal, sem fatos mirabolantes ou impossíveis. Acho que de todas os livros que já li essa é a história mais realística, e esse é um ponto muito positivo.

Já não posso falar tão bem assim da narração. Mesmo sendo a principal, a mocinha definitivamente passa longe dos meus personagens preferidos. Ela me pareceu um pouco “sem sal”, e a garota simplesmente não consegue gostar de Katherine, que durante o livro não provou nenhuma vez ser merecedora desse tratamento. Claro que as vezes não conseguimos gostar de certa pessoa mesmo ela não nos fazendo nada, mas foi simplesmente estranho, já que ela estava passando pela mesma situação que Ruby, ou então simplesmente pelo fato de Katherine ser uma das minhas personagens preferidas.

Não gostei das características das amigas apresentadas na sinopse, as fazem parecer algo diferente do que são realmente no livro. Como já mencionei, acredito que Katherine - supostamente “perigosa” – seja uma das melhores personagens dele. Beth é uma personagem que você fica “em cima do muro”. Não entendi porque ela fez a besteira enorme com Ruby, e os motivos dela não me convenceram direito. Charlie, que apesar de ser um menino foi o personagem que mais me agradou e me identifiquei com sua paixão por fotografias e sua personalidade.

O livro não é ruim, apenas não apresenta nenhuma história comovente ou extraordinária. Conta apenas a vida de uma garota que vivia um “drama” familiar, que na verdade é uma história atual (não me surpreenderia se fosse baseada em fatos reais). Acho que o único ponto negativo foi a forma que ele foi narrado, principalmente porque Ruby está longe de ser uma das melhores personagens. Acredito que seria um pouco melhor se fosse em terceira pessoa. Conselho de Amiga não é um livro muito profundo, mas com certeza vale a pena dar uma conferida.

“Pode ser que a resposta tatuada no meu coração seja “talvez”. Ou “sim”. Mas eu me controlo para responder o que é melhor para mim, que sei que é certo, que sei que é racional.

- Não, não quero.”

@Thah_Rodrigues 03/08/2012

Resenha Conselho de Amiga
A história começa quando Ruby completa 16 anos, na sua festa de aniversario seu pai aparece depois de 6 anos sem dar noticias, mas o que Ruby quer e curtir com suas amigas e deixa o pai sozinha e foge da festa, a história e calma onde Ruby recordará vários momentos do passado, onde ela percebe que não dá para confiar em todos os seus amigos, e um garota a deixa balançada, conflitos necessários na historia serão fundamental para o desfecho da história.

Leandro | @obibliofilo_ 02/08/2012

Antes de começar a leitura de "Conselho de Amiga", acreditava que não iria me decepcionar, pelo fato de já ter lido "Não Sou Este Tipo de Garota" escrito pela mesma autora e também publicado pela editora Novo Conceito. Mas infelizmente aconteceu o contrário.

[SINOPSE] Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

A história começa no aniversário de dezesseis anos de Ruby. Ela está em casa, com sua mãe e suas grandes três amigas: Beth, Katherine e Maria. Todos estão felizes, até que o seu pai — Jim — aparece e sem querer, acaba com a festa. Ele a abandonou quando ela tinha apenas dez anos, sem ao menos explicar o motivo de sua saída. Sua mãe nunca quis comentar sobre o assunto, fazendo com que Ruby criasse sua própria conclusão sobre o caso.

E com a volta do seu pai, Ruby começa a se questionar se deve ou não procurar o seu pai e descobrir o real motivo de seu pai ter saído da sua casa. A partir deste momento, ela começa a pedir conselhos à suas amigas e de quem você menos espera, é que você irá se surpreender.

Eu até conseguia entender algumas atitudes da Ruby, mas houve momentos em que ela me irritou bastante, com atitudes completamente infantis para a idade dela. Eu entendia os problemas pelo qual ela estava passando, mas imaturidade tem limite — pelo menos para mim.

"Estou desorientada. Charlie está inclinado sobre mim, de olhos fechados, cabeça ligeiramente para a esquerda. Vai acontecer. meu primeiro beijo! Fecho os olhos e espero. Quando os lábios se tocam, surge uma faísca. Um choque elétrico. Ou o que é?"

O começo foi lento e até demorou um pouco, para que a leitura de fato melhorasse. E sinceramente o que mais me deixou irritado foi o final. Eu detesto livros que têm um final vago. E com esse livro não foi diferente. Parece que a autora começou a escrever a história e de repente parou, como se a história estivesse ótima e o final melhor ainda — doce ilusão dela!

Concluindo, o livro é razoável. Se você, mesmo assim, ainda tem interesse em ler o livro, não hesite e leia. Porém, advirto: Não espere uma grande história, pois você pode se decepcionar.

Fica a dica!

Paloma Viricio 28/07/2012

Quer um conselho de amiga?
Por Paloma Viricio

Ruby é uma menina tímida, simples e um tanto perturbada quando a questão é relação familiar. Na festa de aniversário de 16 anos da jovem, o pai dela retorna após anos ausentes da vida da adolescente e da mãe. Mas, por onde será que ele andou? Por que ele teve que deixar a família? Quais as explicações para ter abandonado Ruby em uma singela manhã nebulosa? Ela recebe de presente materno uma câmera polaroide e a paixão por fotografia aflora na vida da garota.

Beth é a melhor amiga de Ruby, sempre conviveram desde os tempos infantis e andam juntas para cima e para baixo. Maria e Katharine, também fazem parte do grupo de amigas, só que Ruby não confia tanto nelas. Maria é um tanto descolada, está frequentemente confundindo as meninas com os relacionamentos amorosos instáveis dela. Já Katherine faz parte da ala esportiva e enfrenta muitos problemas familiares, mas diferente de Ruby ela sabe a essência dos mesmos.

Em uma festa, Ruby conhece Charlie, um adorável rapaz que pode despertar um sentimento mais forte na moça. Mas, pistas sobre a ausência do pai de Ruby começam a surgir e o passado força fazer-se presente. Será que ela pode confiar nas amigas para ajudar a solucionar esse mistério? E quando elas agem de forma não confiável? Será que Beth é realmente a melhor amiga da menina? Isso, você descobrirá lendo essa maravilhosa obra que prende o leitor e revela um final surpreendente.

A Capa do livro é muito bonita, simples e traz sensação de conforto e felicidade, mesmo essa não estando presente o tempo todo na trama. As páginas são amareladas e as letras confortáveis facilitando a leitura. A diagramação também está de parabéns, bem organizada e clara. Conselho de amiga é mais que uma singela obra voltada para o público juvenil, ele mostra como a vida pode nós colocar em situações difíceis e inesperadas, além de explorar as reações e atitudes que podemos ter diante dessas. Uma questão é certa: Se não podemos mudar o passado, devemos tentar construir um futuro diferente e agradável. Super indicado. Boa leitura.

O trabalho Quer um conselho de amiga? de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Bruna 28/07/2012

Conselho de Amiga
O livro começa no aniversário de 16 anos de Ruby, e como sua mãe não tem dinheiro para lhe fazer uma festa suntuosa como geralmente ocorre nos 16 anos de meninas americanas, Ruby comemora alegremente em casa com sua mãe e suas três melhores amigas: Beth, Katherine e Maria.
A comemoração está indo bem e as meninas não veem a hora de ir para longe dos olhos da mãe de Ruby para começar a comemoração de verdade. Porém na hora do parabéns a campainha toca e o pai da Ruby, que não a visita há mais de 6 anos é quem entra, para desespero da adolescente que o deixa sozinho com sua mãe e vai para rua com as amigas.
A muito tempo Ruby sofre com a partida repentina do pai, não entende como isso aconteceu e mesmo depois de anos de terapia ela ainda encontra muita dificuldade em se relacionar com garotos devido ao que aconteceu com sua família.
Quando as quatro amigas estão em um brechó, procurando roupas para a festa de Beth, que será uma festa a fantasia no dia no do Halloween, Ruby faz uma terrível descoberta, no bolso da calça de Beth, Ruby encontra uma carta de seu pai, dizendo que vai ficar uma semana em um hotel na cidade caso Ruby decida conversar com ele.
Ruby fica totalmente arrasada com Beth, mas será um caso de traição ou de proteção excessiva?
“Escute, sei que você está com medo de alguma coisa que alguém possa descobrir sobre você, mas não pode deixar que o medo a domine. Isso faz parte de você.”
Viviane 06/08/2012minha estante
Embora esse livro seja bem teen adorei lê-lo, você expôs na sua resenha fatos que são importantes e nos eixam afim de saber mais sobre a protagonista.
Gostei muito.