Conselho de Amiga

Conselho de Amiga Siobhan Vivian

Resenhas - Conselho de Amiga

Mayara.Zampieri 02/08/2023

Conselho de amiga
Achei o livro ruim , não quero te desencorajar querida , mas , achei que o que o livro propôs na sinopse não foi feito , esperava um clichê e fui surpreendida com com 4 assuntos que não tiveram nem pé nem cabeça.
Se vc está procurando uma personagem forte , pode virar a página , porque nesse livro vc não vai achá-la .
3 2 1 Off-line

Luanna.Maba 07/06/2022

Se conselho fosse bom....
Ruby é uma adolescente que enfrentou um acontecimento muito dificil quando era muito pequena. Seu pai abandonou ela e sua mãe quando ela tinha 6 anos de idade e nunca mais apareceu nem deu notícias. Ela tinha sua melhor amiga Beth pra ajudar a superar esse momento. O tempo passa e no seu aniversário o pai aparece trazendo a tona todas as dores e dúvidas que ela já havia enterrado tempo atrás. Mas o livro leva o título de conselho de amiga então vamos lá. Ela tem um grupo de amigas que aparece no decorrer de todo o livro, mas vamos focar na Beth que é a conselheira. Ela gosta de ser a melhor amiga de Ruby mas esquece que nem tudo é como ela vê e seus conselhos são quase uma regra que Ruby precisa seguir. Mas entendemos um pouco isso quando a grande revelação é feita no livro. É dificil entender todos os lados da história, assuntos delicados nos faz tomar decisões que falamos nunca tomar.
Recomendo a leitura, é bem rápida e flui muito bem.

Tausendfreund 20/02/2022

Chato
Esse livro estava largado na estante a anos (quem nunca, né?), e finalmente criei coragem pra tirar de lá, mas não sem pensar infinitas vezes em por de volta e fingir que não existe. A começar pela capa do livro. Ok, eu entendo que a ideia talvez fosse uma vibe das fotos polaroid tiradas pelas meninas ao longo da história, mas.... é, não. Foi quase impossível pra mim ler esse livro, não consegui adentrar na história, a narrativa é muito parada, chata e sem vida - assim como os personagens, que por qualquer coisinha já estão surtando e chorando. Tem muito erro de revisão e algumas frases não fazem muito sentido. O foco principal do livro são o relacionamentos familiar e entre amigas, e do nada a autora resolveu colocar um menino no meio (Charlie) - completamente sem desenvolvimento, eles não tem química nenhuma e de uma conversa nada a ver foi para um namoro mais nada a ver ainda. A única coisa que salva (um pouco) é o plot do final, que mesmo assim é mal construído e fica meio largado. Apesar de tentar trazer a tona problemas da adolescência, o livro é fraco e chato.

Jordana 05/02/2022

Enredo raso e mau desenvolvimento da história
Não comecei o livro com grandes expectativas pelas resenhas que já tinha lido, também não esperava que fosse um enredo com grandes reviravoltas, nisso eu acertei. Até a metade o livro não me surpreendeu em nada, tanto que demorei muito pra ler um livro com uma leitura tão simples.
As personagens são muito infantis, assim como a protagonista é muitíssimo egoísta. A partir da metade do livro ele me prendeu um pouco mais, que foi quando o garoto Charlie apareceu, pena que, como tudo no livro, ele também não teve um desenvolvimento e acabamos o livro sem saber qual seria sua participação na vida de Ruby.

debsrpb 20/04/2021

Livro bom, mas não surpreende muito...
No começo o livro é bem lento mas a partir da metade ele se torna impossivel de largar, eu pensei que ele teria algo a mais no decorrer, mas se mantém na mesma linha, me surpreendi com o "plot" mas ele é um livro bem leve então não vá com expectativas muito altas, perfeito para ler durante ressaca literária, achei o comportamento da Ruby um pouco infantil demais p idade dela na maior parte do livro (16 anos) e achei que a Beth fez algo muito imperdoável e passível de encerrar a amizade delas de uma vez por todas, coisa que não acontece elas só ficam menos próximas.

.Eri 02/04/2021

Decepcionante
Quando li a sinopse no fundo do livro imaginei uma história completamente diferente.
O livro inicia no aniversário de 16 anos da protagonista Ruby, que junto com a mãe e as três amigas Beth, Maria e Katherine realiza uma comemoração simples. Durante a celebração, o pai de Ruby reaparece depois de muito tempo distante, em busca de reconciliação. A partir desse momento, tudo neste livro se torna repetitivo e monótono: Ruby descobre que a melhor amiga Beth esconde segredo sobre um bilhete enviado pelo pai, começa a namorar com um garoto que conhece apenas por poucos dias e discute com as amigas.

No fim do livro é apresentado o motivo do abandono por parte do pai, do segredo guardado por Beth e apesar de tudo isso continua sem graça e sentido, apenas concluímos que a vida da personagem principal não passa de mentiras e superficialidade.
Realmente me decepcionei, pois esperava mais da obra. Acredito que não dei uma classificação menor por conta das referências culturais, já que é citado diversos artistas e obras interessantes, e também por algumas frases, que considero levar para a vida.

Leti 19/05/2020

Leitura rápida, simples e tranquila.

Mia Fernandes 01/05/2020

Conselho se fosse bom ....
Já disse um velho ditado: se conselho fosse bom, ele não seria dado, e sim, vendido.

Conselhos são bons, principalmente quando veem de amigos, daquele melhor amigo, mas não deixa de ser sugestão de outra pessoa, que está do lado de fora da sua vida. Porém, no final das contas, você tem que escolher o seu caminho com sua própria cabeça e se tiver que errar, errou, mas foi por sua própria escolha. Não vai ser porque você não seguiu o conselho do amigo, que ele vai deixar de gostar de você. Mas caso ele deixe, você já percebe que esta pessoa nunca foi sua amiga e que você não pode contar com ela. “Conselho de Amiga – se não dá para confiar em seus amigos, em quem pode confiar?” aborda a questão quando amizade entra em conflito quando opiniões adversas se mesclam entre si e trazem o caos.
Ruby achava que finalmente havia superado o trauma de ter sido abandonada pelo seu pai, quando ainda era criança. Porém, no seu aniversário de 16 anos, rodeada por sua mãe e suas amigas, eis que surge Jim, o seu pai, trazendo consigo todo um passado cheio de perguntas sem respostas e conversas sem terem sido verbalizadas. Apesar de seus problemas familiares, Rube é uma adolescente destemida, sempre em busca de aventuras. Com a ajuda de sua melhor amiga, Beth conseguiu sobreviver ao abandono paterno e seguiu em frente, e abrindo o seu círculo social para a descolada Maria e a rebelde Katherine. Tudo estava lindo e azul, até que tudo desmorona quando seu pai surge naquela trágica noite. A simples aparição dele, fez com que ela desenterrasse sentimentos e memórias esquecidas e angustiantes. Ruby agora finalmente tinha a sua chance para pode finalmente encarar o seu passado e fechar um ciclo da sua vida. Então em qual dos diversos conselhos que recebe, ela deverá seguir?

No meio do aparecimento do seu pai, o surgimento das cinzas do seu passado e o inesperado atrito com a mais leal de suas amigas, aparece na escuridão, Charlie, um novo garoto que vêm para acrescentar novas emoções na vida de Rube e quem sabe ajuda-la como reconhecer o valor de cada amizade e o que cada uma pode acrescentar na sua vida.
Siobhan Vivian escreveu uma história que transcorre de maneira bem leve, divertida, mas que somente prendeu a minha atenção quando os fatos – Charlie, o pai de Jim e as amigas de Rube – estabeleceram uma ligação que culminaria na escolha da Ruby. Um ponto totalmente a favor da autora foi o seu incrível desfecho para a história e o porquê da família da protagonista ter sido desmantelada. Realmente fiquei que nem a Ruby, surpresa com o decorrer dos acontecimentos finais desta história.

Não me vi completamente em nenhuma das personagens, não sou tão rebelde como Ruby e muito menos curti algumas de suas atitudes com a sua mãe, apesar de que no final dá para entendê-las. Suas outras amigas, Beth – para mim, ela soava muito perfeita, o tipo de pessoa que quer mandar na vida de sua amiga e acha que tem a resposta para tudo e qualquer problema; a popular Maria, por eu inicialmente rotulá-la como “garota fácil” fui surpreendida positivamente por suas maneiras no decorrer no enredo, e Katherine – exemplo de garota incompreendida pelos pais e optou pelo jeito rebelde como uma maneira de chamar a atenção deles. Com todas essas nuances, podemos facilmente encontrar essas personagens em rodas de amizade da vida real. Quem é que nunca teve contato com alguma delas?

Esse já é o segundo livro, consecutivo que eu li, que utiliza o recurso de máquinas fotográficas para contar a história sobre o ponto de vista da protagonista. Rubes ganha no seu fatídico aniversário, uma Polaroid retro de sua mãe e a partir do primeiro rola de filme, acompanhamos cada passo na vida de Rubes, cada flash, contendo uma história, ligando um fato no outro. Não é a toa que através desta máquina que Ruby conhece o fofo Charlie. Foi essa recente paixão pela fotografia que me fez prestar mais atenção a história e aos sentimentos da protagonista.

Apesar de eu não pertence a este grupo de amigas, elas proporcionam um conselho para leitor: mostrar que verdadeiros amigos podem e devem ser diferentes um dos outros, e que não faz problema eles fornecerem conselhos para a sua vida, o que importa é que eles respeitem a sua escolha final, seja ela qual for.
XOXO
Mia Duarte.
Fica a dica: o verdadeiro amigo vai estar sempre do seu lado, para o bem ou para o mal.

JosyPereira 30/03/2020

Parece bom.
Ao ler o início, imaginei que fosse algo bem legal e quem me deixaria entretida, porém, quanto mais eu avançava eu via que toda a minha esperança sobre o livro tinha ido por água abaixo.
Com toda certeza ele não tem nada haver com a descrição. Me decepcionei, afinal, não esperava isso...

Biblioteca Álvaro Guerra 11/12/2018

Formado por personagens reais,os quais possuem emoções autenticas, este romance promete
ser divertido e comovente ao mesmo tempo.
- Kirkus Reviews

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788563219305

(Na)nda 09/12/2018

Conselho de amiga
A ideia da história é ótima, porém não me prendeu. Achei desinteresse e meio confuso, além de não ter simpatizado muito com a personagem principal e suas amigas. Custei muito terminar de ler e não recomendaria.

Kymhy 29/03/2018

Conselho de Amiga - Siobhan Vivian
Após comemorar seu 16º aniversário, Ruby vê sua vida ficar de ponta cabeça com o ressurgimento do seu pai. Sem saber o que fazer, pedirá conselhos para suas amigas. Mas será que todo conselho é bom e deve ser acatado cegamente?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-conselho-de-amiga-siobhan-vivian/

Fernanda 10/09/2017

Resenha: Conselho de amiga
Complicado falar deste livro. A capa achei bonitinha, lembra a adolescência, a época de escola no ensino médio, lembra de um tempo que as amigas tinham tempo de se reunir para colocar papo fora.

O livro em si: a história é realmente ... legalzinha. Peço que não caiam em cima do meu "legalzinha", usei essa expressão para resumir o que achei do livro como um todo. Como vocês podem ler na sinopse, a história se baseia na vida de uma adolescente e sua vida, nessa fase sempre com grandes problemas, grandes dúvidas, confiança demais em algumas pessoas, desconfiança em outras, revoltas pela vida dos pais (no caso desse livro, separados) e os motivos que levaram a essa separação, relacionamento da personagem principal com a mãe, visões do mundo e dos pequenos problemas que aparecem.

Não acho esse contexto ruim, pelo contrário, acho interessante, mas interessante para pessoas da idade da personagem, não desprezando pessoas que não estão na adolescência e que gostaram do livro. Mas na minha opinião é um livro mais jovem e apesar de eu ter achado a história legalzinha, não me conquistou, aliás tive grande dificuldade em terminar o livro. A história não chamou minha atenção, acho que saí da fase dos livros tratando de histórias de adolescentes, fato esse que não me torna nem melhor nem pior do que o grupo de pessoas que adoraram ele. Além disso, achei um pouco "solta" a história, pelo menos eu não encontrei uma conexão firme entre os capítulos, algo que realmente fizesse prender a atenção.

Para quem curte histórias sobre jovens enfrentando a fase da vida onde tudo muda, ou quase tudo, para pessoas que gostam de algo leve esse livro com certeza pode conquistar, mas na minha atual fase de leitura...infelizmente não conquistou.

site: http://trilhas-culturais.blogspot.com.br/2016/05/resenha-conselho-de-amiga.html
Luana 30/04/2018minha estante
Comprei o livro recentemente e pra falar a verdade também acho que não vou gostar muito porque já passei dessa fase. Peguei mais pra ser uma distração porque esses livros me fazem dar muita risada, mas também me fazem ficar emocionada quando fala de família porque mesmo você sendo um adulto família sempre será um drama ??.
Mas sua resenha foi muito boa tirou minhas dúvidas e reforçou a ideia ?

tululci 03/02/2017

O livro e bom
O livro e um livro bom a historia e boa o enredo mas esperava mais coisa dele sabe a ruby e mt chata exagera mt por pai ter abandonado ela e enche o saco das amigas com isso mas a historia e boa esperava mais do final o final foi sem logica mas pra quem gosta da siobhan recomendo.

Lisse 17/04/2016

Eu realmente estava esperando algo muito melhor da Siobhan Vivian, simplesmente porque quando vejo o nome dela só lembro de "Não sou este tipo de garota", que eu AMO e para mim é uma referência muito boa de um YA.

Infelizmente nesse a autora não trouxe as temáticas que eu esperei, e sim uma garota confusa que não sabe o que fazer a respeito do seu pai que abandonou mãe e filha. E foi muito irritante cada dúvida e apreensão que envolvia a história. Ruby é uma jovem que vive para suas amigas, pouco conversa com a mãe e não sabe o é a vida.

" - Sei que parece loucura, mas a dor pode ser algo bom. Ela nos põe em contato conosco mesmos. Por que você acha que meu pai é tão bom? Porque ele é muito triste"

A única coisa que eu realmente gostei na Ruby foi seu lado sarcástico e com as palavras voando de seus pensamentos. Porque esse é um livro mais introspectivo do que com diálogos; a autora usou muito isso o tempo todo, e por isso senti que a personagem não era verdadeira a maior parte do tempo. E quando o fazia, geralmente magoava as pessoas ao seu redor.

"Meu pai também quer pedir desculpas. Usar meu perdão para diminuir seu sentimento de culpa, como Beth me disse no parque. Infelizmente, não estou me sentindo muito piedosa e também estou cansada de ter pena de mim mesma."

Além disso, as amigas não eram tão amigas assim no meu ponto de vista, o que fez o livro ter mais um ponto negativo. Pois eu queria mais lealdade e divertimento da parte delas. Beth é dita como leal, mas a própria Ruby duvidou tanto dela que eu passei ter um olhar dúbio para com ela. Katherine também tem seus próprios problemas familiares que é um pouco descartada pelas amigas, e a Maria é uma das melhorzinhas, sendo mais divertida com a sua língua solta.

O romance poderia ter sido melhor trabalhado. Charlie é um bom personagem que foi muito pouco explorado. Queria ter visto mais dele e de seu pai no livro, suas incertezas e o cuidado amoroso que tinha com o patriarca de sua família.

Terminei com o sentimento de que eu preciso ler outra coisa da autora para tirar essa má impressão!