Travessia

Travessia Ally Condie

Resenhas - Travessia

Jaqueline 16/06/2012

Atenção: esta resenha pode conter spoilers para quem ainda não leu "Destino", obra que dá início a série de mesmo nome.

Sequência do sucesso distópico "Destino", "Travessia" é o lançamento do mês de Junho da editora Suma de Letras. Depois de um primeiro livro tão marcante, confesso que fiquei um pouco decepcionada com esta continuação, principalmente em decorrência da mudança de cenário e da própria situação do livro - uma obra de passagem, ou simplesmente de construção, para um novo rumo da trilogia.

Na saga criada pela americana Ally Condie, a Sociedade - grupo que governa a população - proporciona uma vida confortável e segura aos Cidadãos exercendo um extremo controle da vida cotidiana de cada pessoa. Seu emprego, suas formas de lazer, sua alimentação e até mesmo seus sonhos são monitorados e regulados pelo Estado. Apesar de toda essa rigidez, as pessoas seguem suas vidas completamente satisfeitas - ou era isso o que Cassia, a nossa corajosa protagonista, pensava.

Após descobrir o lado sujo da Sociedade, com toda as injustiças, mentiras e crueldades que a mantem soberana, Cassia partiu em busca de Ky nas Províncias Exteriores, um local onde jovens anômalos são enviados para a morte por ordens da Sociedade. Porém, além de buscar aquele que lhe ajudou a abrir os olhos para enxergar o mundo como ele verdadeiramente é, a nossa mocinha tem um outro objetivo, alimentado desde a morte de seu avó: descobrir mais sobre as pessoas que não aceitaram as normas da Sociedade e formaram a Insurreição.

O desenrolar da história de "Travessia" se passa nas Províncias Exteriores, uma região desolada e repleta de cânions que há muitos anos abrigaram as pessoas que há muitas décadas atrás escolheram não fazer parte da Sociedade, mantendo-se à margem das regalias e mentiras que sustentam essa forma de organização social. Lá, a vida é dura e as pessoas morrem cedo, sejam pelos mal-tratos da natureza ou pelos ataques da Sociedade, que polui rios e massacra agricultores apenas porque eles se recusam a viver dentro dos limites esperados. Segredos ganham vida quando pistas sobre a Insurreição surgem a cada capítulo, e esse foi o aspecto que mais chamou a minha atenção durante toda a leitura.

Diferentemente do primeiro livro da série, este livro é narrado em pontos de vista alternados entre Cassia e Ky. Essa mudança me agradou, mesmo fazendo com que eu detestasse certos aspectos da personalidade do garoto. Descobrir suas motivações, medos e anseios teve um efeito ambíguo em mim: sim, foi bom desvendar um pouco mais sobre sua família e seu passado, mas seus receios e convicções me decepcionaram muito, principalmente quando eles entraram em choque com os objetivos de Cassia, uma vez que esses conflitos consomem a maior parte do livro. Em vários momentos eu apenas torcia para que o bonzinho Xander voltasse logo, especialmente depois que um segredo muito perigoso sobre o melhor amigo e primeiro Par de Cassia veio à tona, o que me fez vibrar sozinha de tanta empolgação. De qualquer modo, a resolução deste estranho triângulo amoroso ainda me parece distante, uma vez que resta apenas mais um livro programado pela escritora para finalizar esta série e o final de "Travessia" se mostra inconclusivo em relação a isso.

O ritmo da narrativa é um pouco mais frenético do que no seu antecessor, mas isso não se consagrou como um grande diferencial para mim: o aumento da carga dramática do livro no meio "do nada" me pareceu sem propósito e eu senti falta de um foco maior nas maquinações da Sociedade, como os ataques aos jovens inocentes das Províncias e o monitoramento que ela mantem até mesmo sobre as anomalias. Com novos personagens, como a misteriosa e esperta Indie, e um cenário "à parte" da Sociedade, eu achei este livro estimulante e bem interessante, mas só isso. Em grande parte, isso foi causado pela minha alta expectativa, mas eu também senti falta daquilo que me cativou durante a leitura de "Destino": a engenhosidade da própria sociedade distópica criada pela autora.

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com

Psychobooks 12/06/2012

Classificado no Psychobooks com 3,5 estrelas
Resenha Dupla

Há toda uma expectativa que envolve a continuação de uma série, ainda mais quando o primeiro volume causa tanto impacto e nos deixa no final da leitura com tanta ansiedade pela sua continuação. A leitura foi rápida, confusa, frustrante e, de certa forma, empolgante. Vamos explicar:

Claro que Cassia iria atrás de Ky. Isso era fato. O desenrolar das coisas é que ficaram bem confusas.

Além de confusas, ficaram um pouco enroladas, deixando a sensação de que os personagens estavam correndo contra o tempo, mas o inimigo é invisível. Faltou uma motivação real para toda essa correrria.

Já começamos com a mudança da narrativa. No livro “Destino”, conhecemos apenas a visão de Cassia, suas dúvidas, sua inocência e suas descobertas. No segundo livro, a autora resolveu dividir a narrativa entre o Ky e a Cassia, alternando os pontos de vistas para podermos acompanhar cada um deles em sua jornada. A preocupação de cada um com o destino do outro é palpável durante toda a narrativa.

Eu gosto quando o autor usa pontos de vista diferentes na narrativa, pois deixa o leitor entrar na cabeça dos personagens, saber como eles se sentem em relação a algum fato e o principal, não tem como esconder os verdadeiros sentimentos do leitor. Mas não é qualquer autor que se dá bem com essa fórmula, se usada da forma errada, deixa a leitura muito confusa.

Continue lendo: http://www.psychobooks.com.br/2012/06/resenha-dupla-sorteio-travessia.html

CooltureNews 05/06/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Não tenho palavras para descrever o quanto estava ansioso para ler esse livro, lembro que Destino foi o primeiro livro que recebi da Suma de Letras em decorrencia de nossa parceria e deste momento em diante tive a certeza que a editora e essa série em especial, entrariam no seleto grupo das minhas preferidas. Continuando com as "primeiras vezes", essa também foi minha primeira experiência com livros distópicos, que também acabou tornando um vicio, tanto que àqueles que acompanham o site a algum tempo, certamente já viram algumas outras resenhas minhas desses livros.

Em Travessia somos apresentados a um novo cenário, novos personagens e principalmente uma nova forma de contar a história, a narrativa é intercalada entre o ponto de vista de Cassia e Ky, o que funcionou muito bem durante o periodo em que eles estiveram em locais separados, a partir do reencontro esse método tornou a leitura um pouco confusa.

Em contra-partida, com esse novo método de narrativa tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Ky, seus pensamentos, medos, justificativas e a intensidade de seu amor por Cassia, gostaria de enfatizar a palavra pouco, afinal o personagem continuou extremamente misterioso. Alguns personagens fizeram falta nesta obra, realmente esperava ver mais o Xander e a questão do triângulo amoroso, responsável por algumas das melhores cenas no livro anterior.

Em Travessia, Cassia abandona a Sociedade e parte a procura de Ky através das Provincias Exteriores, o fato da trama não se passar dentro da Sociedade me desanimou um pouco, fiquei tão fascinado pela Sociedade em Destino que simplesmente esperava mais informações sobre a mesma. Compensando, de forma brilhante, a autora nos apresenta o outro lado, o de fora.

Travessia, como todo bom (ou não) segundo volume de uma trilogia manteve o padrão de ser uma simples obra de ligação entre o inicio e o final, a autora soube aproveitar muito bem o desenvolvimento do livro para colocar vários ganchos para o desfecho. Ansioso demais pelo desfecho desta história, série recomendadíssima.
Dand 19/07/2012minha estante
faz tempo q li destino e n to la mt ansiosa p ler esse. minha irmã leu, disse q n era ruim,mas tbm n era mt interessante