Travessia

Travessia Ally Condie

Resenhas - Travessia

Sarah 04/05/2014

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
ATENÇÃO: Esse livro é o segundo livro de uma série, cujo primeiro livro é Destino. Essa resenha terá spoilers do primeiro livro, e não é recomendada para quem não leu o mesmo.

"Não entre docemente naquela boa noite,
A velhice deve arder e delirar ao fim do seu dia;
Revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz."

No último livro, Cassia começa a se revoltar e Ky é levado bruscamente da Sociedade de madrugada, desaparecendo em rumo às Províncias Exteriores, ao que parece ser a morte certa. Nesse volume Cassia parte à sua procura, e acaba descobrindo que ele conseguiu fugir para os Cânions da região. Apesar de ser boa a notícia de que Ky não está morto, ela traz um novo perigo: não se sabe de ninguém que tenha entrado nos cânions e voltado. Continuando sua busca, Cassia encontra sinais de uma vida fora da sociedade e uma rebelião se formando, e as coisas nem sempre são o que parecem ser.

Deixando a Cassia chata no livro anterior, aqui vemos uma personagem mais amadurecida, mais consciente de suas decisões. Fiquei muito feliz de ver essa transição, que foi feita de forma natural, nada forçado. Ky também nos mostra um outro lado e alguns detalhes de seu passado são revelados. Novos personagens são introduzidos (e amados) e Xander consegue surpreender em alguns momentos.

Esse livro foi bem mais reflexivo do que o outro, explorando a força e vulnerabilidades dos personagens. Apesar de focar em parte a vida fora da Sociedade, também nos mostra o quão longos são seus braços e quão pesadas suas influências. Conhecemos mais sobre as Anomalias e Aberrações, como surgem e como são tratadas.

Sinais de uma rebelião começam a aparecer, e os personagens dividem suas opiniões quanto a ela. Foi bom ver argumentos formados e embasados, ao invés de um simples: não gosto e pronto. O livro continua sólido e bem estruturado, e a história continua intrigante, com um toque de mistério. Assim como o anterior, traz uma sensação de como somos sortudos.

Devorei esse livro muito rapidamente, e adorei a capa, tem muito a ver com a história. A diagramação ficou muito bem feita. Uma coisa que fez muita diferença nesse livro foi a mudança de narrador; ao invés de ser narrado somente por Cassia, os capítulos são intercalados entre ela e Ky, o que traz uma visão totalmente diferente do enredo.

site: http://www.sincerando.com/2013/11/travessia.html

Grazi @graziliterata 18/04/2014

Eu sinceramente não gostei dessa trilogia, achei muitooo parada, não é uma estória que te prende que você não consegue mais parar de ler. Só li a trilogia toda porque já tinha comprado os três livros. Uma coisa boa, é que a autora coloca em capítulo o nome de quem tá narrando, assim você não fica perdida (o). Mas a mensagem que a estória me passa é que às vezes a gente rejeita tanto alguém, mas um dia nós podemos precisar dessa pessoa que rejeitamos, e segunda mensagem: é que se nós todos nos unirmos, podemos melhorar mais coisas em menos tempo.

site: http://blogdietaecultura.blogspot.com.br/2014/04/trilogia-destino-ally-condie.html

Rose 14/01/2014

Neste volume acompanhamos a procura de Cássia por Ky que foi mandando para as "Províncias Exteriores" para a própria morte. Não que isso seja explicado pela Sociedade, mas a verdade é que quem é mandado para lá, dificilmente vive para contar estória.
A procura é difícil, Cássia pode ser pega a qualquer momento, mas ela não desiste, e ainda conta com uma pequena ajuda de seu grande e fiel amigo, agora também "par" Xander.
Mas Cássia não tem nem ideia do que Xander tem para lhe revelar, e isto pode mudar os acontecimentos e porquê não dizer os seus próprios sentimentos.
Cássia e Ty se amam, mas os desejos de Cássia em fazer parte da Insurreição, pode acabar separando este casal.
Só que amar é querer ver o outro bem, e Ty estava disposto a fazer tudo por Cássia, mesmo que para isso tivesse que deixar Cássia mais perto de Xander, seu grande amigo e rival pelo coração de Cássia.
Cássia tinha muito que aprender, não só sobre a vida fora e dentro da Sociedade, mas também sobre a Insurreição, as verdadeiras intenções da Sociedade, e principalmente, seu próprio coração.
Ty e Xander, dois amigos, dois amores. Qual deles seria o futuro de Cássia? Aliás, qual será o futuro da Sociedade? A decisão precisa ser tomada e o lado escolhido.
As peças estão se mexendo e o xeque mate está próximo, você não pode ficar de fora desta partida. Eu com certeza não irei.
Andressa 06/03/2014minha estante
Ty?? O nome dele não é Ky??

Francine 09/01/2014

Lutar, mesmo quando sequer sabemos se conseguiremos proteger o que nos importa...
Travessia é o segundo volume da trilogia distópica Matched e, por meio dele, continuei encantada com a história tanto quanto no primeiro volume. Se Destino nos faz pensar sobre a importância de ter escolhas, Travessia nos faz pensar sobre a importância de abraçar o que acreditamos até as últimas consequências.

Desta vez, temos capítulos alternados entre as narrativas em primeira pessoa da Cassia e do Ky, o que nos permite entender com maior profundidade os sentimentos que têm um pelo outro. Agora que Cassia descobriu haver infinitas possibilidades sob o rigoroso controle que a Sociedade exerce, é incapaz de ignorar o desejo crescente de assumir-se dona de sua própria vida. Ela se aproxima de Ky tanto quanto pode, mas seu amor cresce em igual proporção ao perigo que os cerca.

Ky é enviado pela Sociedade para as Províncias Exteriores, de onde todos sabem que ninguém jamais retornou, e Cassia entende que pode perdê-lo para sempre. Determinada, ela não mede esforços para fugir e encontrá-lo, independente de onde esteja, mesmo que nunca tenha enfrentado nada além da comodidade que a Sociedade oferece.

Em sua busca por quem ama, Cassia descobre cada vez mais informações sobre um grupo organizado que pretende destruir a Sociedade, intitulado A Insurreição. Em meio a um deserto árido, com escassez de alimento e água, ela percebe ter vivido em uma redoma enganosa que a afastava da realidade. A morte é o presente que a Sociedade despeja sobre aqueles que considera seus inimigos, ainda que muitos deles sequer a mereçam e estejam impotentes diante dela.

Cassia entende que, para se manter, a Sociedade condena tudo o que a contraria. E embora devesse se assustar com a perspectiva de ser igualmente condenada e morta por ser uma desertora, ela não desiste de reencontrar Ky para que, juntos, se aliem aos rebeldes – embora não tenha certeza se realmente existem.

Travessia não apresenta uma narrativa eletrizante. Na verdade, é uma leitura calma, demarcada pela sensibilidade poética de uma importante (e irreversível) mudança de perspectiva. O triângulo amoroso de Destino permanece e Xander surpreende ao representar um papel igualmente importante no enredo. Assim como Ky, notamos que Xander também influencia as decisões da Cassia, mas ouso dizer que o romance não é exatamente o centro da história.

A paixão da Cassia vai se desvirtuando do foco romântico para se consolidar numa postura ousada e madura, de quem adquiriu um perigoso conhecimento e agora quer assumir todos os riscos que ele trouxe consigo. Particularmente, tenho a série Matched entre as minhas favoritas. Compreendo que muitos podem desgostar de Travessia por não conter cenas repletas de aventura ou ação, mas a calma fluência de sua narrativa e o uso de recursos líricos foram as grandes responsáveis por me conquistar como leitora.

Este é um livro para quem procura uma história marcante não pelas cenas descritas, mas pelo amadurecimento pessoal dos personagens e por representar o que, muitas vezes, nós mesmos devemos ser capazes de fazer: lutar pelo que acreditamos, mesmo quando sequer sabemos se conseguiremos proteger o que nos importa.

Mais uma vez, a capa é maravilhosa! Já mencionei na resenha de Destino que considero as capas desta série as mais significativas. Na capa deste volume, o fato da modelo estar quebrando sua própria redoma demonstra toda a iniciativa da protagonista ao longo de Travessia.

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2013/12/resenha-14-travessia.html

Só Sobre Livros 26/09/2013

Em busca de Ky
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/09/em-busca-de-ky-renata-lima.html

Karini.Couto 24/08/2013

Travessia é o segundo livro de uma trilogia escrita por Ally Condie.

Em Travessia Ally mantem seu ritmo de escrita um tanto acelerado, onde as coisas acontecem tão rápido que ficamos meio confusos em determinados momentos. Não tem aquela preliminar, as coisas simplesmente vão acontecendo e muitas vezes senti falta de grandes detalhes no meio dos acontecimentos.

Cassia consegue "enganar" a Sociedade e sai à procura de Ky na esperança de que possam estar juntos mais uma vez. A "paixão" continua dominando seu ser e cada vez mais Cassia tem a necessidade de se rebelar. Porém Cassia se vê intrigada com toda a estória de Insurreição, sabe a guerra que mencionei na resenha de Destino? Pois é, o nome é Insurreição e Cassia se vê atraída em fazer parte da mudança, de encontrar o Piloto (quem comanda a Insurreição) e de ajudar as pessoas a poderem ter escolhas e não viverem de acordo com o que a Sociedade determina.
Porém as coisas não parecem ser tão maravilhosas assim na Insurreição, isso saberemos no próximo livro, pois Cassia, Ky e Indie (personagem que acompanhará Cassia em sua Travessia) só chegam a Insurreição ao final do livro e mais uma vez temos um final onde poucas respostas nos foram dadas e as perguntas apenas aumentaram!

Em Destino o livro foi narrado pelo ponto de vista de Cassia, já em Travessia a autora ousa e passa a nos mostrar o ponto de vista tanto de Cassia quanto de Ky. Eu adoro essa forma de narrativa, pois posso conhecer os verdadeiros sentimentos e pensamentos dos personagens.

Em Destino eu preferia Xander a Ky. Toda essa "paixão" entre Cassia e Ky, para mim, ficou muito forçada! E agora conhecendo melhor Ky, não vejo nada de atraente nele. Acredito que o que Cassia vê é apenas o proibido, a novidade, o mistério; não acho que após conhecer Ky de verdade ela vá estar tão apaixonada quanto agora, pelo menos é isso que espero, já que torço por Xander desde Destino!

Xander tem um segredo que Cassia desconhece, logo ela que achava tudo em Xander tão familiar, começa a perceber pequenos detalhes que antes não imaginava que Xander pudesse omitir. Não se empolguem muito, pois esse segredo saberemos apenas pelo ponto de vista de Ky. Cassia terminará Travessia sem saber o segredo. Ela percebe as coisas, mas aceita quando as pessoas não contam os detalhes a ela; ela entende. Na verdade entende tudo e até demais para meu gosto! O que me irrita um pouco!
No próximo livro com certeza haverá um reencontro entre Cassia e Xander e as coisas se esclarecerão sobre esse assunto. E acredito que isso irá mexer com Cassia que já ama Xander da forma confusa dela!

Cassia é uma personagem muito inocente, envolta em toda a poesia, palavras proibidas que ela vai encontrando e tomando conhecimento. Ela, em minha opinião, está apaixonada pela poesia que Ky representa, com todas as coisas que ele fez e sabe fazer que as outras pessoas da Sociedade jamais ousariam. Mas me incomoda muito esse sentimento por Ky; ela ter se arriscado tanto por ele, para no fim eu descobrir que ele não é nada de tão espetacular quanto na imaginação de Cassia.

Em Travessia as coisas foram acontecendo tão rápido que só ouvimos falar dos pais dela ou do irmão; eles simplesmente não dão as caras e isso soou um tanto esquisito, já que no primeiro livro eles estavam sendo transferidos de um local para outro. A autora mais uma vez reúne várias informações e joga no nosso colo e diz: "Se vira" - assim que me sinto!

Enfim, Travessia foi bom, como Destino foi bom! Mas faltou muito para ser um livro muito bom e mais ainda para ser “o livro”! Parece que a autora tem todo o conteúdo em mente, mas na hora de desenvolver a estória; passar para o papel, ela atropela os acontecimentos e acaba criando um tornado de informações confusas e algumas vezes até desconexas; Ally terá que por muito pingo no “i” no próximo livro para concluir essa estória!

Estou sim ansiosa pela continuação porque quero, desejo, necessito ver Cassia decidir o que quer de verdade da vida dela! Preciso que ela conheça o lado oculto de Xander para que possa ter pelo menos dúvida se quer Ky ou Xander! Eu não aceito e não acredito que ela simplesmente vá continuar com essa paixonite por Ky! Não me parece certo! Não adianta! E quero entender a que veio a Insurreição que para mim, não parece ser algo tão melhor do que a Sociedade; espero estar enganada! Mas não sei não!

Enfim, recomendo a leitura de Destino e de Travessia para que vocês entendam melhor minhas resenhas; não foi fácil falar desses livros com assuntos tão complexos e principalmente por ter o excesso de informações que a autora nos dá, sem as explicações que necessitamos.

A série é boa apesar de ser corrida!

site: http://www.mixliterario.com/2012/06/resenha-premiada-travessia-ally-condie.html

Thauany 09/07/2013

Distopia poética
É um livro que te surpreende a cada página, que te faz ficar apreensiva com o que vai acontecer, que não te faz em nenhum momento querer sair daquele mundo único de Cassia. Uma garota, que no começo de tudo, achava que suas escolhas seriam melhores, feitas pela Sociedade. Mais do que tudo, é um triângulo amoroso, que nos faz pensar se devemos escolher o perigo ou a segurança. Faz com que tenhamos vontade de querer ser a Cassia. E para quem principalmente já leu "Jogos Vorazes" e gostou, irá gostar de Travessia.

A protagonista principal de Jogos Vorazes e Travessia, são completamente diferentes. Mas a única coisa que elas tem em comum é: "Destruir a sociedade controladora". Que depois de muitos anos manipulando as pessoas, alguém finalmente acorda e, decide fazer alguma coisa, não só por ela, mas também para todos os outros.

Mas tem romance? Tem sim! Pois Cassia tem dois objetivos em Travessia, que são: Encontrar Ky, e a Insurreição. Mas o melhor de tudo, é que não é um romance "enjoativo" e "meloso", é um romance com histórias triste de ambos os lados. E que vale a pena sim lê-lo!

E sim, eu estou muito ansiosa para que lancem aqui no Brasil Reached, que em português significa, Chegada, e que está previsto para ser lançado em Outubro.

site: http://oclubedameianoite.blogspot.com.br/

Jéh 10/06/2013

Viciante
Para quem não leu "Destino", pode conter spoilers.
Depois de devorar o primeiro volume da série, fiquei com um pouco de medo de começar a ler Travessia. Nem sempre os segundos volumes de séries conseguem manter o mesmo ritmo do primeiro, mas Travessia não deixou a desejar, e pelo contrário, é viciante assim como Destino.
Resultado: quando resolvi me dedicar a ler ele, li praticamente inteiro em um dia.
A trama se desenvolve bem, a desta vez apresenta a visão da Cassia intercalada com as visões de Ky, que separados, cada um a sua maneira tenta reencontrar o outro.
O que significa que passamos a conhecer melhor o que envolve o passado dele, seus sentimentos e desvendar segredos. Conhecer melhor ele só me fez gostar mais do seu personagem.
A escrita de Ally Condie é envolvente e conseguiu me transportar para o universo da história. Consegui imaginar os cenários, as paisagens e e me transportar para as cenas, sem grandes descrições que tornam a trama cansativa.
Cassia amadurece mais, se mostra corajosa e com sede de tomar suas próprias decisões. É uma das minhas mocinhas preferidas. Alias, assim como o primeiro, o livro traz questionamentos políticos e sociais da distopia com o pano de fundo do romance e da luta do casal tentando ficar junto.
Xander aparece pouco, mas possui um segredo, que provavelmente fará com que apareça muito mais no terceiro volume. Assim espero, pois acredito que ainda há muito a saber sobre ele.
O livro tem muita mais ação que o anterior, que focou mais em nos apresentar aos personagem e a Sociedade.
Travessia apresenta novos personagens e revela outros pontos, enquanto abre novos questionamentos a cerca da Sociedade, guerra, o Inimigo, Insurreição e o Piloto. Ainda temos poucas informações sobre como a Sociedade surgiu, ou a Insurreição, pois sabemos o que os personagens sabem. Não acho isso negativo, e acredito que no próximo volume teremos mais informações.
O final deixa aquele gostinho de quero mais e promete muitas revelações.
É certamente uma das minhas distopias preferidas.

Stella 21/05/2013

O que significa amar alguém?
Cassia saiu do conforto e segurança de casa para encontrar Ky. Agora sozinha num mundo onde nunca pensou existir ela se sente perdida, sente que não sabe mais nada sobre a Sociedade em que cresceu, sobre si e o que o futuro a reserva.
Nesse volume temos a novidade que a história será contada a partir de dois pontos de vista, o de Cassia e Ky. Começamos com Ky nos campos de trabalho, o lugar que fora mandado no fim de Destino, não diz quanto tempo se passou, mas me deu a impressão de meses. A passagem de tempo dos primeiros capítulos é fluida e rápida, do primeiro ao terceiro temos um mês e meio de diferença.
No inicio não entendo onde ou como Cassia foi parar onde está, mas logo isso se torna meio insignificante já que sua aventura só realmente começa algumas páginas depois. Travessia me deixou tão confusa quanto Destino em relação a Sociedade, o significado das coisas e acontecimentos. Não sei se é por que eu não peguei o ritmo ou se a autora não conseguiu transmitir essas partes.
Por Ky e Cassia estarem em ambientes totalmente novos consequentemente temos a introdução de novos personagens. Um deles sendo Indie, uma garota que acaba fazendo companhia a Cassia na história, ela é corajosa, feroz e inteligente, seu modo de pensar e analisar os acontecimentos me lembram bastante Ky, mas os dois conseguem ser ao mesmo tempo parecidos e totalmente diferentes.
Um dos personagens que mais gosto na trama é Vick, ele acaba se tornando companheiro de Ky nos campos de trabalho, naturalmente um líder seu passado e personalidade me conquistam.
Por agora termos capítulos narrados por Ky conhecemos mais de seu passado, pensamentos e personalidade. Antes ele era um personagem misterioso, mas até o fim da última página o enxergamos melhor do que nunca, ele é realmente alguém interessante.
Os personagens foram bem construídos e seus atos, apesar de me irritarem bastante algumas vezes, são de acordo com personalidade e passado. Em certo momento me sinto com tanta raiva de Cassia, Indie e principalmente de Ky que tive que parar de ler para respirar e limpar um pouco a cabeça já um pouco mexida com os acontecimentos. O pior disso é que tenho que admitir que as reações dos personagens são completamente plausíveis e reais, então tenho que aceitar.
Agora você me pergunta: onde está o Xander? Vou falar a verdade, tem menos dele do que eu esperava, mas as partes em que é citado são momentos em que nos instigam a saber mais sobre ele e revelam que o mesmo esconde um grande segredo, um segredo que você só descobre lá pro final e que obviamente Ally Condie só pretende explora-lo no próximo volume (estou triste agora :'( ). Xander se torna o elemento mistério, tomando o posto de Ky.
Geralmente em histórias com triângulos (ou quadrados, né) eu tenho meu favorito, a pessoa que eu realmente quero, do fundo de meu coração, que fique com o personagem principal. Fico surpresa ao perceber que ainda não tenho meu preferido entre Ky e Xander, me sinto completamente perdida quanto a isso, são dois personagens completamente diferentes que me fazem querer saber mais sobre eles.
Em Travessia também temos mais sobre a Sociedade e como ela funciona (obrigada!), a esperança de uma rebelião e a luta pela sobrevivência. Não vá se animando quem acha que o triângulo amoroso estará em segundo ou terceiro plano, o romance vem quase na mesma dose, mas é um pouco melhor balanceado.

"Amar uma pessoa significa querer que ela esteja em segurança? Ou querer que ela possa fazer as próprias escolhas?" (página 171)