Muito longe de casa:

Muito longe de casa: Ishmael Beah

Resenhas - Muito Longe de Casa

Leila 30/04/2024

Muito Longe de Casa, do autor Ishmael Beah, é um mergulho profundo na cruel realidade das crianças-soldado durante a guerra civil em Serra Leoa, oferecendo um retrato espantoso dessa experiência a partir da perspectiva de alguém que viveu esse inferno. O livro apresenta uma narrativa pungente e angustiante, destacando as atrocidades vivenciadas por crianças em meio ao caos da guerra.
O livro nos mostra Ishmael Beah, que aos doze anos foge do ataque de rebeldes e se vê imerso em um cenário de violência e destruição. Sua jornada só se torna mais sombria quando, aos treze anos, é recrutado pelo Exército do governo de Serra Leoa, descobrindo-se capaz de cometer atrocidades inimagináveis. Nesse contexto, o livro nos confronta com questões difíceis: como é a experiência da guerra aos olhos de uma criança? Como elas se tornam assassinas? E, ainda mais importante, como é possível abandonar esse ciclo de violência?
A experiência de leitura é intensa e comovente. Embora seja uma história marcada por relatos cruéis e desumanos, especialmente por se tratar de crianças, é também uma narrativa que ressoa pela sua honestidade e força literária. A habilidade de Beah em transmitir suas vivências de forma tão vívida e visceral é impressionante, levando o leitor a refletir sobre a fragilidade da inocência e a brutalidade do mundo.
Apesar da natureza dolorosa e perturbadora do livro, é inegável que a sua leitura é enriquecedora. A história de Beah é um testemunho poderoso do poder da resiliência humana e da busca pela mudança. Embora seja uma realidade muito distante da minha zona de conforto, foi uma leitura que me impactou profundamente e me fez refletir sobre os horrores que tantas crianças enfrentam em todo o mundo.
A parte que aborda a reabilitação dos meninos soldados é especialmente angustiante, pois mostra as cicatrizes físicas e emocionais que a guerra deixa para trás. No entanto, é também um testemunho da esperança e da capacidade de transformação, destacando a importância crucial de oferecer apoio e oportunidades para essas crianças reconstruírem suas vidas.
Enfim, Muito Longe de Casa é uma leitura dolorosa, mas bonita ao final. Vale a pena.

Barbara 09/04/2024

É realmente assustador o quão cruel pode ser a realidade.

Acompanhar Ishmael em sua jornada não é fácil, a violência retratada é extrema e visceral.

Li uma entrevista do autor que ele menciona que as pessoas não imaginam a complexidade dos conflitos, e realmente quem olha de fora não é capaz de mensurar o que ocorre em uma guerra. Quantas famílias são dizimadas, cidades destruídas e nada volta a ser o que era antes. O seu amigo pode se tornar seu inimigo, e em casos como dos meninos soldados, isso não é uma escolha.

São tantas tragédias que quando algo bom aconteceu fiquei descrente, gostaria de saber como ele conseguiu chegar aos EUA e como foi reencontrar Laura. Não que o livro esteja incompleto ou que falte essa parte, eu só gostaria realmente de poder saber também dessa parte boa da vida dele.

Erick.Guilherme 03/12/2023

Perfeito
Simplesmente um dos melhores livros que eu já li, retrata a vida de uma criança que sofreu com a guerra em seu país de origem e conseguiu dar a volta por cima, hoje luta para que todos também tenham essa chance

Elizabeth 17/11/2023

Angústia
Um relato forte, de um menino que conseguiu crescer no meio de uma guerra, se tornou homem para vencer suas dores no meio da guerra.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/11/2023

Ao escapar, por acaso, aos doze anos, de um ataque de rebeldes, Ishmael Beah perambulou pelo interior de Serra Leoa, acompanhando a progressão dos conflitos da guerra civil de seu país. Fã de hip hop e de boa literatura, conhecido por recitar Shakespeare em sua aldeia natal, Beah é aliciado pelo exército do governo e, além de vítima, torna-se algoz. Jogado na roda-viva da guerra, passa parte da infância e a adolescência matando sob o comando de adultos e fugindo da morte. Mesmo depois de reabilitado pelo Unicef, seguiu fugindo da matança e de seus muitos fantasmas - traumas profundos que leva para a sua escrita. Aos vinte e cinco anos, Beah relata, aqui, uma experiência mais rica do que qualquer ficção jamais conseguiria recriar. E o faz com verdadeira força literária.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788500021213

Rosdaibida 04/07/2023

Um dos melhores livros que já li!
Devorei esse livro em dois dias e não em um porque tive que parar para dormi. Simplesmente incrível, leitura fácil e fascinante.

Thiago Narciso 09/06/2023

Arrebatador e cativante
Acho que não existem palavras melhores para descrever a história de Ishmael. Tenho um certo fascínio por esses histórias bibliográficas ocorridas em momentos de crise. Sendo assim, a vida de Beah é um prato cheio. Choca, assusta, enoja, constrange e por fim, humaniza de maneira inigualável.
Conhecer os limites da barbaridade humana é crucial para que os contemporâneos no mínimo repensem suas atitudes.

malueconomista 30/05/2023

Muito bom!
Emocionante. Acho que esse livro captura pontos muito fundamentais pra quem se interessa por Economia e causas humanitárias. Refleti muito sobre a importância da confiança para a formação de sociedades e da economia. Fundamental para compreender a complexidade de decisões difíceis. A forma de escrita pode ser um pouco maçante, mas vale a pena persistir.

Thalia 15/04/2023

Relato forte e emocionante!
As memórias do autor como um menino-soldado na Guerra Civil em Serra Leoa é forte e emocionante. Apesar de ser muito bem escrito, por vezes tive que parar de ler por causa das cenas forte relatas no livro. É quase inimaginável o nível de brutalidade pela qual a população de Serra Leoa passou durante esse período, e o auto foi muito bem sucedido em trazer essa realidade para os leitores. É angustiante esse período da vida do autor, você sente como se estivesse fugindo da guerra, violência e misérias junto com ele. Vale a leitura!

Bruna Chaves 14/03/2023

Doloroso
É um livro pequeno e de poucas páginas, mas muito doloroso, saber que tudo ali é real e ele passou sendo criança dá um aperto no coração muito grande. Fui informada que até hoje tudo isso ainda acontece e nunca vi sendo noticiado, infelizmente. Esse livro é essencial.

Daniel Costa 13/02/2023

Um soco no estômago
Mostra até que ponto o ser humano é capaz de se desumanizar em busca de poder e ideologias. Fatos contados pelos olhos de uma criança, que pelos reflexos da soberba humana é compelida para o antro do que há de mais terrível no mundo. Este relato trouxe um peso enorme de uma realidade, que de tão inimaginável e absurda, poderia se passar por uma sádica ficção distópica ao leitor desavisado.
Uma leitura forte, mas muito importante!

Sandy 04/02/2023

Sensação de impotência!
Entre tantas, o que mais me impressiona no livro, é a destruição do coletivo. A guerra acaba por isolar pessoas, destruir culturas e esfriar o contato. Em áreas onde grandes festas eram celebradas resta só violência e caos!

Por fim, é inimaginável que os fatos transcorridos no livro tenham acontecido com crianças. A pobreza, fome, sucateamento e abandono condenaram muitos a uma vida de fugas!

Flavinha 22/12/2022

Que livro incrível, um soco no estômago a cada página. Fluído, passagens bem marcantes e mostra a dura realidade de um país em guerra. E saber que tudo é real, deixa o coração bem pequenininho.