Muito longe de casa:

Muito longe de casa: Ishmael Beah

Resenhas - Muito Longe de Casa

Fernando.Andrade 21/02/2022

A guerra é uma estupidez
O livro narra a história do menino Ishmael durante a guerra civil de Serra Leoa.
O livro tem três momentos bem claros e a transição entre cada um é bem abrupta, o que é algo positivo aqui pois mostra bem como a realidade é alterada bruscamente pela guerra.
Durante a leitura fica a certeza de que a guerra é algo tão absurdo que é difícil crer que exista tão perto de nós e não nós importamos de fato com quem está nela.

Ri :) 10/02/2022

Queria muito que fosse uma história de ficção, mas é a história real de pedaços de juventudes roubadas, em meio a uma violenta crise em Serra Leoa. Pesadíssimo!!!

Zabi 03/02/2022

Importantíssimo
Um livro bem pesado de ser lido, mas necessário. Relata toda a crise humanitária que aconteceu em Serra Leoa, com uma escrita que prende o leitor, faz querer saber o que vai acontecer depois. Ishmael é um exemplo incrível e sua obra é muito necessária.

Lucas.Romano 21/10/2021

Meu Deus! Que livro é este? Inimaginável pensar que alguém passou por tanta violência como Ishmael e ainda assim se tornou o ser humano que é hoje! Que historia pesada, forte e inspiradora! Varias vezes senti um arrepio na espinha e um aperto no coração por todas as familias perdidas na guerra e todas as pessoas que sofreram nesses conflitos. Uma realidade que eu não consigo pensar, mas que fui transportado por esse livro completamente rico na escrita e nos detalhes. Todo mundo deveria ler! Estou impactado!

Yasmim 30/08/2021

Que livro triste! Acompanhar a história de Ishmael na Guerra Civil de Serra Leoa nos tira do nosso lugar de conforto, ao adentrar nas experiências de um menino soldado. Para a sua sobrevivência, foi obrigado a escolher um lado na guerra, o exército do governo contra os rebeldes da RFU. Uma infância roubada, a perda de familiares, a incerteza do futuro, contextos de extrema violência, vício em drogas, reabilitação e a fuga. Uma guerra que destroçou um país e que faz com que as pessoas precisem romper com o seu pertencimento ao país, lutando para escapar dele, como Ishmael que consegue deixar o país rumo aos EUA. No final ainda somos agraciados com uma cronologia sobre a história de Serra Leoa e conseguimos ter um pouco da dimensão da complexidade política do pós-independência, revelando mais um conflito africano no período após a descolonização. Por fim, ficamos com um gostinho de quero mais pra saber das outras personagens, das pessoas que cruzaram o caminho de Ishmael e sua situação. Mas é triste saber que boa parte dessas pessoas não sobreviveu.

Carlinha 19/08/2021

É triste, mas é a realidade.
No início foi uma leitura pesada, li 60 páginas de uma vez, chorei por todas as 60 páginas e só voltei a ler depois de duas semanas, mas foi mais "tranquilo". É um livro bem rápido pois o Ismael não deixa a escrita se estender tanto, ele só conta o necessário, só conta o que quer que a gente saiba. Isso não é ruim, e é bem feito, até, a gente não sente como se "faltasse" algo, ele simplesmente nos poupa de detalhes que considera inútil pra história. Ismael Beah é muito forte por viver tudo isso e reviver ao escrever esse livro tão profundo. Estava na minha lista há muito tempo e consegui lê-lo finalmente, estou feliz.

É uma história bem sofrida, mostra como a guerra tira a vida e inocência de muitas crianças e adolescentes, os que sobrevivem acabam ficando com muitos traumas, abstinência de entorpecentes, crescem muito rápido mentalmente, e o pior é que nenhuma dessas crianças fez por merecer, muitos civis adultos inocentes também sofrem constantemente! Por causa de problemas políticos, por causa de "gente grande" (vulgo políticos, milionários) toda uma população sofre horrores e têm de viver as atrocidades da guerra, depois disso ninguém vive mais, eles apenas sobrevivem. E o medo permanece junto a eles.

Saulors 11/07/2021

Impactante é pouco para definir o que se passa nesse livro. Aqui, o ex menino soldado, Ishmael, conta sua jornada de vida ao ser retirado duramente do convívio familiar para fugir da guerra, em Serra Leoa, que ele fará parte como menino soldado. Uma história dura e muito difícil. Somos transportados para aquela realidade com muita clareza, o autor narra sua vivência de forma muito crua, sendo difícil acompanhar algumas partes do livro por causa das atrocidades que eram cometidas.

Renata 10/07/2021

Guerra vista por uma criança
Muito emocionante não tem como não chorar com um relato tão sincero e com tanto sofrimento muitas perdas repentinas muita fome dor. A guerra vista e vivida por uma crianca inocente e indefesa, por não ter escolha acabou se tornando soldado e praticando muitas barbaridades. Comovente demais. Quanto mais eu leio mais vejo como o ser humano é forte e tem poder para recuperação, como esse relato do Ismael.

Fabi 05/07/2021

Emocionante e triste
O livro conta a história do autor, Ishmael, que quando criança foi forçado a participar da guerra civil em Serra Leoa, como um soldado. O menino e seus amigos perdem a família e suas casas na guerra, e são introduzidos no exército. Muitos como eles acabam ocupando as mesmas funções ao lado dos rebeldes. Em uma guerra sem lado certo e sem vencedores, crianças matam e morrem, aprendem a torturar, perdem sua inocência e infância, e sofrem muito.

A história é um relado emocionante e chocante da vida de muitas crianças ao redor do mundo, e nos faz parar pra pensar sobre o absurdo disso tudo.

M. Machado 16/05/2021

Lindo!
Um livro maravilhoso. Temática pesada, triste, que te faz refletir sobre todos os seus privilégios - inclusive o privilégio de nascer num país como o Brasil (sim, leia e entenda que isso é um privilégio). Mas a virada e o final desse livro me deixaram emocionada e esperançosa. Vale a leitura demais!!

Maria Júlia Comin 02/05/2021

Memórias de um menino soldado
Livro muito impactante. Mostrando um lado da história que poucos conhecem e, principalmente, se interessam. Emocionante. Amei! ??

busbus 19/04/2021

Formidável
Eu não tenho palavras pra descrever como eu me senti em casa página virada desse livro, a sensação é que eu estava vivendo tudo aquilo.
Livro incrível e emocionante.

Paula 26/03/2021

brutal e surpreendente
acho que se não tivesse lido de uma vez, como fiz, não conseguiria terminar. Não é um livro fácil de ler, uma vez que, apesar da boa escrita do autor, é difícil de processar tudo aquilo que é descrito: as mortes cruéis de pessoas inocentes detalhadas de uma forma muito clara, além da ?lavagem cerebral? que ele passou a ponto de ver a guerra como seu lugar de pertencimento. Apesar disso, é inacreditável ver tudo o que ele conta, já temos uma ideia terrível sobre guerra, depois desse livro ela se torna ainda mais desesperadora. é de tirar o fôlego.