Muito longe de casa:

Muito longe de casa: Ishmael Beah

Resenhas - Muito Longe de Casa

Paô 23/03/2021

Livro necessário!
Uma das leituras mais difíceis da minha vida.

O Ishmael conta detalhadamente sobre tudo o que ele teve que passar, e, acreditem, não foi pouca coisa. As atrocidades que ele foi obrigado a presenciar, as coisas absurdas que ele teve que fazer para sobreviver durante a guerra em Serra Leoa, as pessoas que ele perdeu no caminho. E ele era apenas uma criança de 13 anos. Ele tinha uma vida antes de ser recrutado pelo exército para lutar na guerra. Ishmael brincava com o seu irmão, gostava de cantar e dançar, adorava observar a lua. Ele acabou perdendo sua infância, sua família e seus amigos. Em suas palavras: ??Eu sempre perdia tudo o que significava alguma coisa para mim??. Nossa, como doeu ler esse livro.

No fim das contas Ishmael sobrevive e consegue iniciar uma nova vida, dentro do possível. Ele acaba encontrando outra família e fazendo novos amigos, mas quantas pessoas realmente conseguem chegar aonde ele chegou?

sarah 18/03/2021

Tocante história de um menino-soldado
RESENHA – Muito Longe de Casa

"Muito Longe de Casa" conta a história de Ishmael Beah, que com poucos anos de idade já se vê em meio à um cenário de caos e guerra. Quando os rebeldes atacam sua vila, Ishmael sabe que não há mais tempo, ele precisa sair dali imediatamente. A partir daí, ele e seu grupo de amigos sempre está fugindo de algum lugar, até que começam a trabalhar como soldados, ajudando seu país na guerra.
Demorei bastante para ler esse livro porque ele realmente estava me impactando demais. Apesar disso, eu gostei muito da forma em que o livro é organizado, e a história em si também é inacreditável e muito verdadeira ao mesmo tempo.
Saber que o livro retrata uma história real traz um impacto bem maior. Eu recomendo o livro, mas se forem ler já entrem com a cabeça sabendo que ele é bem triste.

Talyta 06/02/2021

Escrita bonita, história triste
O autor narra a própria história de modo detalhado sem ser enfadonho e com uma escrita quase poética. Conseguia sentir-me em todas as situações descritas e isso causava muito desconforto pois não foram poucos os momentos de dor e violência.
É a história do autor, porém senti que é a história de muitas crianças daquele país, como se fosse uma história da própria Serra Leoa.
Não atribui 5 estrelas porque achei que faltou um encerramento apropriado. Pra mim o término do livro foi abrupto e sem uma conexão com o início quando o autor cita estar muito longe da sua terra natal.
Isso não vai tirar os méritos do livro, foi uma experiência e tanto conhecer essa vida.

fev 13/01/2021

Eu chorei algumas vezes lendo esse livro. A história de vida de Ishmael Beah é extremamente triste, dolorosa, pesada. Não tem como ficar revoltado com toda a situação que ele viveu. Há inúmeras passagens tristes, mas também chorei de felicidade.

É triste perceber o quanto políticos e pessoas que buscam vingança a todo custo podem acabar com a vida de outros. Principalmente quando são crianças. É importante perceber que o amor e o carinho pode fazer uma diferença significativa.

A violência e lavagem cerebral na história de Beah é o que permeia grande parte história de Serra Leoa. Deixo aqui a recomendação de um bom livro. Se você não gostar da forma que ele escreve que é faz a leitura se tonar tranquila pelo menos pode aprender o que uma guerra pode causar na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Sanchez 06/01/2021

Guerra X Esperança
É o tipo de leitura que nos faz colocar tudo em perspectiva, principalmente nossos "sofrimentos". O quão pequenos e insignificantes eles são. E o quanto é necessário que saibamos disso. Ishmael narra sua experiência vivendo em meio a guerra que destrói tudo a sua volta, sua casa, sua aldeia, sua família, sua humanidade. O trajeto até lhe transformarem em soldado é árduo, sofrido, nos emociona saber. O momento de ruptura com sua consciência é emblemático. Triste e doloroso de ler. As sequelas ficaram para a vida toda. Mas Ishmael resistiu a tudo, sobreviveu, como pode... "Não foi culpa sua", como diziam os voluntários que ajudaram a resgatar esse e outros meninos soldados. Em histórias como essa em que a guerra é vista pelos olhos de crianças vemos as piores partes do ser humano. A capacidade de ser mesquinho, indiferente e cruel. "Minhas crianças esse país perdeu o bom coração que tinha. As pessoas não confiam mais umas nas outras." E por outro lado me impressiona o contraste de empatia, compaixão e solidariedade que essas situações extremas são capaz de despertar. A guerra anda de mãos dadas com a esperança.

Rafaella.Pereira 01/11/2020

Que livro sensacional!! Uma história real de um sobrevivente de uma das diversas guerras civis africanas. Ele conta como perdeu toda a sua família na guerra e como se tornou soldado (ainda criança), influenciado por discursos de ódio.. parece ficção de tão assustador!!

Marcus.Vinicius 03/10/2020

A vida de uma criança na guerra
Livro de memórias, que conta a história de Ishmael Beah no período da guerra civil de Serra Leoa, um dos países mais pobres do mundo. Através do livro, vemos a triste e sofrida realidade das crianças soldado, que num ambiente de fome, miséria, abandono, se veem obrigadas a pegar em armas para sobreviver.
Um relato pesado, duro, difícil de processar, mas extremamente necessário para fazermos uma reflexão de como existem pessoas que passam por problemas infinitamente maiores que os nossos em condições extremas. Por outro lado, a obra nos mostra o poder da superação e da esperança. Recomendo a leitura!

Marcele 01/10/2020

Tristes guerras
Este livro, confesso, me pegou de surpresa. Algumas vezes eu leio o prefácio, separo o livro que quero ler e depois de um tempo já não lembro
Mais, mas mesmos sim início a leitura. Este foi um deles. Ishmael destroçou meu coração com uma colocação tão nua e crua dos acontecimentos durante a guerra.

André314 30/09/2020

Quando você ler sobre o que esse menino viveu vai pensar muito antes de reclamar das coisas.

angel? 05/08/2020

Um livro necessário
Esse é com certeza um dos livros mais incríveis que já li, porém, extremamente triste (seria mesmo que não fosse uma história real). Me fez chorar e questionar a vida em cada uma das muitas mortes e abandonos. É o primeiro livro com o cenário da guerra na África que eu li, o que me fez percebe também que o tema é muito inviabilizado! Enfim, leitura que choca, que entristece e que faz pensar e repensar nossa vida e nossos privilégios a cada palavra lida.

Aline 13/06/2020

Muito longe de casa
Muito longe de casa foi indicado pela bibliotecária da escola que trabalho em uma reunião no final do ano passado. Fiquei com os pensamentos nesse livro e antes de nos afastarmos devido a pandemia, eu resolvi pegar na biblioteca para ler e não me arrependi.

Esse livro narra a história de Ishamael Beah, nascido em Serra Leoa e que viveu uma guerra civil. Desde pequeno sofreu com a guerra. Ele viu aldeias serem destruídas, se perdeu da família e viu muito terror que pessoa nenhuma, ainda mais uma criança poderia vivenciar.

Em meio a suas andanças pelo país para fugir dos rebeldes, o menino Ishmael parou em uma vila e foi escalado pelo exército local para ser soldado, sendo alimentado com drogas e muito ódio, o menino, assim com muitos outros virou uma máquina de matar.

Felizmente, em um certo momento, vários meninos-soldados foram resgatados pela Unicef e foram colocados em um abrigo. Os garotos resistiram muito, estava em suas mentes a sede da guerra, da morte e do fazer o mal, mas com muito amor e persistência dos voluntários do abrigo, alguns se recuperaram e Ishmael foi um deles. Felizmente, o rapaz sobreviveu a guerra e contou sua história nesse livro que tem que ser lido por todos. Ele causa um certo impacto a cada página lida, pois nós por aqui, não fazemos ideia dos terrores que esse garoto viveu e só de imaginar conforme as descrições do livro ficamos muito impactados. Mas é um livro excelente, muito bem escrito e narrado de forma detalhada, não nos falta sentimentos ao lê-lo. No momento turbulento em que nos encontramos, não só pela pandemia, mas pelo respeito a vida, esse livro cabe direitinho e nos coloca a pensar sobre nosso papel na sociedade.

Danilo.Queiroz 12/05/2020

Nossa, que relato pesado! A história de Ishmael é extremamente emocionante. A força e a vontade de sobreviver desse rapaz foi descomunal! O livro mostra desde a separação da família causada pela guerra, sua entrada no exército, até a sua fuga de todo esse tormento.

Caroline.Mestanza 09/05/2020

Uma história real e pouco conhecida
Ishmael é uma criança em Serra Leoa e de repente se vê inserido em uma guerra que nunca imaginou que poderia acontecer! O livro é triste e cativante, Ishmael passa por muitos momentos de incerteza e se vê perto da morte por diversas vezes! História real, pouco contada, que todos precisam conhecer!!