Muito longe de casa:

Muito longe de casa: Ishmael Beah

Resenhas - Muito Longe de Casa

Flavinha 22/12/2022

Que livro incrível, um soco no estômago a cada página. Fluído, passagens bem marcantes e mostra a dura realidade de um país em guerra. E saber que tudo é real, deixa o coração bem pequenininho.

Letícia 10/10/2022

Essa biografia é um acaso
Essa é uma história sobre uma infância destruída pela guerra, na qual o Ishmael não só perdeu a família, mas foi obrigado a desempenhar um papel ativo como soldado aos 13 anos.
Ishmael viveu com sua família em uma vila mineradora no interior de Serra Leoa até os 12 anos. Ele e o irmão adoravam hip-hop e tinham uma infância simples, humilde, mas alegre. Ishmael adorava a avó e os anciãos da aldeia que contavam histórias. Histórias são parte fundamental da cultura serra-leonina.
Certo dia, forasteiros começaram a chegar repentinamente, quebrando a rotina daquele lugar pacato. Eles fugiam da guerra.
Esse livro é um acaso. Ishmael fugiu de casa para a participar de um concurso de hip-hop com seu irmão quando os rebeldes invadiram sua vila. Quando a cidade onde estavam também foi atacada, por milagre eles conseguiram escapar. Seu grupo enfrentou muitos perigos e sobreviveu a fome enquanto perambulavam pela mata. Quando foi recrutado pelo exército nacional, foi um milagre ter sobrevivido aos combates enquanto estava drogado. Foi por acaso levado a um abrigo da UNICEF na capital para recuperação de crianças-soldados. Por acaso, ele tinha uma família que o acolheu na capital. Por outro acaso, a UNICEF o convidou para falar sobre a sua história em Nova York. Quando a guerra chegou na capital, ele pôde fugir para a Guiné e encontrar refúgio nos EUA, onde foi acolhido por uma palestrante que conheceu no evento em Nova York. Contra todas as expectativas, Ishmael pôde nos contar essa história. Me dói o coração saber que tantas crianças perderam a sua infância dessa forma. Desejo que possamos oferecer um lugar seguro para que elas cresçam.

Caso queiram conhecer mais detalhes do livro, deixo abaixo o link para a resenha completa.

site: https://desafiolivrospelomundo.com/2022/10/10/ishmael-beah-muito-longe-de-casa/

Bebel.Aroeira 06/08/2022

Um relato comovente sobre a guerra, a perda da infância e a redenção. Um dos meus livros preferidos!

GustavoDC 06/08/2022

Uma descrição de como uma guerra civil destrói famílias!
É difícil avaliar um livro sobre a vida de uma pessoa! Querendo ou não, você estará avaliando a vida da própria pessoa. Ainda mais quando essa pessoa é um garoto de 13 anos, quando tudo começou.

Esse livro é uma grande demonstração de superação de obstáculos mais insanos que esse garotou passou durante três anos.

Através de seus relatos, o leitor consegue ter uma noção da loucura que ocorre num país em que se instala uma guerra civil. É impressionante como as pessoas envolvidas no conflito perdem completamente a razão e o senso de humanidade! Elas fazem tudo que é mais obscuro para a sociedade! Torna-se uma verdadeira selva! Ou o sujeito torna-se tão cruel como os demais, ou então ele não sobreviverá!

Uma pessoa que passa por isso, jamais conseguirá voltar a ser como uma pessoa comum! Passará a conviver com pesadelos e lembranças das atrocidades vividas na guerra por toda sua vida!

Dos livros lidos por mim, esse, sem dúvida, foi o mais violento que já li até hoje. E o que mais me deixa impactado é que tudo que é relatado no livro foi fato verídico!

Nota 4.5 em 5 estrelas.

Nessa 25/07/2022

O menino soldado
GENTEE que livro!!!
Simplesmente impactante e emocionante. A vida de uma criança totalmente destruída e depois reconstruída depois de traumas e percas dolorosas.
Muito forte e guerreiro.

Gabri 24/07/2022

"Quantas vezes mais vamos ter que enfrentar a morte até encontrar segurança?"

Eu li rápido demais e na hora não consegui perceber o quão triste é a história de vida do Ishmael, mas depois que parei e analisei toda a situação, fiquei tão triste em perceber a realidade difícil que ele conheceu. "Muito longe de casa" é um livro real, um livro que machuca e que nos faz refletir e agradecer pela infância que conseguimos viver.

Tarcisio.Kauling 04/06/2022

A realidade de uma guerra
Neste livro temos a visão de um sobrevivente da guerra que nos relata os três momentos dela antes, durante e após.

É um livro que te prende do começo ao fim e fala principalmente sobre as sequelas da guerra...

Edna 09/05/2022

Infância roubada
"Não só havíamos perdido nossa infância na guerra, mas também nossas vidas estavam manchadas pelas mesmas experiências quw ainda nos causavam dor e tristeza."

Essa é a autobiografia de Ishmael e várias crianças que perderam suas famílias para a guerra, vivenciaram a crueldade imposta à seus entes queridos, roubaram-lhe o pouco que possuiam, para sobreviverem fogem em direção às florestas e a cada aldeia novos e trágicos episódios quw presenciam e são dizimados e ao confrontarem com as milicias, os recrutam como soldados (crianças soldados que são obrigados a matarem outras crianças, tortura crescente nas mentes deles, perdem os sentimentos.

E quando alguns como ele tem a felicidade de encontrar apoio de Ongs ainda enfrentam o disturbio psicológico, a descrença dos que ouvem e ñ acreditam nos horrores a que foram submetidos e muitos ainda retornam para a mesma guerra que fugiram quer seja pela política ou ñ se adaptam mais ao mundo real.

Forte, dramática e digna de uma otima leitura e saber que poucos como Isgmael venceram e hoje Ishmael faz parte de várias instituições que dão suporte e apoiam crianças afetadas pelas guerras.
Cristiane 09/05/2022minha estante
Este livro é emocionante, é cruel, é triste... É profundo. O que fazemos ou permitimos que façam com as crianças no.mundo.

Edna 09/05/2022minha estante
Doloroso e poucos conseguem sobreviver.

Alan.Bravo 09/05/2022minha estante
esse cara é um guerreiro,depois de tudo que ele passou e fez,e como termina a ,ainda dá para ter um pouco de esperança

Jacqueline 22/03/2022

Triste e Cheio de Esperança
No meio de uma guerra civil em Serra Leoa, Ishmael tenta sobreviver enquanto lida com todos os acontecimentos ao seu redor e a constante maldade do ser humano.
Particularmente, não gosto de ler livros sobre sobreviventes de guerra, pois me fazem perder parte da esperança que ainda tenho na humanidade. Esse não foi diferente.
Apesar do final despertar uma esperança de mudança, acompanhar todo o declínio psicológico de uma simples criança na frente de batalha de uma guerra para depois acompanhar seu medo constante e a tentativa de lidar com todas as perdas é cruel demais. Todo o cenário em volta é pesado de se ler, e pior ainda de imaginar uma criança acompanhando de perto tudo o que está apenas fragmentado para nossa imaginação.
O desespero, medo e tensão descritos no livro são quase palpáveis ao leitor. Todo o sofrimento do narrador contando sua história de vida é intenso de formas inimagináveis, mas ainda assim nos trazendo esperança de mudança, mostrando que nem sempre é possível salvar todo mundo, mas aqueles que salvamos podem salvar muitos mais, até que ninguém mais precise ser salvo.

Simone Bruxelas 22/03/2022

Ishmael Beah como livro "Muito longe de casa", nos apresenta à uma realidade que mesmo sabendo existir, ela está tão longe do nosso cotidiano, que não conseguimos alcançar a dimensão da tragédia humano que o povo da Serra da Leoa viveu. Os livros que mais contribuiu para o meu crescimento espiritual, foram os livros de literatura africana. Encontraremos a mesma tristeza e dor relatada por Beah, em Terra sonâmbula de Mia Couto (Mozambique), Mayombé de Pepetela (Angola) e Consertar mulheres de Mukwege (Congo). Ou seja, a África, um continente tão rico em recursos minerais, um povo rico culturalmente, explorado pelo ocidente e abandonado em sua miséria. Triste, mas uma leitura muito importante para conhecer como funciona a transformação de uma criança feliz, dentro da sua realidade cultural, em um menino soldado, feroz e determinado a matar.

Felipe Silva 15/03/2022

Uma infeliz realidade
Em "Muito Longe de Casa - Memorias de um menino soldado" acompanhamos os relatos verídicos de Ishmael Beah, um sobrevivente da guerra civil em Serra Leoa nos anos 90/2000. Nesses tempos de guerras ao redor do mundo podemos entender um pouco mais como os jovens e as crianças são afetadas.

Um livro que nos faz refletir sobre uma infeliz realidade que é cada vez mais presente. Narrado em primeira pessoa, acompanhamos a trajetória de Ishmael Beah - junto de sua família e amigos - desde o primeiro contato com a guerra que assolou o país, a sua luta para sobreviver, o seu recrutamento e a difícil fuga para o Estados Unidos.

Entre a luta de rebeldes x militares, observamos o trabalho psicológico que é feito na cabeça das crianças para torna-las verdadeiras maquinas de matar. Alimentadas por ódio, drogas e um desejo de vingança por ambas as partes (não há herói), vilas são invadidas, casas são queimadas, inocentes são roubados, estuprados, torturados e mortos, um verdadeiro caos.

O que é mais chocante é a riqueza de detalhes nos acontecimentos narrados e pensar que eram apenas crianças que estavam presenciando todas essas atrocidades e muitas praticando.

Por mais que você tenha que fechar o livro para se recompor algumas vezes, a leitura é rápida e fluida. Vale a sua leitura!

IG Literário: @felipesilvadlm