Muito longe de casa:

Muito longe de casa: Ishmael Beah

Resenhas - Muito Longe de Casa

Fer Kaczynski 16/02/2014

Um exemplo de vida!
Livros baseados em fatos reais e dramáticos definitivamente são meus preferidos. Logo que vi a capa deste, já inclui na lista de desejados e tão logo comprei já iniciei a leitura.

Ishmael Beah, o autor do livro, nos emociona a cada página contando sua história como menino soldado, quando em 1993, aos 12 anos esteve entre aproximadamente trezentas mil crianças que foram obrigadas a serem soldados em Serra Leoa.

Nos três anos em que vivenciou várias atrocidades, Ishmael descreve, de forma simples, suas memórias angustiantes e atormentadas, como exemplos de como muitas crianças ainda são submetidas e os adultos insistem em fechar os olhos. Chega a ser inacreditável que essas coisas ainda existam, mas é necessário contarem suas histórias, pois quanto mais pessoas souberem, maiores as chances de minimizar as recorrências.

Leia o restante em:

site: http://www.passaporteliterario.com/2014/01/carimbo-memorias-de-um-menino-soldado.html

Amanda 29/01/2014

Memórias de um menino soldado.
Este é um livro que todos deviam ler um dia. Principalmente aqueles que vivem sempre fechados no seu mundinho, reclamando de tudo e sem conhecer um terço do que acontece por aí a fora. A história de um menino vitorioso , que apesar de toda guerra , fome , dor e tristeza , consegue achar seu rumo, e hoje é alguém de muito respeito e admiração.Além disso, nos dá a oportunidade de conhecer um pouco de Serra Leoa , país que pouco se ouvi falar, mas, tanta história têm para nos contar.

Caio 25/12/2013

todos devemos ser como a lua
Ótimo livro. Principalmente para os que gostam de contos reais.

Flavia 28/10/2013

Surreal
Esse é um livro fascinante, adoro histórias reais, essa é daqueles me fez continuar pensando sobre o assunto mesmo após a leitura, e querer conversar sobre ele, como eu queria que os meus amigos estivessem lendo a mesma história para poder trocar idéias sobre o livro, sobre Ishmael, sobre a guerra... é um livro que me fez ter mais certeza de quantas coisas acontecem nesse mundo que não temos nem noção, quanta infelicidade, injustiças, me fez ser grata ainda mais pela minha vida.
O autor conta detalhes sobre o que ele viu, sobre o que ele fez, sobre o que ele sentiu, que te faz ter frio na barriga e desperta sentimentos diversos, quantas vezes me peguei pensando e se fosse eu? Vale muito a pena ler essa história incrível.

Luna 06/08/2013

Vale a pena ler
Concordo plenamente com a opinião do "The Washington post"(todas as pessoas do mundo deveriam ler este livro), porém acho que por se tratar de uma autobiografia o autor deveria nos fornecer mais detalhes preciosos sobre sua vida, depois que terminei de ler fui direto ao google procurar mais informações sobre a vida dele, essa foi a sensação que tive, que o livro deveria ter tido um algo a mais no final!
Lendo o livro pude vislumbrar um pouco o que esse rapaz passou, como sua infância e sua adolescência foram roubadas novamente por causa da maldita guerra,como milhares de pessoas morreram e não tiveram nem tempo de saber o porquê, e isso é muito triste e chocante!
Enfim, fiquei feliz em saber que ele conseguiu mudar de vida e finalmente conseguir um lar e pessoas que o amassem de verdade e que acima de tudo, que ele conseguiu superar suas tristezas e levar seus testemunho a várias partes do mundo!

Rafa 07/07/2013

*Resenha Muito Longe de Casa
Trezentas mil crianças-soldado, lavagem cerebral, entorpecentes, abusos dos senhores da guerra, morte. Muitas hoje ainda sofrem com as conseqüências. Fã de hip hop e de boa literatura, Ishmael Beah, após passar a infância e a adolescência na roda-viva da guerra, foi reabilitado pela Unicef e teve a chance de contar o que qualquer ficção jamais conseguiria recriar.

Uma narrativa convincente, de linguagem bem acabada da visão do inferno, por quem esteve lá e conseguiu sair com vida.

Não só surpreendente, como também enriquecedor.

Não posso começar está resenha sem antes falar do escritor. Ishamael Beah é um exemplo de resistência, equilíbrio e inteligência. Nascido em Serra Leoa, Beah sofreu o que muitas crianças sofrem até hoje na África, a invasão de Rebeldes em suas vidas. E através desse livro, mais que incrível, ele vai transcrever suas experiências de vida, que passam longe do normal. Com uma narrativa em 1° pessoa de tirar o fôlego, ele irá entrar em sua mente, fazendo com que vivemos sua história.

Este é um livro muito especial. Foi o primeiro livro que li, sem ser obrigada. No meu colégio, todos os anos, tinha feira do livro. Quando estava com meus dez anos de idade conheci uma grande amiga, que me induziu a começar a ler, então resolvi comprar meu primeiro livro. Logo de cara encontrei um da Tinker Bell, e como já disse em pelo menos três post aqui no blog, sou super fã de fadas. Então decidi por compra-lo, foi quando eu vi Muito Longe de Casa. Dai vocês se perguntam o que me chamou atenção? O fato é que desde pequena sou apaixonada pela África, todo sua história e seu povo. Hoje crianças de dez anos já tem certa noção da história deste continente. Contudo a nove anos atrás toda essa história era considerada meio que inútil, então criei essa afeição por conta própria. E meu inicio nessa vida literária não podia ter sido de for mais positiva .

The Washington Post disse algo que concordo completamente: "Todas as pessoas do mundo deveriam ler este livro." A história de Beah é inspiradora e nos faz rever certo conceitos em torno da humanidade. Até que ponto as pessoas vão para ficarem um pouco mais ricas do que já são.
A África conseguiu sua "independência" a muitos anos - em teoria - Até hoje, a nação africana é explorada de forma cruel. Crianças são tiradas de suas famílias e são manipuladas para cometerem atos bárbaros. Ishamael foi uma dessas crianças, que por sorte conseguiu escapar, para hoje estar ajudando outras crianças na mesma situação. Muito Longe de Casa, conta sua trajetória desde seu "sequestro" até sua liberdade, ele nos passa a sensação de estar revivendo tudo aquilo, só para poder nos presentear com tão bela obra.

"Ouvíamos tantos tipos de histórias sobre guerra que parecia que ela estava acontecendo numa terra distante e desconhecida . Somente quando os refugiados passaram a cruzar nossa cidade começamos a perceber que, na verdade, a guerra estava ocorrendo em nosso país."
Li somente duas vezes o livro, e a última vez foi a muito tempo atrás. Entretanto é difícil esquecer tudo que Beah teve que enfrentar. É uma lição de vida, com toda a certeza.

Publicado em 2006 pela Ediouro. A capa é muito objetiva, e nos passa a claramente a imagem do que é chamado "menino-soltado". Uma criança sem esperanças e sem opções.

Ishmael Beah dedica sua obra a:
"A todas as crianças de Serra Leoa que tiveram sua infância roubada"

site: http://slothreaders.blogspot.com.br/2013/07/resenha-muito-longe-de-casa.html#more

Gomes 16/05/2013

Porta voz da barbaridade.
Com certeza um dos homens que mais tiveram seus altos e baixos do que qualquer outra pessoa. Numa hora estava alegre, feliz e contente. Outra hora encontrava-se deprimido, infeliz (na verdade nesses momentos tinha a falsa sensação de estar feliz) e drogado. Um verdadeiro relato da iniquidade humana, em troca de "nada". Homens que fazem todos os tipos de atrocidades contra o seu próprio ser; os rebeldes matava, estuprava, decapitava e até rasgava barriga de mulheres gravidas para matar seus filhos.
Ishmael só queria aproveitar a vida como qualquer menino em sua infância. Até que um certo momento sem mais ou menos sua vida da reviravolta, separando-se da família tendo que aprender a sobreviver sozinho. Chega uma hora que não consegue mais fugir e é aliciado por homens que dizem ser os mocinhos, porem pratica mesma bizarrice que os rebeldes, torna-se líder do bando e mata muitas pessoas, quando derrepente o líder geral deporta ele para outra cidade onde tem um centro de reabilitação. O jovem se reforma como cidadão e sai dessa vida com juntamente pessoas carinhosa, alegres, felizes e amorosas. Hoje é um palestrante, levando à voz suas experiencias para o mundo conhecer os limites do ser humano. Se é que tem !

Manuela 04/04/2013

Livro triste e real
Li este livro quando estava gravida.... So suportei ate o final pq como na resenha da orelha do livro fica claro que o autor era o protagonista, sabia que de alguma maneira era uma historia de superação.
E um livro de leitura simples, narrativa direta, mas acredito que isso de maneira alguma desmerece a historia em si.
De verdade, acho que todos jovens deveriam ler. Como outra colega já resenhou tambem acredito que vivemos numa época de cultura de banalização da guerra e da vida no geral.
O livro e forte, e triste, e belo, e mesmo sendo cruelmente real nao deixa de ser uma historia de esperança. Recomendo!

Thaís 21/02/2013

Ótimo!
É um livro dramático e muito emocionante, você senti cada emoção do personagem. É viciante e muito bom mesmo! Conta a história de um menino que viver durante a guerra civil na África, participando como soldado e anos depois fugindo desse destino.

Daniel 25/01/2013

Boa história mal contada
Apesar da incrível jornada contada, em muitos momentos achei o livro enfadonho. Somente no seu terço final, quando o autor do livro começa sua redenção, a sua história verdadeiramente me tocou. Meu diagnóstico: o livro é escrito sem o talento necessário para fazer dele algo mais do que uma boa história desperdiçada.
Izabelle 03/04/2013minha estante
Também achei isso, no entanto não podemos esquecer do fato dele não ser um escritor, mas sim uma criança escrevendo sobre a sua experiência traumática.

Daniel 03/04/2013minha estante
Ele já era bem grandinho quando escreveu o livro...

Roselaine12 23/12/2012

Muito longe de casa
Ishmael Beach conta a sua tragetória em sua terra natal Serra Leoa durante uma guerra civil.É um livro pesado pois narra fatos trágicos, terríveis e muito distantes de nossa realidade a ponto de te paralisar, você tem que estar bem para conseguir ler, muitas vezes tive que parar a leitura para "digerir" o que estava escrito. TODOS deveriam ler este livro pois mostra a realidade pura de um país em guerra, na visão de quem está inserido nela, muito diferente daquela visão que assistimos no noticiário ou lemos num jornal. O livro é uma lição de vida, mostra a força e a coragem desse menino que perde tudo, tudo, sua infância, sua família e luta cada segundo para se manter vivo e no final consegue dar a volta por cima.Muito emocionante e lindo!

Guilherme 18/10/2012

Batalha em novas frentes
Em um mundo que encara a guerra como um passatempo (vide os adorados filmes e jogos de videogame do gênero), ou como uma realidade muito, muito distante, é assustador notar que ela está bem ali, a um pulo do Brasil, do outro lado do oceano Atlântico. Na verdade, não é surpresa que a África é um continente sempre marcado por guerras. Todos sabem que as disputas por riquezas ou territórios devastam a planície africana há mais tempo do que podemos lembrar, mas essa sempre foi uma história que permanecia não contada.

O livro Muito Longe de Casa: Memórias de um Menino-Soldado, escrito por Ishmael Beah, conta esta história em vívidos detalhes. Em alguns momentos, mais detalhes do que podemos suportar. Vale ressaltar que este é um livro autobiográfico e não um livro-reportagem, pois toda a história é contada pelo próprio Ishmael, de seu ponto de vista, e relata fatos ocorridos com ele durante sua adolescência em Serra Leoa. E é necessário dizer: esse livro é simplesmente [...]
Continue lendo em: http://cinefilosetc.blogspot.com.br/2012/10/batalha-em-novas-frentes.html

Felipe Mendes 14/09/2012

Só tendo um atestado de insanidade mental para não se emocionar nem um pouquinho né? (não quero dizer: chorar. Mas tudo bem, aquele tipo de emoção lá no fundo do peito.. sabem?)

Jojo 15/08/2012

"A Long Way Gone": Perdendo (e talvez achando) a fé na humanidade
Para ler a resenha completa: http://asletrasdajo.blogspot.com.br/2012/07/a-long-way-gone-perdendo-e-talvez.html

Não é um livro fácil e divertido. Como disse, é doloroso. Mas é um relato muito bem escrito, com "personagens" instigantes. A leitura flui facilmente e a empatia gerada pelos personagens nos faz ir até o final e depois entrar na internet para saber mais sobre eles.

É um livro de leitura rápida já que é curto e cheio de história para contar. Tem cenas muito pesadas e como é baseado em fatos reais, não me surpreenderia com alguns pesadelos.

Se você está com disposição de perder um pouco sua fé na humanidade, ficar puto com o que o ser humano é capaz. Pode acabar se surpreendendo com as doses de gentileza também. No final, sua visão pode ser mais real. Mas não necessariamente pior.