Muito longe de casa:

Muito longe de casa: Ishmael Beah

Resenhas - Muito Longe de Casa

Rosana 08/08/2017

Livro autobiográfico. Relato sensível, comovente e, ao mesmo tempo, chocante e revoltante. A história do autor é uma importante ferramenta de denúncia sobre a crueldade de guerras em regimes ditatoriais e de crimes contra os direitos humanos. Recomendo muito!

Viviana 20/01/2017

Este livro já estava há um tempo na minha estante porque eu tinha receio de ler. Eu já tinha uma noção sobre os meninos soldados de outros livros que li falando dos conflitos na África e é difícil para mim ler sobre crueldade com crianças. Então eu achava que não iria aguentar se ele detalhasse muito as coisas que aconteceram enquanto ele estava no exército. Felizmente o autor não foca muito neste aspecto, em parte porque é algo que ele quer esquecer. Mas eu acho que eles estavam tão drogados e tudo era uma loucura tão grande que não vale a pena julgar as pessoas pelo que elas foram forçadas a fazer.
O livro conta a jornada de Ishmael Beah desde o dia em que a guerra chegou na sua aldeia, a fuga, o "recrutamento" pelo exército e a reabilitação até quando ele precisa fugir para os EUA. Apesar do tema pesado, o autor escreve muito bem e de uma forma que deixa a leitura fluida apesar da carga emocional. Na minha opinião um livro que todo mundo deveria ler.
Me emocionei muito durante o processo de reabilitação, que é quando a gente consegue ter uma noção do estrago que foi feito com estas crianças: o vício em drogas, a violência (que era a única linguagem que eles conheciam), a dificuldade em confiar nos outros e de aceitar qualquer tipo de afeto e a luta constante para não retornar para a guerra.
Mesmo quando Ishmael teve a certeza de que não queria mais ser soldado, ele só conseguiu ter outra perspectiva de vida porque teve o apoio de outras pessoas e foi recebido de novo pela família. Muitos de seus amigos (os que conseguiram sobreviver) não tiveram a mesma sorte.
Eu só gostaria que o livro tivesse um epílogo, porque termina quando ele chega na embaixada e eu gostaria de saber mais sobre como ele conseguiu chegar nos EUA e ser adotado.

Nara Leão 10/01/2017

Um corajoso relato
Li este livro um pouca mais da metade quando tinha 14 anos. Naquela época a narrativa de Ishmael me chocou tanto que não tive coragem de terminá-la. Depois de 7 anos finalmente consegui. Mas confesso que não foi fácil como imaginei. Esse livro é o relato de sobrevivência de Ishmael Beah, que em 1993, aos 12 anos, arteiro e fã de rap foi alcançado pela guerra civil que havia se instalado em Serra Leoa. Obrigado a fugir, sem os pais e sem rumo, o garoto de sorriso contagiante nos mostra além dos horrores externos a ele, a luta que trava pra manter-se vivo e encontrar seus familiares. Em algumas partes, acompanhado por grupos de outros garotos, outras, solitário na floresta de Mattru Jong como sua companhia apenas o delírio de corpos mutilados, fome e esperança, Ishmael descreve pontos mais marcantes de sua jornada.
A primeira parte, (não existe uma separação definida) ele conta a fuga com os amigos e o irmão mais velho, logo depois de uma perseguição dos rebeldes ele se perde e passa semanas sozinho perdido em meio à floresta densa e quando não vê mais saída encontra outro grupo de garotos da mesma idade, que reconhece da escola em que frequentou. A partir daí ele e os outros garotos passam por aldeias desertas ou que pessoas não confiam mais em meninos como ele, afinal a maioria dos rebeldes tinham a mesma faixa etária.

A segunda parte (a parte mais chocante pra mim) é quando ele e outros meninos, incluindo alguns que estavam com ele no meio da floresta, são recrutados pelo exército para lutar contra os rebeldes. Lavagem cerebral, experiência de choque, alucinações, pesadelos, topor causado pelas drogas e pelas mortes de seus companheiros, fazendo de Ishmael um garoto sem inocência e com coração congelado, como ele mesmo descreve.

Porém as coisas mudaram a partir de 1996, após ser escolhido por seu tenente para participar de um projeto da Unicef de reabilitação para jovens. Aos 16 anos, Ishmael é enviado para um complexo de reabilitação na capital Freetown. Desconfiado de toda boa intenção e em processo de abstenção das drogas, ele se vê entre outros jovens como ele, marcados pela guerra. Sem perspectiva de por onde começar sua nova vida, quando se permite ser ajudado por uma enfermeira do complexo. Após reabilitado e escolhido para ser porta voz juvenil de seu país pela Unicef, Ishmael Beah descobre outra realidade. Viaja para Nova York, conhece outros jovens e crianças que estiveram ou ainda estão em risco de vida por causa de conflitos em seus respectivos países.
O livro poderia muito bem ser uma ficção de tão bem detalhado, infelizmente não é. O jovem autor nos descreve horrores que o ser humano pode fazer quando está envaidecido pela raiva e vingança. E quanto se perde os valores quando não há mais um ideal de beneficiar o todo. A leitura é muita densa, difícil na maioria das páginas, engoli seco nos últimos capítulos de medo e horror. No entanto, apesar de tudo é uma leitura muito produtiva, nos traz tristeza, mas também alívio por saber que hoje, Ishmael Beah pode contar sua história de um local seguro.

Edu 21/11/2016

Resenha informativa do livro "Muito Longe de Casa" de Ishmael Beah
O livro de Ishmael Beah é um relato de suas memórias no país de Serra Leoa, seu país natal, durante a guerra civil que ocorreu por lá entre 1991 e 2002.
Na verdade a história de Serra Leoa é recheado de conflitos, nunca houve uma democracia plena naquele país. Porém nos concentraremos nos acontecimentos que assolam o país naquele momento. Essa guerra civil teve vários momentos históricos, começando em maio de 1991 com a formação do RUF (Frente Unida Revolucionária) que queria tomar o poder do recém empossado, sem eleição direta, presidente Joseph Saidu Momoh, até o término da guerra civil acordada pelo então presidente Kabbah.
Ishmael conta no seu livro autobiográfico todos os momentos de sua vida desde que saiu, com seu irmão e amigos, da vila, em que morava com seus pais, para um show de talentos em uma aldeia vizinha, e como no caminho eles foram pegos pela guerra civil.
Ishmael perdeu a família, perdeu os amigos, passou fome, sede. Teve que matar para sobreviver, aprendeu a consumir drogas para matar melhor, teve de reaprender a viver em sociedade.Enfim, "muito longe de casa" é um livro que merece ser lido porque mostra a guerra de duas óticas: a ótica Civil e a ótica de soldado. Na ótica Civil, só o que o personagem pode fazer é fugir pra sobreviver com esperança de encontrar os parentes perdidos ou não ser morto ou as duas coisas. Na ótica militar, mostra o personagem interessado na morte do inimigo, usando várias drogas para poder dormir a noite.
"Muito longe de casa" faz você desejar nunca ter uma guerra civil em seu país, o horror é imensurável.

SubaLivros 03/09/2016

Esperança na guerra
Um menino é separado de sua familia e em meio ao caos da guerra é obrigado a se transformar em uma criança-soldado, desfazendo-se de todas s lembranças de amor e carinho de sua familia, de como é ser criança e passa a lidar com a morte, guerra e injustiça. Esse livro trás uma realidade que muitas vezes desconhecemos e nos abre os olhos para o mundo além do nosso dia-a-dia. Com certeza mexeu muito comigo e me fez expandir meus horizontes para assuntos como este. É, sem dúvida, um dos melhores livros que já li!

Filipe.Nascimento 28/08/2016

Incrível e revelador
O livro te coloca dentro de uma realidade sabida por muitos mas muitas vezes ignorada. Vale a pena cada capítulo pois a cada parte da história você se envolve profundamente com o personagem .

Larissa 27/08/2016

Sensível e direto
Um livro que te prende do início ao fim, com uma rica de detalhes que te leva para dentro da história. O personagem é tão cativante e O autor é tão direto que não consegui ler uma vez só! É o tipo de livro que te incomoda porque você nunca terá uma vida tão complicada como a vida de um menino-soldado.

Gaitista 10/08/2016

Memórias que ensinam
Muito longe de casa é um livro que mostra não somente o horror da guerra, mas também o que ocorre com o psicológico de um menino soldado. Ismael Beah foi um menino soldado que lutou nas guerrilhas, ou no exército de Serra Leoa, como ele acreditava, depois que um grupo de guerrilheiros invadiu a tribo em que morava. Depois de andar muito tempo sozinho de tribo em tribo, foi encontrado e recrutado pelo "exército" de Serra Leoa, lá sofreu lavagem cerebral, foi drogado, lutando nos fronts de batalha lá, se esqueceu de quem era, do seu caráter, pois era somente uma criança. No começo do livro é narrado com riqueza sobre sua infância e seus sentimentos, porém quando vira soldado, a narrativa se torna objetiva, pouco se é falado sobre o interno do autor, é meio estranho, mas no decorrer da leitura é possível perceber que é proposital, mostra o quanto guerra destruíu o seu interior, transformando-o em mero "robô". Muito longe de casa, você percebe o tamanho da devastação que a guerra causa tanto internamente e externamente.
Um livro para se refletir.

Giliane.Rosa 28/06/2016

Intenso, forte e emocionante!!!
Nossa, tem que ter estômago par ler este livro!!! O autor relata suas memórias de maneira muito intensa e detalhada... Realmente, é muito emocionante a realidade vivenciada por Ismael.

site: biografia história

Alexia Santos 22/03/2016

Gostei muito de Ler
Gostei muito de ler esse livro, não o li por algum motivo específico, ms eu o encontrei na biblioteca da minha ex escola. Me interessei pelo tema, li e me apaixonei pelo livro. Chorei muito. Ms amei muito mais.
Luciano 19/02/2018minha estante
null

Aldimir.Santos 11/02/2016

Menor Guerrilheiro - Subcapitão Ishmael
Quando começamos a ler o livro e Ishamael começa a descrever os cenário de guerra que impuseram a ele imaginamos logo um Rio de Janeiro distante aonde a morte de vários meninos e meninas no front de guerra ja se tornou algo "normal" no lugar, pensando bem no Brasil não é muito diferente, inclusive nos becos e vielas do Rio de Janeiro.
Ishamael perde tudo, sua infância, ao qual ele tenta recordar a todo o momento quando acha que deixou de ser uma vitima da guerra que destruiu seu pais natal e suas fitas de Rap que era um dos seus maiores tesouros, ao decorrer do livro ele nos descreve partes de sua jornada fugindo da guerra, atravessando quase todo o pais andando até que se torna parte da guerra. Em cada capitulo do livro varias cenas do seu tempo de criança, refugiado e guerrilheiro são reveladas.

Jane 30/01/2016

A guerra e suas consequências
Li muito longe de casa por causa do projeto de leitura que consiste em ler um livro de um autor de cada pás do mundo e Serra Leoa foi o terceiro país sorteado. A escolha do livro foi fácil, por haver tradução. Confesso que li em uma tacada só, pois não conseguia desprender meus olhos do livro.

"Ouvíamos tanto tipos de histórias sobre a guerra que ela parecia estar acontecendo numa terra distante e desconhecida" pg 9 Pois é, a guerra para quem não a vive, é sempre algo inimaginável, ou como o próprio autor diz, algo só visto em filmes e noticiários….até ela nos alcançar.
Ishmael Beah é um garoto de 12 anos, fã de rap americano e Shakespeare, que faz apresentações em shows de talento. Um garoto, filho do meio de pais separados.
Sua vida muda quando ao viajar para uma de suas apresentações se vê pego pela guerra. O grupo rebelde intitulado RUF (referente a Frente Unida Revolucionária) estava atacando as cidades em busca de bases, alimentos e princiaplemente, em recrutar pessoas para sua causa.
De uma hora para outras, aquelas crianças foram separadas de suas famílias e amigos, de seus lares, de suas rotinas, de suas vidas. Ficam á esmo em uma terra sem leis, lutando para sobreviverem.
Ishmael nos conta como ele vagou pelo país, passou fome, se escondeu, viu a morte de perto várias vezes até ir parar na base do exército. Lá o exercito recruta todas a pessoas para vingarem a morte de seus parentes mortos. Ele se junta ao treinamento e vira um soldado com apenas 13 anos. A narrativa é comovente, pois sabemos que não é ficção, é uma história real e pode-se sentir toda dor daqueles garotos que vão proteger um país, sofrem uma lavagem cerebral, são alimentados com drogas para que se mantenham dispertos e corajosos, deixando de ser crianças e para se trasnformarem em máquinas de guerras sem sentimentos.
Mas apesar de todo sofrimento, também é uma história de redenção. Ishmael acaba indo parar num acapamento da Unicef, onde uma ONG trabalha para ajudar crianças vítimas da guerra e, principalmente, para recuperar àqueles que lutaram, viram e fizeram atrociddes.
O tratamento é longo e difícil. O primeiro passo é livrar o corpo das drogas, depois da raiva, dos pesadelos, da culpa e da dor de não ter mais ninguém com quem contar.
Ishmael passou por tudo isso e se tornou embaixador da Unicef, contando sua emocionante história de um menino-soldado.

Laís oliveira 29/10/2015

emocionante
conta a história de vida de ishmael beah e suas dificuldades enfrentadas durante a guerra cívil na África, e tbm suas consequências em sua vida.

bastante emocionante do início ao fim.

Bruh 13/07/2015

Guerra, infância, família
Eu gosto de histórias, mas nunca li um livro tao triste como este, mesmo sendo baseado em histórias reais ou não.
Logo no inicío quase chorei, e em certas partes me dava nojo, no fim também quase chorei, mas nao consegui fazer as lagrimas rolarem.
Este livro pode ser um qualquer para outro, mas além da vida contada e vivida pelo autor, nos mostra algo além disso, nos mostra como é a realidade lá, ou pelo menos como foi naquele tempo.