Diário de um Banana

DIARIO DE UM BANANA.

a verdade nua e crua.

NatSantosBooks 13/12/2023

Melhor Diário até agora
Greg está menos insuportável, e isso é um baita motivo para esse ter sido melhor pra mim.

Ele enfrenta problemas de adolescente agora: puberdade, comparação, falta de amigos, responsabilidade, interesse por festas e garotas.

E por isso ele vai descobrir a verdade nua e crua!

Esse foi o primeiro diário de um banana que eu li quando tinha 8 anos e acho que por isso ele está guardado no meu coração.

Acontecimentos do livro
(Podem ser spoiler pra vc)

- Greg está brigado com rowley quase o livro inteiro, isso o leva a não ter amigos e tentar fazer novas amizades.
- A Vida de outros adolescentes na internet parecem ser mais legais que a dele e isso o deixa triste, ele só queria ser um adolescente popular e "bacana".
- se sente trocado, quer mais atenção, ele sente que devia ter aproveitado mais a infância se soubesse.
- Ao mesmo tempo quer que essa "tal de puberdade" ocorra logo pra ele virar um "homem".
- Seus pais e adultos querem mais responsabilidade da parte de Greg mas tudo o que ele quer no momento é curtir o resto de adolescencia que ele tem deitado na cama ou jogando videogame.
- Greg se interessa por festas e garotas, emfim, ele quer curtir a vida (mas ainda nada de drogas, relações e bebidas, é só curiosidade)
- Ele revê suas atitudes e volta sua amizade com rowley.

Natess 28/11/2023

Muito legal
O livro é muito bom! Para quem busca uma leitura leve e que não é estressante, é uma ótima recomendação.

JoAo366 24/11/2023

Sincero
Eu li esse livro pela primeira vez quando eu tinha uns 9 anos. Esse livro me fez perceber mais velho q é mt verdadeiro saber q a infância tem realmente um prazo de validade, q um dia vc é máximo e no outro é um saco de pancadas. É engraçado como livro pode parecer tão bobo, mas tem mt a ensinar.

miri.miri 16/11/2023

A verdade sobre crescer
Nesse quinto livro da série Diário de um banana, da pra perceber que está ficando cada vez mais fácil se identificar com Greg Heffley.
Não ter amigos, criar altas expectativas sobre futuro e até sobre coisas simples, sentir preguiça as vezes até de fazer coisas básicas. Mas é claro que mesmo com essas entrelinhas que podem nos fazer refletir sobre a vida do protagonista e os motivos para ele estar sendo como é, a comédia e cenas divertidas são o centro.

Eu achei bem interessante a reta final do livro, Greg estava ansioso pra crescer logo, a conclusão foi boa.

A vida adulta não é boa como parece ser.

Vitoria.Pellegrin 10/11/2023

Gostei bastante desse livro achei divertido e legal. Seria um livro que eu leria novamente. Recomendo.
Alice.Adriane 10/11/2023minha estante
Que demaiiiiiis!!!! Eu também li e super amei ele!!!! ?

JoAo366 07/11/2023

O livro conta a historia de Greg, um garoto que vive entrando em confusão. Neste livro as dúvidas sobre o corpo começam a surgir para Greg. O livro todo tem cenas muito engraçadas.

emmanuel_arankar 31/10/2023

"Diário de um Banana 5" de Jeff Kinney

"Diário de um Banana 5: A Verdade Nua e Crua" é mais um capítulo das hilárias aventuras de Greg Heffley, o personagem principal da série escrita e ilustrada por Jeff Kinney. Este quinto livro é uma continuação da trajetória de Greg, um pré-adolescente que compartilha sua vida e experiências em seu diário. À medida que ele narra seu cotidiano, somos levados a um mundo repleto de situações cômicas e desventuras, nas quais os leitores podem se identificar e rir das trapalhadas de Greg.

A história começa com Greg enfrentando o fim de sua amizade com Rowley Jefferson, seu ex-melhor amigo. A amizade entre os dois personagens tem sido uma parte central da série, e agora, com a separação deles, somos levados a uma jornada que explora as complexidades das relações infantis e as mudanças que ocorrem durante a transição da infância para a adolescência.

A amizade desfeita entre Greg e Rowley é uma fonte inesgotável de risadas. Greg, em sua busca por um novo melhor amigo, nos leva por uma série de situações engraçadas, enquanto tenta preencher o vazio deixado pela ausência de Rowley. Essas tentativas de encontrar um substituto para Rowley são marcadas por desastres e situações constrangedoras, nas quais Greg faz de tudo para chamar a atenção e se destacar.

Este livro concentra-se na passagem de criança para adolescente, um período repleto de mudanças e desafios. Sem seu amigo de longa data ao seu lado, Greg enfrenta sozinho essa transição e todas as confusões e dilemas que ela traz. Ao mesmo tempo, ele tenta lidar com as pressões e expectativas de crescer, o que inclui preocupações com sua imagem e popularidade.

O estilo de escrita de Jeff Kinney permanece consistente com os livros anteriores, misturando texto e ilustrações para criar uma narrativa leve e divertida. O uso das ilustrações é uma parte fundamental do charme da série, já que elas complementam o texto, oferecendo aos leitores uma visão visual das situações e das expressões dos personagens.

"Diário de um Banana 5" continua sendo uma leitura ideal para crianças. O livro é ricamente ilustrado, e a fonte de texto é grande, tornando-o acessível e atraente para leitores em formação. A combinação de texto e imagens permite que crianças mais jovens mergulhem na história, enquanto o humor do livro mantém as crianças mais velhas e adultos entretidos.

Ao longo da narrativa, Greg é submetido a diversos episódios embaraçosos e trapalhadas públicas, algo que se tornou uma marca registrada da série. Suas situações desastrosas e vexames proporcionam momentos de comédia, nos quais os leitores podem se identificar com as experiências e erros de Greg. A maneira como ele lida com essas situações é um reflexo do espírito da série, que mostra como é normal cometer erros durante o crescimento e como o humor pode ser uma forma eficaz de lidar com eles.

Um aspecto importante da narrativa é a dinâmica da família Heffley. A ausência temporária de Susan, a mãe de Greg, enquanto ela retorna à faculdade, coloca a responsabilidade da casa sobre os ombros dos homens da família. Frank, o pai de Greg, não se sai bem nas tarefas domésticas, o que cria situações caóticas e cômicas. A chegada da empregada Isabella também adiciona um toque de humor, já que ela tem seu próprio conjunto de peculiaridades.

Um dos pontos altos do livro é o "Lock-In" da escola, uma festa do pijama supervisionada. No entanto, a empolgação de Greg com a expectativa de conhecer garotas e se divertir é frustrada quando os professores confiscam os dispositivos eletrônicos dos alunos. O evento se transforma em um desafio de sobrevivência noturna, cheio de momentos hilariantes.

O crescimento e as mudanças são temas recorrentes em "A Verdade Nua e Crua". Greg começa a se preocupar com sua puberdade e quando ele alcançará seus colegas de classe em termos de desenvolvimento físico. Essa é uma parte normal do processo de crescimento, e o livro aborda essa questão com sensibilidade e humor.

No que diz respeito à relação de Greg com Rowley, é evidente que ele sente falta de seu amigo. No entanto, seu orgulho adolescente o impede de tomar a iniciativa para resolver o problema. A mensagem subjacente é a importância da amizade e como é necessário tomar medidas para reconstruí-la, em vez de simplesmente esperar que o tempo resolva tudo.

"A Verdade Nua e Crua" mantém o estilo único de humor e ilustrações que complementam a narrativa. No entanto, os leitores podem perceber uma sutil mudança no tom deste quinto livro. Greg está amadurecendo e se tornando mais consciente de sua própria evolução, o que adiciona camadas à história.

Em relação à comédia, este livro continua a oferecer muitas risadas, mas pode não ser tão engraçado quanto os primeiros livros da série. O humor se torna mais sutil e, em alguns momentos, as situações são mais exageradas do que o habitual. No entanto, Jeff Kinney ainda mantém sua capacidade de fazer os leitores rirem e se identificarem com as situações absurdas vividas por Greg.

No geral, "Diário de um Banana 5: A Verdade Nua e Crua" é uma leitura que cativa, diverte e oferece uma visão cômica das lutas e desafios que os pré-adolescentes enfrentam durante a transição para a adolescência. A série continua a ser um sucesso entre os leitores jovens, e a capacidade de Jeff Kinney de criar histórias engraçadas e envolventes brilha mais uma vez. É uma leitura ideal para crianças que estão começando a explorar o mundo da literatura, bem como para aqueles que já são fãs da série. Jeff Kinney conseguiu criar um universo cativante que mantém os leitores voltando para mais aventuras de Greg Heffley.

Thamilly3 04/10/2023

Ai como eu amo uma besteira mdss eu amei muito esse e achei esse bemmm legal, gostei muito do 2, 4 e agr o 5
espero q eu consigo ler os outros

Kelrygg 28/09/2023

Gostei ?
?????????????????????????????????????

?????????????????????????????

????????????????????

raissafreitasx 22/09/2023

Eu simplesmente amo todos os livros que são resumidos a este; Diário de um banana. Meu primeiro livro, quando tinha 9 anos, e desde de então sou apaixonada por leitura, que livros perfeitoss. ?

Nath 17/09/2023

Como os demais, é uma história bem rapidinha e gostosa de ler.
O Greg continua se metendo em confusão.

jucoaio 11/09/2023

? diário de um banana 5
maio/2014 ??

??:: li todos os livros de diário de um banana porque a filha da minha professora do 5° ano (aliás, se algum dia você ver isso, obrigada gabi!!!) me emprestou. atualmente eu honestamente não lembro muito da história pra poder comentar aqui, mas lembro que na época eu amei e devorei todos!

Larissa 11/09/2023

Como todos os livros de Jeff Kinney, este livro é maravilhoso, perfeito, com um bom enredo. Li este livro em uma manhã kkk