O primeiro a morrer no final

O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

Paulo.Ratz 28/12/2022

Amei mas podia ser melhor
Talvez eu tenha superado UM POUCO a história, mas ainda gosto muito de como Adam sabe ser dramático e me fazer ficar aflito com esse formato! Não foi tão necessário ampliar esse universo, mas foi uma boa leitura. Lerei o próximo com certeza.
isadora. 28/12/2022minha estante
VAI TER PRÓXIMO?

vic 28/12/2022minha estante
ué ainda tem mais????

Arycia1 09/01/2023minha estante
Vai ter próximo?? Como assim?

Jasmim â¡ 15/01/2023minha estante
pergunta pra qm leu:
o lovro é a mesma coisa q o primeiro ou parecido? pq pelo oq eu vi pela sinopse parece ser mto semelhante cm o primeiro

kel59 15/01/2023minha estante
é bastante parecido, iasmim.

Thiago 20/03/2023minha estante
COMO ASSIM PRÓXIMO?

Analuiza2 27/03/2023minha estante
Essa é a continuação????

Joao 12/04/2023minha estante
próximo?

You_Key 25/04/2023minha estante
Eu fico um pouco receosa de ler continuações de livros que já tiveram o seu fim?

Roberto217 27/04/2023minha estante
O livro é parecido pois é no mesmo universo mais também não se passa depois dos acontecimentos de os dois morrem no final a verdade verdadeira é que o primeiro a morrer no final é o começo de tudo.

Thais645 28/04/2023minha estante
Próximo?

Thais645 28/04/2023minha estante
Próximo?

Maaaxxð¦ 13/07/2023minha estante
Pra qm tá perguntando sobre o proximo livro, sim vai ter um terceiro livro explicando as origens e o funcionamento da Central da Morte, a unica coisa que sei é que vai se passar em 2020.

Garryzette 02/09/2023minha estante
Se vc tivesse lido os dois morrem no final primeiro, seria seu favorito, não é uma continuação, é bo mesmo universo, eu gostei mais desse do que o outro, mas uma coisa tenho certeza, eu não acharia o livro TÃO bom assim se não tivesse lido o outro primeiro

Judeneve 06/10/2023minha estante
Rata, li por indicação sua, mas esse livro é muito fraco :(

mymy2022 15/12/2023minha estante
eu to começando hojeeee

Suellen176 27/01/2024minha estante
Comecei a ler esse livro, mas tô achando muito parado e fraco. Alguém pode me dizer se vai ficar bom na frente? Ou a apegada do livro é assim mesmo parada?

kel59 27/01/2024minha estante
Vai melhorar, Suellen. Calma kkk não desiste. Você leu o primeiro?

Suellen176 28/01/2024minha estante
Eu tô lendo esse ?os morreram no final? . Esse é o primeiro?

kel59 28/01/2024minha estante
O primeiro é "os dois morrem no final". Esse aqui é o segundo.

jonathan 18/01/2023

o simples erro dele é não ser “os dois morrem no final”
como esperado, eu poderia dizer que minha experiência com “o primeiro a morrer no final” foi simplesmente devastadora e acho que só isso seria o suficiente para convencer uma parcela de potenciais leitores a continuar (o masoquismo literário é um fenômeno curioso) e uma outra, provavelmente tão grande quanto a fugir desta obra como o diabo da cruz. como a maioria bem sabe, adam silvera fez muito bem o seu nome e que nem sequer se dá ao trabalho de se levantar da cama pela manhã sem a perspectiva de fazer pelo menos uma dúzia de leitores chorar antes do meio-dia, mas, para os desavisados que talvez precisem de um toque: não, ele definitivamente não está para brincadeira.

com o prequel do seu romance de maior sucesso, adam nos apresenta a uma proposta não muito diferente do primogênito do universo da central de morte, mas, ao mesmo tempo, como diferencial, existem muito mais camadas em torno do romance vivido por orion, um garoto nova-iorquino beijado muito cedo pelo luto e que nunca teve uma perspectiva de vida por conta do seu coração debilitado, e valentino, um recém chegado de phoenix com muita bagagem emocional envolvendo família e identidade, que vê todos os seus grandes sonhos se esvaindo ao se tornar o primeiro terminante da história após receber uma ligação da central de morte. apesar do foco no relacionamento dos dois e do bom desenvolvimento do mesmo, o texto nos entrega muito sobre o universo que conhecemos originalmente com rufus e mateo, explicando melhor alguns mecanismos e pontos de vista enquanto pincela assuntos importantes em torno da grande história de origem prometida pelo autor.

falando um pouco da minha opinião pessoal com a obra, não diria que fui arrebatado pelos personagens como aconteceu com rufus e mateo — principalmente mateo. é óbvio que tanto orion e valentino quanto alguns dos secundários são adoráveis e que ganharam um lugar no meu coração, mas imagino que ter passado por tudo o que passei no livro anterior, fez com que eu não sentisse tanta esperança — ela estava lá, mas muito somada a um conformismo —, apesar de torcer para que as coisas fossem diferentes, eu tinha a plena noção de que adam não hesitaria em partir meu coração conforme prometeu que faria logo nas primeiras páginas.

imagino que minha experiência seria completamente diferente se esse fosse o meu primeiro contato com o universo, por isso não sei se sou capaz de culpar outra pessoa além de mim mesmo por não ter me permitido uma entrega maior aos sentimentos, porque, falando a verdade, a escrita e a criatividade de adam são inegáveis, é muito interessante ver a forma como ele é capaz envolver os leitores em uma rede de acontecimentos e conexões dentro da história — e também com personagens e trechos de “os dois morrem no final” — a ponto de surpreender conforme ganhamos perspectiva sobre quem é quem e sobre o que essa pessoa significa para o todo. é brilhante ver como, dando um foco muito grande à central de morte e ao seu impacto no mundo, ele tornou a história interessante em muitas de suas ramificações envolvendo personagens secundários inseridos aqui e ali, mesmo os de menor importância.

por isso, apesar de ter me questionado muito sobre o que o autor poderia ter trago de inovador para uma “sequência” após nos ensinar sobre amor e luto no primeiro livro de forma tão visceral, eu imagino que tenha conseguido compreender ao terminar o livro: essa história se trata um pouco mais sobre vida e esperança do que sobre morte e perda, ensina muito mais sobre viver enquanto há tempo e sobre criar mudanças que podem transformar nossas vidas em algo mais do que apenas dias que devemos viver. por isso, apesar de ele não ser “os dois morrem no final”, não posso deixar de enxergar este livro como uma obra que merece ser lida!

ah, e vale lembrar que existem temas bem sensíveis, como já seria de se esperar, envolvendo luto, violência doméstica, homofobia e etc.
Manu 19/01/2023minha estante
sou entusiasta do gênero masoquismo literário. (como alguém que ja leu, amei a resenha!!)

jonathan 19/01/2023minha estante
ksksksksksk é uma coisa, mas fico feliz que tenha gostado sz

Carol *_* 23/01/2023minha estante
Acho que fui uma das poucas que detestei esse livro, não esperava a hora logo deles morrer e acabar a leitura. P.S: Gostei do jeito que você escreve resenha, bem culto.

jonathan 23/01/2023minha estante
ai poxa vida, eu curti a experiência por todos os elementos além do romance entre o valentino e o orion, mas consigo compreender quem não se encantou tanto assim! ah e obrigado pelo elogio skskskskks sz

laisandradees 25/04/2023minha estante
Melhor resenha que eu já li

Nanna - Livraneios 29/09/2022

Emocionante e importante
Apesar de não ter superado o primeiro livro, na minha opinião, esse prequel soube cumprir seu papel e ainda contribuiu com assuntos extremamente importantes. Ao voltar nesse universo tão curioso, Adam Silvera explora elementos tão atuais como a religiosidade exacerbada, as teorias da conspiração, homofobia dentro de casa e violência doméstica.
Nossos novos protagonistas são encantadores e carismáticos, tornando a sua trajetória leve e gostosa de acompanhar.
Por mais que seja um livro cuja premissa é semelhante ao anterior, Adam soube utilizar de novos recursos para enriquecer a história e torná-la única, viciante e emocionante como espera-se dele.
Mesmo que não tenha me emocionado tanto quanto no volume anterior, até porque acho que este não era mais o objetivo principal, consegui captar a mensagem da obra e da "série" em si: aproveite a vida pelo tempo que restar. Simplesmente amei, li super rápido e recomendo!
LuAs 01/11/2022minha estante
Prometeram um romance, o romance só foi rolar no final do livro, tipo, nas últimas 20 páginas e foi totalmente forçado, decepcionado com isso. Mas em geral é um livro bem profundo.

Chicarino 04/11/2022minha estante
Concordo, eu achei uma perda de tempo ler esse livro

lukitozx 24/11/2022minha estante
tô surtando, necessito desse livro, amei os dois morrem no final e com certeza amarei esse tb

Let 19/11/2022

Perfeito pra quem gosta de sofrer
Esse livro me conquistou bem mais que o primeiro, principalmente por causa de como o personagem morre. Aqui nós acompanhamos o primeiro terminante da história, o Valentino, que acabou de se mudar pra NY e descobre que vai morrer

A ligação que ele e o Orion criam em menos de 24h é bem desenvolvida e realmente convence. O Orion não recebe a ligação, mas ainda assim decide ser o companheiro do Valentino no dia final dele. E mds, como é lindo ver os dois criando memórias juntos, sabendo que tudo que eles têm são essas poucas horas. Isso me destruiu

Amei como o autor deu foco pra histórias secundárias, inclusive trazendo personagens do primeiro livro pra narrar. Genial como tudo está ligado num grande efeito borboleta! O autor ainda toca em temas como luto, homofobia, violência doméstica e abandono parental

O que posso dizer? Esse livro foi um mar de emoções: chorei, passei raiva, fiquei nervosa (MUITO NERVOSA) e quase tive um infarto na cena final. Foi tudo tão rápido, mas ao mesmo tempo tão intenso. Só não dou 5 pq algumas coisas são previsíveis, mas recomendo demais pra quem gosta de gay sofrendo ?? a especialidade do Adam

lana!¡ 20/05/2023

O primeiro a morrer no final e eu indo direto pra terapia
Assim como em Os dois morrem no final eu tô novamente destruída após ler O Primeiro a morrer no Final, o Valentino e o Orion conquistaram meu coração assim como Mateo e Rufus. me apeguei rapidamente à eles mesmo sabendo o que iria acontecer, acho que essa aliás é a pior parte de tudo, você começa a gostar dos dois personagens juntos mas sabe que o final não vai ser nenhum felizes para sempre e que você vai ficar triste de qualquer maneira. mas também gostei muito de conhecer mais do universo, como o Central da Morte foi criado, as primeiras ligações feitas e os terminantes, várias referências também ao primeiro livro, amei muito saber quem foi que criou o aplicativo "Último Amigo" pois era uma curiosidade que eu sempre tive e fiquei feliz que o autor lembrou disso pois certeza que outros leitores também tiveram a mesma pergunta durante o livro anterior, pelo menos agora sabemos bem, entretanto apesar de tudo, ainda continuo preferindo mais Os dois morrem no Final, super amei o Valentino e o Orion mas o Mateo e o Rufus sempre vão ter meu coração, mas sim, O primeiro a morrer no Final continua valendo a pena.
leiturandressa 21/05/2023minha estante
não tenho coragem de ler esse :,) sofri tanto com o primeiro

lana!¡ 21/05/2023minha estante
@andressa mulher juro... se não tiver coragem não vá mesmo kkkkkk pois vc vai sofrer mais ainda

swftgone 26/01/2023

o primeiro a morrer no final.
estava querendo muito ler esse livro mas não me agradou. sendo do mesmo universo de os dois morrem no final, estava esperando algo não igual mas parecido e não foi bem assim. o livro tem mais páginas do que deveria, não gostei dos diálogos e os personagens não me cativaram, não me emocionei em nenhum momento do livro, e nem me trouxe reflexões como os dois morrem no final, a tradução tem alguns erros mas é só a primeira edição então é normal. tem alguns detalhes legais como o surgimento da central da morte, os pov do rufus e mateo crianças e a representatividade. não me conectei nem gostei do livro porém isso é relativo de pessoa para pessoa.

o livro tem alguns gatilhos como violência doméstica então se atentem antes de ler.

Patricia 01/05/2023

Ai ai! Gostei muito desse livro! Me emocionei demais com o final. Chorei horrores. Sim, gostei muito mais que do primeiro.
Acho que o primeiro livro tinha algo meio infantil que não teve nesse.
OBS: demorei anos luz pra identificar os personagens do primeiro livro aqui. Só eu?
Jessica 01/05/2023minha estante
Estou em 76%
Estou amando muito esse, mas senti que o primeiro me prendeu mais

Identifiquei os personagens logo de cara

Jessica 01/05/2023minha estante
Amo isso que o Adam faz de cruzar as histórias dos personagens

Patricia 01/05/2023minha estante
Nossa, o final me levou as lágrimas! Como eu disse, gostei muito do primeiro livro, mas achei que ele teve um ar mais infantil que não senti nesse. Só por isso!
Me senti uma tapada agora por não ter identificado os personagens do primeiro livro ? Eu só descobri quando eles aparecem pela última vez. Uma bomba explodiu na minha cabeça nessa hora ?

lalaliz mavitorie 11/01/2023

Coração partido e perdido com sucesso
Que dorrrr
Ainda acho o primeiro melhror mas a dor foi a mesma
Era eu lendo esse livro lembrando do outro e chorando.

PS. Se acaso encontrar um coração partido, por favor entrar em contato

GregoryOak 21/04/2023

Extremamente cansativo e não atende às expectativas
Um retorno cativante ao universo da Central da Morte (CdM)? Desvendamento dos mistérios acerca do surgimento da CdM e de como ela prevê as mortes dos Dias Finais? Personagens cativantes e apaixonantes? Essas são todas as expectativas do leitor, ao se deparar com o resumo da história no verso do livro e em sua orelha. Mas infelizmente, nenhuma dessas expectativas se torna realidade, no decorrer da leitura.

Um livro de 527 páginas, que poderia ser reduzido a cerca de 350~400 no máximo, assim como o primeiro. A intenção de Adam Silveira com esse volume, é o de levar o leitor de volta ao universo da CdM e contar como foi o primeiro Dia Final de todos os tempos, através da história do primeiro Terminante.

Apesar de não haver lacunas temporais e o encontro do passado e do futuro ser perfeito, além de contar a história de diversos personagens apenas citados em poucas páginas e de narrar a origem dos protagonistas do primeiro volume ("Os Dois Morrem no Final") de forma bastante coesa, não há a mesma conquista do leitor nesse segundo volume.

A narrativa começa, já na primeira página, executando a primeira expectativa, ao deixar claro que não revelará o segredo da CdM. Então quem iniciou o livro com essa expectativa, como eu, já se sente extremamente desolado, mas indico a continuidade da leitura, pois essa não-revelação, levará a um outro tipo de mistério que talvez atiçará sua curiosidade tanto quanto a primeira.

No entanto, embora esse novo mistério seja bastante atrativo, não é o foco da narrativa de Silveira, ficando em segundo plano à história do Primeiro Terminante, que, infelizmente, é um "copiar+colar" muito maçante da história dos protagonistas do primeiro volume, tanto em referências idênticas (não similares, idênticas mesmo), quanto em conflitos enfrentados iguais (talvez um pouco mais intensificados, mas os mesmos) dos personagens em meio à sociedade.

O ponto alto desse volume, em contraposição ao primeiro, no entanto, não está em como deve ser vivido o seu Dia Final de forma intensa, mas sim, no duelo opositivo entre os que, de fato, acreditam nas previsões da CdM e já mudam bastante sua forma de pensar e agir, e os que creem ser mais uma bobagem de teoria da conspiração como o "bug do milênio" foi, na virada dos anos 1999 para os anos 2000. Então os personagens se veem em um momento bastante dividido entre extremistas pró-CdM e os extremistas contra-CdM. E esse binômio conflitivo é bastante bem desenvolvido por Silveira, podendo ser aplicado a diversas situações do cotidiano, como crise política (entre extrema esquerda e extrema direita), sanitária (como os efeitos de uma Pandemia), econômica (entre prós e contras da estrutura monetário-financeira, por exemplo) e diversas outras realidades. O autor foi muito feliz em demonstrar os males e as benfeitorias de ambos os lados, o que permite o leitor a pensar em diversas situações de seu cotidiano.

Portanto, prepare-se para uma nova imersão no universo de Adam Silveira, mas prepare-se para uma narrativa bastante desestimulante, cansativa e até tediosa em diversos momentos.

site: https://www.gregoryoak.com/post/resenha-de-o-primeiro-a-morrer-no-final

Deise 06/10/2022

Quem morreu no final foi eu :(
Quando vi que teria o segundo livro fiquei pensando que seria a mesma coisa do: Os Dois Morrem No Final. Mas não é! Eu achei esse muito mais profundo do que o primeiro. Tem a mesma premissa do anterior, mas ao medo tempo é bem diferente. Principalmente por ter outros assuntos relacionados, como: violência doméstica, homofobia dentro de casa, religiosidade extremista etc. Tem vários personagens, e a cada ponto de vista é bem trabalhado. Assim como: Os Dois Morrem No Final, esse aqui me prendeu da mesma forma. Sorrir, chorei, me emocionei, fiquei inconformada, triste, feliz? foi um misto de emoções. Achei os pontos de vista bem equilibrados. Em um ponto vista estava rindo que nem louca, aí no próximo já estava na pura depressão. Amei também que os personagens do primeiro livro aparece nesse, principalmente Rufus e Mateo. Sobre a escrita do Adam, eu continuo amando! Li em 24h, mesmo dando pausa para não ler de uma vez só, ainda terminei muito rápido. Para um livro de 544 páginas eu devorei! 5 estrelas e favoritado! Leria esse livro umas mil vezes S2.

Quotes:

?? ?? Peço que não se preocupem com a maneira como sabemos acerca das mortes e que pensem apenas em como vão viver suas vidas. O destino final pode estar mais próximo do que imaginam.
?? ?? é insano como sentir atração por alguém pode ser empolgante e perigoso, como se a pessoa pudesse ser tudo de melhor e de pior ao mesmo tempo. Não consigo ver a cor dos olhos dele, mas, minha nossa, como quero descobrir.
?? ?? Não é justo como uma pessoa pode fazer tudo certo e ainda assim se machucar por conta de outra que fez algo errado.
?? ?? ? Para mim, a pessoa que recebe a ligação da Central da Morte não é a única a morrer. Se você ama muito alguém, também morre.
?? ?? A vida não está nem aí para o quanto você é jovem. De um jeito ou de outro, ela força todo mundo a crescer.
?? ?? ? E, Valentino, não importa quão intensamente você viva, o fato de não ter se despedido de alguém que você ama vai te assombrar mesmo assim. Ainda mais se tiver desperdiçado dessa oportunidade.
?? ?? ? Quero criar boas memórias. Coisas de que eu possa me lembrar quando o peso da existência bater.
?? ?? ? No fim das contas, você vai precisar de um coração mais forte e eu vou ter um sobrando.
?? ?? Talvez essa seja a maior vantagem de como a vida era antes: não se perde tempo vivendo o próprio luto, já que ninguém espera morrer.
?? ?? Você não deve nada a quem não quer sua felicidade.
?? ?? Nem tudo precisa ter um significado. Às vezes algo bonito é só bonito.
?? ?? ? Como a gente acha o amor, pai? ? perguntara Mateo. ? Onde ele fica?
? O amor é um superpoder ? dissera o pai. ? Um que todos nós podemos ter, mas não é um superpoder do tipo que você pode controlar. Vai ficar mais difícil ainda quando você for mais velho. Mas não precisa ter medo se você perceber que está amando alguém que não esperava amar. Se for a coisa certa, vai dar certo.
?? ?? ? Vai chegar um momento em que vocês vão ter que reconhecer que fizeram eu me sentir indesejado a ponto de sair daí. Mas quero agradecer por terem me amado tão pouco, porque foi isso que me fez sair de casa e encontrar o garoto com o maior coração do mundo. Ele garantiu que meu último dia nesse planeta fosse repleto do amor e do carinho que eu mereço, e vou passar o que me resta dessa vida com ele, mesmo que isso signifique que vou direto para o inferno quando tudo acabar.
?? ?? O Dia Final tem, sim, seus horrores, mas se nos comprometermos a viver, ele também pode ser lindo.
?? ?? ? Antes de a Central da Morte me ligar, você me contou o que é o luto de verdade. Que, contanto que a gente continue existindo e respirando, em algum momento voltamos a viver.

ð¿ðð¦ 24/12/2022

O Primeio a Morrer no Final
Cara, só Deus (e minha mãe, que deve estar querendo me internar) sabe o quanto eu chorei lendo esse livro.
Embora ele seja bem demorado e enrole bastante para chegar ao ponto, eu amei com todas as minhas forças, porque retratou tudo de forma única. O Primeiro a Morrer no Final conseguiu marcar um lugar no meu coração, depois de me apresentar o relacionamento incrível de Valentino e Orion, que por mais que não tenha sido tão longo quanto merecia, conseguiu me fazer sentir a intensidade do amor deles, mesmo que seja somente um casal fictício.
ValentinOrion só perde pra Mateo e Rufus, que sempre vai ser meu casal preferido escrito pelo Adam Silvera. Mas eu amei demais, demais.
Recomendo muito!!! Adam arrasou, como sempre

Fabiana 01/02/2023

Adam Silvera me odeia
Primeiramente CHOREI MUITO. Nunca tinha chorado tanto com um livro como chorei nesse (Favoritado, claro).
Chorei muito mais que no primeiro livro. Mas não acho que esse o superou, amei Orion e Valentino mas amei muito mais Mateo e Rufus.

O desenvolvimento do livro é MUITO BOM! A escrita do Adam pra mim é muito viciante e fácil de se ler. Amei a forma como ele interliga os personagens e nos apresenta aqueles que já conhecemos no primeiro livro. Quando Rufus e Mateo apreceram eu chorei!
A forma como ensina a lidar com o luto de certa forma é muito importante. Também gostei da forma como ele aprofunda alguns assuntos. A criação do app Último Amigo é muito emocionante.
Conhecer a origem da Central (apesar de não saber como ela funciona) foi incrível e já estou ansiosa para o terceiro livro que fechará o mundo da Central da Morte. Amei todas as histórias que nos são introduzidas além da principal, sobretudo a da Glória! E o que Pazito fez me chocou muito!

Fiquei ansiosa para saber quem seria o 12° (quem leu vai saber do que tô falando) e quando descobri confesso que fiquei supresa mas feliz por ser aquele cara! Sobre o final, já imaginava e mesmo assim me surpreendi (chorei, de novo!)

*Não espere saber que vai morrer para começar a viver!
É um livro que com certeza vou indicar pra todo mundo.
wtflaurete_ 01/02/2023minha estante
dps disso vou ter q ler, já vou agendar a terapia aq

Carolina 16/02/2024

Mais um ensinamento sobre viver
Neste segundo livro da serie, conta a história de como tudo começou. Como foi o primeiro dia da central da morte,quem foi o primeiro a receber a noticia de que morreria naquele dia. Temos dois personagens principais, dois meninos que se conhecem em Nova York, um deles, vai morrer naquele dia. Então juntos, vivem um dia de aventura. Além deles, tem varios outros personagens e como sempre, o livro entrelaça a vida de todos. Mais um ensinamento sobre como deveriamos viver e fazer o que queremos e gostamos antes de morrer. Como se fosse o ultimo dia.