O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

Isabel.Cileide 26/12/2022

Decepcionada com o autor
Não sei se eu tava com mt expectativa por ter gostado mt do primeiro livro (provavelmente sim), mas acho q o autor poderia ter explorado muuuita coisa que passou batida. Ele seguiu exatamente o mesmo roteiro do primeiro livro, muita coisa previsível até demais aconteceu. Gostei de como ele tinha me surpreendido no primeiro livro, mesmo com tudo sendo bem óbvio, mas esse livro aqui acabou com um ? Li praticamente 500 páginas pra isso? Não que seja ruim, mas esperava bem mais...

liaramoss 15/11/2022

não tão empolgante quanto o primeiro
achei essa história com um ritmo bem mais lento que em "os dois morrem no final". na verdade, passei o começo e a metade do livro pensando no que o autor faria de diferente para que os romances de ambas as obras não ficassem muito na mesmice, e eles até que foram iguais em alguns pontos.

amor a primeira vista. orion vê valentino no meio de um grupo de terminantes contando suas histórias, acha ele gostoso e então eles se conhecem e logo ficam inseparáveis. narrativa bem batida e fraca, mas tudo bem.

os dois com family issues e compartilhando isso ao longo de um dia inteiro turistando nova york. nada diferente do livro anterior, então, mais um ponto fraco.

durante a leitura parece que vão surgindo personagens demais, mas lá prós 80% tudo se concretiza e o mapa mental genealógico (?) que crio na cabeça pra lembrar de cada um, fica completo.

a história do transplante foi bastante interessante e a central da morte dando erro também, acho que foi algo que me fez não abandonar o livro. além disso, um dos pontos fortes de adam é conseguir interligar muito bem todos os personagens que ele escreve, inclusive rufus e mateo do outro livro aparecem lindamente aqui. aliás, o final, quando vemos o nascimento do app "o último amigo" (do primeiro livro) eu fiquei muito feliz, adam não dá ponto sem nó. só rolando que achei um personagem chatão.

acho que permanece na mesmice de "dois garotos. eles se apaixonam. eles vivem. pelo menos um deles morre". não é muito inovador, mas é bonito.

Miminnnxx 24/07/2023

Adam eu te odeio
Eu já tinha lido o primeiro e só tava esperando ter coragem de ler o segundo e meu Deus, QUE LIVRO.

Por ser um livro bem maior do que o primeiro, eu tava com medo de ser uma leitura chata e arrastada. Mas como eu tava errada.

Eu me senti tão imersa nesse universo e nos personagens, que eu sentia que eu realmente tava com eles nesse dia.

As duas tramas que o livro coloca são muito boas, seja o Orion e o Valentino aproveitando o pouco tempo que tem juntos, ou seja a Gloria que passa por momentos mto difíceis e só quer estar livre daquilo.

O Orion e o Valentino são tão fofos, eu amei cada momento que tive lendo sobre eles. Eles tiveram uma conexão tão forte e linda de se ver que no final você só fica desacreditada que isso realmente tinha que acontecer.

O final acabou comigo, mas eu sinto que diferente do primeiro esse tem um pouco de esperança no meio de toda a tristeza.

Eu realmente não sei qual dos dois eu gostei mais, vou guardar comigo pra sempre essas duas obras incríveis do Adam.

eu_vieiramanda 10/04/2023

Narrativa bem escrita, bem contada, apesar de eu sentir falta de alguma coisa que foi apresentado no volume anterior. Gostaria de que tivesse sido contado mais sobre a Central da Morte, como fundador sabe quem vai morrer e coisas do tipo, mas não rolou.
O livro é muito bom, valeu cada centavo gasto.

literaliza 29/01/2023

Orion e Valentino
Eu sinceramente nunca iria imaginar que esse livro iria ser tão trágico quanto "Os dois morrem no final", precisei esperar algumas semanas pra finalmente conseguir escrever essa resenha, porque assim que eu terminei de ler esse livro, entrei uma ressaca literária pesada, me arrisco dizer que fiquei pior do que quando li o 1º.
O livro nos leva a conhecer Orion e Valentino, dois personagens cheios de sonhos e de amor para distribuir pelo mundo. Os dois estão vivendo o acontecimento mais marcante da história: a inauguração da Central da Morte, ou seja, a história se passa antes de Mateo e Rufus, porém os dois ainda aparecem nessa história (ainda crianças) e é só isso que posso dizer para não ter spoiler e não tirar de vocês a emoção que eu tive ao saber um pouquinho mais sobre a infância desses dois.
O livro também aborda mais sobre como funciona a Central da Morte e sobre o seu criador, porém não perde NENHUM emoção, tudo acontece muito rápido.
Eu achei a história tão bem construída e narrada que fiquei sem palavras quando terminei, não dava nada por esse livro e o Adam me entregou TUDO.

emilyycordeiroo 27/04/2023

É simplesmente magnífico.
Me dá uma vontade de viver uma vida sem medo, faz você querer pular de paraquedas, ir naquela montanha russa enorme, viajar o mundo, dizer à aquela pessoa que você a ama, sem medo.
Adam Silvera realmente faz livros depressivos te deixarem mal, não dá nem pra culpá-lo, ele avisa que um deles vai morrer, logo no título de cara! Mas você se envolve tanto na história, se compadece tanto com os personagens, que você mesmo começa a pedir pra o que quer que você acredite que eles não morram.
Mas ele morre sim.
E você como leitor sente a dor que eles mesmos retratam no livro, a narrativa é magnânima.
Há todos aqueles que sentem que não vivem bem, recomendo esse livro. você vai encontrar vontade de viver depois, você passa a enxergar como a vida pode ser curta.
E se você morresse hoje, estaria feliz com a vida que viveu até então?
Ellen.Carslen 27/04/2023minha estante
Eu li Os dois morrem no final e foi exatamente assim; só n li esse ainda por que b tenho dinheiro pra comprar

nokie 24/12/2023

Tristeza e alegria, morte e vida, tudo entrelaçado.
Esse livro é triste de uma forma tão linda, que me deixa emocionada só de ler os históricos e lembrar da sensação de sentir a escrita e essa narrativa maravilhosa. O livro traz diversas problemáticas (principalmente homofobia) e mostra que o nosso mundo é tudo de ruim e tudo de bom ao mesmo tempo, com seu equilíbrio nem sempre justo.
A esperança e as declarações deixam tudo tão lindo, as frases são emocionantes, os pensamentos são profundos e simples ao mesmo tempo. Os momentos fofos, momentos tristes, a forma de amor. Tudo é tão bonito.
A morte e a esperança de uma vida.
Esse livro machuca, mas cuida da ferida, mostra que, com ela, há sinal de perseverança e de um futuro.
"Já não sou mais um conto. Agora sou um romance. Melhor ainda, sou um projeto em andamento. Tenho todas essas novas páginas em branco, e vou viver uma vida que valha a pena colocar no papel."

Victtwor 06/11/2022

A
Ache a história muito boa tava com minhas expectativas muito altas e superou todas as minhas expectativas achei o livro bem construído tem uma escrita boa de se ler eu li em menos de um dia

Rafalitardi 13/12/2022

O primeiro a morrer no final
Que livro incrível! Tudo nele é simplesmente perfeito.
Amo essa estrutura dos capítulos que segue o msm estilo do primeiro livro.
Logo de início eu já amei o Valentino e com o passar a narrativa fui criando um afeto e empatia muito grande por ele. Ele mora no meu coração.
É um livro muito lindo e triste. Posso dizer até que minha experiência com esse foi melhor com que "os dois morrem no final", mas os dois são incríveis.
Chorei pra crlh em vários momentos, mas os principais foram na ligação com os pais dele e o vídeo que ele fez, simplesmente desabei do começo ao fim.

Xandy 28/04/2023

Se em Os dois morrem no final as lágrimas caem, nesse livro que serve como prólogo, as lágrimas caem ainda mais forte, pois é onde tudo começou e a tristeza é ainda maior. Porém, mesmo na dor, existe esperança e o livro mostra isso. A morte para alguns, pode ser a vida para outros.

Leigue1 04/01/2024

O livro é ótimo, eu apenas esperei um pouco mais de melancolia e tristeza no final . No meu ponto de vista tudo ocorreu de forma corrida e não consegue sentir direito, bom , talvez seja só minha opinião.

Madu.Marques 07/01/2023minha estante
os dois aparecendo nesse livro foi de deixar o coração quentinho ?