O primeiro a morrer no final

O primeiro a morrer no final Adam Silvera

Resenhas - O Primeiro a Morrer no Final

Lizia.Yohanna 28/12/2022

Uma trama arrebatadora
É de partir o coração perceber como viver custa caro quando se está sempre morrendo.

O primeiro a morrer no final trata de muitos assuntos polêmicos. Por exemplo, intolerância religiosa onde entra os pais do Valentino que são muito religiosos, e usam da religião para condenar o filho. Também temos violência doméstica, luto e trauma. São muitos pontos de vista além dos protagonistas, mas nem todos acrescentam muito para o enredo. É interessante como o autor usa dos diversos ângulos, para contar essa história.
Assim como em Os dois morrem no final temos dois jovens adultos como protagonistas desse livro: Órion e Valentino que assim como Rufus e Mateo tem muitas questões e coisas a viver antes de sucumbir a morte.
O livro tem acima de tudo, a crença de que o amor e a esperança podem fazer a diferença na vida das pessoas ? ainda que o livro trate justamente da morte, que pode chegar sem nenhum aviso. O mais interessante desse livro é que podemos ver a criação da central da morte e temos o ponto de vista de Joaquim que é o criador, como também ficamos sabendo como começou o aplicativo o último amigo.
Assim como no primeiro livro o autor não oferece um final fácil nada de grandes reviravoltas nem recursos mágicos mágicos para salvar a vida de ninguém. O livro é de fácil leitura com capítulos curtos e muitos pontos de vistas de um mesmo dia, ainda assim acabei a leitura como se tivesse eu mesmo recebido a ligação da central da morte, chorei demais durante essa leitura mas terminei com a certeza de que apesar de tudo a vida precisa ser vivida.

lenwnax 11/01/2023

Novamente dolorida
O primeiro livro dessa duologia me machucou muito, o luto, ansiedade e autodepreciação são pontos que o Adam gostou de discutir e trouxe novamente, só que dessa vez de uma forma muito mais profunda e dolorida. Amei passar essas horas com Orion e Valentino e mesmo que a história tenha me deixado dolorida de tristeza, amei cada segundo.

AlvinhoB 19/05/2023

Ansioso pelo 3º livro
Demorei pra terminar esse livro, porém não me arrependo. Incrível como em pouco tempo nos apegamos aos personagens, assim como na história. Nesse ele conseguiu deixar o clima de tudo muito mais pesado e acaba que é impossível você não derramar uma lágrima no decorrer da história. Contudo, a leitura as vezes se arrasta por se tratar do mesmo assunto diversas vezes, o que compensa com o desenvolvimento dos personagens. Que tudo fique esclarecido no próxima obra ???

Maisa225 09/12/2022

Única coisa que posso dizer sobre esse livro é que ele é perfeito, assim como os dois morrem no final. Mano do céu chorei, chorei muito
Noxious.Storm 09/12/2022minha estante
Tenho muita vontade ler ??

paula borges 11/12/2022

É realmente como uma Premonição mas também não? Tem os poréns que aparentemente não dá para saber como morre mas apenas a data e que é mais triste já que dá pra passar mais tempo com os personagens de certa forma mesmo sendo só um dia, já que vive muitas coisas das quais parece que é você que está lá.
Chorei mais que o primeiro, mas principalmente que no final do primeiro eu estava na sala de estar em companhia da minha mãe, mas já nesse eu tava sozinha no meu quarto então me deu muito mais liberdade pra embaçar meus olhos em meio às lágrimas.

Leticia Souto 21/07/2023

Nesse livro conhecemos a origem da central da morte, como tudo começou e quem teve a brilhante ideia de criar uma empresa que pudesse te informar quando você iria morrer. Aqui acompanhamos a história de Orion e Valentino, dois garotos com sonhos diferentes. Um se mudou para Nova York para tentar subir na carreira de modelo e o outro, torce para viver mais um dia enquanto batalha contra uma doença no coração.

Vou começar dizendo que eu fiquei decepcionada com a falta de informação que tem no livro, alguns detalhes realmente ficaram de fora e para mim afetou um pouco no quesito "gostar muito" do livro. Porém, é uma questão pessoal, isso não quer dizer que o livro seja ruim como um todo. Porque não é. Valentino e Orion se encontram de uma maneira bem inusitada e acabam aproveitando o tempo juntos como podem e sem qualquer arrependimento. Já que a ideia do livro é mandar a mensagem "viva sempre enquanto pode porque você não sabe o dia de amanhã", esse também cumpriu o papel com uma pitada de urgência maior.

O ponto alto do livro foram os easter eggs que surgiram. Personagens conhecidos, assuntos que foram lembrados, lugares e por ai vai. A nostalgia de ver alguns conhecidos tornou a experiência interessante. O autor sabia o que estava fazendo quando lançou esse livro depois.

Andailson Lima 17/07/2023

"Na verdade, eu vou viver. Mas primeiro ele tem que morrer."
Assim, como no primeiro livro, continuo a gostar de como trata um assunto tão delicado como a morte. Em especial, por tentar incentivar as pessoas a aproveitarem o seu Dia Final.

O livro abordar muito bem o assunto e incentiva a se aproveitar a vida a cada momento, pois, na vida real, diferentemente da realidade no livro, não se sabe quando tudo acabará.

Continuo a gostar muito da interligação entre os personagens. Mesmo achando que há muitas coincidências para isso. Mas, quem leu o primeiro livro, vai gostar dos personagens que apareceram por conta disso.

É um bom livro, embora algumas partes sejam um pouco arrastadas no meio. E, contudo, apesar da estória ser relativamente simples e fácil de se entender o que vai acontecer, houve momentos que eu não esperava (foram boas surpresas).

Angel 22/03/2023

Só leia se estiver preparada para chorar
Que livro lindo! História inspiradora!

Terminei derramando rios de lágrimas, mas, com o coração quentinho.

E as referências ao primeiro livro, que demais!!

Amei essa leitura, recomendo demais.
gabrielrdcunha 22/03/2023minha estante
Não é uma continuação não né?

Angel 22/03/2023minha estante
Então, não, é uma história que acontece antes do primeiro livro, MAS cita os personagens do primeiro livro. Eu acho que funciona melhor se você ler depois do primeiro.

Mary Baratela 05/09/2023

Bem-vindos à inauguração da Central da Morte
Eu gostei tanto desse livro, principalmente a forma como o autor conectou os personagens do livro anterior, cruzando as histórias, dando sentido em tudo e agregando mais valor na história de vida de cada personagem.
A leitura fluiu naturalmente e a história te prende do início ao fim.
Apesar de alguns corações não sairem ilesos nessa história (tá, parei ?), os personagens são cativantes e o fato do autor manter o mistério sobre a Central da Morte só me deixou mais ansiosa pelo terceiro livro.
Leitura recomendadíssima!
Fabio 06/09/2023minha estante
???Parabéns Mary!!!

Mary Baratela 06/09/2023minha estante
Obrigado Fabio ???

Thamiris Flor 12/02/2024

Eu gostei muito mais dos personagens e o enredo desse livro do que o primeiro, achei os personagens são muito mais interessantes e as histórias muito mais comoventes (o tanto que eu chorei nesse livro não tá escrito!!!).
E... Caso a Central da Morte existisse e me ligasse, eu falaria: Finalmente!

giulia.gurian 31/07/2023

Ai meu coração
Um dos únicos livros que conseguiu me prender até o final. Mesmo que a história se passe em um curto período, o desenvolvimento dos personagens é perfeito!
Recomendo para quem quer aquele livro para chorar muito e pensar na vida e na morte de um jeito diferente. Não precisa necessariamente ler primeiro o livro Os Dois Morrem no Final para entender a história, a ordem não importa! Também é interessante como a história se conecta com a de Os Dois Morrem no Final.
Uma obra de arte! 5 estrelas ??????????

(em uma crise de choro nesse exato momento)

Rafaela Mattos 26/02/2023

Viver, viver e viver. Morrer, morrer, morrer e morrer
O luto é eminente desde o início do livro. A sensação de ler ele é de perigo constante, angústia. Não saber o que pode vir pela frente, mesmo sabendo o final. Aquela sensação de "só se vive uma vez" junto a sensação de que o fim é agora, talvez não naquele segundo, mas talvez naquele minuto, hora...
O livro é diferente do primeiro, mesmo despertando sentimentos semelhantes. Chorei muito da metade pro final e fiquei bem nervosa nas últimas 100/120 páginas.
Juro que me arrepiei em algumas horas e que não consigo entender a capacidade do autor em transformar detalhes minúsculos em coisas grandes.
O porquê das pessoas não gostarem tanto do primeiro livro eu não sei. Só sei que são diferentes e, pra mim, igualmente bons.
Recomendo? Sim!

Nayra 16/03/2023

"vai lá e lança um carpe nesse diem."
Livro maravilhoso.
Conta a história do início da Central da Morte, tem aparições de personagens do primeiro livro, tem muito coisa fofa e lágrimas também.

Incrível como o autor deixa claro no título dos livros o que vai acontecer, e a gente ainda se pega torcendo pelo contrário ?

Amei conhecer Valentino e Orion. Os dois são tão fofos que dá vontade guardar num potinho e proteger do mundo.

"? Você acha que vai escrever sobre mim algum dia?
? Nunca vai haver palavras suficientes, mas você está me dando o tempo para tentar encontrá-las."